SóProvas


ID
2223940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação aos princípios de planejamento e de orçamento público, julgue o item a seguir.

Conforme o princípio da anualidade, a vigência do orçamento limita-se a um exercício financeiro.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    PRINCÍPIO DA ANUALIDADE

    O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período de tempo, geralmente um ano. A exceção se dá nos créditos especiais e extraordinário autorizados nos últimos quatro meses do exercício, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício subsequente.

  • exercício financeiro.é diferente de ciclo orçamentário 

  • Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: TCE-PE Prova: CESPE - 2017 - TCE-PE - Auditor de Controle Externo - Auditoria de Contas Públicas

    A respeito de orçamento público, julgue o item a seguir.


    Dado o princípio da anualidade orçamentária, os orçamentos públicos das diversas esferas de governo devem ter vigência de um exercício financeiro e coincidir com o ano civil.

    . ERRADO

  • William carvalho, quando for baseado no princípio a CESPE entende como 1 ano ou exercício financeiro, já de forma geral conforme a lei 4.320/64 (coincinde com o ano civil)

  • De acordo com o princípio da ANUALIDADE, o orçamento público deve ser elaborado para vigorar durante um período DETERMINADO de tempo. No Brasil, este período é de exatamente 1 ano, coincidindo com o ano civil (1º de janeiro a 31 de dezembro), e é denominado exercício financeiro.

    Há duas exceções ao princípio da anualidade: os créditos especiais e os créditos extraordinários autorizados nos últimos 4 meses do ano podem ser reabertos e incorporados no exercício financeiro subsequente.

  • Princípio da Anualidade ou Periodicidade

    Sanches (2004, p. 29), situa este como: Princípio orçamentário clássico, de origem inglesa, também denominado Princípio da Periodicidade, segundo o qual o orçamento público (estimativas da receita e fixação da despesa) deve ser elaborado por um período determinado de tempo (geralmente um ano), podendo este coincidir ou não com o ano civil.  

  • A Lei nº 4.320/64 estabelece no seu artigo segundo os fundamentos da transparência orçamentária. ... Princípio da Anualidade: Estabelece um período limitado de tempo para as estimativas de receita a fixação da despesa, ou seja, o orçamento deve compreender o período de um exercício, que corresponde ao ano fiscal.

  • RESPOSTA CERTA

    >>O orçamento público surgiu para atuar como instrumento de controle parlamentar das atividades financeiras governamentais. De seus princípios de funcionamento pode- se afirmar que E) exercício financeiro é o nome dado ao período de vigência do orçamento.

    #sefaz.al2019 #ufal2019 #questão.respondendo.questões

  • " Willy was here "

  • Gab: CERTO

    A essência desse princípio é exatamente essa, a de trazer uma periodicidade aos orçamentos e executá-los conforme o planejado.

    Lembrando que o exercício financeiro coincide com o ano civil.

  • Uma questão fácil em uma prova dessas, da até medo de responder e errar hahah

  • CERTO

    L4320/64

    Art. 34. O exercício financeiro coincidirá com o ano civil.

    CF88

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    III - os orçamentos anuais.