-
Alguém tem um fundamento sobre isso?
única coisa que achei foi do Carlos Xaveir: O recrutamento interno é aquele que acontece dentro da própria organização, com as pessoas que já são colaboradoras. Ele busca divulgar as vagas disponíveis internamente e encontrar interessados em preenchê-las, seja através de uma promoção (quando o colaborador passa para cargos mais elevados e complexos, geralmente na mesma área de atuação) ou através de uma transferência (quando o colaborador passa a ocupar outro cargo no mesmo nível que o anterior, mas que geralmente envolvem novos desafios para o mesmo). Algumas vantagens são o melhor aproveitamento da capacidade humana da organização e a motivação dos funcionários para o desenvolvimento profissional. Algumas desvantagens desse tipo de recrutamento são que ele favorece a rotina atual e dificulta a entrada de novas ideias na organização.
O que não tem nada a ver com a resposta
-
O recrutamento é interno quando a empresa procura preencher determinada vaga ou oportunidade por meio do remanejamento de seus próprios funcionários através de promoção (movimentação vertical), transferidos (movimentação horizontal ou lateral) ou transferidos com promoção movimentação diagonal.
-
Então a questão tem duas respostas certas? to em dúvida.
-
Fiquei confusa nas alternativas C-progressão interna e E- Promoção.
-
Remanejamento de pessoas: em casos de substituições constantes motivadas por ausência de pessoas, implantação de novas tecnologias, novos procedimentos, novos softwares, férias ou para treinamento fora da empresa.
Nada mais é que uma transfêrencia para suprir uma vaga, não necessáriamente este profissional suba de nivel hierárquico.
-
GAB.B
-
Achei isso no livro de Cristiana Duran, página 410:
subistituição de postos chaves: nesse modelo, os gestores anteveem as possibilidades de promoção e substituição para seus postos chves por intermédio de estudo das características pessoais dos recursos humanos disponíveis, tais como formação acadêmica, experiências anteriores, aspirações e principalmente as avaliações de desempenho. Dessa forma, antecipam remanejamentos e substituições.
-
Se o troço diz que é superior hierarquico, num seria promoção, n? Ah, peste!
-
Conforme definição dada por Milkovich e Boudreau (2000, p.158, grifo do autor), “O recrutamento e a seleção internos referem-se à movimentação dos empregados entre diferentes posições dentro da organização”.
De acordo com Carvalho, Passos e Saraiva (2008), essa movimentação pode dar-se de duas formas: verticalmente, por promoção ou horizontalmente, por transferência de setor/área. Para Chiavenato (2009), inclui-se, além das já citadas, a promoção diagonal, quando ocorre uma promoção concomitante com uma transferência.
Para complementar, França (2009) cita mais uma forma de transferência horizontal, chamada de remanejamento de pessoal, quando o funcionário é mantido no mesmo nível, mas é preparado para ter uma visão geral da área, podendo atuar em qualquer atividade, visando subir na hierarquia.
Fonte: http://docplayer.com.br/1255117-Aluno-mayer-bronover-neto-orientador-prof-jorge-luiz-moraes-doval.html
Muito provavelmente do livro: "Práticas de Recursos Humanos - Prh - Conceitos , Ferramentas e Procedimentos"
-
De acordo com o Gabarito dado Pela Banca É a letra B, Mas eu não concordo com o gabarito e para mim levo como gabarto letra E
O recrutamento interno é aquele que acontece dentro da própria organização, com as pessoas que já são colaboradoras. Ele busca divulgar as vagas disponíveis internamente e encontrar interessados em preenchê-las, seja através de "uma promoção" (quando o colaborador passa para cargos mais elevados e complexos, geralmente na mesma área de atuação) ou através de uma "transferência" (quando o colaborador passa a ocupar outro cargo no mesmo nível que o anterior, mas que geralmente envolve novos desafios).
Agora desmembrando o Recrutamento interno em duas partes.
1° uma promoção" (quando o colaborador passa para cargos mais elevados e complexos, geralmente na mesma área de atuação)
2°"transferência" (quando o colaborador passa a ocupar outro cargo no mesmo nível que o anterior, mas que geralmente envolve novos desafios).
agora lendo a assertiva.Logo percebe-se que é a promoção porque ele sobe de nível hierarquivo, caso ele ficasse no mesmo nível porém em outro cargo de novos horizontes seria uma promoção.
indo mais a fundo. Conceito de remaneja:Ação, efeito ou consequência de remanejar, de modificar a disposição ou a localização de alguma coisa: remanejamento de funcionários.
-
Na verdade, a questão não está dizendo que assumiu cargo superior, mas está sendo preparado para tal.
-
Não existe outra resposta além da B. Notem: trata-se de aponta a via de recrutamento interno que propicia um nível de capacitação que os condicione, em caso de necessidade, assumir algum cargo do departamento ou área em questão sem maiores prejuízos no que tange o desempenho = REMANEJAMENTO DE PESSOAL.