SóProvas


ID
2226100
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Just in time foi sistema de gestão logística criado na década de 1970, sendo sua ideia básica e desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, que buscava naquele período um modelo de administração que fosse capaz de coordenar a produção com a demanda específica entre veículos com diferentes modelos e cores, causando o mínimo de atraso. A expressão Just in time se refere a:

Alternativas
Comentários
  • Galera, todos sabemos que just in time é, basicamente, estoque 0, mas isso não foi sufiente para resolver esta questão.

     

    Então, usemos da lógica:

     

    As opções D e E são iguais até a palavra exato, ou seja, se a d estiver correta, a e tb estará. Logo, entre as 2, apenas a e pode ser correta, ou as duas incorretas. Pela atenção que foi dada a essas 2 opções (afinal repetiram com acréscimo de um trecho), é provável que a banca escolheu uma de gabarito.

     

    GAB E

  • GABARITO: E

     

    É complicado. D e E, quase iguais né, colegas.

    Consegui acertar, pois achei estranho esse "levando em consideração principalmente os recursos financeiros".

    Mas bora lá (procurei algo para embasar p/ não ficar só no meu "achismo", espero que ajude):

     

    Para a filosofia Just in Time, em cada etapa do processo produzem-se somente os produtos necessários para a fase posterior, na quantidade e no momento exato. Beleza, temos aqui uma parte que tá inserida na D e E.

     

    Agora vejamos sobre a afirmação "levando em consideração principalmente os recursos financeiros":

     

    Just in Time tornou-se muito mais que uma técnica de gestão da produção, sendo considerado como uma completa filosofia a qual inclui aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. O sistema característico do Just in Time de "puxar" a produção a partir da procura, produzindo em cada momento somente os produtos necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido como o método Kanban. Este nome é dado aos "cartões" utilizados para autorizar a produção e a movimentação de materiais, ao longo do processo produtivo. 

     

    É uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos. 

     

    Fonte de consulta: administradores.com.br

     

    É isso, espero ter ajudado.

    BONS ESTUDOS. 

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimento sobre a filosofia Just In Time. Sobre ela, vejamos qual das alternativas está correta no que afirma.

    A filosofia Just In Time, ou JITconsiste num sistema em que os fornecedores enviam os materiais à medida que eles são necessários no processo de produção (requeridos pela manufatura). Isso ocorre com o intuito de eliminar tudo o que não agrega valor ao produto/serviço, utilizando inventários baixos inventários que vão desde o fornecedor até o produto acabado.

    Para Martins e Alt (2017), "para isso, pode-se trabalhar com entregas parceladas e diretas à linha de produção; linhas e células balanceadas e sem gargalos, inspeção e embalagem nas próprias linhas; e, sempre que possível, envio direto ao cliente, sem passar por um estoque final. Contempla a redução do inventário, melhorias contínua da qualidade, redução de custo do produto e agilização do prazo de entrega."

    Segundo Dias (2018), A filosofia Just In Time é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fontes:

    DIAS. Marco Aurélio. P. Administração de Materiais, princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.