SóProvas


ID
2226412
Banca
IADES
Órgão
Ceitec S.A
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com as hipóteses acerca da motivação humana, o indivíduo que se motiva por meio do reconhecimento e da aceitação pelos colegas é o homem

Alternativas
Comentários
  • E. O homem social surgiu através da escola de Relações Humanas. Nessa teoria o homem tem outras necessidades motivacionais que estão acima das motivações salariais e outros benefícios. Nessa concepção o homem é visto como um ser que necessita de interação com outras pessoas da organização para compartilhar seus valores e sentimentos. Em suma, fica caracterizado que o homem é motivado pela integração social.

     

    http://movimentoadm.blogspot.com.br/2011/07/homem-social.html

  • MOTIVAÇAO DO HOMEM ECONÔMICO-RACIONAL  

    A primeira hipótese importante a respeito da motivação estabelece que a felicidade resulte da posse de bens matérias. Portanto, o comportamento humano é acionado ou motivado pela perspectiva do ganho. Essa hipótese é importante no enfoque técnico da administração científica, e encontra-se na base de muitos modelos de administração, especialmente planos de carreiras, benefícios e incentivos usados na administração salarial. De acordo com esta hipótese, as recompensas matérias são as que oferecem maior atrativo para as pessoas.  

     

    MOTIVAÇAO DO HOMEM SOCIAL

    Reconhecimento público é outra tradução da idéia de felicidade. Algumas pessoas não dão muita importância aos bens matérias, porque gostam da glória, de ser cortejadas e da notoriedade. Em caso extremo, são vaidosas e gostam de ser vistas. Esta hipótese corresponde á idéia, divulgada pela escola de relação humanas, de que o grupo tem papel importante no desempenho das pessoas. As pessoas são seres sociais, que não podem sobreviver sem convivências. Por necessidades  de aceitação, ou por receio de rejeição, as pessoas agem e trabalham dentro dos patrões criados e respeitados pelos colegas. Esta hipótese esta na base de todos os modelos de administração que enfatizam o lado social e humano da organização. De acordo com esta hipótese, recompensa que funciona é estar de bem com o grupo (ou com os grupos dentro dos quais a pessoa vive).

     

    MOTIVAÇAO DO HOMEM AUTORREALIZADOR

    Outra hipótese importante estabelece que as pessoas são motivadas pelas satisfação intrínseca com a realização de objetivos ou interesses pessoas. O importante não é ganhar dinheiro nem o que pensam os outros; o motivo importante é a felicidade intima que se alcança com a realização pessoal. Essa é a hipótese do homem auto-realizador. Esta idéia encontra-se na base da teoria da motivação intrínseca, que, sucintamente, estabelece que as pessoas prefiram fazer aquilo de que gostam. De acordo com esta hipótese, recompensa que funciona é aquela que a pessoa julga importante.

     

     MOTIVAÇAO DO HOMEM COMPLEXO

    O reconhecimento de que o ser humano é complexo significa que não se pode dar uma única explicação para a motivação. A complexidade do comportamento humano torna praticamente interminável a busca de explicações sobre a motivação. Portanto, nenhuma das hipóteses anteriores pode ser aceite isoladamente. As pessoas são motivadas por inúmeras causas, em diferentes momentos e deferentes circunstancias, até dentro da mesma organização. Assim sendo, cada uma das teorias da motivação oferece parte da explicação para o problema de entender o comportamento das pessoas.

  • o indivíduo que se motiva por meio do reconhecimento e da aceitação pelos colegas é o homem

  • GAB: E

     

     

    O homem social surgiu através da escola de Relações Humanas. Nessa teoria o homem tem outras necessidades motivacionais que estão acima das motivações salariais e outros benefícios. Nessa concepção o homem é visto como um ser que necessita de interação com outras pessoas da organização para compartilhar seus valores e sentimentos. Em suma, fica caracterizado que o homem é motivado pela integração social.

     

     

    http://movimentoadm.blogspot.com.br/2011/07/homem-social.html

     

  • Riba Lemos, ótimo comentário. vlwww