SóProvas


ID
2223370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à estratégia nas organizações, julgue o item.

Os gestores que decidem fazer as organizações permanecerem do mesmo tamanho ou crescerem paulatinamente adotam a estratégia conhecida como crescimento estabilizado.

Alternativas
Comentários
  • Seria uma estratégia de manutenção?

  • Permanecer do mesmo tamanho é estagnação e não crescimento estabilizado.

    Base pra responder a questão: subjetividade, minha melhor amiga pra responder questões de adm.

  • GAB. ERRADO

     

    Ackoff em sua obra cita três tipos de filosofia do planejamento:

     

    1. PLANEJAMENTO CONSERVADOR OU FILOSOFIA DE SATISFAÇÃO

    É o planejamento voltado para a ESTABILIDADE e para a MANUTENÇÃO da situação existente.

    Procurar atingir o mínimo de satisfação dos clientes e não necessariamente exceder essas satisfações;

     

    2. PLANEJAMENTO OTIMIZANTE OU FILOSOFIA DE OTIMIZAÇÃO   

    Voltado para a ADPTABILIDADE e a INOVAÇÃO da organização

    Geralmente preocupa-se em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização.

    Utilização de técnicas matemáticas e estatísticas e de modelos de simulação;

     

    3. PLANEJAMENTO ADPTATIVO OU FILOSOFIA DE ADEQUAÇÃO  

    Voltado para as CONTINGÊNCIAS  e para o futuro da organização.

    Supõe que o principal valor do planejamento está no processo de produzi-lo e não nos planos produzidos;

    Supõe que as causas das necessidades de planejamento são decorrentes da ineficácia administrativa e de controles e que o capital humano é o responsável pelas confusões que o planejamento tenta eliminar ou evitar;

    O conhecimento do futuro é classificado como: certeza, incerteza e ignorância.

     

    Conforme citado acima o planejameto que assertiva se refere é o CONSERVADOR OU FILOSOFIA DE SATISFAÇÃO.

     

    Fonte: Chiavenato

  • PLANEJAMENTO CONSERVADOR/ESTABILIZADOR: ESTÁVEL. ABORDAGEM REATIVA, OU SEJA, A EMPRESA CONHECE O SEU PASSADO E O SEU PRESENTRA, MAS DESCONHECE O FUTURO. VOLTADO PARA ESTABILIDADE E MANUTENÇÃO DA SITUAÇÃO EXISTENTE.

     

     

    PLANEJAMENTO OTIMIZANTE: MUTÁVEL. ABORDAGEM PREJETIVA, OU SEJA, A EMPRESA CONHECE O PASSADO, O PRESENTE E SE PREPARA PARA O FUTURO. VOLTADO PARA A ADPTABILIDADE E A INOVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO.

     

     

    PLANEJAMENTO ADAPTATIVO: ALTAMENTE MUTÁVEL. ABORDAGEM PORPECTIVA, OU SEJA, A EMPRESA CONHECE O PASSADO, O PRESENTE, E SE PREPARA PARA VÁRIOS POSSÍVEIS FUTUROS (MÉTODO DELFOS). VOLTADO PARA AS CONTINGÊNCIAS E PARA OS POSSÍVEIS FUTUROS DA ORGANIZAÇÃO.

     

     

     

    Os gestores que decidem fazer as organizações permanecerem do mesmo tamanho ou crescerem paulatinamente adotam a estratégia conhecida como crescimento ESTABILIZADOR e OTIMIZANTE respectivamente.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Crescimento incremental é planejamento OTIMIZANTE.  Não crescer é planejamento CONSERVADOR.

     

     

    FILOSOFIAS DO PLANEJAMENTO (dos meus resumos)

     

    1- Planejamento conservador: voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente. As decisões são tomadas no sentido de obter bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis.  Preocupação com sanar deficiências e problemas internos ao invés de explorar oportunidades no ambiente futuro. Usa base retrospectiva, usa experiência passada para projetar o futuro

     

    2- Planejamento otimizante: voltado para adaptabilidade e inovação dentro da organização. Decisões objetivam o melhor resultado possível, minimizando recursos e maximizando o uso dos recursos disponíveis. Usa base incremental, tornando as operações melhores a cada dia

     

    3- Planejamento adaptativo: voltado para as contingencias e para o futuro da organização.  As decisões são tomadas no sentido de compatibilizar os diferentes interesses envolvidos e ajustar as contingencias que surgem no meio do caminho. Ele procura reduzir o planejamento retrospectivo. Sua base é aderente, no sentido de ajustar-se às demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingencias


  • (cespe) Considera-se um exemplo de estratégia a busca por estabilidade — também denominada estratégia de pausa —, adequada às organizações que desejem manter suas características ou crescer de forma paulatina e controlada. (correta) Alguém explica?

  • Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação, Ackoff aponta três tipos de filosofia do planejamento:

    ▸Planejamento conservador: é o planejamento voltado para a estabilidade e a manutenção da situação existente. As decisões são tomadas a fim de obter bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização. Sua ênfase é conservar as práticas atualmente vigentes. O planejamento conservador está mais preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar oportunidades ambientais futuras. Sua base é predominantemente retrospectiva, no sentido de aproveitar a experiência passada e projetá-la para o futuro.

    ▸Planejamento otimizante: é o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização. As decisões são tomadas a fim de se obter o melhor resultado possível para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. O planejamento otimizante geralmente está baseado em uma preocupação em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é predominantemente incremental, no sentido de melhorar continuamente, tornando as operações melhores a cada dia que passa.

    ▸Planejamento adaptativo: é o planejamento voltado para as contingências e o futuro da organização. As decisões são tomadas a fim de harmonizar os diferentes interesses envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-las às contingências que surjam no meio do caminho. O planejamento adaptativo procura reduzir o planejamento retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. Sua base é predominantemente aderente, no sentido de ajustar-se às demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração