-
Prof. Rodrigo Rennó:
A questão trata da vantagem competitiva e dos objetivos da gestão de pessoas. A questão é bem capciosa. Antes vamos lembrar que os objetivos da gestão de pessoas são: alcançar os objetivos organizacionais e, ao mesmo tempo, alcançar os objetivos dos seus colaboradores – os funcionários.
A banca é bem explícita ao mencionar o alcance dos objetivos individuais, mas diz que esses objetivos devem ser alcançados ao mesmo tempo em que é assegurada a vantagem competitiva da organização.
Desse modo, menciona implicitamente que, ao assegurarmos a vantagem competitiva, estaríamos alcançando os objetivos organizacionais. Cabe lembrar que o conceito de vantagem competitiva está associado à diferenciação perante seus concorrentes e à entrega de valor aos clientes. Desse modo, o gabarito é mesmo questão correta.
-
CERTA.
A Gestão de Pessoas assegura a vantagem competitiva das organizações, que gerarão benefícios coletivos e individuais como consequências. Aumento de salários, melhor clima organizacional, mais eficiência, etc.
-
GAB. CERTO
Os ''objetivos individuais'' prejudicou um pouco no raciocínio da questão.
Segue abaixo os objetivos da GP.
A GESTÃO DE PESSOAS DEVE CONTRIBUIR PARA A EFICÁCIA ORGANIZACIONAL MEDIANTE OS SEGUINTES MEIOS (CHIAVENATO ):
• Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão;
• Proporcionar competitividade à organização;
• Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados;
• Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho;
• Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho: (QVT)
• Administrar a mudança;
• Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável;
OBJETIVOS ( INVANCEVICH )
- Ajudar a organização a alcançar seus objetivos;
- Empregar as habilidades e conhecimentos dos trabalhadores de maneira eficiente;
- Prover a organização com profissionais bem treinados e motivados;
- Aumentar ao máximo a satisfação do trabalhador no trabalho e sua atualização profissional;
- Desenvolver e manter uma qualidade de vida no trabalho que torne desejável trabalhar na organização;
- Comunicar as políticas de Recursos Humanos para toda a organização;
- Ajudar a manter políticas éticas e um comportamento socialmente responsável;
- Gerenciar a mudança de modo que seja vantajoso tanto para os indivíduos quanto para os grupos, a empresa e o público em geral.
OBJETIVOS BÁSICOS (CARVALHO E NASCIMENTO )
• Objetivo societário: ser socialmente responsável perante as necessidades e os desafios da sociedade implica a interação pessoas/organização e sociedade.
• Objetivo organizacional: fazer da gestão de pessoas uma prestadora de serviços a toda a organização.
• Objetivo funcional: manter a contribuição da gestão de pessoas em um nível apropriado (eficiência e eficácia por meio das pessoas).
• Objetivo pessoal: dar assistência aos empregados na consecução de suas metas pessoais para que eles possam ser mantidos e retidos, aumentando a contribuição do indivíduo para a organização.
-
Consideraria errada, pois os objetivos são organizacionais e não individuais.
Força, foco e fé que dá certo!
-
Cara essa questão não pode ser correta. Se não há relação de reciprocidade, não há equilíbrio.
-
[...] objetivos individuais VINCULADOS AO TRABALHO.
Não vi erro na questão.
-
Objetivos da GESTÃO DE PESSOAS
-objetivos organizacionais
-objetivos dos seus funcionários (objetivos vinculados ao trabalho, que foi o caso dessa questão)
Gab. CERTO
-
Essa questão pode ajudar :D
(CESPE/SUFRAMA/Administrador/2014) A gestão de pessoas tem como função estratégica alinhar objetivos organizacionais e individuais por meio de políticas e práticas de administração de recursos humanos.
Comentário: Certo. A GP busca alinhar os objetivos organizacionais e individuais para que o desempenho da organização seja melhorado. Como ela faz isso? Através da Administração de RH!
GABARITO: CERTO.
-
- Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.
- ARH é a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento.
- ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.
- ARH é a função na organização que está relacionada com a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.
- Gestão de Pessoas é o conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores - como agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas - no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização.
- Gestão de Pessoas é a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual e a base do seu sucesso.
O que se observa, de forma geral, é que o foco central da gestão de pessoas é permitir a colaboração eficaz das pessoas para que os objetivos organizacionais e individuais sejam alcançados.
Carlos Xavier
-
-
Isso mostra o quanto esses conceitos """"científicos""" de GP são furados...a questão cita genericamente "gestão de pessoas" e mistura os conceitos de gestão por competências e gestão estratégica de pessoas. Ou seja, não importa se cada uma delas tem conceitos próprios, pode jogar tudo na mesma frase e formar um novo conceito que não muda nada porque afinal esse negócio não tem consistência mesmo...
Assegurar vantagem competitiva sempre foi descrito no modelo de gestão de pessoas por competências
A expressão "ao trabalho" também é vaga o bastante para fugir do conceito normal de gestão estratégica de pessoas, já que ela busca o alinhamento individual com os objetivos estratégicos da organização -- o que, obvimente, pode ir muito além do "trabalho" do colaborador, que, a depender da sua posição, pode estar localizado no âmbito operacional, e não no estragégico.
Agora a banca acha que dá pra juntar esses dois conceitos numa afirmação genérica de "gestão de pessoas", coisa tão vaga que pode até englobar a gestão de pessoas do tipo departamento de pessoal, que não tem relação alguma com nenhum desses dois conceitos ditos acima -- os quais a banca acha que é tudo a mesma coisa. Mas nessa ciência de geléia, talvez seja mesmo...
-
Essa matéria é um monte de baboseira que pessoas que não tinham o que fazer desejaram teorizar para fingir que isso é uma ciência, o que na verdade não é. Um monte de termo vago e bagunçado.
-
Eu sou tão reticente em marcar como correta uma questão em Adm que traga o verbo ASSEGURA. Sendo que nada pode assegurar coisa alguma nessa vida. Mas, pela primeira vez, a questão estava correta. Todas as outras que eu fiz estavam erradas. Enfim. Precisamos estudar, conhecer a banca, orar, ir na vovó e ter muita sorte pra, na nossa prova, não cair questões como essas que trazem insegurança.
-
Essa é daquelas que dáaaaaaaaaaaaaaaaaaaa até medo de marcar.
Puuuutz gurila.
Na prova, é tenso marcá-la com convicção.
-
Um dos objetivos da gestão de pessoas é integrar os objetivos individuais aos coletivos, aos objetivos da organização.
GABARITO: CERTO.
-
80% das questões de Administração da Cespe ela dá o gabarito que quiser.
-
Comentários:
A gestão de pessoas visa tanto a busca de objetivos organizacionais quanto a de objetivos
individuais dos colaboradores. No que tange à organização, seria mais correto falar que a
gestão de pessoas é importante para a competitividade, necessária para qualquer
organização, do que especificamente para a vantagem competitiva, que, apesar de desejável,
pode estar presente ou não.
Se o candidato avaliasse o enunciado como restritivo, no sentido que o objetivo precípuo da
gestão pessoas é assegurar a vantagem competitiva e promover o alcance dos objetivos
individuais, a afirmação deveria ser considerada errada. Por outro lado, se avaliasse que os
objetivos citados são meramente exemplificativos, a questão deveria ser considerada
correta, como de fato foi o gabarito, pois, ao que parece, foi nesse segundo sentido que a
banca quis se expressar. Questão interpretativa, portanto.
Gabarito: correta.
Prof: Gustavo Garcia
-
Alguns dos objetivos da GP:
- Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;
- Proporcionar competitividade à organização;
- Proporcionar à organização empregados bem treinados;
- Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho....
-
poxa errei pela palavra INDIVIDUAL achei que fosse uma pegadinha, pois, seria um sentido mais amplo, tipo, coletividade...
-
GAB: C
A asseriva é um resumo da nova visão da GP.
De acordo Vilas Boas,
“a gestão de pessoas é o processo de planejamento, organização, direção e controle de pessoal da empresa para promover o desempenho eficiente do pessoal, a fim de alcançar os objetivos organizacionais e os objetivos individuais, relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.”
-
A Gestão de Pessoas é uma estratégia para desenvolvimento do capital humano, que por consequência, reflete diretamente na melhoria das organizações com produtividade, efetividade, etc.
A GP é uma forma que as organizações descobriam para melhorarem os seus rendimentos, com pessoal motivado, treinado, competente e com trabalho de equipe, os resultados serão amplamente alcançados.
Valorizar o ser humano é valorizar a organização. Uma empresa que entende isso tende a crescer e se desenvolver muito mais rápido e melhor.
Difícil estuda essa matéria, cada autor pensa de um jeito e conceitua de forma distinta.
-
CORRETA
ALGUNS DOS OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS:
- AJUDAR A ORGANIZAÇÃO A ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS.
- PROPORCIONAR COMPETITIVIDADE
- PROPORCIONAR ÀS ORGANIZAÇÕES PESSOAS BEM TREINADAS
- PREPARAR E CAPACITAR CONTINUAMENTE AS PESSOAS
- AUMENTAR A AUTO-REALIZAÇÃO E A SATISFAÇÃO DAS PESSOAS NO TRABALHO.
-
Resumidamente, a área de gestão de pessoas visa:
- criar, manter e desenvolver pessoas, com habilidade e motivação para alcançar os objetivos organizacionais;
- criar, manter e desenvolver condições organizacionais para as pessoas;
- alcançar eficiência e eficácia com as pessoas disponíveis.
Cristiana Duran
-
Discordo do gabarito. A GP não visa o alcance dos objetivos individuais e sim dos organizacionais. O alcance dos objetivos individuais é uma consequência, um plus. É igual aquela outra questão cretina que fala que a Teoria das Relações Humanas veio para aumentar a qualidade de vida do funcionário, o que também está errado, pois veio para aumentar a sua produtividade e eficiência e usa a QVT como um instrumento para isso.
-
Visa a assegurar*. O examinador que fez essa questão reprovaria na parte de língua portuguesa dos concursos.
-
Se a visão de uma loja é dobrar o número de vendas até 2019, a gestão de pessoas precisa Desenvolver, Recrutar, Aplicar, Monitorar, Motivar, Agregar, pessoas (DRAMMA), para atingir o sucesso da organização (loja), mas isso só é possível se cada pessoa envolvida no processo, conseguir atingir suas metas,(o vendedor vender mais, o comprador negociar melhores preços, o pessoal do marketing fazer propagandas mais atrativas...) que se relacionam aos objetivos da empresa (dobrar o número de vendas até 2019).
-
Felipe N, acho que você fez um comentário equivocado quanto ao uso da preposição na regência do verbo VISAR.
Em caso de VTI, com objetos oracionais (OSS OI reduzida de Infinitivo), a PREPOSIÇÃO PODE ser SUPRIMIDA.
-
Fiquei na dúvida por causa dos objetivos individuais
-
Pessoas, atentem aos detalhes:
"...objetivos individuais vinculados ao trabalho."
!!!
-
matéria sem nenhuma lógica, fala sério!
mas é preciso ter coragem e continuar na luta!
-
A gestão de pessoas visa assegurar a vantagem competitiva das organizações:
Correto.