SóProvas


ID
2228113
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Plano Nacional de Saúde tem como principal objetivo promover o cumprimento do direito constitucional à saúde, reforçando as políticas de saúde e a efetiva execução dos princípios doutrinários do SUS

NÃO é considerado um objetivo secundário:

Alternativas
Comentários
  • A Atenção Primária é constituída pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o atendimento de média e alta complexidade feito nos hospitais.

     

    A Atenção Secundária é formada pelos serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar, com densidade tecnológica intermediária entre a atenção primária e a terciária, historicamente interpretada como procedimentos de média complexidade. Esse nível compreende serviços médicos especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico e atendimento de urgência e emergência.

     

    A Atenção Terciária ou alta complexidade designa o conjunto de terapias e procedimentos de elevada especialização. Organiza também procedimentos que envolvem alta tecnologia e/ou alto custo, como oncologia, cardiologia, oftalmologia, transplantes, parto de alto risco, traumato-ortopedia, neurocirurgia, diálise (para pacientes com doença renal crônica), otologia (para o tratamento de doenças no aparelho auditivo).

  • Acertei pela seguinte interpretação: Se um dos princípios é a descentralização, como o objetivo secundário pode ser a centralização?

    De acordo com o exposto pelo Alisson, irei gravar assim:

    Secundária: Média complexidade; Terciária: alta complexidade/alta tecnologia/alto custo.

  • Faz parte dos objetivos secundários:

    - Aperfeiçoar e consolidar a descentralização do SUS, fortalecendo a gestão descentralizada, de modo a efetivar o comando único do Sistema em cada esfera de governo e aprimorar os processos de negociação e pactuação, contribuindo para o atendimento segundo as necessidades e demandas regionais e locais.

    - Efetivar a atenção básica como espaço prioritário de organização do SUS, usando estratégias de atendimento integral e promovendo a articulação intersetorial e com os demais níveis de complexidade da atenção à saúde. Ou seja, integrar a rede do SUS de forma intersetorial e transversal.

    - Fortalecer a gestão do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, nas três esferas de governo, no que se refere à vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, de forma a ampliar a sua capacidade de análise de situação de saúde e de resposta às necessidades da população.

    - Promover o acesso à assistência farmacêutica e aos insumos estratégicos, nos diversos níveis da atenção à saúde, observando as especificidades e as prioridades regionais definidas nas instâncias gestoras do SUS e adotando medidas que favoreçam a redução dos custos e dos preços.

    - Reduzir a morbimortalidade decorrente das doenças e agravos prevalentes, mediante a intensificação de ações de caráter preventivo e curativo, individuais e coletivos, levando em conta as diversidades locais e regionais, bem como os grupos ou segmentos populacionais mais expostos.

    Ou seja, a alternativa A está errada pois o Plano Nacional de Saúde visa a descentralização e não a centralização.

    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. Plano Nacional de Saúde: um pacto pela saúde no Brasil: síntese / Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
  • SECUNDÁRIA : MÉDIA COMPLEXIDADE

     

    TERCIÁRIA: ALTA COMPLEXIDADE; ALTA TECNOLOGIA ; ALTO CUSTO