SóProvas


ID
223219
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A classe de aditivos que confere textura a partir da formação de um gel é:

Alternativas
Comentários
  • " Conservantes - São substâncias que aumentam a duração dos alimentos, controlando o crescimento de microrganismos.

    Corantes - São substâncias, naturais ou sintéticas, usadas para aumentar ou recuperar a cor perdida durante o fabrico e posterior armazenamento, garantindo uma coloração uniforme do produto final.

    Edulcorantes - São aditivos de baixo teor calórico usados para substituir o açúcar.

    Emulsionantes - São substâncias que tornam possível a formação ou a manutenção de uma mistura homogénea de duas ou mais fases imiscíveis, como óleo e água, nos alimentos (por exemplo na produção industrial de maionese)

    Espessantes - São substâncias que aumentam a viscosidade dos géneros alimentícios assegurando a sua consistência.
     

    Estabilizadores - São substâncias que tornam possível a manutenção do estado físico-químico dos alimentos.

    Gases de embalagem - São gases, com excepção do ar, injectados em recipientes antes, durante ou após a colocação dos géneros alimentícios nesses recipientes. A função da introdução destes gases é a expulsão e substituição do ar que as embalagens contêm evitando ou atrasando, por exemplo, o crescimento microbiano ou processos de degradação química como a rancidez dos produtos. Normalmente são usados como gases de embalagem o azoto, o hidrogénio e o dióxido de carbono.

    Gelificantes - São substâncias que dão textura aos géneros alimentícios através da formação de um gel.

    Humidificantes - São substâncias que impedem os géneros alimentícios de secar por contrabalançarem o efeito de uma atmosfera com baixo grau de humidade, ou que promovem a dissolução de um pó num meio aquoso.

    Intensificadores de sabor - São substâncias que intensificam o sabor e/ou o cheiro dos géneros alimentícios.

    Levedantes químicos - São substâncias ou combinações de substâncias que libertam gás, aumentando assim o volume das massas ou polmes de farinha.

    Reguladores de acidez - São substâncias que alteram ou controlam a acidez ou a alcalinidade dos géneros alimentícios. Estas substâncias podem ter a função de neutralizar ou de equilibrar o efeito dos ácidos, como é o caso do Bicarbonato ou carbonato ácido (este produto é usado frequentemente na panificação visto que quando misturado com ácido, liberta-se dióxido de carbono, que promove o crescimento das massas)."


    Fonte: http://www.esb.ucp.pt/twt/pepino/MyFiles/MyAutoSiteFiles/ApoioProfessor164163602/samorais/Aditivos_Alimentares.pdf



    Artigo interessante: Aditivos Alimentares
    http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/753.pdf

  • Antiumectantes (AO 1945: anti-humectantes) são substâncias capazes de reduzir as características higroscópicas (que absorvem a umidade do ar) dos alimentos, ou seja, impedem que as partículas individuais dos alimentos juntem-se às outras devido à umidade.

     

    Espessante, é uma substância a qual pode aumentar a viscosidade de um líquido sem substancialmente alterar suas outras propriedades (em função disso, em algumas publicações, são chamados de “doadores de viscosidade”). Espessantes comestíveis são comumente usados para espessar molhos, sopas e pudins sem alterar seu sabor .

     

    Emulsificantes são substâncias adicionadas às emulsões, com o intuito de aumentar sua sua estabilidade cinética, deixando-as mais homogêneas e estáveis.Um exemplo de emulsificante é a maionese, na qual a gema do ovo estabiliza o azeite na água.