SóProvas


ID
2226082
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Max Weber (1864 - 1920), entre outros cientistas, dedicou-se a estudar as organizações e acabou por influenciar diversos estudiosos com suas teorias. Sobre os seus estudos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Nas instituições que funcionam com formalidade, os funcionários ocupam cargos em decorrência da norma e do regramento, isto quer dizer que a pessoa é funcionária da Instituição, e não de Beltrano ou Ciclano.

     

    Formalidade e Autoridade: No formalismo, podemos citar o caráter legal das normas, em que são devidamente escritas, detalhadas e expressas de forma com que todos, habilitados, tenham acesso; convém destacar que a autoridade do chefe deriva destas normas, assim como o seu poder está intimamente ligado aos pressupostos organizacionais, isto é: ao que a organização propõe, aos seus objetivos. Fora do ambiente de trabalho, o ciclano que é chefe de beltrano, volta a ser apenas o ciclano. Voltando ao formalismo, as comunicações também devem ser feitas de modo formal, ou seja, na forma escrita, seguindo assim procedimentos padronizados, para assim manter uma ordem e gerar uma documentação que comprove o que foi informado, quando e para quem.

     

     

    Thiago de Luca. Administração Sob a Ótica dos Concursos; Editora Labrador; 2016.

  • Gab. A

     

    Weber estudou as autoridades legítimas:

    # Tradicional = patrimonial, patriarcal, hereditária e delegável

    # Carismática = personalista, mistica (indelegável)

    # Legal, racional ou burocrática.

     

    Ele defendia esse modelo de gestão (legal, racional, burocrático), pois coadunava com o capitalismo. Basesava-se na padronização e meritocracia, assim julgava melhor para a produtividade e efeiciência.

     

    Professora Elisabete Moreira - CERS

  • Complementando...

     

    Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes características:

     

    1. Caratér Legal das normas e regulamentos.

    2. Caráter formal das comunicações.

    3. Caráter racional e divisão do trabalho.

    4. Impessoalidade nas relações.

    5. Hierarquia de autoridade.

    6. Rotinas e procedimentos padronizados.

    7. Competência técnica e meritocracia.

    8. Especialização da administração.

    9. Profissionalização dos participantes.

    10.Completa previsibilidade do funcionamento.

     

    FONTE:  CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.37-38.

     

    bons estudos

  • Todas as organizações formais são burocracias. A palavra burocracia identifica as organizações que se baseiam em regulamentos. Portanto, se uma organização é regida por regulamentos que criam direitos e obrigações ela é uma burocracia.

    Para Weber, as organizações formais modernas se baseavam em leis, que as pessoas aceitavam porque acreditavam serem racionais, isto é, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer apenas o dirigente. As pessoas aceitam que outras pessoas representem a autoridade da lei, como os guardas de trânsito, juízes e gerentes.

    GABARITO - A

  • Alguém me ajudaria a eliminar a alternativa D? Qual o erro?

     

  • Também fiquei em dúvida na letra D.
  • Eu também não identifiquei erro na alternativa D....Alguem explica porque ela está incorreta?

  •  A LETRA "D" ESTÁ CORRETA, MAS NÃO COMO ESTUDOS DE  MAX WEBER. ENTÃO GABARITO CORRETO LETRA "A'

  • Indiquem para comentários, por favor.

  • Gabarito letra A.

     

    Quanto aos questionamentos sobre a letra "D) A distribuição distinta de tarefas, atribuições e responsabilidades disciplina mais as atividades em uma organização."

     Imagino que essa questão de distribuição distinta de tarefas não existia, bem pelo contrário, apesar de trazer alguns aspectos como impessoalidade e cumprimento de normas e regulamentos, de resto não houve grande mudança, bem pelo contrário; Weber defendia a hierarquia de autoridades, caráter racional e divisão de trabalho e rotinas e procedimentos padronizados (oriundo das teorias clássicas).

    Indo não muito longe, nas entidades da Administração Direta e Indireta as começam num setor, por exemplo contabilidade, e aposentam nesse setor fazendo as mesmas coisas. Nada mudou muito. Então acredito que foi nesse sentido. Essa distribuição distinta de tarefas não é característica da burocracia.

    Abraços

  • Ele pede a que mais se adequa a teoria da burocracia e cita Max Weber, portanto, obrigatoriamente se deve escolher a letra a por dizer respeito ao que postula o autor.

  • Letra "d" - Distribuiçã de tarefas ( trabalho ),estruturação organizacional = T.Clássica

    Max Weber = T.Burocrática

  • sério que a letra A veio até com a fonte?