SóProvas


ID
2223706
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O acidente vascular encefálico isquêmico (AVEI) é caracterizado por perda súbita da função cerebral devido à interrupção do fluxo sanguíneo para uma determinada região do encéfalo. Considerando o AVEI, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.

( ) As causas mais comuns são hipertensão arterial, uso de anticoagulantes e trombolíticos, angiopatia amiloide cerebral, malformações arteriovenosas e aterosclerose das artérias cerebrais.

( ) Um dos diagnósticos de enfermagem pode ser a “Capacidade adaptativa intracraniana diminuída”.

( ) O quadro neurológico quando ocorre comprometimento em artéria carótida interna é déficit motor ou sensitivo contralateral, afasia (hemisfério dominante), negligência (hemisfério não dominante), hemianopsia e desvio ocular contralateral.

( ) Após a terapia trombolítica, realizar avaliação neurológica rigorosa, controlar sinais vitais (a cada 15 minutos nas primeiras duas após, a cada 30 minutos nas próximas seis horas e a cada uma até completar as 24 horas) e manter repouso absoluto no leito.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C

    I- F Anticoagulantes e trombolíticos não causam AVC.

    II- F Capacidade adaptativa intracraniana diminuída relacionada a lesões cerebrais evidenciada por pressão intracraniana (PIC) de 25 mmHg. Pode ser em decorrência da hidrocefalia, por exemplo.

    III- V

    IV- V