SóProvas


ID
2228584
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A lei que estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orienta a elaboração do orçamento, faz alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ITEM B

     

     

    BIZUU:

     

    P.P.A---> ''DOM''

     

    DIRETRIZES

    OBJETIVOS

    METAS

     

    L.D.O -----> ''MP''

     

    METAS

    PRIORIDADES

     

    L.O.A ---> ''FIS''

     

    FISCAL

    INVESTIMENTO

    SEGURIDADE SOCIAL

  • Faz alterações????????????
  • Que aberração. A banca deveria ser impedida de realizar qualquer concurso depois disso... Dizer que a LDO faz alterações na legislação tributária é absurdamente ridículo.

  • Piada! Que alteração? 

  • A LDO não faz nada... (disporá sobre alteração)  É um guia. Mas a questão está muito fácil visto que nenhuma outra alternativa compromete o entendimento.  Gab B

  • LDO= MP, metas e prioridades.

  • LDO  = MP

    PPA = DOM 

  • Questão anulável. A LDO não faz alterações na legislação tributária; apenas DISPÕE sobre eventuais alterações.

  • Assim como o PPA a LDO também tem caráter orientativo, então suas definições devam ser seguidas na elaboração da Le Orçamentária Anual (LOA). Ou seja, a LDO vai orientar a elaboração da LOA.  A LDO vai dispor sobre alterações na legislação tributária, pois alterações na legislação tributária impacta o Orçamento, então se o governo cria o imposto vai aumentar as receitas, se o governo concede uma isenção vai reduzir as receitas. Então alterações na legislação tributária impacta o orçamento. LDO vai trazer o que o governo pretende alterar na legislação tributária, no entanto a LDO não alterar a legislação tributária, não dá para criar um tributo na LDO, pois a criação de tributos tem que ser feita por meio de lei ordinária e não por meio de uma lei orçamentária.

  • Não é a primeira questão que fala em "fazer alterações na legislação tributária" tida como correta. A dica é: dancem conforme a música. 

  • A lei que estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orienta a elaboração do orçamento, faz alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento é:

    #@#@$%¨&&**)(........que m.......é essa?)

  • Gabarito: LETRA B

     

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributáriae estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

  • A LDO:

     

    - Compreenderá as metas e prioridades da Administração Pública Federal

    - Incluirá as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente

    - Orientará a elaboração da LOA

    - Disporá sobre as alterações na legislação tributária

    - Estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento

  • LDO: É um instrumento de conexão entre planejamento e orçamento, previsto na CF/88, possuindo as seguintes características:

    *É de iniciativa de competência do chefe do Poder executivo;

    *Orienta na elaboração do LOA, devendo ser elaborado em harmonia com a PPA;

    *Compreenderá as metas e prioridades da ADm. Pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente;

    *Disporá sobre as alterações na legislação tributária ( previsão de tributos, diminuições/aumentos de alíquotas e outros casos pertinentes)

    *Estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento(BB, BNDES, CEF e demais agências oficiais);

    *Autorizará a concessão de qualquer vantagem/aumento de remuneração de sevidores, a criação de cargos, empregos, funções ou alterações na estrutura de carreira, bem como a admissão e contratação de pessoal a qq título nos órgãos e entidades da Adm. Pública, EXCETO DAS E.P. E SEM.

     

    Força, foco e fé!

  • Dispor é diferente de "FAZ"; questão passível de anulacao.

     

  • O examinador também precisa estudar...

  • FAZ ALTERAÇÕES é difícil de engolir quando o certo a se falar seria DISPOR