SóProvas


ID
2223436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte relativo à estrutura conceitual da contabilidade estabelecida pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

A propriedade é uma característica indispensável para que um elemento patrimonial com potencialidade de gerar benefícios econômicos futuros para uma entidade seja considerado um ativo pela contabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    A propriedade não é requisito para recohecimento do ativo

    CPC 00 Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro
     

    ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade
     

    4.12. Muitos ativos, como, por exemplo, contas a receber e imóveis, estão associados a direitos legais, incluindo o direito de propriedade. Ao determinar a existência do ativo, o direito de propriedade não é essencial. Assim, por exemplo, um imóvel objeto de arrendamento mercantil será um ativo, caso a entidade controle os benefícios econômicos que são esperados que fluam da propriedade. Embora a capacidade de a entidade controlar os benefícios econômicos normalmente resulte da existência de direitos legais, o item pode, contudo, satisfazer à definição de ativo mesmo quando não houver controle legal. (...)


    bons estudos

  • Basta o controle. Não precisa a propriedade (posse) do bem.

  • Errado.

    É só lembrar de carro financiado.

    Tu tem a posse dele, não a sua propriedade (que é do banco)

  • RESOLUÇÃO:

             Pessoal, antes de mais nada, vamos relembrar a definição de ativo: 

    Ativo é um RECURSO controlado pela entidade como resultado de eventos passados.

             Note que o conceito menciona que o recurso precisa ser “controlado” pela entidade, e não que essa necessariamente deve ter a propriedade dele. 

             De fato, ser “controlado” não quer dizer que a entidade deve ter a “propriedade” do recurso. Controle do recurso, quer dizer que a entidade possui a capacidade de utilizar o recurso, diretamente ou por meio de terceiros controlados, de forma a auferir potencial de serviços ou benefícios econômicos para o cumprimento dos objetivos da entidade. Isso torna o item errado!

              Todavia, é claro que se a entidade tem a propriedade do recurso, então ela o controla. Mas essa é apenas uma condição “suficiente” e não “necessária” ou indispensável para o controle, ok? Aproveitamos para treinar raciocínio lógico também nesta questão!

    Gabarito: ERRADO

  • ao determinar a existência do ativo, o direito de propriedade não é essencial. Assim, por exemplo, um imóvel objeto de arrendamento mercantil será um ativo, caso a entidade controle os benefícios econômicos que são esperados que fluam da propriedade.

     propriedade não é uma característica indispensável para que um elemento patrimonial com potencialidade de gerar benefícios econômicos futuros para uma entidade seja considerado um ativo pela contabilidade.

    Gabarito: Errado

  • A entidade deve ter o controle sobre esse item.

  • E

    -A definição de ativo NÃO utiliza o termo PROPRIEDADE, desvinculando a parte legal da economia. Trata-se da essência sobre a forma. Ex: Arrendamento Mercantil Financeira

  • Gabarito: ERRADO

    Esse questionamento é recorrente em Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Por isso, não vamos esquecer:

    O direito de propriedade não é essencial para determinar a existência do ativo!

    O direito de propriedade não é essencial para determinar a existência do ativo!

    O direito de propriedade não é essencial para determinar a existência do ativo!

    Ainda: Os direitos ao potencial de serviços ou à capacidade de gerar benefícios econômicos podem existir sem que se verifique a propriedade legal do recurso. Trata-se da essência sobre a forma!

    Outras questões sobre o tema:

    CESPE- Q403202- Um bem ativo mantido ou utilizado por entidade do setor público, com potencial de geração de benefício futuro para a sociedade, pode pertencer a terceiros e, mesmo assim, ser registrado e integrar o patrimônio público.

    Gabarito: Certo!

    CESPE-Q994477- A propriedade legal do recurso é um indicador de controle de um ativo, mas não é a característica essencial desse ativo.

    Gabarito: Certo!

    Fonte: Estratégia

    Qualquer erro podem avisar no privado!

    Namastê

  • Três termos que são fundamentais:

    Gerar benefício econômico futuro;

    Ser controlado pela entidade;

    Ser resultante de um evento ocorrido no passado.

    GABARITO: ERRADO.

  • Não é necessário para caracterização de um Ativo:

    -> Propriedade do Bem

    -> Forma física

    -> Gasto

    CPC 00 - Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados

    GAB E

  • A propriedade é uma característica dispensável

  • A entidade deve ter o controle sobre esse item e não necessariamente a propriedade.

  • O Controle que é indispensável

  • A propriedade é uma característica dispensável para que um elemento patrimonial com potencialidade de gerar benefícios econômicos futuros para uma entidade seja considerado um ativo pela contabilidade.

  • Gabarito: Errado.

    Se você aluga um imóvel, faz parte do teu ativo. Você é o proprietário? Não. Porém, você detém, por meio de um contrato e pagamento, o controle daquele ativo.

    Bons estudos!

  • ERRADO.

    A propriedade é dispensável.

    CPC 00 - Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam benefícios futuros.

    NBC - Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.