SóProvas


ID
222088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com as notícias divulgadas pela imprensa, mais de
30 adolescentes, entre 12 anos e 17 anos, foram levados à
Delegacia da Criança e do Adolescente de uma grande cidade,
depois de uma briga entre grupos rivais, assistida por
aproximadamente cem jovens, alunos de escolas particulares,
que fariam parte de gangues inimigas. Com respeito a esse tema,
julgue os itens subsequentes.

A presença de atos violentos está relacionada à ausência de controles institucionais efetivos, ou seja, a deficiência dos sistemas judiciais, a falta de confiança da população na aplicação e no cumprimento das leis e a desconfiança com a polícia contribuem significativamente para o incremento dos referidos atos.

Alternativas
Comentários
  • São inúmeros os fatores que podem levar uma criança ou um adolescente a um ato delitivo. A desigualdade social é um dos fatores que levam um jovem a cometer atos violentos. A situação de carência absoluta de condições básicas de sobrevivência tende a embrutecer os indivíduos, assim, a pobreza seria geradora de personalidades desruptivas. " A partir de posição secundária na sociedade e de possuir menos possibilidades de trabalho, estudo e consumo, porque além de serem pobres se sentem maltratados, vistos como diferentes e inferiores. Por essa razão, as percepções que têm sobre os jovens endinheirados são muito violentas e repletas de ódio..." ABRAMOVAY et al. (1999) é uma forma de castigar à sociedade que não lhe dá oportunidades. A influência de grupos de referência de valores , crenças e formas de comportamento seria também uma motivação do jovem para cometer crimes.

  • GABARITO: CERTO

    → A presença de atos violentos está relacionada à ausência de controles institucionais efetivos, ou seja, a deficiência dos sistemas judiciais, a falta de confiança da população na aplicação e no cumprimento das leis e a desconfiança com a polícia contribuem significativamente para o incremento dos referidos atos.

    → é um dos fatores que contribuem para uma "falha" do sistema, marcando fortemente a presença de violência na sociedade.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺