SóProvas


ID
2223664
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na unidade de Terapia Intensiva (UTI), estava internada a paciente VVC, sexo feminino, de 35 anos, com diagnóstico de Trauma Abdominal. O médico prescreveu uma unidade de concentrado de hemácias para ser administrado nessa paciente. O enfermeiro assistencial da UTI precisava finalizar as prescrições de enfermagem dos pacientes sob seus cuidados e coletar o sangue da paciente para posterior transfusão sanguínea. O profissional coletou o sangue da paciente certa e deixou o tubo sem identificação em cima do balcão central da UTI e foi finalizar as prescrições de enfermagem dos outros pacientes. Após 40 minutos, o profissional pegou o tubo de sangue que estava em cima do balcão, identificou e encaminhou ao Setor de Hemocentro. Posteriormente, o Setor do Hemocentro preparou e entregou o hemocomponente ao enfermeiro assistencial para administrá-lo na paciente. O profissional instalou e, após 10 minutos de infusão do hemocomponente, a paciente apresentou reação transfusional (RT). Após atendimento da paciente com RT, foi coletada amostra de sangue e encaminhada ao Setor de Hemocentro, que constatou que o tipo de sangue dessa amostra era diferente da amostra de sangue encaminhada anteriormente. Assim, constatou-se que houve a troca de amostras mediante a atitude do enfermeiro em deixar o tubo de sangue para posterior identificação em cima do balcão. Analisando os fatos e considerando os aspectos éticos, o Enfermeiro, com sua atitude, praticou:

Alternativas
Comentários
  • 1) negligência: desleixo, descuido, desatenção, menosprezo, indolência, omissão ou inobservância do dever, em realizar determinado procedimento, com as precauções necessárias;

    2) imperícia: falta de técnica necessária para realização de certa atividade;

    3) imprudência: falta de cautela, de cuidado, é mais que falta de atenção, é a imprevidência a cerca do mal, que se deveria prever, porém, não previu.

  • “Negligência:

    Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções.


    Imprudência: 

    A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela. A pessoa não deixa de fazer algo, não é uma conduta omissiva como a negligência. Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada.


    Imperícia: 

    Para que seja configurada a imperícia é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão. Um médico sem habilitação em cirurgia plástica que realize uma operação e cause deformidade em alguém pode ser acusado de imperícia.


    Resumindo:

    1) negligência: desleixo, descuido, desatenção, menosprezo, indolência, omissão ou inobservância do dever, em realizar determinado procedimento, com as precauções necessárias;

    2) imprudência: falta de cautela, de cuidado, é mais que falta de atenção, é a imprevidência a cerca do mal, que se deveria prever, porém, não previu”.

    3) imperícia: falta de técnica necessária para realização de certa atividade;

  • Negligência = " Deixa de fazer".