SóProvas


ID
2231815
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A especialização horizontal nas organizações é conhecida por departamentalização. Existe um tipo de departamentalização que se caracteriza pela divisão interna do trabalho por especialidade, possui auto-orientação e tem como desvantagem a tendência a pequena cooperação interdepartamental. Esses aspectos referem-se ao tipo de departamentalização:

Alternativas
Comentários
  • "Divisão interna por especialidade" = Divide as pessoas por funções, exemplo Engenheiro com Engenheiro;
     Em contrapartida isso acarreta numa baixa cooperação entre departamentos, pois existe uma "disputa psicológica" entre os departamentos para por exemplo a engenharia ser melhor do que o marketing....

     

    Conforme a minha literatura:

     

    Entre as principais vantagens dessa departamentalização, destacam-se: agrupa especialistas de assuntos comuns em um mesmo setor, o que garante uma melhor utilização de suas habilidades técnicas (princípio da especialização ocupacional); facilita o treinamento das pessoas; permite economia escalar devido a uma melhor utilização dos recursos tanto humanos quanto materiais; e é indicado para um ambiente estável - de poucas mudanças - inclusive dentro da própria organização, no sentido de trabalhar com produtos ou serviços que sofram poucas alterações ou nenhuma.

    Já como desvantagens, podemos pensar no excessivo foco em suas funções. Isto significa dizer que muitas vezes, neste tipo de organização, as pessoas colocam objetivos específicos em detrimento dos objetivos globais, faltando alinhamento. Outra desvantagem dessa departamentalização é a falta de cooperação entre departamentos. Por exemplo: Em uma empresa pública, as compras são feitas por licitações e existe um departamento específico para isso. Este departamento precisa se comunicar com outros departamentos, para assim poder atendê-los. É comum alguns setores de empresas públicas criarem barreiras dificultando o acesso às informações, talvez por querer esconder conhecimentos ou algo do tipo. Por fim, a departamentalização funcional é inadequada para cenários de incerteza, pois acredita-se que cada departamento é altamente especializado e tem uma visão muito estreita do lado externo – não enxergam muito além de seus departamentos. Olha como este assunto já foi cobrado bem recentemente!

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

  •  

    Gabarito D

     

    Departamentalização funcional:

     

    Suas principais vantagens são: junta todas as pessoas que executam as mesmas tarefas em um só departamento, facilitando a utilização das capacidades técnicas das mesmas; facilita o treinamento e é indicada para organizações em setores mais estáveis e que não mudem muito seus produtos e serviços.


    Já as desvantagens se relacionam com uma falta de coordenação entre os departamentos, a dificuldade de se adaptar às mudanças externas e uma visão mais “estreita” dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • GABARITO D

     

    a) Departamentalização por processo - É a organização que faz uma abordagem divisional, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as etapas de execução de um processo. O processo é um conjunto de atividades com uma ordenação específica que resulta em um produto ou serviço especificado para satisfazer as necessidades e expectativas do cliente ou mercado.

     

    b) Departamentalização Geográfca ou territorial - Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com a localização geográfica onde o trabalho será desempenhado, ou uma área de mercado a ser servida pela organização.

     

    c) Departamentalização por cliente - É a organização que faz uma abordagem divisional, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de cliente ou mercado para quem o produto ou serviço é realizado.

     

    d) Departamentalização funcional -  É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função.


     

    e) Departamentalização por projetos -  É a organização que faz uma abordagem divisional, envolvendo a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com os resultados de um ou mais projetos executados pela organização. Neste tipo de departamentalização a estrutura organizacional deve ser flexível e mutável, com capacidade de adaptar-se às necessidades de cada projeto a ser realizado, tendo alta coordenação entre os departamentos. É uma estrutura muito utilizada por organizações de grande porte que produzem produtos que envolvam grande concentração de diferentes recursos (produtos e pessoas) por um longo período. 


     

     

    Bons estudos a todos!

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL : ESPECIALIZAÇÃO E VISÃO SIMPLISTA DE TUDO.