SóProvas



Questões de Aditivos e Coadjuvantes Tecnológicos


ID
164842
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre Aditivos e Coadjuvantes Tecnológicos, analise:

I. Um aditivo alimentar é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento.

II. Existem alguns aditivos que modificam as características sensoriais dos alimentos, sejam elas visuais, olfativas e mesmo de sabor, como os corantes, aromatizantes, acidulantes e edulcorantes.

III. São vários os aditivos que melhoram as características físicas dos alimentos, tais como os estabilizantes, antiespumantes, umectantes, antiumectantes e os espessantes.

IV. Alguns aditivos têm ação conservante ou antioxidante nos alimentos pois evitam as alterações químicas e biológicas. Exemplos muito utilizados na indústria de alimentos são os aditivos conservadores e os antioxidantes, a exemplo da clorofila e dos carotenos.

V. Vários aditivos melhoram ou até mesmo corrigem algumas propriedades dos alimentos. Exemplos muito utilizados na indústria de alimentos são os acidulantes, neutralizantes, acidificantes, gaseificantes e melhoradores de farinha.

Alternativas
Comentários



  • Portaria nº 540 - SVS/MS, de 27 de outubro de 1997


    1.2 - Aditivo Alimentar:é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, trans-porte ou manipulação de um alimento. Ao agregar-se poderá resultar em que o próprio aditivo ou seus derivados se convertam em um componente de tal alimento. Esta definição não inclui os contaminantes ou substâncias nutritivas que sejam incorporadas ao alimento para manter ou melhorar suas propriedades nutricionais.

    1.3 - Coadjuvante de Tecnologia de Fabricação: é toda substância, excluindo os equipamentos e os utensílios utilizados na elaboração e/ou conservação de um produto, que não se consome por si só como ingrediente alimentar e que se emprega intencionalmente na elaboração de matérias-primas, alimentos ou seus ingredientes, para obter uma finalidade tecnológica durante o tratamento ou fabricação. Deverá ser eliminada do alimento ou inativada, podendo admitir-se no produto final a presença de traços de substância, ou seus derivados.


  • 3- funções de aditivos alimentares

    3.1 - Agente de Massa:
    substância que proporciona o aumento de volume e/ou da massa dos alimentos, sem contribuir significamente para o valor energético do alimento.

    3.2 - Antiespumante:substância que previne ou reduz a formação de espuma.

    3.3 - Antiumectante:substância capaz de reduzir as características higroscópicas dos alimentos e diminuir a tendência de adesão, umas às outras, das partículas individuais.

    3.4 - Antioxidante:substância que retarda o aparecimento de alteração oxidativa no alimento.

    3.5 - Corante:substância que confere, intensifica ou restaura a cor de um alimento.

    3.6 - Conservador:substância que impede ou retarda a alteração dos alimentos provocada por microrganismos ou enzimas.

    3.7 - Edulcorante:substância diferente dos açúcares que confere sabor doce ao alimento.

    3.8 - Espessantes:substância que aumenta a viscosidade de um alimento.

    3.9 - Geleificante:substância que confere textura através da formação de um gel.

    3.10 - Estabilizante: substância que torna possível a manutenção de uma dispersão uniforme de duas ou mais substâncias imiscíveis em um alimento.

    3.11 - Aromatizante:substância ou mistura de substâncias com propriedades aromáticas e/ou sápidas, capazes de conferir ou reforçar o aroma e/ou sabor dos alimentos.

    3.12 - Umectante:substância que protege os alimentos da perda de umidade em ambiente de baixa umidade relativa ou que facilita a dissolução de uma substância seca em meio aquoso.

    3.13 - Regulador de Acidez:substância que altera ou controla a acidez ou alcalinidade dos alimentos.

    3.14 - Acidulante:substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos.

    3.15 - Emulsionante/Emulsificante:substância que torna possível a formação ou manutenção de uma mistura uniforme de duas ou mais fases imiscíveis no alimento.

    3.16 - Melhorador de Farinha:substância que, agregada à farinha, melhora sua qualidade tecnológica para os fins a que se destina.

    3.17 - Realçador de Sabor:substância que ressalta ou realça o sabor/aroma de um alimento.

    3.18 - Fermento Químico:substância ou mistura de substâncias que liberam gás e, desta maneira, aumentam o volume da massa.

    3.19 - Glaceante:substância que, quando aplicada na superfície externa de um alimento, confere uma aparência brilhante ou um revestimento protetor.

    3.20 - Agente de Firmeza: substância que torna ou mantém os tecidos de frutas ou hortaliças firmes ou crocantes, ou interage com agentes geleificantes para produzir ou fortalecer um gel.

    3.21 - Sequestrante: substância que forma complexos químicos com íons metálicos.

    3.22 - Estabilizante de cor:substância que estabiliza, mantém ou intensifica a cor de um alimento.

    3.23 - Espumante:substância que possibilita a formação ou a manutenção de uma dispersão uniforme de uma fase gasosa em um alimento líquido ou sólido.


    fonte: http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/540_97.htm
  •  

    Todas as alternativas estão corretas.


ID
164896
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação às inovações tecnológicas, os elementos envolvidos são os produtos alimentícios, equipamentos e sistemas produtivos.
Considerando a assertiva acima é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
223219
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A classe de aditivos que confere textura a partir da formação de um gel é:

Alternativas
Comentários
  • " Conservantes - São substâncias que aumentam a duração dos alimentos, controlando o crescimento de microrganismos.

    Corantes - São substâncias, naturais ou sintéticas, usadas para aumentar ou recuperar a cor perdida durante o fabrico e posterior armazenamento, garantindo uma coloração uniforme do produto final.

    Edulcorantes - São aditivos de baixo teor calórico usados para substituir o açúcar.

    Emulsionantes - São substâncias que tornam possível a formação ou a manutenção de uma mistura homogénea de duas ou mais fases imiscíveis, como óleo e água, nos alimentos (por exemplo na produção industrial de maionese)

    Espessantes - São substâncias que aumentam a viscosidade dos géneros alimentícios assegurando a sua consistência.
     

    Estabilizadores - São substâncias que tornam possível a manutenção do estado físico-químico dos alimentos.

    Gases de embalagem - São gases, com excepção do ar, injectados em recipientes antes, durante ou após a colocação dos géneros alimentícios nesses recipientes. A função da introdução destes gases é a expulsão e substituição do ar que as embalagens contêm evitando ou atrasando, por exemplo, o crescimento microbiano ou processos de degradação química como a rancidez dos produtos. Normalmente são usados como gases de embalagem o azoto, o hidrogénio e o dióxido de carbono.

    Gelificantes - São substâncias que dão textura aos géneros alimentícios através da formação de um gel.

    Humidificantes - São substâncias que impedem os géneros alimentícios de secar por contrabalançarem o efeito de uma atmosfera com baixo grau de humidade, ou que promovem a dissolução de um pó num meio aquoso.

    Intensificadores de sabor - São substâncias que intensificam o sabor e/ou o cheiro dos géneros alimentícios.

    Levedantes químicos - São substâncias ou combinações de substâncias que libertam gás, aumentando assim o volume das massas ou polmes de farinha.

    Reguladores de acidez - São substâncias que alteram ou controlam a acidez ou a alcalinidade dos géneros alimentícios. Estas substâncias podem ter a função de neutralizar ou de equilibrar o efeito dos ácidos, como é o caso do Bicarbonato ou carbonato ácido (este produto é usado frequentemente na panificação visto que quando misturado com ácido, liberta-se dióxido de carbono, que promove o crescimento das massas)."


    Fonte: http://www.esb.ucp.pt/twt/pepino/MyFiles/MyAutoSiteFiles/ApoioProfessor164163602/samorais/Aditivos_Alimentares.pdf



    Artigo interessante: Aditivos Alimentares
    http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/753.pdf

  • Antiumectantes (AO 1945: anti-humectantes) são substâncias capazes de reduzir as características higroscópicas (que absorvem a umidade do ar) dos alimentos, ou seja, impedem que as partículas individuais dos alimentos juntem-se às outras devido à umidade.

     

    Espessante, é uma substância a qual pode aumentar a viscosidade de um líquido sem substancialmente alterar suas outras propriedades (em função disso, em algumas publicações, são chamados de “doadores de viscosidade”). Espessantes comestíveis são comumente usados para espessar molhos, sopas e pudins sem alterar seu sabor .

     

    Emulsificantes são substâncias adicionadas às emulsões, com o intuito de aumentar sua sua estabilidade cinética, deixando-as mais homogêneas e estáveis.Um exemplo de emulsificante é a maionese, na qual a gema do ovo estabiliza o azeite na água.

     

     

     


ID
584830
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Aditivo alimentício é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito nutritivo, com o objetivo de modificar as características durante a fabricação do alimento. É exemplo de um aditivo alimentício com propriedade umectante o:

Alternativas
Comentários
  • sorbitol, um poliol (álcool de açúcar), é um adoçante volumoso encontrado em vários produtos alimentícios. Além de fornecer doçura, é excelente umectante e agente de texturização. O sorbitol é cerca de 60% tão doce quanto a sacarose, mas com um terço menos de calorias.

  • Além disso, os umectantes possuem função técnica na formulação, pois retardam a perda de água da mesma, são exemplos de umectantes os glicóis em geral, como o caprilil glicol; a glicerina; o sorbitol; polímeros hidrofílicos, como o carbopol; ácido hialurônicos; entre outros.


ID
1364680
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A química está presente na alimentação e por essa razão se torna importante o estudo das substâncias que se ingere diariamente. Segundo a legislação brasileira, Aditivos Alimentares são “substâncias intencionalmente adicionadas aos alimentos com o objetivo de conservar, intensificar ou modificar suas propriedades, desde que não prejudiquem seu valor nutritivo”. De acordo com a afirmação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1463719
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A crescente demanda do mercado consumidor por produtos de alta qualidade revela a necessidade da utilização de novas tecnologias de conservação que propiciem segurança microbiológica na produção, aumentando a validade comercial, e que, ainda, proporcionem mínimas alterações bioquímicas, promovendo a manutenção da qualidade nutricional e sensorial dos alimentos. Com base nas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1487479
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São aditivos utilizados em alimentos com finalidade emulsificante:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a RDC 45/2010 ANVISA:

     

    Xilitol - edulcorante, umectante

    Goma guar - estabilizante, emulsificante

    Propionato de sódio - conservante

    Ácido glucônico - regulador de acidez, fermento químico

    Metiletilcelulose - espessante, emulsificante, estabilizante, espumante

    Lecitina - emulsificante, antioxidante

    Gelatina - estabilizante, emulsificante, espessante, geleificante 

    Dióxido de titânio - corante 

     

    Alternativa: C

     


ID
1487572
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que indica edulcorantes naturais estáveis sob altas temperaturas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

  • E sucralose é natural?

  • De acordo com GAVA (2008 - Tecnologia de Alimentos / página 433)

    Os edulcorantes naturais são:

    • Sorbitol
    • Manitol
    • Isomaltol ou isomaltose
    • Esteviosídeo
    • Maltitol
    • Lactitol
    • Xilitol

    Já os edulcorantes artificiais são:

    • Acessulfame de potássio
    • Aspartame
    • Ciclamato
    • Sacarina
    • Sucralose

  • Adoçantes: (TUCUNDUVA)

     NATURAIS

    - Sorbitol

    - Manitol

    - Esteviosídeo

    - Sucralose ---> Só a fonte é natural.

    Artificial

    - Sacarina

    - Ciclamato

    - Aspartame

    - Acessulfame-k


ID
1512562
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No caso das bebidas sem álcool, pode-se dizer que seu aporte é essencialmente fruitivo, com valor agregado de açúcar, muitas vezes, suprimidos nas formas especiais e com acréscimos de edulcorantes. Algumas podem conter produtos aditivos como a cafeína e

Alternativas

ID
1512565
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos princípios fundamentais referentes ao emprego de aditivos alimentares.

Alternativas
Comentários
  • Não complementa nada, já que eles não têm a intenção de nutrir,


ID
1512568
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação à função antiumectante/antiaglutinante reconhecidas pelo MERCOSUL (resol. 95/95) para aditivos alimentares, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Antiumectante- São capazes de reduzir as características higroscópicas de alimentos e diminuir a tendência das partículas individuais a aderir umas as outras.

    Flavorizantes-São substâncias ou misturas de substâncias com propriedades aromáticas, sápidas ou ambas, capazes de dar ou reforçar o aroma, o sabor ou ambos dos alimentos.

    umectante- Protege os alimentos da perda de umidade em ambiente de baixa umidade relativa ou que facilitam a dissolução de um pó em meio aquoso.

    Emulsificante- Tornam possível a formação ou a manutenção uma mistura uniforme de duas ou mais fases imiscíveis no alimento.

    Geleificante- Tornam ou mantêm os tecidos de frutas ou hortaliças firmes, e crocantes, ou interagem com agentes gelificantes para produzir ou fortalecer um gel.


ID
1512988
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual das alternativas corresponde à definição de aditivo alimentar?

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA B.

    De acordo com a ANVISA, Aditivo Alimentar é todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento. Esta definição consta do item 1.2 da Portaria SVS/MS 540, de 27/10/97


    Ao agregar-se poderá resultar em que o próprio aditivo ou seus derivados se convertam em um componente de tal alimento. A definição não inclui os contaminantes ou substâncias nutritivas que sejam incorporadas ao alimento para manter ou melhorar suas propriedades nutricionais.


ID
1513435
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As substâncias químicas podem ocorrer de modo natural nos alimentos ou resultar da incorporação intencional ou acidental, em qualquer etapa da cadeia alimentar, de substâncias nocivas à saúde. Constituem exemplos mais frequentes: pesticidas como os organoclorados ou organofosforados, fármacos como os antibióticos, hormônios como os anabolizantes, metais pesados e aditivos.
Em relação aos aditivos, assinale a alternativa que NÃO caracteriza uma das substâncias nocivas à saúde.

Alternativas
Comentários
  • O ÁCIDO CÍTRICO esta presente naturalmente em diversos alimentos e tem sido usado na Indústria de Alimentos.

    Também conhecido como citrato de hidrogênio, o ácido cítrico é o ácido mais utilizado pela indústria alimentícia e de bebidas, uma vez que apresenta propriedades antioxidantes, acidulantes, flavorizantes, sequestrantes e reguladoras de acidez. De um modo geral, preserva o sabor de bebidas e alimentos industrializados, regulando o pH, mascarando o gosto desagradável de alguns compostos, neutralizando o paladar doce e acidificando o sabor.

    Devido às propriedades acidulante, palatabilidade, atoxicidade, facilidade de assimilação pelo organismo humano, tamponamento e sequestramento de íons, o ácido cítrico apresenta uma série de aplicações industriais.




ID
1905481
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre a migração de constituintes das embalagens de alimentos, analise as proposições abaixo e marque a opção cometa.

I. A migração é considerada tão pequena que não se observa resposta biológica a longo prazo.

II. Os aditivos utilizados na formulação das embalagens podem sofrer transformações químicas durante a fabricação das mesmas, dificultando sua identificação.

III. A migração de monômeros de embalagens plásticas depende das características físico-químicas dos alimentos em contato.

IV. Embalagens PET (polietileno tereftalato) destinadas ao uso único oferecem baixa resistência ao teste dos choques repetidos.

Alternativas

ID
1959241
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a característica a físico-química dos alimentos que NÃO influencia na migração de aditivos de embalagens, como ftalatos e bisfenol A, para os alimentos.

Alternativas

ID
1976929
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A respeito dos conservantes usados nos alimentos, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • dioxido de enxofre previne contra o escurecimento enzimatico

     

  • Quais são os principais conservantes?

    1. Antioxidantes. Servem para impedir a reação do alimento com o oxigênio, isto é, a oxidação. ...
    2. Antimicrobianos. Sua função é inibir microrganismos que podem afetar a qualidade do alimento. ...
    3. Inibidores enzimáticos. ...
    4. Dióxido de enxofre. ...
    5. Ácido lático. ...
    6. Glutamato monossódico.

ID
2047963
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O código de defesa do consumidor no que diz respeito a aditivos nos alimentos, alerta para os corantes artificiais porque podem causar alergia. Um destes corantes citados pelo código é

Alternativas
Comentários
  • A tartrazina, ou E102, é um corante muito utilizado para colorir alimentos artificialmente. Seu uso é permitido por lei, mas o fabricante é obrigado a informar a presença deste corante com a seguinte frase no rótulo: “Este produto contém corante amarelo de tartrazina”Estudos realizados nos Estados Unidos, desde a década de 70, mostraram que este corante pode causar urticária e angioedema (inchaços).


ID
2207440
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A aplicação de aditivos químicos, empregados em certos produtos alimentícios, detém a multiplicação de micro-organismos como no caso da margarina, com a utilização do seguinte aditivo conservador:

Alternativas
Comentários
  • Um importante aliado deste setor neste sentido é o Benzoato de Sódio. O conservante é um agente antimicrobiano que tem como função principal inibir ou até mesmo eliminar o desenvolvimento de bactérias fungos vírus e protozoários dos mais diversos nos alimentos.


ID
2304217
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Aditivos alimentares são ingredientes adicionados intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais desses alimentos. Podem exercer diversas funções, sendo correto afirmar a esse respeito que:

Alternativas
Comentários
  • c) Estabilizante é substância que torna possível a manutenção de uma dispersão uniforme de duas ou mais substâncias imiscíveis em um alimento

  • Segundo a Portaria nº 540, de 27 de outubro de 1997 - ANVISA - "Aditivos Alimentares - definições, classificação e emprego.", as definições são:

     

    Agente de Firmeza: substância que torna ou mantém os tecidos de frutas ou hortaliças firmes ou crocantes, ou interage com agentes geleificantes para produzir ou fortalecer um gel.

    Umectante: substância que protege os alimentos da perda de umidade em ambiente de baixa umidade relativa ou que facilita a dissolução de uma substância seca em meio aquoso.

    Estabilizante: substância que torna possível a manutenção de uma dispersão uniforme de duas ou mais substâncias imiscíveis em um alimento.

    Sequestrante: substância que forma complexos químicos com íons metálicos.

    Edulcorante: substância diferente dos açúcares que confere sabor doce ao alimento.

     

    Alternativa: C

     

  • Portaria nº 540, de 27 de outubro de 1997

     3- Funções de aditivos alimentares:

    3.1 - Agente de Massa: substância que proporciona o aumento de volume e/ou da massa dos alimentos, sem contribuir significamente para o valor energético do alimento.

    3.2 - Antiespumante: substância que previne ou reduz a formação de espuma.

    3.3 - Antiumectante: substância capaz de reduzir as características higroscópicas dos alimentos e diminuir a tendência de adesão, umas às outras, das partículas individuais.

    3.4 - Antioxidante: substância que retarda o aparecimento de alteração oxidativa no alimento.

    3.5 - Corante: substância que confere, intensifica ou restaura a cor de um alimento.

    3.6 - Conservador: substância que impede ou retarda a alteração dos alimentos provocada por microrganismos ou enzimas.

    3.7 - Edulcorante: substância diferente dos açúcares que confere sabor doce ao alimento.

    3.8 - Espessantes: substância que aumenta a viscosidade de um alimento.

    3.9 - Geleificante: substância que confere textura através da formação de um gel.

    3.10 - Estabilizante: substância que torna possível a manutenção de uma dispersão uniforme de duas ou mais substâncias imiscíveis em um alimento.

    3.11 - Aromatizante: substância ou mistura de substâncias com propriedades aromáticas e/ou sápidas, capazes de conferir ou reforçar o aroma e/ou sabor dos alimentos.

    3.12 - Umectante: substância que protege os alimentos da perda de umidade em ambiente de baixa umidade relativa ou que facilita a dissolução de uma substância seca em meio aquoso.

    3.13 - Regulador de Acidez: substância que altera ou controla a acidez ou alcalinidade dos alimentos.

    3.14 - Acidulante: substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos.

    3.15 - Emulsionante/Emulsificante: substância que torna possível a formação ou manutenção de uma mistura uniforme de duas ou mais fases imiscíveis no alimento.

    3.16 - Melhorador de Farinha: substância que, agregada à farinha, melhora sua qualidade tecnológica para os fins a que se destina.

    3.17 - Realçador de Sabor: substância que ressalta ou realça o sabor/aroma de um alimento.

    3.18 - Fermento Químico: substância ou mistura de substâncias que liberam gás e, desta maneira, aumentam o volume da massa.

    3.19 - Glaceante: substância que, quando aplicada na superfície externa de um alimento, confere uma aparência brilhante ou um revestimento protetor.

    3.20 - Agente de Firmeza: substância que torna ou mantém os tecidos de frutas ou hortaliças firmes ou crocantes, ou interage com agentes geleificantes para produzir ou fortalecer um gel.

    3.21 - Sequestrante: substância que forma complexos químicos com íons metálicos.

    3.22 - Estabilizante de cor: substância que estabiliza, mantém ou intensifica a cor de um alimento.

    3.23 - Espumante: substância que possibilita a formação ou a manutenção de uma dispersão uniforme de uma fase gasosa em um alimento líquido ou sólido.


ID
2427139
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa correta.
Os aditivos alimentares podem exercer diversas funções tecnológicas no alimento, sendo o carbonato de cálcio e o hidróxido de magnésio aditivos com finalidade:

Alternativas
Comentários
  • C - Antiumectante.

  • Antiumectante: substância capaz de reduzir as características higroscópicas dos alimentos e diminuir a tendência de adesão, umas às outras, das partículas individuais.

    Portaria n° 540, de 27 de outubro de 1997

  • Exemplos:

    Corante: Caramelo, carmim,Tartrazina, Betacaroteno, titânio

    Conservante: ácido benzoico, Metabissulfito de sódio/potássio, Nitrito/nitrato, óxido de etileno, propileno

    Antioxidante: primário - compostos fenólicos(BHT, BHA,tocoferóis).Sinergísticos - ácido ascorbico, ácido fosfórico, EDTA.

    Emulsificante: Lecitina. monoglicerídeos de glicerol.

    Espessante: ácido algínico, alginina, goma guar, goma de alfarroba e goma xantana.

    Estabilizante: Sais de cálcio, potássio e sódio de ácidos gordos; são sabões, utilizados como emulsionantes, estabilizadores e para evitar a compactação excessiva; não têm efeitos adversos.

    Sais de magnésio de ácidos gordos.

    Edulcorantes: Esteviosídeo - poder edulcorante relativo de 180; Sorbitol - poder

    edulcorante relativo de 60 Manitol - poder edulcorante relativo de 50.

    Artificiais: Aspartame - poder edulcorante relativo de 50; Sacarina - poder

    edulcorante relativo de 300; Ciclamato -poder edulcorante relativo

    de 180; Acesulfame-K - poder edulcorante relativo de 200; Sucralose -poder edulcorante relativo de 600.

    Acidulante: ácido cítrico, ácido fosfórico, GLD.

    Antiumectante: carbonato de cálcio e o alumínio silicato de sódio

    Aromatizante: polióis propileno,glicol, glicerol e sorbitol, além do lactato de sódio e dioctil sulfossuccinato.


ID
2432746
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Embora sob o ponto de vista tecnológico haja benefícios alcançados com a utilização de aditivos alimentares, existe a preocupação constante quanto aos riscos toxicológicos potenciais decorrentes da ingestão diária dessas substâncias químicas. Com base nos tipos de aditivos alimentares, assinale a alternativa correta no que se diz respeito aos emulsionantes.

Alternativas
Comentários
  •  

    São substâncias que tornam possível a formação ou a manutenção de uma mistura homogênea de duas ou mais fases imiscíveis.

  • Gab: A

    Lembrando que os Espessantes que aumentam a viscosidade.

    #Foco

  • E - Antiumectantes

  • A) EMULSIONANTES: São substâncias que tornam possível a formação ou a manutenção de uma mistura homogênea de duas ou mais fases imiscíveis.

    B)ESPUMANTES: São substâncias que tornam possível a dispersão homogénea de uma fase gasosa nos géneros alimentares, líquidos ou sólidos.

    C)ESTABILIZANTES: São substâncias que tornam possível a manutenção do estado físico-químico dos géneros alimentares.

    D)ESPESSANTES: São substâncias que aumentam a viscosidade dos gêneros alimentícios.

    E)HUMIDIFICANTES: São substâncias que impedem os géneros alimentares de secar por contrabalançarem o efeito de uma atmosfera com baixo grau de humidade, ou que promovem a dissolução de um pó num meio aquoso.

    FONTE 

     , Art. 2.º


ID
2835154
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre o ácido cítrico, importante aditivo alimentar, é incorreto afirmar que ele

Alternativas

ID
2875258
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os aditivos alimentares são substâncias acrescentadas aos alimentos com o fim de modificar o seu valor nutritivo, as suas características organolépticas, as técnicas de transformação e a eficácia da sua conservação. A sua utilização desempenha um papel vital na alimentação dos nossos tempos. Com base na tecnologia de alimentos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B

    Manutenção das características químicas e biológicas. Os agentes conservantes retardam as alterações causadas pelos microrganismos. Os anti-oxidantes evitam o desenvolvimento de ranço ou outras oxidações indesejáveis em produtor ricos em gordura e também o aparecimento de manchas castanhas em frutos frescos recém-cortados.

  • é tanta questão mal feita, que a gente fica se perguntando quem prepara isso???

ID
3026875
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Ao comprar um bolo “zero adição de açúcares”, a consumidora observou no rótulo o uso dos ingredientes sorbitol e manitol. Esses ingredientes são

Alternativas
Comentários
  • tbm tem função tecnologica de maciez!

  • O sorbitol é um poliálcool, também chamado de glucitol. É encontrado naturalmente em diversas frutas, tais como a maçã e a ameixa. Pode ser obtido a partir da hidrogenação da glicose. O seu poder de adoçar é 50% menor que o da sacarose, sem entretanto causar cáries

  • polióis, utilizados para acrescentar sabor doce aos alimentos e que, diferentemente dos dissacarídeos, são pouco absorvidos no trato gastrointestinal.

ID
3162358
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As informações nos rótulos de alimentos são importantes para o consumidor fazer escolhas conscientes sobre o que vai para sua mesa no dia a dia. Dentre os componentes, os carboidratos são considerados fonte de energia. Conhecer as propriedades e a segurança da cadeia produtiva dos carboidratos é importante para reduzir o risco.

Assinale a alternativa correta referente ao tema.

Alternativas

ID
3162382
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A aplicação de enzimas na indústria de alimentos é crescente. Entender o estudo cinético de uma enzima permite obter informação sobre os mecanismos de ação enzimática e as interações destas com o ambiente físico e químico. Referente à cinética enzimática e ao processo produtivo, sua performance e controles, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da alternativa B?

  • "a atividade enzímica é uma propriedade medida pela rápida redução de velocidade de conversão de uma reação química que uma enzima produz num sistema de ensaio especificado."

    A atividade enzimática é uma propriedade medida pela velocidade da reação de conversão de uma reação química que uma enzima produz num sistema de ensaio especificado.


ID
3192328
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os aditivos alimentares são substâncias incorporadas aos alimentos com o intuito de melhorar e manter a qualidade, aprimorar o valor nutricional além de facilitar o processamento. No entanto, o uso de aditivos alimentares para ocultar danos ou alterações em alimentos, bem como iludir os consumidores é expressamente proibido pela legislação.


Analise as afirmativas a seguir em relação aos aditivos alimentares.

I. Os ácidos são importantes no estabelecimento de géis de pectina, servem como agentes antiespumantes, além de induzirem a coagulação de proteínas do leite.

II. O ácido sórbico e seus sais de sódio e potássio são utilizados na inibição de bolores e leveduras em diversos alimentos como queijos, vinho, e produtos de panificação.

III. O dióxido de enxofre e seus derivados são adicionados aos alimentos para a inibição do escurecimento não enzimático, para a inibição de reações catalisadas por enzimas e para a inibição e controle de microrganismos.

IV. Os nitritos e nitratos são usados em misturas de cura para carnes para o desenvolvimento e fixação de cor, para a inibição de microrganismos e para o desenvolvimento de sabores característicos.


Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3246232
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A conservação de alimentos por aditivos consiste na adição de produtos químicos aos alimentos. O que são edulcorantes?

Alternativas
Comentários
  • EDULCORANTES- Substâncias diferentes dos açúcares que conferem sabor doce ao alimento.

    Espessantes- aumentam a viscosidade

    Acidulante- alteram ou controlam a acidez dos alimentos.

    corante- Substâncias que intensificam a cor dos alimentos.


ID
3258043
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca dos aditivos alimentares, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • É considerado um aditivo BPF (boas práticas de fabricação) aquele que possui ingestão diária aceitável (IDA) não especificado.
  • Na Tabela I consta a lista dos aditivos autorizados para uso segundo as Boas Práticas de Fabricação (BPF), os quais têm Ingestão Diária Aceitável (IDA) não especificada ou não limitada estabelecida pelo Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives – JECFA (Comitê FAO/OMS de Especialistas em Aditivos Alimentares). O uso desses aditivos nos alimentos está autorizado com limite quantum satis (q.s.), ou seja, quantidade suficiente para obter o efeito tecnológico desejado, desde que não alterem a identidade e a genuinidade do alimento, exceto para as categorias de alimentos listadas na Tabela II com limite máximo numérico Tabela 1 140i Clorofila COL 150a Caramelo I – simples COL 162 Vermelho de beterraba, betanina COL 170i Carbonato de cálcio ANAH 171 Dióxido de titânio COL
  • A RDC 45/2010 traz a nova relação dos aditivos para uso segundo as Boas Práticas de Fabricação (BPF). Um aditivo é considerado BPF quando possui Ingestão Diária Aceitável (IDA) "não especificada". Isso significa que o uso está limitado à quantidade necessária para atender às Boas Práticas de Fabricação (BPF), ou seja, quantidade necessária para obter o efeito tecnológico necessário.


ID
3259420
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

“De maneira muito genérica, poderíamos considerar que aditivos são aqueles produtos ou conjunto de produtos que são adicionados ao alimento, visando melhorar suas qualidades organolépticas e nutricionais ou que estão presentes nesse alimento através da contaminação in natura ou no processamento e armazenamento” (BOBBIO & BOBBIO, 2001).

Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta

Alternativas

ID
3373708
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A atividade antimicrobiana do benzoato de sódio está relacionada com o pH do meio, sendo maior em valores mais baixos. Em pH mais neutros, é praticamente ineficiente. Ao se complexar com ácidos, como o ácido ascórbico, em temperaturas elevadas e exposição à luz, o benzoato de sódio se transforma em:

Alternativas

ID
3442015
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Para aumentar a durabilidade, melhorar a aparência e o sabor dos alimentos, muitas substâncias são adicionadas. No que diz respeito aos aditivos químicos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A - antioxidantes

    B - estabilizantes

    C- Espessantes

    D - Edulcorantes

    • aromatizantes melhoram ou modificam o aroma do alimento;
    • flavorizantes ou realçadores de sabor, como o próprio nome diz, potencializam o gosto do alimento. Um dos flavorizantes mais usados é o glutamato monossódico, presente em molhos e salgadinhos;
    • acidulantes acentuam o sabor ácido dos alimentos;
    • edulcorantes ou adoçantes, como aspartame e sacarina, têm a função de substituir a adição de açúcar.
    • espessantes aumentam a consistência do alimento, como é o caso do ágar;
    • emulsificantes aumentam a estabilidade da mistura para que a água e os óleos não se separem;
    • fermentos químicos são como os fermentos biológicos, porém, feitos de substâncias químicas;
    • antiespumante inibem a efusão e a efervescência durante o preparo e o consumo do alimento.

  • GABARITO ; C

    Questão que deveria ser anulada.

  • Na verdade os emulsificantes que tem a função de dá viscosidade aos alimentos , essa questão esta errada


ID
3625126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em outubro de 2007, a Polícia Federal realizou a operação Ouro Branco, em Minas Gerais, que culminou com a prisão de pessoas acusadas de adulteração no leite produzido por cooperativas das cidades de Uberaba e Passos. Os lotes apreendidos foram considerados impróprios ao consumo humano. Vários presos confessaram que misturavam soda cáustica, ácido cítrico, peróxido de hidrogênio, citrato de sódio, além de água, sal e açúcar ao leite a ser comercializado como do tipo longa vida.

Internet: <http://noticias.pgr.mpf.gov.br> (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item que se segue acerca de química, tecnologia e bromatologia do leite animal.

Fosfatase alcalina, peroxidase e coliformes são algumas das análises bromatológicas indicadas para a verificação da qualidade do processo de pasteurização do leite.

Alternativas

ID
3722683
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre a aplicação de enzimas na indústria de alimentos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A

    a pepsina é usada na fabricação de cerveja para minimizar a turbidez. pepsina é a enzima que digere proteina . A enzima mais usada na cerveja é proveniente da papaína, a uma temperatura de 37

    Produtos químicos para estabilizar a cerveja são adicionados na fervura do mosto, assim como as enzimas proteicas. Esses produtos decompõem os complexos proteicos que deixam de ter capacidade de turvação. A enzima mais usada é proveniente da papaína, a uma temperatura de 37°. Essa ação permite a pasteurização da cerveja.

    • B

    a bromelina é uma lipase encontrada em produtos cárneos. Abacaxi(enzima)

    • C

    a renina é uma hidrolase utilizada para amaciar carnes. Para amaciar carnes, utiliza enzima como papina(mamão), bromelina do abacaxí.

    A renina ou angiotensinogenase é uma enzima circulante liberada pelas células justaglomerulares dos rins em resposta a uma série de estímulosidade fisiológicos e provoca a ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona

    • D correta

    as invertases são enzimas que atuam sobre a sacarose, visando a um aumento do poder edulcorante.

    • E

    as amilases transformam os polímeros da glucose em moléculas de peso molecular maior. (menor)

  • A. A enzima mais usada para produção de cerveja é proveniente da papaína.

    B. A bromelina é uma enzima encontrada no abacaxi.

    C. Para amaciar as carnes é utilizada a biomédica ou a papina.

    D. Correta. As invertases agem sobre a sacarose aumentando o poder edulcorante.

    E. As amilases transformam os polímeros de glicose em moléculas de peso molecular MENOR


ID
3901546
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação ao tema “aditivos alimentares”, a afirmativa abaixo que apresenta uma correta definição sobre a ingestão desses aditivos é:

Alternativas
Comentários
  • Ingestão diária aceitável, IDA ou ADI é um valor numérico, medido em mg/kg, que determina a quantidade que se pode consumir de uma substância durante todos os dias, com segurança, por toda a vida

  • A RDC 45/2010 traz a nova relação dos aditivos para uso segundo as Boas Práticas de Fabricação (BPF). Um aditivo é considerado BPF quando possui Ingestão Diária Aceitável (IDA) "não especificada". Isso significa que o uso está limitado à quantidade necessária para atender às Boas Práticas de Fabricação (BPF), ou seja, quantidade necessária para obter o efeito tecnológico necessário.


ID
3942934
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Aditivos intencionais são aditivos propositalmente adicionados aos alimentos e destinados a conferir maior durabilidade e melhor aspecto durante o período de conservação dos mesmos.


São categorias nas quais os aditivos são classificados, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Categorias de Aditivos:

    Acidulantes

    Antioxidantes

    Antiumectantes e Umectantes

    Conservantes

    Corantes e Edulcorantes

    Espessantes

    Espumíferos e antiespumíferos

    Estabilizantes

    Flavorizantes


ID
3991486
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual dos seguintes aditivos alimentares torna possível a manutenção de dispersão uniforme de duas ou mais substâncias imiscíveis em um alimento?

Alternativas
Comentários
  • estabilizando- dispersão uniforme de duas ou mais substâncias

    Espessante- aumenta viscosidade

    Acidulante- acentuam sabor acido e aumentam a acidez

  • Estabilizante - Substância que torna possível a manutenção de uma dispersão uniforme de duas ou mais substâncias imiscíveis em um alimento;

    Emulsificante/Emulsionante - Substância que torna possível a formação ou manutenção de uma

    mistura uniforme de duas ou mais fases imiscíveis no alimento;


ID
4021978
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A fim de facilitar o acesso à Legislação Brasileira de Aditivos Alimentares, a Gerência de Produtos Especiais (GPESP/GGALI/ANVISA) consolidou as autorizações do uso de aditivos alimentares por categorias de produtos. Os produtos alimentícios foram organizados em 20 categorias amplas, algumas subdivididas em subcategorias específicas. Essa categorização considerou a harmonização de alguns regulamentos técnicos sobre aditivos alimentares no âmbito do MERCOSUL. Acerca da organização dos alimentos em categorias, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 13: molho/condimento 1: lácteos 10: ovos 4: FLV
  • que banca uó


ID
4021981
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) permite a utilização de aditivos nas bebidas alcoólicas fermentadas, como, por exemplo, corantes, acidulantes, antiespumantes, aromatizantes, antioxidantes e estabilizantes. São exemplos de acidulantes utilizados em bebidas alcoólicas fermentadas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Acidulantes Permitidos

    • Ácido láctico
    • Ácido málico
    • Ácido cítrico
    • Ácido fosfórico

    RDC N° 65, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2011( Dispõe sobre a aprovação de uso de aditivos alimentares para fabricação de cervejas.

  • Ácido ascórbico é um antioxidante


ID
4146169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

        O pão integral produzido e comercializado na padaria Trigo Especial segue a descrição de rotulagem para alimentos estabelecida pela ANVISA. No rótulo, estão descritos apenas os ingredientes apresentados a seguir.


Ingredientes: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de trigo integral, óleo de soja, fibra de trigo, glúten, castanha de caju, sal e propionato de cálcio.


Com relação a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O propionato de cálcio é um aditivo utilizado para aumentar a vida de prateleira do produto.

Alternativas
Comentários
  • O propionato de cálcio é um sal conservante, originário do ácido propiônico. Esse item é amplamente usado na área da panificação, por inibir a proliferação de fungos e outros microorganismos. Com isso, evita-se o surgimento de mofos e os produtos podem ficar mais tempo expostos para venda


ID
4845166
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Aditivos alimentares são quaisquer ingredientes adicionados intencionalmente aos alimentos com o objetivo de modificar suas características. Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 45, de 03 de novembro de 2010, que dispõe sobre aditivos alimentares autorizados para uso segundo as boas práticas de fabricação (BPF), é um realçador de sabor:

Alternativas
Comentários
  • O ácido glutâmico é um aminoácido importante para o bom funcionamento do cérebro, além de ser fundamental para originar outras substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo, como glutamato, prolina, ácido gama-aminobutírico (GABA), ornitina e glutamina, que é um aminoácido que fica rapidamente disponível e é fundamental para o processo de formação do músculo, sendo muitas vezes usada como suplemento por pessoas que desejam ganhar massa muscular.

    As principais fontes de ácido glutâmico são os alimentos de origem animal, como ovo, leite, queijo e carne, mas também pode ser encontrado em alguns vegetais, como aspargo, agrião e alface, por exemplo.

    O ácido glutâmico é o responsável pelo sabor umami, que corresponde ao sabor agradável dos alimentos. Por isso, o sal do ácido glutâmico, chamado de glutamato monossódico, é utilizado na indústria alimentar como aditivo para realçar o sabor dos alimentos.

    FONTE: https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-acido-glutamico/#:~:text=O%20%C3%A1cido%20glut%C3%A2mico%20%C3%A9%20um,amino%C3%A1cido%20que%20fica%20rapidamente%20dispon%C3%ADvel

    :^]

  • Ácido Sórbico – composto orgânico, usado como conservante em diversos alimentos e também em medicamentos. Potente inibidor de levedura, mofo e bolor. Realça a cor da carne. Anvisa permite o uso de 0,02g/100g.

  • A questão exige conhecimentos acerca de aditivos alimentares autorizados para uso segundo a RDC n° 45, de 03 de novembro de 2010. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – segundo a RDC, a pectina pode ser utilizada como espessante, estabilizante, gelificante e emulsificante.

    B) CERTO – segundo a RDC, o ácido glutâmico pode ser utilizado como realçador de sabor.

    C) ERRADO – segundo a RDC, a polidextrose pode ser utilizada como agente de corpo ou massa, espessante, estabilizante e umectante.

    D) ERRADO – o ácido sórbico é utilizado como conservante de alimentos, porém ele NÃO ESTÁ PRESENTE na RDC n° 45, de 03 de novembro de 2010.

    E) ERRADO – segundo a RDC, o glicerol pode ser utilizado como emulsificante, espessante, estabilizante, umectante e agente de corpo ou massa.

    Gabarito do Professor: LETRA B.



ID
5150008
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Águas da Prata - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A indústria alimentícia utiliza diversos aditivos com funções diferentes para deixar os alimentos mais palatáveis e duradouros. Um dos aditivos é definido como flavorizante e sua função é:

Alternativas
Comentários
  • Substância natural ou artificial que se adiciona a alimentos ou bebidas para lhes dar ou realçar o sabor e o aroma. [F.: de *flavorizar, do ing. flavor 'aroma', 'sabor' + -izar + -nte.

  • Flavorizantes promovem e intensificam o sabor e o aroma.

    Ex: acetato de etila confere o aroma e sabor de maçã.


ID
5246596
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Aditivos intencionais são aditivos propositalmente adicionados aos alimentos e destinados a conferir maior durabilidade e melhor aspecto durante o período de conservação dos mesmos.
São categorias nas quais os aditivos são classificados, exceto:

Alternativas

ID
5276611
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia o trecho:


    As reações enzimáticas ocorrem não só no alimento natural, mas também durante o seu processamento e armazenamento. As enzimas são importantes coadjuvantes tecnológicos no setor de álcool e derivados; amido e açúcares; cervejaria; laticínios e derivados; óleos e gorduras; panificação; vinícolas; e sucos de frutas.

Revista Aditivos e Ingredientes, n. 10, p. 39 - 50 (Adaptado)


Correlacione as colunas, considerando o uso e aplicação das enzimas nos diferentes segmentos da indústria de alimentos.


1. α – amilase

2. Glicose isomerase 

3. Pectinase 

4. Protease


( ) Produção de xarope de milho rico em frutose para a utilização como adoçante em bebidas.

( ) Coagulação do leite para a fabricação de queijos e produção de hidrolisados para sopas e alimentos salgados.

( ) Amolecimento da massa, aumento do volume do pão, auxilia na formação de açúcares para a fermentação das leveduras. 

( ) Redução da viscosidade e da turbidez, aumenta a extração, a pigmentação e a clarificação de sucos de frutas e vinhos.


A sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
5401597
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Segundo o decreto nº 55.871 de 26 de Março de 1965, classifique e defina os aditivos da seguinte forma. Marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Flavorizante substância que confere ou intensifica o sabor dos alimentos
  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • Umectante - EVITA a perda da água, mas não aumenta tal umidade. Espumífero e antiespumífero - modificam a tensão superficial da alimentos LÍQUIDOS.