SóProvas


ID
2224891
Banca
CRF-TO
Órgão
CRF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre as interações medicamentosas no contexto do uso racional de medicamentos e julgue-as como corretas ou incorretas.

I - Poucos são os fármacos capazes de interagir entre si, levando em consideração a riqueza do arsenal terapêutico disponível. Apesar de raras em frequência, as interações medicamentosas quando se estabelecem costumam ter repercussão clínica e requerem conhecimento e cautela para minimização de seus efeitos nocivos.

II - A via preferencial para a administração de medicamentos é a oral, uma vez que é cômoda, segura e evita o efeito de primeira passagem. Assim, torna-se fundamental conhecer os fármacos cuja absorção é afetada na presença de alimentos. Nesse caso, a privação de alguns alimentos ou a definição de horário de administração afastado da ingestão de alimentos são estratégias rotineiras para a efetividade do tratamento.

III - Pacientes idosos, com múltiplas doenças, disfunção renal e/ou hepática, em regime de polifarmácia, são os mais propensos à aparição de interações medicamentosas clinicamente relevantes. Assim, torna-se crucial redobrar a atenção na indicação e seleção de medicamentos para pacientes que se encaixem neste perfil.

Podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • I - MUITOS são os fármacos capazes de interagir entre si, levando em consideração a riqueza do arsenal terapêutico disponível. Apesar de NÃO raras em frequência, as interações medicamentosas quando se estabelecem costumam ter repercussão clínica e requerem conhecimento e cautela para minimização de seus efeitos nocivos.

    II - A via preferencial para a administração de medicamentos é a oral, uma vez que é cômoda, segura e NÃO evita o efeito de primeira passagem. Assim, torna-se fundamental conhecer os fármacos cuja absorção é afetada na presença de alimentos. Nesse caso, a privação de alguns alimentos ou a definição de horário de administração afastado da ingestão de alimentos são estratégias rotineiras para a efetividade do tratamento.

    III- Correto