SóProvas


ID
2229277
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TERRACAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

RIO – Se o aspecto visual impressiona, a ausência de fiscalização preocupa. O processo crescente de verticalização das áreas de favela no Rio, com edifícios que nem de longe lembram as antigas casas nas comunidades, reacendeu o debate sobre a questão habitacional e urbanística na cidade. Especialistas consideram um risco para os moradores e um prejuízo para o município a proliferação de edifícios sem acompanhamento técnico e legal do poder público. (O Globo, 21/07/2014.)


A ideia estabelecida no primeiro período do texto é marcada por  

Alternativas
Comentários
  • Banca louca. Claramente uma comparação entre visual impressionante e ausência de fiscalização preocupante, elementos distintos. A 'a' também está correta, ficamos sem saber pra onde atirar.

  • O aspecto visual impressiona  (aspecto positivo)

    A ausência de fiscalização preocupa  (aspecto negativo)

     

    Se o aspecto visual impressiona,(por outro lado) a ausência de fiscalização preocupa.

     

    Subentende-se a ideia de adversidade/oposição. Também caberia: mas, contudo, todavia, entretanto, porém...

  • Eu acho que discordo, Ednardo, pois quando se pensa em comparação, deve-se pensar como a gente pensava no primário:

    João é mais alto do que Carlos.

    João é tão alto quanto Carlos.

    João é menos alto (ou mais baixo) do que Carlos.

    Na proposta do primeiro período, não consigo perceber essa relação entre elementos exemplificada acima. Consigo sim perceber uma ideia de oposição, pois tudo aquilo que fascina - no caso, o apecto visual-, de certa forma, RELAXA e também despreocupa, mas, em contrapartida, o autor do texto trouxe, em um segundo momento do período, um sentimento de preocupação, que por sí só faz esvair-se tanto o sentimento de relaxamento quanto o de despreocupação, nascendo no indivíduo uma certa TENSÃO.

    Logo, fica claro, depois de uma análise mais crítica, que a letra A adequa-se como gabarito da questão.

  • Se o aspecto visual impressiona, a ausência de fiscalização preocupa.

    Essas duas palavras mostram uma oposicão de ideias.

  • Ednaro, não são elementos distintos. O texto diz respeito apenas a um elemento só, a falta de fiscalização nos edifícios, principalmente nas favelas.

  • sem palavras

  • Questão horrorosa.

    Se considerarmos os termos em si - impressionar e se preocupar, não existe oposição.

    Se consideramos os termos dentro do contexto, não existe, NECESSARIAMENTE, oposição. Pra afirmar que existe necessariamente oposição teríamos que partir do pressuposto que o "impressionar" é um impressionar positivo, em oposição ao "preocupar", que é negativo.

    Ocorre que não existe nada que nos permita concluir que o "impressionar" aqui tratado é no sentido positivo, ainda mais se tratando de aspecto visual da verticalização de favelas, fenômeno que, em se tratando de qualquer pessoa de bom senso, impressionará no sentido negativo.

    Alguém aqui vai defender que prédios na favela impressionam no sentido positivo? Quem já viu um sabe que impressionam exatamente pela sua precariedade visível (pelo que mais impressionariam? Pela altura? Pela beleza?)

    Então qual seria a oposição com preocupar-se com a falta de fiscalização?

    Nem pelo sentido das palavras isoladamente e nem pelo contexto.

    Mais uma questão lixo de uma banca lixo.



     

  • posso ficar impressionada e preocupada, conjuntamente, sem ser bipolar.

  • Eu entendi que posso ficar impressionada no mau sentido e não no bom. Então, não haveria contraposição de idéias.

  • Eu respondia a letra e, mas depois concluí que não se compara elementos distintos. É muito pessoal a avaliação se a impressão foi no sentido positivo ou negativo. Provavelmente o texto fala sobre a Comunidade de Rio das Pedras. Esqueçam a imagem de barracos, como o texto fala.

  • Isadora,pensei igual a você....Essa impressão do texto é negativa, portanto,não existe contraste neste período. 

  • Essa questão gera dúvidas entre a letra A e a letra E.
    Uma forma de resolver essa questão é adicionando uma conjunção na frase "Se o aspecto visual impressiona, a ausência de fiscalização preocupa."

    Alternativa A) Conjunção ADVERSATIVAS (oposição, contraste): mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, que. Também as locuções: no entanto, não obstante, ainda assim, apesar disso.

    Ex: Se o aspecto visual impressiona, mas a ausência de fiscalização preocupa. (o sentido do texto é preservado)

    Alternativa E) COMPARATIVAS (estabelecem comparação): que, do que (depois de mais, maior, melhor ou menos, menor, pior), como...Também as locuções: tão...como, tanto...como, mais...do que, menos...do que, assim como, bem como, que nem...
    Ex: Se o aspecto visual impressiona (como ou do que) a ausência de fiscalização preocupa." (o sentido fica prejudicado)

  • A ideia na letra A é de que se isto impressiona aquilo impressiona AINDA MAIS. Não tem como ser oposição!! Ridicula essa questão. muito subjetivo!

  • Impressionar no sentido positivo, fica claro no trecho: " O processo crescente de verticalização das áreas de favela, com edifícios que nem de longe lembram as antigas casas na comunidade."    Esse trecho deixa claro que a impressão do aspecto visual é positivo. Por isso, é uma oposição de ideias. 

  • Esquecendo todo o texto e a imagem, é o gabarito A de contraste, mesmo
     

    VISUAL IMPRESSIONA, FISCALIZAÇÃO PREOCUPA

    *banca zuada, pediu para analisar um fragmento sem levar em consideração todo contexto envolvido.

  • "Apesar de o aspecto visual impressionar, a ausência de fiscalização preocupa."

     

    Veja que também é possível inverter: "A ausência de fiscalização preocupa, apesar de o aspecto visual impressionar."

     

    Ao mesmo que tempo uma proposição não cancela a outra, fica caracterizada uma oração subordinada adverbial concessiva. Essa, na visão da Consulplan, traz a ideia de oposição/contraposição/contrariedade.

  • A razão de muitos questionarem é que o sentido de impressionar é positivo e não negativo! Impressionar está no sentido de admirarcontemplar. A banca deu uma vacilada e deixou a questão ambígua.

     

    Na matéria original é possível visualisar isso através da imagem e da explicação abaixo dela: "Alguns prédios construídos em torno de escola em Rio das Pedras já apresentam acabamento melhor que os erguidos em outros tempos."  . Os edifícios têm uma boa aparência nos acabamentos. Sem essas referências o "impressionar" poderia ter sentido bom ou ruim, como em "impressionar-se com corrupção no Brasil".

     

    Veja o texto original:

    https://oglobo.globo.com/rio/crescimento-vertical-de-favelas-deve-ser-fiscalizado-dizem-especialistas-13323269

     

  • Meu método para as questões da Consulplan é.. após ler, superficialmente todas as alternativas, a primeira que eu achar estar correta, marco e pulo para a próxima. Se pensar demais, acabo ficando em dúvida entre, no mínimo, 2 alternativas. Aff, que saudade dos tempos de FCC 

  • Se o aspecto visual impressiona, a ausência de fiscalização preocupa.

    Um termo está se opondo ao outro.