SóProvas


ID
2229271
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TERRACAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder a questão.


Estudos mostram que as emissões de dióxido de carbono cresceram como nunca no último ano

Enviado por Luana Copini em seg, 22/09/2014 – 10:23

Por Associated Press, de Seth Borenstein


     Liderados principalmente por China, Estados Unidos e Índia, o mundo lançou mais poluentes de carbono na atmosfera no ano passado do que em toda a história, anunciaram cientistas às vésperas da Cúpula do Clima, que acontece em Nova York nesta semana.


     A atividade humana em todo o mundo foi responsável por lançar uma quantidade estimada em 39,8 bilhões de toneladas de dióxido de carbono no ar no ano passado como resultado da queima de carvão, petróleo e gás, 778 milhões de toneladas a mais do que ano anterior, o que representa um acréscimo de 2,3% em 2013 em relação a 2012.

   

     “Estamos na direção errada”, disse Glen Peters, um cientista norueguês que integra o Projeto Global de Carbono, um grupo internacional de especialistas que calcula as emissões globais de dióxido de carbono anualmente.

     

   Os resultados foram publicados neste domingo em três artigos nas revistas científicas Nature Geoscience e Nature Climate Change. O grupo de especialistas calcula que as emissões de dióxido de carbono, o principal gás produzido pela atividade humana responsável pelo aquecimento da atmosfera, estejam crescendo a uma média de 2,5% ao ano.

   

      Os cientistas preveem que essas emissões continuarão a aumentar e acreditam que o planeta em 30 anos ficará 1,1 grau Celsius mais quente do que atualmente. Em 2009, líderes mundiais se comprometeram a atuar para reverter essa tendência de aquecimento da atmosfera e do planeta.

   

      “O tempo está acabando”, disse Pierre Friedlingstein, da Universidade de Exeter, na Inglaterra, um dos autores do estudo. “Quanto mais deixarmos de agir, tão mais provável que atingiremos esse marco em 2040 aproximadamente”, afirmou.

     

    Chris Field, um ecologista da Carnegie Institution que chefia o painel da ONU sobre aquecimento global, qualificou os estudos como “uma imagem dramática e sombria dos passos que precisamos tomar para enfrentar o desafio da mudança climática”.


(Disponível em: http://www.cidadessustentaveis.org.br. Acesso em: setembro de 2014. Adaptado.)

As palavras de Chris Field: “uma imagem dramática e sombria dos passos que precisamos tomar para enfrentar o desafio da mudança climática”, no último parágrafo do texto, denotam o emprego de uma linguagem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    Metáfora é, basicamente, uma comparação implícita.

     

    Indiretamente, o cientita diz: os estudos são 'uma imagem dramática e sombria dos passos que precisamos tomar para enfrentar o desafio da mudança climática'.

     

    A comparação implícita encontra-se em dizer que 'os estudos são uma imagem dramática e sombria (...)'.

  • Resposta D

    "os estudos como “uma imagem dramática e sombria dos passos que precisamos tomar para enfrentar o desafio da mudança climática”.


    Matáfora: Uma relação de semelhança subentendida, sem conjunção ou palavra comparativa.

  • Banca estranha... Não há metáfora e, sim, uma comparação... O como foi explicitado...

  • uma imagem dramática e sombria dos passos que precisamos tomar para enfrentar o desafio da mudança climática.

    >Linguagem metafórica.

    Complemento :

    Diferença entre metáfora e comparação.

    Na metáfora um elemento toma para si as característica do outro.

    Aquele menino é um touro ( o menino tomou para si a característica do touro = a força )

    Na comparação ,mantem -se a essência de ambos .

    Aquele menino é forte como um touro ( manteve a ideia de que o menino e o touro são fortes )