SóProvas


ID
2229298
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TERRACAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O texto a seguir contextualiza o tema tratado nesta questão.  


Os conflitos na Ucrânia que ocupam os noticiários recentemente são o resultado de uma divisão interna histórica no país acirrada pelo abandono de um acordo de associação à União Europeia (UE) e de manutenção das tradicionais relações com a Rússia. A desistência do governo em se aliar à UE levou milhares de pessoas às ruas. As manifestações foram reprimidas pelo Estado com violência e o número de mortos aumenta a cada dia.

                          (Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014‐02/lilian‐entenda‐crise‐na‐ucrania.)  


Durante os conflitos uma região da Ucrânia, através de um referendo, solicitou anexação à Rússia, fato não reconhecido pela Ucrânia e muitos outros países ocidentais, mas acatado pela Rússia. Trata‐se da(e)

Alternativas
Comentários
  • Gab. b -  Crimeia

    "é preciso também salientar que o que motivou a ação militar da Rússia foi o interesse na região da Crimeia, que foi anexada pela Ucrânia em 1954, quando o então líder soviético Nikita Khrushchev – de origem ucraniana – cedeu-a em caráter amistoso. Essa península possui uma importância econômica e outra estratégica, configurando-se como uma importante via de ligação entre o Mar Negro e o Mar de Arzov, servindo também de entreposto comercial para a Europa, além de ser uma grande produtora de grãos e alimentos industrializados. Por outro lado, a Europa e os Estados Unidos objetivam diminuir a influência russa na zona formada pelas ex-repúblicas da antiga União Soviética."

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/questao-crimeia.htm