SóProvas


ID
222067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação às concepções e aos fundamentos legais para as
ações direcionadas às crianças e aos adolescentes, julgue os itens
que se seguem.

Predomina, na sociedade brasileira, principalmente por parte de empregadores, a concepção de que o trabalho da criança pobre é uma forma de tirá-la da criminalidade e da vadiagem.

Alternativas
Comentários
  • BREVE HISTÓRICO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
    Escrito por Patrícia C Rangel e Keley K Vago Cristo
    Pesquisas e Dissertações - Guarda Compartilhada

    (...) De todas as maneiras o trabalho era considerado "poderoso meio de disciplina e regeneração", nas palavras de Sabóia Lima, escritas em 1937 (apud Faleiros, in Del Priore, 2002, p. 251), não só para os delinqüentes, mas para as crianças pobres, de um modo geral, o que justificava seu ingresso no mercado de trabalho tão logo seu desenvolvimento físico o permitisse, submetidos às mesmas regras dos adultos. Rizzini (2002, p. 380), frisa que: "Tratava-se de uma política voltada para o ordenamento do espaço urbano e de sua população, por meio do afastamento dos indivíduos indesejáveis para transformá-los nos futuros trabalhadores da nação, mas que culminava com o uso imediato e oportunista de seu trabalho. A história destes institutos mostra que o preparo do jovem tinha mais um sentido político-ideológico que de qualificação para o trabalho, pois o mercado pedia grandes contingentes de trabalhadores baratos e não-qualificados, porém dóceis, facilmente adaptáveis ao trabalho".
  • Criança não pode ser empregada, segundo o ECA. Apenas adolescentes a partir dos 14 anos
  • GABARITO: CERTO

    ? infelizmente permeia na nossa sociedade esse pensamento, em que o trabalho é privilegiado e a educação é colocada em segundo plano;

    ? Essa modalidade de ensino tinha como pretensão, entre outros fatores, reorganizar as relações de trabalho e as de controle social, sob o regime de trabalho livre. A fórmula ?educar e instruir?, os ?menores? pobres, era considerada por setores da classe dominante brasileira como um antídoto para a vadiagem, a criminalidade e o ócio.

    ? Referência: http://www.historia.uff.br/stricto/td/1756.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • Em 2018, seis empresas foram denunciadas junto à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Na época, foram denunciadas por explorar trabalho escravo em lavouras de café no Brasil. São elas: Nestlé, Jacobs Douwe Egberts, McDonald's, Dunkin' Donuts, Starbucks e Illy.

    Pobreza, má qualidade da educação e questões culturais são algumas das causas do trabalho infantil. A entrada da criança e do adolescente no mercado de trabalho pode estar ou não relacionado ao perfil familiar, mas ainda faz parte da cultura brasileira.