SóProvas


ID
223198
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As causas modificáveis do Diabetes Tipo 2 são alimentação inadequada (qualidade e quantidade) e inatividade física. Portanto, não é de surpreender que mudanças positivas no estilo de vida, quando realizadas, sejam tão efetivas na prevenção e controle do diabetes tipo 2. A única opção que NÃO deve ser seguida como orientação a ser dada aos pacientes sobre alimentação e atividade física é que a:

Alternativas
Comentários
  •  20% não são perdas modestas de peso
  • Aalternativa E está errada não apenas porque perda de 20% no peso não é considerada modesta, mas sim porque a abordagem primária para alcance de perda de peso efetiva deve comtemplar também a introdução de atividade física na rotina do indivíduo.
  • A correta é a alternativa E.
    Em primeiro lugar como as colegas constataram, essa porcentagem de perda de peso não pode ser generalizada e dita como modesta.
    Em segundo lugar, além de toda orientação nutricional presente nas demais alternativas, deve-se orientar o paciente que para um resultado mais satisfatório o mesmo deverá procurar um profissional que possa orientá-lo sobre as melhores alternativas de atividades físicas que o mesmo poderá inserir na sua rotina.
    É importante salientar a todos os paciente que para manter uma vida saudável o ideal é mudar os hábitos de vida de um modo geral, e não somente na área da alimentação.
    Como diz Anita Sachs no livro "Nutrição Clínica no Adulto": Para atingir os objetivos dietoterápicos, o trabalho em equipe é indispensável.
  • A questão E está errada porque ele especifica "apenas a redução calórica" e na verdade a mudança é geral e não só calórica. A mudança seria aumento de fibras, utilização de carbboidratos complexos, hidratação e mais a atividade física é que farão a diferença.
  • Resposta correta é a letra B de acordo com o Manual da Atenção Básica para Diabetes.

    É orientado uma ingesta de Carboidrato (CHO) diária de 50% – 60% do valor energético total (VET) idêntica à da população em geral (ANDERSON etal., 2004).

    Além disso a ingesta de carboidratos complexos e não simples

  • NÃO deve ser seguida como orientação a ser dada aos pacientes sobre alimentação e atividade física é que a:

     a) quantidade energética ingerida deve ser adequada à atividade física e ser fracionada em 5 a 6 refeições/lanches diários;

     b) ingestão diária deve conter de 50 a 60% de carboidratos, a maior parte em forma complexa; para tanto, os pacientes devem ser encorajados a comer alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes, feijões e cereais integrais; fibra: Mínimo 14g/1000kcal
    DM2: 30 a 50g

     c) perda de peso é recomendada para todos os pacientes com sobrepeso ou obesidade; para melhorar a sensibilidade a insulina

     d) ingestão diária deve conter no máximo 30% de gorduras, sendo não mais de um terço (ou seja, até 10%)sob a forma de ácidos graxos saturados; não exceder a 300 mg/dia de colesterol;

     e) abordagem primária para alcançar a perda de peso e atividade física, mudanças de habitos alimetares....

  • Resposta: E

    Perda de 5 a 10% trazem benefícios metabólicos significativos.