SóProvas


ID
2231083
Banca
BIO-RIO
Órgão
ETAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO

O IDIOMA, VIVO OU MORTO?

Jorge Fernando dos Santos

    O grande problema da língua pátria é que ela é viva e se renova a cada dia. Problema não para a própria língua, mas para os puristas, aqueles que fiscalizam o uso e o desuso do idioma. Quando Chico Buarque de Hollanda criou na letra de “Pedro Pedreiro” o neologismo “penseiro”, teve gente que chiou. Afinal, que palavra é essa? Não demorou muito, o Aurélio definiu a nova palavra no seu dicionário. Isso mostra o vigor da língua portuguesa. Nas próximas edições dos melhores dicionários, não duvidem: provavelmente virá pelo menos uma definição para a expressão “segura o tcham”. Enfim, as gírias e expressões populares, por mais erradas ou absurdas que possam parecer, ajudam a manter a atualidade dos idiomas que se prezam.

Duas palavras do texto que se acentuam por regras diferentes são:

Alternativas
Comentários
  • é: monossilábica

    virá: oxítona

  • Atentar que nessa questão, por exemplo, as paroxítonas terminadas em ditongo crescente foram consideradas como proparoxítonas.

  • é: monossilábica

    virá: oxítona

    regras distintas

  • Confusa essa questão pois na letra D, a palavra PRÓXIMAS é uma PROPAROXÍTONA e a palavra DICIONÁRIOS

    é uma PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO.

    Ou seja também são regras distintas

  • esta questão caberia recurso. a alternativa b, ao meu ver, seria pela mesma regra, pois "é" e "e", "virá" e vira. seriam acentuadas por diferencial. Agora a alternativa d seria o mais próximo do certo, pois proparoxítonas "acidental", não é o factível.