Gabarito: Alternativa C
Galera, quanto maior a centralização maior o controle, porém menor a criatividade e inovação. Conforme minha literatura; apoiada em Chiavenato e Sobral:
Centralização e descentralização possuem íntima relação com a tomada de decisão. Enquanto na centralização, a autoridade para se tomar decisões está próxima ao topo da cadeia de comando, na descentralização esta autoridade é distribuída entre os níveis hierárquicos. Vamos ser objetivos e práticos! Imaginem que uma empresa está sendo questionada pelos seus clientes quanto à qualidade de seus produtos; em uma empresa altamente centralizada, quem decidiria a respeito disso seria ou o seu presidente ou algum diretor, já numa estrutura descentralizada, o próprio departamento de gestão da qualidade poderia resolver essa questão, talvez com o apoio da presidência e / ou do departamento de produção.
CENTRALIZAÇÃO
Vantagens
Decisões mais alinhadas com os objetivos globais da organização.
Procedimentos mais padronizados.
Maior controle no desempenho da organização.
Redução de risco por falta de informação passada até um subordinado.
Desvantagens
As decisões são tomadas pela cúpula, que está distante do fato e das circunstâncias.
Os administradores possuem pouco contato com as pessoas envolvidas.
Desestimula a criatividade e inovação
Implementação das decisões mais lenta e com um custo operacional maior.
DESCENTRALIZAÇÃO
Vantagens
Os tomadores de decisão estão mais próximos do fato e da circunstância.
Maior motivação dos funcionários, além de estimular a criatividade e a inovação.
Maior agilidade e flexibilidade na tomação de decisões.
Maior facilidade de controlar e avaliar o desempenho das unidades e dos gerentes.
Desvantagens
Maior dificuldade em localizar os responsáveis por decisões erradas.
Perda da uniformidade das decisões e dos procedimentos.
Dificuldade de controlar e avaliar o desempenho da organização
Tendência para o desperdício e duplicação de atos.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
CONTINUAÇÃO
Além das vantagens e desvantagens, existem outros pontos que são cobrados em provas. Por exemplo, anteriormente a descentralização era recomendada para cenários de estabilidade, hoje já se pensa de outra forma, recomenda-se para cenários de instabilidade e de mudanças, já que o ambiente descentralizado é mais propício à inovação e criatividade, além de ser mais ágil em termos de adaptação. Outro tópico que pode ser cobrado em provas, também ligado à descentralização, é o aumento de esforços relativos à mesma situação, isto acontece quando mais de uma pessoa quer resolver o mesmo problema ou um idêntico, já que existe uma maior divisão de autoridade. Imaginem: Ciclano foi até uma loja de vendas em dois horários diferentes e perguntou sobre a possibilidade de desconto em um produto. O funcionário X falou que poderia dar um desconto de 10%, já o funcionário Y falou que não poderia dar desconto. Isto ocorre porque o poder de decisão sobre o desconto foi descentralizado para ambos os funcionários, e não existe um padrão de resposta, existindo no máximo uma margem de discricionariedade.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.