SóProvas


ID
2232583
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A doença de Chagas apresenta um curso clínico bifásico: fase aguda e fase crônica. Na fase aguda, as manifestações clínicas mais comuns são: febre prolongadas e recorrentes, cefaleia, mialgias, astenia, edema de face ou membros inferiores, rash cutâneo, hipertrofia dos linfonodos, hepatomegalia, esplenomegalia, ascite, vômito, edema bipalpebral unilateral. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) O agente etiológico da doença de Chagas é o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi.

( ) Os vetores da doença de Chagas são Triatomídeos hematófagos que, dependendo da espécie podem viver em meio silvestre, no peridomicílio ou no intradomicílio.

( ) A transmissão da doença de Chagas é vetorial, através da picada do triatomídeo hematófago, sendo o seu controle por inseticidas e investigação entomológica.

( ) Cuidados de higiene são importantes na produção de origem animal consumidos crus, como carnes de origem bovina e suína, para prevenção da doença de Chagas. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • A terceira alternativa peca por falta de informações, ela esquece de afirmar que o caldo de cana e o açaí contaminados por fezes ou insetos esmagados também podem ser fontes de contaminação, é não apenas o vetor Barbeiro.

  • c) V-V-F-F.

  • A doença de Chagas não se transmite pela picada do barbeiro, e sim quando fezes contaminadas pelo Trypanosoma cruzi penetram no orifício da picada do inseto.