SóProvas


ID
2222536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação aos princípios básicos e aos processos de centralização e descentralização da escola neoclássica da administração, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

     

    TEO RIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
    O termo Teoria Neoclássica é, na realidade, um tanto quanto exagerado. Os autores
    aqui abordados (Peter F. Drucker, Emest Dale, Harold Koontz, Cyril 0 ’Donnell, Michael
    Jucius, William Newman, Ralph D a vis, George Terry, Morris Hurley, Louis
    Allen, sem contar os autores da escola da Administração por Objetivos), muito embora
    não apresentem pontos de vista divergentes, também não se preocupam em se alinhar
    dentro de uma organização comum. Em resumo, os autores neoclássicos não formam
    propriamente uma escola bem definida, mas um movimento relativamente heterogêneo
    que recebe várias denominações: Escola Operacional ou Escola do Processo Administrativo.
    Preferimos a denominação teoria para melhor enquadramento didático e facilidade
    de apresentação.
    Características da Teoria Neoclássica
    As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes: .
    1. Ênfase na prática da Administração.
    2. Reafirmação dos postulados clássicos.
    3. Ênfase nos princípios gerais de Administração.
    4. Ênfase nos objetivos e nos resultados.
    5. Ecletismo nos conceitos.

     

    Chiavenato (2009(

  • Complementando...

    Ênfase nos objetivos e nos resultados

     

    Toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos e produzir resultados. É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. Daí a ênfase colocada nos objetivos organizacionais e nos resultados pretendidos, como meio de avaliar o desempenho das organizações. Os objetivos são valores visados ou resultados desejados pela organização. A organização espera alcançá-los por meio de sua operação eficiente. Se essa operação falha, os objetivos ou resultados são alcançados parcialmente ou simplesmente frustrados. São os objetivos que justificam a existência e a operação de uma orgnização. Um dos melhores produtos da Teoria Neoclássica é a chamada Administração por Objetivos (APO).

     

    FONTE:  CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.27-28

     

    bons estudos

  • A - ERRADO - A centralização em estruturas organizacionais é vantajosa quando reduz os esforços duplicados de vários tomadores de decisão, porém é desvantajosa quando especializa demais o trabalho. EMBORA A CENTRALIZAÇÃO TENHA COMO VANTAGEM A REDUÇÃO DOS ESFORÇOS DUPLICADOS E COMO DESVANTAGEM A REGIDEZ E INTERNALIZAÇÃO DAS NORMAS, ELA É UM TIPO DE ESTRUTURA QUE NÃO POSSUI VÁRIOS TOMADORES DE DECISÃO, E SIM UM ÚNICO TOMADOR DE DECISÃO. PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO.

     

     

    B - ERRADO - A divisão do trabalho consiste na alocação do trabalho particionado para um grupo especializado de empregados de nível operacional, garantindo-se a escalabilidade da produção. ESSA DIVISÃO DE TRABALHO É FEITA NO NÍVEL TÁTICO. DIVISÃO DO TRABELHO POR DEPARTAMENTOS, E NÃO POR ATIVIDADES.

     

     

    C - ERRADO - De acordo com o princípio da hierarquia, a autoridade é alocada em pessoas e percorre cada subnível da hierarquia verticalizada nas organizações. CADA CARGO INFERIOR DEVE ESTAR SOB O CONTROLE E SUPERVISÃO DE UM POSTO SUPERIOR. CHAMADO TAMBÉM DE PRINCÍPIO ESCALAR.

     

     

    D - CORRETO - Aplicada em estruturas organizacionais, a descentralização evita a lentidão nas decisões e a perda da capacidade de adaptação. EVITA A LENTIDÃO DAS DECISÕES: POIS A AUTORIDADE TOMADORA DAS DECISÕES ESTÁ MAIS PRÓXIMA DOS SUBORDINADOS. EVITA A PERDA DA CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO: POIS ESTÃO MAIS ADAPTADAS AOS FATOS LOCIAS.

     

    E - ERRADO - Um tribunal eleitoral que adota uma estrutura organizacional alta apresenta vários níveis hierárquicos e, portanto, possui maior amplitude administrativa. VÁRIOS NÍVEIS HIERÁRQUICOS = CADEIA DE COMANDO. VÁRIOS SUBORDINADOS PARA UM SUPERVISOR = AMPLITUDE DE CONTROLE/ADMINISTRATIVA.

     

     

     

    GABARITO ''D'' 

     

    Na assertiva ''d'' o cespe omitiu o verbo evitar na última oração, para confundir. 

  • Como assim omitiu o verbo evitar PedroMatos? Acho que tu quiz dizer: usou o verbo evitar para confindir, já que o verbo está bem claro lá na assertiva D.

    Em muitas questões por aí, a palavra "evita" seria usada exatamente para tornar a assertiva falsa. Obviamente não há como garantir que só a descentralização evite "a lentidão nas decisões e a perda da capacidade de adaptação", claro que ela pode trazer benefícios nesse sentido, mas não vai evitar sozinha estes problemas.

    Mas diante das alternativas existentes, a letra D era a melhor opção.

  • Fala mal do PedroMatos não, Talkei?

  • e) Aplicada em estruturas organizacionais, a descentralização evita a lentidão nas decisões e a perda da capacidade de adaptação.

    CORRETA.

     

    A descentralização é a menor concentração do poder decisório na alta administração de uma empresa, sendo, portanto, mais distribuído por seus diversos níveis hierárquicos. Dentre suas vantagens, podemos citar:

    Gerentes mais próximos do ponto onde se devem tomar as decisões;

    Aumenta a eficiência e a motivação;

    Melhora a qualidade das decisões, à medida que diminuem sua complexidade (melhora a capacidade de adaptação);

    Reduz o papelório e gastos respectivos;

    Redução nos gastos de coordenação, através da estrutura organizacional;

    Permite a formação de executivos mais motivados e conscientes dos resultados a serem atingidos.

  • E) errada

    Porque quanto maior a amplitude maior vai ser a forma horizontal e quanto menor a amplitude maior vai ser a verticalização

  • Letra A tb está CERTA! Logo questão anulável por 2 respostas corretas!