SóProvas


ID
222073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação às concepções e aos fundamentos legais para as
ações direcionadas às crianças e aos adolescentes, julgue os itens
que se seguem.

O abuso psicológico é uma das formas de violência mais difíceis de serem detectadas, estando presente não apenas na família, mas também em outros espaços de convivência da criança ou do adolescente. Pode-se apresentar na forma de rejeição, de isolamento e de danos propositais, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? Violência psicológica ? Ação ou omissão destinada a degradar ou controlar comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal. O abuso psicológico é uma das formas de violência mais difícil de ser detectada, estando presente não apenas na família, mas também em outros espaços de convivência da criança/adolescente.

    ? Apresenta-se sob diferentes formas: - rejeitar: não reconhecer o valor da criança e/ou adolescente, nem a legitimidade de suas necessidades; - isolar: afastá-los de experiências sociais normais, impedindo-a de ter amigos e fazendo-a crer que está só no mundo; - aterrorizar: por meio de agressões verbais, instaurando clima de medo e fazendo-os crer que o mundo é hostil; - ignorar: não estimulando seu crescimento emocional e intelectual; - criar expectativas irreais ou exigências extremadas sobre o seu rendimento escolar, intelectual, esportivo; - interferir negativamente sobre a criança/adolescente, induzindo a uma auto-imagem negativa e ao fraco desempenho ou estimulando um padrão de comportamento destrutivo; - danos propositais e/ou ameaças a pessoas queridas; - danos propositais a objetos queridos; - danos propositais a animais de estimação.

    ? Referência: https://www.faneesp.edu.br/site/documentos/mulher_jovem_situacao_violencia.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?