SóProvas



Questões de Principais doenças endêmicas no Brasil


ID
259849
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a forma de transmissão de agentes causais de doenças, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA A.

    metade da alternativa esta correta, apenas pelo fato que a dengue nao se transmite pelo contato direto a uma pessoa doente.
  • Bom, a dengue somente é transmitida quando um mosquito contaminado pelo vírus suga o sangue de uma pessoa não contaminada.
    E por sua vez o mosquito não contaminado, se contamina ao picar uma pessoa portadora do vírus.
    Sendo que somente a pessoa desenvolve a doença. O mosquito não!
    Bons estudos!
  • Dentre as alternativas fornecidas pela questão, todas as alternativas estão corretas, exceto a alternativa (A), pois é incorreto afirmar que a dengue pode ser transmitida por contato direto de uma pessoa doente para uma sadia. A transmissão do vírus da dengue ocorre apenas através da picada do mosquito Aedes aegypti.
  • A CORRETA É A LETRA D

    A raiva é uma antropozoonose responsável por encefalite viral aguda em mamíferos, transmitida, em geral, pela mordedura de um animal raivoso, que introduz o vírus transportado na sua saliva.

  • Macello, a questão pediu a alternativa INCORRETA.

     

    Gabarito:  letra A

  • A transmissão da dengue é uma transmissão indireta através de um vetor


ID
259873
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Em 2010, até a semana epidemiológica 52, foram notificados 55.272 casos da doença em Alagoas, correspondendo a um aumento de 807,29% em relação ao mesmo período de 2009 (SESAU). Sobre a dengue, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - E

    O DEN-4 apresentou entrada no Brasil na década de 80 com risco epidêmico, mas rapidamente controlado rapidamente. No ano de 2010 houve nova detecção de entrada do vírus no Brasil com novo alerta de surto. A prevalência deste sorotipo ainda é baixa, sendo preocupante a introdução de uma nova forma viral da dengue com possibilidade de reifecção de pacientes já vitimados pela dengue em anos anteriores. Tal fato pode desencadear uma prevalência preocupante da dengue hemorrágica.

  • A letra "a" estaria correta se não fosse pelo final da frase:


    A) o agente etiológico da doença pertence à família Flaviviridae, gênero Flavivirus e possui quatro sorotipos, dengue 1, 2, 3 e 4. O correto é: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

     Fonte: 
    http://www.dengue.org.br/dengue.html
  • entao caro FERNANDO  a letra A esta correta pois a questao pede a  incorreta q é a letra E.
    se for recusar alegando a questao dos sorotipos vai perder pois os sorotipos sao 1 2 3 4 mesmos 
  • A dengue é causada por um vírus da família Flaviviridae, os flavovírus, e apresentam quatro sorotipos identificados pelas siglas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti que tem hábitos diurnos. Os quatro sorotipos podem causar as formas variáveis da doença. O sorotipo DEN-4 esteve sem registro por anos, porém voltou a circular em alguns estado do Brasil, não sendo o mais prevalente. O seu diagnóstico deve ser comunicado às autoridades sanitárias no prazo de 24 horas.


    Letra E correta.


  • Fiquei na dúvida entre D e E, uma vez que o período de incubação extrínseca é de 8 a 12 dias, não?!


ID
259876
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dadas as afirmativas seguintes, acerca da leptospirose,

I. É uma zoonose causada por espiroquetas do gênero Leptospira, móveis e com alto teor lipídico, atribuída à presença de LPS.

II. As leptospiras são mais facilmente visualizadas por microscopia de campo escuro em preparações a fresco, por contraste de fase, por impregnação pela prata e por imunofluorescência.

III. O agente causal é um bastonete Gram-negativo, anaeróbio estrito, que apresenta o rato como um dos principais reservatórios.

IV. A fase tardia ou terciária da doença é caracterizada pela formação de lesões granulomatosas inespecíficas, as gomas.

verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • A leptospirose é uma doença infecciosa causada por espiroquetas (bactérias em formato helicoidal) do gênero Leptospira. Possuem a endotoxina lipopolissacarídeo (LPS) e por isso tem alto teor lipídico, item I verdadeiro. Por serem muito delgadas, as bactérias desse gênero não são vistas ao microscópio óptico comum, sendo necessário preparações por contraste de fase ou impregnação por prata para torna-las mais espessas, item II verdadeiro. Esses microrganismos apresentam características de células Gram-negativas e Gram-positivas, não são bastonetes, mas sim espiroquetas, além de aeróbias, item III falso. Os sintomas da doença incluem febre alta, mal-estar, dores musculares, de cabeça, olhos vermelhos, tosse, cansaço e manchas vermelhas pelo corpo. Geralmente os sintomas regridem depois de alguns dias, entretanto, pode se ruma melhora transitória, item IV falso.


    Letra C correta. 


  • R:(C)

  • III - errada, bactéria aeróbia

    IV - errada, não há formação de lesões na leptospirose


ID
595822
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nordeste já sofre com epidemias causadas pela chuva.
“Um surto de diarreia em Maraial, na Zona da Mata Sul, a 133 quilômetros do Recife, acendeu o alerta entre autoridades de saúde que monitoram municípios afetados pelas enchentes que já mataram 52 pessoas e deixaram 157,5 mil sem casa em Pernambuco e Alagoas. Elas temem uma onda de epidemias, como leptospirose e cólera, cujos sintomas levam ao menos uma semana para aparecer (...).”

“(...) O temor e a supervisão redobrada das autoridades em relação à manifestação de sintomas de doenças epidêmicas ainda é motivado pelo fato de a cólera ser endêmica na região da Zona da Mata Sul.O bacilo foi controlado somente nos anos 1980 em Cortês, município vizinho a Palmares. Mas, como é resistente, pode voltar a se proliferar em condições ambientais e sanitárias propícias para o contágio, que ocorre principalmente quando há carência de rede de esgoto e de água potável.”(O Estado de S.Paulo. 26/06/2010)

A reportagem acima, extraída do Jornal O Estado de São Paulo, relata uma situação que normalmente acontece em locais onde houve um grande volume de chuvas. A respeito do que foi citado na reportagem, assinale a alternativa que está correta.

Alternativas
Comentários
  • Duas doenças são citadas no texto: leptospirose e cólera. A primeira é transmitida através da urina de ratos contaminados com a bactéria do gênero Leptospira. Já a cólera, pode ser transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados pelo vibrião Vibrio cholerae, podendo afetar muitas pessoas simultaneamente. Uma das medidas profiláticas relacionadas à cólera é justamente o tratamento adequado da água e esgoto (saneamento básico). Além disso, é importante lavar bem os alimentos e não ingeri-los cru. Como dito no texto, a cólera é endêmica da região, ou seja, a doença se manifesta em determinada região devido a causas locais. A leptospirose não se caracteriza como endêmica a região. Letra C correta.

  • Duas doenças são citadas no texto: leptospirose e cólera.

    A primeira é transmitida através da urina de ratos contaminados com a bactéria do gênero  .

    Já a cólera, pode ser transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados pelo vibrião Vibrio cholerae, podendo afetar muitas pessoas simultaneamente.

    Uma das medidas profiláticas relacionadas à cólera é justamente o tratamento adequado da água e esgoto (saneamento básico).

    Além disso, é importante lavar bem os alimentos e não ingeri-los cru.

    Como dito no texto, a cólera é endêmica da região, ou seja, a doença se manifesta em determinada região devido a causas locais.

    A leptospirose não se caracteriza como endêmica a região.

    Letra C correta.


ID
595843
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O programa Saúde, Mitos e Verdades trata da tuberculose que, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, é considerada uma doença de emergência mundial, ligada a questões sociais e de grande incidência nas regiões mais pobres, embora desde o aparecimento da AIDS, venha aumentando também nos países desenvolvidos. Cerca de 3 milhões de pessoas morrem anualmente, vítimas da tuberculose e 9 milhões de casos são registrados todos os anos. Trata-se de uma doença altamente contagiosa. Atinge todas as faixas etárias e é de extrema importância na área da saúde pública...”
(Disponível em www.rtv.unicamp.br/saude)

Segundo o texto, as questões sociais estão relacionadas ao índice de tuberculose em regiões pobres.Tal fato é observado:

Alternativas
Comentários
  • A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que atinge principalmente os pulmões. Por isso pode ser transmitida por inalação de gotículas espalhadas no ar pela fala, espirro ou tosse de pessoas doentes. A forma de prevenir a tuberculose é através da vacinação e tratamento dos doentes. Logo, a urbanização acelerada e o processo de favelização contribui para a disseminação da doença na medida em que muitas casas são construídas com baixa ventilação. Letra C correta.

  • Tuberculose é uma doença infeciosa geralmente causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (MTB). A tuberculose afeta geralmente os pulmões, embora possa também afetar outras partes do corpo. A maioria das infeções não manifesta sintomas, sendo nesses casos denominada tuberculose latente.


ID
646960
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Hoje em dia, a África é quase toda atingida pela malária, com exceção apenas da África do Sul, onde aconteceu a copa mundial de futebol, e dos países localizados no norte do continente africano junto ao Mediterrâneo. No Brasil, além dos casos de malária notificados anualmente na Amazônia, doenças sazonais como a dengue ainda afetam grande parte da população.

Quanto aos agentes transmissores e aos agentes etiológicos da malária e da dengue, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
682813
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O jornal Folha de S.Paulo noticiou em 29.07.2006 que moradores de Santarém, no Pará, foram contaminados por mal de Chagas após terem ingerido um suco de frutas que continha fezes de barbeiro ou o próprio animal triturado. Uma das pessoas faleceu. Fato semelhante ocorreu em Santa Catarina em março do ano passado. A partir dessa notícia, um dos leitores elaborou as afirmações seguintes.

I. Essa doença, endêmica de algumas regiões do Brasil, pode vir a se tornar uma epidemia, principalmente por meio do mecanismo de transmissão relatado pelo jornal.

II. Na transmissão por ingestão do protozoário, a infestação é direta, tirando do ciclo um dos vetores da doença.

III. A pessoa que morreu já era portadora do protozoário, pois a doença leva à morte nos casos em que existe reinfestação do hospedeiro definitivo.

IV. Certamente existem outras pessoas infectadas com o mal de Chagas em Santarém, caso contrário, a doença não teria aparecido.

Estão corretas somente as afirmações:

Alternativas
Comentários
  • A doença de chagas é considerada endêmica de algumas regiões do Brasil porque o fechamento do ciclo é dependente do vetor da doença, o barbeiro, ter contato direto com o hospedeiro vertebrado, o homem. Isso ainda ocorre em muitos locais com condições habitacionais precárias, casas de pau-a-pique, que podem se tornar o habitat do inseto. No caso relatado, em que muitas pessoas ingeriram o suco de frutas contendo o barbeiro, a doença pode se tornar uma epidemia, item I verdadeiro. Nessa transmissão por ingestão do barbeiro ou suas fezes, o vetor ainda está presente no ciclo, item II falso. No caso da doença de Chagas, o homem não é o hospedeiro definitivo, e sim considerado o hospedeiro intermediário, pois nele ocorre a reprodução assexuada do protozoário, item III falso. Para que o barbeiro se infecte é necessário que pique algum indivíduo já contaminado. Logo, é possível que já existisse outras pessoas com a doença em Santarém, item IV verdadeiro.


    Letra C correta.


  • Schistosoma mansoni (que causa a esquistossomose) e o Trypanosoma cruzi (que causa a Doença de Chagas), tem no homem o seu hospedeiro definitivo, pois a sua fase sexuada ocorre no ser humano. Hospedeiro intermediário – é o que apresenta o parasita e sua fase larvária ou assexuada.

  • RESUMINHO DE ALGUMAS DOENÇAS ENDEMICAS:

    Malária: a Malária é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Anopheles e causada por protozoários parasitários do gênero Plasmodium. Esta doença possui como sintoma uma febre que pode acontecer em uma frequência de tempos diferentes. A febre ocorre quando há uma quebra das hemácias, liberando os plasmódios na forma de merozoitos (resultado da reprodução dos esporozoitos) e hemozoinas (um tipo de pigmento presente nas hemácias).

    Leptospirose: a Leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes.

    Leishmaniose: a Leishmaniose é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Leishmania transmitidos pela picada de insetos da subfamília dos Flebotomíneos.

    Esquistossomose: a Esquistossomose, também conhecida como barriga d`água ou febre do caramujo.

    Doença de chagas: Schistosoma mansoni (que causa a esquistossomose) e o Trypanosoma cruzi (que causa a Doença de Chagas), tem no homem o seu hospedeiro definitivo, pois a sua fase sexuada ocorre no ser humano. Hospedeiro intermediário – é o que apresenta o parasita e sua fase larvária ou assexuada.

    CONCEITOS:

    • Epidemia: Muitos casos em um pequeno período de tempo em determinado local.

    • Pandemia: É uma epidemia com os locais mais amplos. Como aconteceu com a Aids e atual covid-19.

    • Endemia: São casos que acontecem em quantidade constante em determinado local. (por exemplo a dengue no Brasil)

    • Surto: casos que acontecem em locais extremamente restritos (surto de gripe em alguma escola, por exemplo).

  • Por que a afirmativa III está incorreta?

  • Resolução errada . Não necessariamente o barbeiro adquire o protozoário picando alguém infectado. O protozoário pode ser contraído pela picada a pequenos roedores , por exemplo.


ID
691216
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta relativa ao mosquito do gênero Aedes e à doença transmitida por sua picada.

Alternativas
Comentários
  • A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

    https://www.dengue.org.br/dengue_prevenir.html


ID
691462
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças infecciosas e parasitárias são causadas por um agente biológico, como vírus, bactérias, fungos, protozoários e metazoários (vermes).
Associe a primeira coluna (doença) de acordo com a segunda coluna (agente biológico causador da doença).

(1) sífilis                 ( ) protozoário
(2) dengue             ( ) verme
(3) tricomoníase    ( ) vírus
(4) oxiurose           ( ) fungo
(5) onicomicose     ( ) bactéria 


Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
719017
Banca
UFSCAR
Órgão
UFSCAR
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Existem diversas doenças que afetam o homem e que são causadas por agentes patogênicos, tais como vírus, bactérias e protozoários. Com relação a esses agentes, existem medidas profiláticas como, por exemplo, lavar bem alimentos que são ingeridos crus, o combate a insetos transmissores e o uso de agulhas e seringas esterilizadas. Essas medidas profiláticas seriam úteis, respectivamente, no combate da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     --> Leishmaniose é uma doeça causada por um protozoário, o vetor é o "mosquito palha". 

     

    -->Dengue- Doença trasmitida pelo mosquito Aedes Aegypti fêmea infectado e infectivo. São 4 tipos de arbovírus. O combate ao inseto trasmissor é uma medida profilática!

     

    -->Tifo é uma doença bacteriana transmitida por parasitas como o piolho. Existe vacina e o tratamento é feito com antibióticos. 

     

    --> hepatite B é transmitida através do contato sexual ou pela exposição a fluidos corparais infectados, como o sangue, por exemplo. A medida profilática  está relacionada com o uso de agulhas e seringas esterelizadas

     

    -->Amebíase - infecção causada pelo protozoário da espécie Entamoeba hystolitica. A doença é contraída pela ingestão de água ou alimentos contaminados (frutas, legumes). A higienização dos alimentos que serão consumidos crus é uma medida profilática!

     

    -->Febre amarela- Doença causada pelo vírus da febre amarela, o vetor urbano é o Aedes Aegypti. O combate ao mosquito transmissor é uma medida profilática.

     

    --> Sífilis- É uma DST (doença sexualmente trasmissíveis) causada pela bactéria Treponema pallidum. Além do contato sexual, é transmitida também através do contato com fluidos corparais infectados.

     

     

     

     


ID
737116
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças emergentes ocorrem no contexto de múltiplas condições, a exemplo da gripe H1N1. Sobre doenças emergentes virais, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a infecção simultânea de um animal por diferentes vírus pode criar novas formas virais recombinantes e mais virulentas.

  • O vírus pode sofrer mutações


ID
790873
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, a febre amarela pode ser adquirida em áreas silvestres e rurais de regiões como Norte e Centro-Oeste, além de parte do Sudeste, Nordeste e Sul. Marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Que isso?!!! Essa questão ficou no mínimo mal redigida. Desse jeito fica difícil!!!

    Tudo para dificultar a vida do candidato.

  • Que isso?!!! Essa questão ficou no mínimo mal redigida. Desse jeito fica difícil!!!

    Tudo para dificultar a vida do candidato.

  • ATUALIZAÇÃO!

    Art. 132. Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida recondução por novos processos de escolha. 


ID
793066
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A malária é uma doença de conhecimento médico. É popular desde épocas remotas, ocorrendo em áreas da Europa, Ásia, África, Oceania, e Américas. No final do século XX, a OMS estimou a ocorrência de cerca de 300 milhões de pessoas infectadas no mundo todo, com mais de um milhão de óbitos anuais, principalmente em crianças. (NEVES, 2006, p. 414).

Com base nos conhecimentos sobre a malária, que é considerada uma grave parasitose humana, marque com V as alternativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Os parasitos responsáveis por essa doença, que também é chamada vulgarmente de febre amarela, são bactérias pertencentes à família Plasmodiidae.

( ) A transmissão ocorre pela picada de fêmeas de mosquitos que pertencem ao gênero Aedes, os quais se infectam em uma única fonte de infecção conhecida, os pacientes infectados.

( ) A profilaxia da malária, teoricamente, seria eficaz se atingisse os três elos fundamentais da cadeia de transmissão a saber, seriam: tratar os doentes, proteger as pessoas sadias e combater o transmissor.

( ) Na malária, não ocorrem casos mais graves. No geral, caracteriza-se por sintomas, como dores de cabeça, fadiga, febre e náuseas que podem durar vários dias.

( ) A vacina contra a malária é um ideal que tem sido buscado e pesquisado há mais de 20 anos, sem, contudo, ter sido possível alcançar uma imunização eficiente e duradoura.

A alternativa que corresponde à sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    (F) Maéria é uma doença e febre amarela é outra.
    (F) O mosquito fêmea do gênero Anopheles é vetor.
    (V)
    (F) Quando crônica, o fígado e baço aumentam de tamanho e ocorre liberação de sangue em vômito e fezes.
    (V)
  • malaria - protozoarios



ID
806107
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, há muitas cidades onde não há saneamento básico. Nesses locais, a população é obrigada a se servir de fossas sépticas ou de alternativas mais rudimentares, como fossas a céu aberto ou lançamento de dejetos em cursos d' água, o que aumenta a incidência de inúmeras doenças parasitárias.


Para evitar essas doenças, a população deve pôr em prática medidas profiláticas simples, que envolvem desde hábitos básicos de higiene pessoal até medidas preventivas, que variam de acordo com a doença a se prevenir.


Assinale a alternativa que associa corretamente a doença parasitária com sua específica medida profilática.

Alternativas

ID
819532
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes, e possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. Sobre a febre amarela, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • gabarito eh a letra C, 
     
    Comentario da banca:

    A Febre Amarela possui como agente etiológico um arbovírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae, do tipo ARN, e não ADN como descrito no item B da questão.
    Além disso, a não especificação da relação entre o vetor e o ciclo da doença não tem prejuízo para análise da questão, uma vez que, o vetor concorrente para transmissão do vírus em áreas urbanas não foi citado em nenhuma alternativa, não restando dúvidas ao candidato sobre a veracidade do item C, conforme apresentado e divulgado no próprio canal de divulgação da doença hospedado no sítio do Ministério da Saúde


    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1552, acessado em 21/02/2012).
  • A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado de flavivirus, da família Flaviviridae, seu agente etiológico é um arbovírus, do tipo ARN e não ADN como citado na alternativa (B). Por ser transmitida por vetores artrópodes, não se trata de uma doença sazonal. No Brasil, há uma pequena incidência de casos e como não foi citado nas demais alternativas o outro vetor, que seria o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti podemos concluir que a alternativa correta é (C).
     
  • Febre amarela urbana - Aedes aegypti

    Febre amarela silvestre - Haemagogus e Sabethes

  • letra a) errada, é uma doença de caráter sazonal que ocorre com maior incidência nos meses de dezembro a maio, o período de tempo que está errado

    letra b) Vírus RNA. arbovírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae.

    letra c) letra correta

    letra d) os primatas não humanos são os maiores hospedeiros nas áreas rurais e não urbanas

    letra e) No Brasil, não ocorre transmissão da   em cidades desde 1942... mas ainda há o risco se uma pessoa que não é vacinada acaba tendo contato com essas regiões onde há o mosquito transmissor e contamine outras pessoas na área urbana

  • letra a) errada, é uma doença de caráter sazonal que ocorre com maior incidência nos meses de dezembro a maio, o período de tempo que está errado

    letra b) Vírus RNA. arbovírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae.

    letra c) letra correta

    letra d) os primatas não humanos são os maiores hospedeiros nas áreas rurais e não urbanas

    letra e) No Brasil, não ocorre transmissão da   em cidades desde 1942... mas ainda há o risco se uma pessoa que não é vacinada acabar tendo contato com essas regiões onde há o mosquito transmissor e contamine outras pessoas na área urbana

  • Pesquisei no Google... isso me deixou preocupada. Parece que a banca retirou a frase daqui.

    No Brasil, seu principal vetor é a fêmea do mosquito Haemagogus janthinomys infectada.

    Os primatas não humanos são os principais hospedeiros da febre amarela urbana.

    No Brasilatualmente, o maior número de casos humanos registrados são referentes ao ciclo urbano da doença.


ID
899797
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?

Alternativas
Comentários
  • Questão de nível fácil, exige conhecimentos sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti e medidas preventivas para impedir sua reprodução. Tendo em vista que as fêmeas do mosquito botam seus ovos em água limpa e parada e suas larvas se desenvolvem aí, a melhor opção para impedir que isso aconteça é remover recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas, latas, vasos de plantas e até mesmo caixas d’água destampadas.  Letra C correta.
  • SEM COMENTÁRIOS!

  • Tá de brincadeira quem errar uma questão dessa kkjk

  • Comentário da questão

    Campanhas de combate ao mosquito vetor da Dengue consistem na eliminação de possíveis criadouros do mosquito, um inseto aquático (fase larval vive na água), portanto, a remoção de recipientes que possam acumular água é uma forma de combatê-lo.

  • Letra C

    Basta saber os métodos preventivos contra a Dengue.

    Para evitar o mosquito da Dengue, é necessário remover recipientes que possam acumular agua, como: vasos, pneus, tampas de caixa de plástico ou qualquer coisa que possa acumular agua.

  • Questão de nível fácil, exige conhecimentos sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti e medidas preventivas para impedir sua reprodução. Tendo em vista que as fêmeas do mosquito botam seus ovos em água limpa e parada e suas larvas se desenvolvem aí, a melhor opção para impedir que isso aconteça é remover recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas, latas, vasos de plantas e até mesmo caixas d’água destampadas. Letra C correta.

  • "Não existe, ainda, vacina contra a dengue. Dessa

    maneira, a profilaxia (prevenção) da doença reside

    no combate aos vetores, isto é, aos mosquitos

    transmissores. Para tanto, devem ser tomadas as

    seguintes medidas: exterminar os locais utilizados

    pelo mosquito para sua reprodução e postura dos

    ovos, não deixando água no interior de garrafas, latas

    vazias, pneus velhos, etc.; tampar caixas-d’água,

    tanques, filtros e quaisquer reservatórios de água

    dentro ou fora de casa; evitar a manutenção de água

    nos pratos dos vasos de plantas; utilizar inseticidas e

    desinfetantes domésticos e usar telas protetoras em

    portas e janelas para impedir o acesso dos mosquitos

    ao interior das casas."

  • 95,39% de acertos.

    Deve ter sido a questão mais "fácil" de todos os tempos do ENEM.

  • Sério que isso foi uma questão do ENEM?

  • Você que acha que está questão é fácil e blá blá blá...

    Nos poupe do seu incrível puxa saquismo eu sei que o seu ego necessita disso, no entanto ajude os outros colegas que erraram está questão a achar a resposta e entender o problema.

    Infelizmente ou felizmente ninguém quer saber o quanto você é bom ou acha está questão fácil e sim entender a questão, se coloque no lugar do próximo, imagine uma pessoa que erra a questão abre os comentários e vê você menosprezando quem erra ou a questão, isso é desnecessário.

    A você que achou que eu peguei pesado nesta critica, perdoa-me visto que há momentos que não aguentamos mais nos depararmos com pessoas que vivem enchendo o próprio ego, sendo aqui um canal de questões com comentários direcionados a resoluções de questões.

    Enfim boa sequência a todos...


ID
1023670
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Responda à questão 14 com base nas informações apresentadas abaixo.

          A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e representa um dos principais problemas de saúde pública do mundo, especialmente em países tropicais como o Brasil. Por meio de manipulação genética, a empresa britânica Oxitec desenvolveu uma população de mosquitos machos de Aedes aegypti com um gene modificado que produz uma proteína que mata a prole do cruzamento com fêmeas selvagens. Os machos deste mosquito transgênico, quando liberados no meio ambiente, copulam livremente com fêmeas selvagens. Os descendentes desses acasalamentos herdam a proteína letal, morrendo ainda na fase de larva ou pupa. A liberação contínua e em número suficiente desses insetos transgênicos no meio ambiente deve afetar a população de mosquitos selvagens. A primeira liberação experimental na natureza desses animais no Brasil foi aprovada em dezembro de 2010 e deverá ocorrer no município de Juazeiro, Bahia. Somente os mosquitos fêmeas picam o ser humano, transmitindo a doença. Os mosquitos transgênicos machos não vivem muito tempo fora do laboratório, pois eles somente sobrevivem enquanto recebem o antibiótico tetraciclina. Sem esse antídoto, que reprime  síntese da proteína letal, eles morrem em pouco tempo.
(Pesquisa Online FAPESP, Nº. 180, 2011)

Qual das afirmativas abaixo descreve o efeito esperado do mosquito transgênico na população de mosquitos selvagens e no controle da dengue?

Alternativas
Comentários
  • a) errada -> pois a população de fêmeas deverá diminuir.

    b) errada -> pois a manipulação genética nos mosquitos não impedirá que o vírus seja transmitido, mas sim que a população de mosquitos aumente.

    c) errada -> pois a possível redução de dengue acorrerá por causa da morte de fêmeas

    d) errada -> pois a copula faz com que todas os nascidos daquela fêmea sejam mortos, não somente as fêmeas.

    e) correta -> se a estratégia der certo, o esperado é que toda a população de mosquito diminua, assim como é explicado no texto.


ID
1034569
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as doenças humanas, assinale a alternativa INCORRETA

Alternativas
Comentários
  • A Febre Tifoide é uma doença bacteriana aguda, causada pela Salmonella 


ID
1096534
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um condomínio de casas há muito enfrenta o problema da proliferação do “mosquito comum” ( Culexquinquefasciatus) e do “mosquito da Dengue” (Aedes aegypti) , já que está inserido em um bairro que apresenta menos de 20% de área saneada, de uma cidade brasileira. O referido problema foi intensificado quando se formou um enorme canteiro de obras ao lado do condomínio para a construção de unidades prediais. O número de moradores do condomínio infectados com o verme causador da Filariose e com o vírus da Dengue cresce a cada dia determinando um aspecto focal na transmissão destas doenças.

Com base na situação proposta, indique os principais reservatórios para a proliferação do “mosquito comum” (vetor da Filariose) e do vetor da Dengue, respectivamente, após a intensificação do problema, visando a prevenção das doenças:

Alternativas
Comentários
  • Letra E


ID
1207798
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças de caráter epidemiológico, as quais podem ser minimizadas e controladas por meio de implantação de infraestrutura adequada de saneamento básico e abastecimento de água tratada, são

Alternativas
Comentários
  • A cisticercose é causada pela ingestão acidental dos ovos da Taenia solium, uma espécie de platelminto. Indivíduos com teníase, por possuírem em seu organismo a forma adulta da tênia, liberam ovos destes animais, juntamente com suas fezes, podendo contaminar a água ou mesmo alimentos ou mãos. Assim, ao se ingerir os ovos da T. solium, este parasita se encaminha do trato digestório à corrente sanguínea, e se aloja em órgãos como cérebro, olhos, coluna ou músculos.
     

    A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni. O Indivíduo infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces. Após quatro semanas, as larvas abandonam o caramujo na forma de cercarias e ficam livres nas águas naturais. O ser humano adquire a doença pelo contato com essas águas. 

     

    A cólera é uma infecção intestinal causada pela Vibrio cholerae, bactéria que costuma viver na água. Seus principais sintomas são diarreia e vômitos que podem levar à desidratação. O contágio da cólera se dá por meio da ingestão de água e alimentos infectados. Em contrapartida, os alimentos são infectados com a água que teve contato com fezes de portadores da bactéria.

     

    Ascaridíase: lombriga. É uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo. A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas. O único reservatório é o homem. Se os ovos encontram um meio favorável, podem contaminar durante vários anos.

     


ID
1389439
Banca
IPAD
Órgão
SESC-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O saneamento público precário e o acúmulo de lixo são, em muitas de nossas cidades, as principais causas dos problemas de saúde pública nas comunidades, principalmente em crianças e idosos que são os que mais sofrem com doenças provocadas por parasitas habitantes destes ambientes. Pela importância que este assunto demanda para o ensino das Ciências Naturais, analise as alternativas a seguir, marcando a única que traz uma relação incorreta entre a forma de transmissão e o agente causador da doença.

Alternativas
Comentários
  • Teníase ocorre pela ingestão de carne de porco ou boi contaminada pela LARVA do verme.
  • Não é verme nematelminto. É um verme CESTOIDE.
  • Teníase platelminto

  • Complementando: além de ser pela larva do verme platelminto é bom mencionar que a ingestão de ovos está relacionada a outra doença - Cisticercose humana.

  • PLA / T / E / LMINTOS

    PLA - Planária

    T - Tênia

    E - Esquistossomo


ID
1397344
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na região da floresta amazônica, é grande a incidência de malária. Problemas locais dificultam o combate à endemia. Assinale a opção que indica uma medida paliativa capaz de reduzir o grau de incidência dessa doença.

Alternativas
Comentários
  • Malária: Usar tela contra insetos sobre as camas, nas portas e janelas.

  • Gabarito B

    Na Malária, o hospedeiro intermediário é o ser humano


ID
1406761
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças emergentes são aquelas novas que promovem significativo impacto sobre o ser humano, devido à sua gravidade e à potencialidade de deixar sequelas limitadoras e morte ou pelas repercussões sociais relacionadas com a sua prevalência. As doenças reemergentes são as que reaparecem após período de declínio significativo ou com risco de aumento no futuro próximo.

(http://www.medicina.ufmg.br/rmmg/index.php/rmmg/article/viewFile/114/96. Acesso em 20/09/2011.)

A respeito da emergência ou a reemergência de certas doenças, está correto afirmar que, no caso da

Alternativas
Comentários
  • Questão confusa, mais vamos lá!

    Doenças emergentes são aquelas novas que promovem significativo impacto sobre o ser humano, devido à sua gravidade e à potencialidade de deixar sequelas limitadoras e morte ou pelas repercussões sociais relacionadas com a sua prevalência. - Coronavírus.

    As doenças reemergentes são as que reaparecem após período de declínio significativo ou com risco de aumento no futuro próximo - Febre Amarela 2016 a 2018.

  • Estou com a maior dúvida entre C ou D

  • O mosquito palha transmite a leishmaniose também conhecido como calazar.


ID
1406770
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O suco do açaí produzido artesanalmente pode ser hoje um dos principais responsáveis por surtos da doença de Chagas no Brasil. Entre junho de 2006 e junho de 2007, 116 pessoas foram contaminadas após ingerirem a bebida nos estados do Amapá, Amazonas e Pará. A contaminação do suco acontece quando o inseto portador do protozoário que causa a doença é triturado junto com a fruta. De acordo com o parasitologista Aldo Valente, do Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, surtos da doença de Chagas transmitida por via oral acontecem desde 1968.

(Alto risco no açaí. Revista Ciência Hoje, edição 243, 2007)

Com relação ao agente causador e às formas de transmissão da doença de Chagas, está correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    a) ERRADA - Trypanosoma cruzi é transmitido no ato de alimentação do vetor (transmissão vetorial clássica). Assim que o barbeiro termina de se alimentar, ele defeca, eliminando os protozoários e colocando-os em contato com a ferida e a pele da vítima.

    b) ERRADA - Os protozoários são organismos unicelulares, eucarióticos e que apresentam nutrição heterotrófica.

    c) CORRETA

    d) ERRADA - O quadro grave é caracterizado por febre de intensidade variável, mal-estar, inflamação dos gânglios linfáticos e inchaço do fígado e do baço. Pode ocorrer e persistir durante até oito semanas uma reação inflamatória no local da penetração do parasito (inchação, edema), conhecida como chagoma. O edema inflamatório unilateral das pálpebras (sinal de Romaña) ocorre em 10% a 20% dos casos quando a contaminação ocorre na mucosa ocular. Em alguns casos há manifestações fatais, ou que podem constituir uma ameaça à vida, incluindo inflamação do coração e inflamações que comprometem a meninge e o cérebro. A fase crônica sintomática decorre com maior frequência de lesões cardíacas, com aumento do volume do coração, alterações do ritmo de contração, e comprometimento do tubo digestivo, com inchação do esôfago e do estômago.

     

  • Na verdade as fezes são postas perto do local da ferida quando o vetor se alimenta de sangue e só depois que o indivíduo coça que o tripanossoma invade a corrente sanguínea.


ID
1440820
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A epidemia de dengue em Campinas (SP) chegou a 5016 casos e outras seis mortes são investigadas, segundo balanço divulgado pela Prefeitura nesta segunda-feira (14.04.2014). Desses, 173 são considerados graves e os pacientes inspiram mais cuidados.
(http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia. Adaptado)

A doença citada no texto é causada por um tipo de

Alternativas
Comentários
  • Vírus transmitido pelo vetor Aedes aegypti (mosquito).

  • Os vírus são conhecidos por serem os organismos mais simples e pequenos. ... A maior diferença entre os vírus e as bactérias, é que os vírus necessitam de um hospedeiro vivo para crescerem - como uma planta ou um animal – para se multiplicarem, enquanto a maioria das bactérias podem crescer em superfícies mortas.


ID
1473430
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Campinas viveu no verão deste ano a maior epidemia de dengue da sua história e situação semelhante foi observada em outras cidades brasileiras. Indique o vetor dessa virose, onde ele se reproduz e a situação de temperatura que influencia sua reprodução.

Alternativas
Comentários

ID
1523833
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A toxoplasmose é uma doença endêmica em várias regiões do mundo, atingindo hospedeiros vertebrados, silvestres e domésticos, incluindo o ser humano. O agente etiológico é o Toxoplasma gondii e a infecção pode ocorrer através da ingestão de

Alternativas
Comentários
  • água contaminada com os oocistos do parasito excretados por felinos.

  • a) O correto seria "saladas cruas contaminadas com OOCISTOS dispersados..."
    b) Apenas os felinos liberam oocistos nas fezes.
    c) O correto seria "carne de animais infectados contendo cistos teciduais com BRADIZOÍTOS."
    d) CORRETA


ID
1548157
Banca
UniCEUB
Órgão
UniCEUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Aquecimento global leva malária a regiões antes sem a doença.

      Um estudo realizado por pesquisadores americanos sugere que o aquecimento global está levando a malária para regiões onde a doença não ocorria antes. Cientistas da Universidade de Michigan descobriram que populações vivendo nas regiões mais altas da África e da América do Sul correm um risco cada vez maior de contrair malária. O parasita da malária e o mosquito que o transmite não conseguem se adaptar ao ar mais frio tradicionalmente encontrado nessas regiões. Por isso, a doença é contraída em regiões mais baixas e quentes.Os pesquisadores acreditam que o aumento das temperaturas no futuro pode resultar em milhões de novos casos em algumas áreas.

                                                                                                                  notícias.terra.com.br, 07/03/2014

Apesar dos enormes avanços da ciência, ainda hoje a doença que mais mata em todo o planeta é a Malária. Analise as afirmações abaixo sobre essa doença:

I - A malária é causada pelo protozoário Plamodium sp que infecta as células do fígado e os glóbulos vermelhos do sangue.
II - O vetor responsável pela transmissão do protozoário é o Aedes sp, endêmico nas regiões do centro-oeste brasileiro.
III - O inseto transmite uma forma infecciosa móvel, o esporozoíto, que se reproduz assexuadamente nas células hepáticas.
IV - Os glóbulos vermelhos são infectados com merozoítos, que se reproduzem até romper as células.

Estão corretas as afirmações:

Alternativas

ID
1601497
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A proliferação de meios adequados à reprodução de mosquitos vetores aumenta as chances de nossa população contrair doenças como:

Alternativas
Comentários
  • Dengue- O vírus é trasmitido pela picada do mosquito Aeds Aegypti fêmea infectado.

    Malária- É uma infeccçao parasitária trasmitida pela picada do mosquito Anopheles fêmea infectado.

     


ID
1604485
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia os versos da música Águas de Março, de Tom Jobim, para responder à  questão.

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um belo horizonte, é uma febre terçã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
(www.radio.uol.com.br)

O sapo, a rã e a febre terçã não fazem parte dos versos apenas por uma necessidade de rima, também têm relação com as chuvas que caem em regiões de clima tropical.

A febre terçã, a qual um dos versos se refere, é um sintoma característico da

Alternativas
Comentários
  • No Brasil temos 3 espécies - o P. malarie , responsável pela febre quartã que se manifesta em ciclos de 72 horas; o P. vivax , que provoca a terçã benigna, com ataques febris de 48 horas e o P. falciparum , causador da febre terçã maligna, com ataques febris de 36 a 48 horas.


ID
1605130
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As outras chagas de Chagas


Em abril será lançada a primeira cartilha médica sobre a infecção causada pelo barbeiro. A doença sempre esteve associada à zona rural... e graças a um intenso programa de erradicação do barbeiro na zona rural, em 2006 a Organização Pan-Americana da Saúde havia decretado o fim no país da infecção pelo contato direto com o inseto. Porém, nos últimos anos as contaminações ressurgiram. Agora elas ocorrem por via oral e estão disseminadas também nas zonas urbanas. Os casos mais recentes aconteceram pelo consumo de restos do barbeiro misturados a alimentos como açaí e caldo de cana. Os novos doentes já somam 600. O número de casos registrados cresce, em média, 20% ao ano.

(Veja, 24.02.2010. Adaptado.)


Sobre a notícia, pode-se afirmar corretamente:

Alternativas
Comentários
  • D. na transmissão via oral, o organismo humano recebe uma carga de parasitas maior que aquela que receberia pelos modos convencionais de transmissão da doença.


ID
1605544
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia as informações e complete os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).


A taxa de morte precoce causada por doenças contagiosas diminui nas populações humanas que contam com saneamento básico. Populações pobres, porém, ainda sofrem com endemias contagiosas. Conhecidas como doenças negligenciadas, elas podem ser tratadas, mas o tratamento não está disponível nas áreas mais pobres do mundo. Sobre algumas dessas doenças, apresentam-se as informações a seguir.


( ) A esquistosomose, causada por parasitos platelmintos, pode ser diagnosticada no exame de fezes.

( ) A erradicação de caramujos, hospedeiros intermediários, reduziria as taxas de esquistossomose.

( ) Tanto o mal de Chagas como a malária poderiam ser controlados com inseticidas tóxicos ao barbeiro.

( ) O uso de fármacos pode melhorar problemas crônicos do coração causados pelo mal de Chagas.


O preenchimento correto dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
1612990
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Endemia é uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local. Para entender melhor: endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.

Sabe-se que a maioria das endemias brasileiras poderia ser controlada com algumas intervenções nas áreas de ocorrência.


No caso da esquistossomose o procedimento mais eficaz para a queda de sua incidência seria

Alternativas
Comentários
  • No nosso país a esquistossomose é causada pelo Schistossoma mansoni. O principal hospedeiro e reservatório do parasita é o homem, sendo a partir de suas excretas (fezes e urina) que os ovos são disseminados na natureza.

  • Os ovos de S. mansoni são disseminados pelas fezes. Em locais endêmicos para a esquistossomose (xistose), normalmente não há saneamento adequado e faltam redes de esgoto. Assim, as fezes, juntamente com os ovos, são despejadas em cursos d'água. Em rios com águas pouco correntes ou mesmo paradas, existem caramujos do gênero Biomphalaria, os quais se infectam pelo miracídeo - forma evolutiva que ecolode do ovo na água em condições ideiais de temperatura e luminosidade. No caramujo, o miracídeo se desenvolve em cercária e, uma vez na água, penetram ativamente na pele de pessoas que utilizam o rio como lazer ou outras atividades (lavar roupa, etc).

    Enfim, rede de esgoto tratado reduz a incidência da doença por cortar o ciclo do parasito, impedindo que o ovo encontre as mesmas águas dos caramujos e também utilizadas pela população. São inúmeros os casos de redução ou mesmo erradicação da doença em cidades e vilas a partir da instalação de redes de esgoto.

    Ao contrário do que a colega Vanessa disse, o S mansoni  não é disseminado pela urina do homem, mas tão somente pelas fezes. Existe uma outra espécie, o Schistossoma haematobium, que causa a esquistossomose do aparelho urinário na África subsaariana, e esse sim tem os ovos liberados na urina, no entanto sem ocorrência no Brasil.


ID
1704739
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre o tipo de ciclo de vida apresentado pelos parasitos causadores de algumas doenças humanas.

I. Os parasitos causadores de malária, das leishmaníases e das filaríases no ser humano possuem ciclo de vida heteróxeno.

II. Ascaris lumbricoides apresenta ciclo de vida monoxeno e estenoxeno.

III. Os parasitas que possuem ciclo de vida heteroxeno não apresentam fases de vida livre.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
    • ITEM I - Heteróxeno: ciclo de vida em que o parasita apresenta mais de um hospedeiro, geralmente um hospedeiro definitivo onde ocorre a reprodução sexuada e um hospedeiro intermediário onde ocorre a reprodução assexuada, ou fase larvar.

    • ITEM II - Estenoxenos: São parasitas que abrigam espécies de vertebrados; Monoxenos ou Monogenéticos são parasitas que realizam seu ciclo de vida em um único hospedeiro. Isto é, a fase de reprodução e desenvolvimento ocorre em somente um animal, não sendo necessário que esse seja repassado a outro individuo;


    • ITEM III - Se o parasita apresenta fase de vida livre, necessariamente ele é heteroxeno.


ID
1704850
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Sistema de informação geográfica (SIG) é um instrumento cada vez mais utilizado na descrição e análise da situação de saúde, subsidiando ações de gestão. Por meio do SIG, grandes quantidades de informação são analisadas em um contexto georeferenciado. Analise as afirmativas a seguir. 

I. Uma vez que a esquistossomose é uma doença que apresenta grandes variações sazonais, o SIG é uma ferramenta muito útil que pode ser empregada para melhor conhecer a distribuição espacial da prevalência da doença e de seus hospedeiros intermediários.

II. A utilização de SIG e Sensoriamento Remoto (SR) no mapeamento de características ambientais permite determinar e identificar os fatores e as áreas de risco.

III. Com os resultados obtidos com a análise de SIG, é possível observar a evolução temporal das áreas de risco em determinada localidade e com isso contribuir para o planejamento das ações de controle da esquistossomose.

Assinale: 


Alternativas

ID
1704862
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A esquistossomose está entre as poucas doenças parasitárias cuja distribuição e prevalência, em escala mundial, continuam a crescer. A razão está na promoção do desenvolvimento de novos e maiores focos de transmissão, pelo próprio ser humano, alavancados pelo progresso da técnico, econômico e o crescimento da agricultura. Em linhas gerais, a estratégia básica a utilizar para o controle ou a eliminação da esquistossomose consiste em: reduzir consideravelmente ou impedir a transmissão do parasitismo, mediante o uso de moluscidas, obras de engenharia, educação sanitária, etc; e tratar a população parasitada para reduzir as fontes de infecção. Vários obstáculos impedem uma rápida extinção das fontes de infecção, dentre os quais podemos citar:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi

  • Nem eu

  • Kato-Katz é um método laboratorial, utilizado como padrão ouro para o diagnóstico da esquistossomose, pelo alto grau de sensibilidade para esse parasita. Basicamente, é um método quantitativo, que calcula a quantidade de ovos eliminados pelas fezes. Apesar de ser um forma diagnosticar o indivíduo parasitado, o que impedem uma rápida extinção das fontes de infecção não são o diagnóstico e sim o trabalho em torno do individuo contaminado (tratamento, educação sanitária, evitar contaminação ambiental.....). Se nao me engano, o niridazol é uma droga esquistossomicida, usada no tto do doente, se trata o doente, é uma forma de extinguir o foco (quebra do ciclo).

  • O Kato-Katz não é um obstáculo para a eliminação da esquistossomose, mas sim a falta de um método diagnóstico mais sensível. Questão passível de recurso!


ID
1715905
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

   Tanto a febre amarela quanto a dengue são doenças causadas por vírus do grupo dos arbovírus, pertencentes ao gênero Flavivirus, existindo quatro sorotipos para o vírus causador da dengue. A transmissão de ambas acontece por meio da picada de mosquitos, como o Aedes aegypti. Entretanto, embora compartilhem essas características, hoje somente existe vacina, no Brasil, para a febre amarela e nenhuma vacina efetiva para a dengue.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fundação Nacional de Saúde. Dengue: Instruções para pessoal de combate ao vetor. Manual de Normas Técnicas. Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 7 ago. 2012 (adaptado).



Esse fato pode ser atribuído à

Alternativas
Comentários
  • VACINAS - PREVENINDO CONTRA DOENÇAS


    Para evitar algumas doenças provocadas por vírus e também por bactérias, existem as vacinas.


    As vacinas induzem o nosso sistema imunitário a produzir anticorpos específicos contra um determinado microorganismo. Assim, no caso de um microorganismo invadir o corpo de uma pessoa previamente vacinada, os anticorpos já existentes em seu organismo impedem que a doença nele se instale. Por isso se diz que as vacinas são usadas para a prevenção de certas doenças.


    As vacinas são introduzidas como microorganismos mortos ou atenuados, ou toxinas inativadas que eles produzem. Uma vez aplicados num indivíduo, esses agentes não tem condições de provocar a doença, mas são capazes de estimular o sistema imunitário a produzir anticorpos; o indivíduo então fica imunizado contra as doenças.

    Já os antibióticos combatem infecções bacterianas, MAS NÃO TEM EFEITO SOBRE OS VÍRUS. Em alguns casos, certos medicamentos retardam o desenvolvimento da doença, mas não levam a cura. No caso da gripe e da dengue, por exemplo, os medicamentos aplicados aliviam os desconfortáveis sintomas que elas provocam, como dor de cabeça e febre, mas não combatem os vírus.


    Por isso, o melhor a fazer contra as viroses é evitar o contagio dessas doenças; prevenir-se tomando vacinas, quando existentes para a doença que se quer prevenir e sempre com a devida orientação médica; e manter fortalecido o sistema imunitário, levando uma vida saudável. Isso inclui evitar certos hábitos (como o uso de fumo e bebidas alcoólicas, por exemplo), dormir e alimentar-se bem, além de adotar medidas higiênicas diversas como lavar as mãos principalmente antes das refeições, lavar frutas e verduras e beber apenas água tratada.


    Fontes:

    http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/virus2.php

    http://www.tuasaude.com/vacina-contra-dengue/

  • Letra B

    Ainda não se consegue fazer uma vacina eficaz contra a dengue, pois, o  vírus da dengue é resistente aos anticorpos que seriam produzidos através da resposta imunológica à vacina.

  • Lamentável a explicação dessa professora... Ela apenas lê a questão e diz a alternativa, sem explicar os conceitos. Não está resolvendo e nem explicando nada.

  • A febre amarela possui apenas um sorotipo, então, uma vacina já resolveria o problema. A dengue é diferente, possui 4 tipos ( como se fossem 4 irmãos), por isso é mais difícil a criação de uma vacina que seja eficaz para todos os 4 

  • Essa questão está desatualizada. Já existe vacina contra dengue no Brasil, vinda da França, aplicada em três doses e comercializada em clínicas particulares desde 2016.

     

    Mas, o nosso país está desenvolvendo outra vacina contra dengue com maior eficácia que a atual e que só necessita de 1 dose.

  • ''A obtenção de uma vacina capaz de propiciar uma eficaz resposta imunológica, depende principalmente da ausência da variabilidade antigênica do vírus. Resposta: B''

     

    https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/2015/enem2015_1dia.pdf

  • Boa Vida RJ, repare que a questão é de 2015!

  • Letra B

    A única cabível estar sendo a alternativa B. As outras alternativas tem erros discrepantes...

  • o acumulo de mutações pode dificultar que se fabrique uma vacina para o virus.

    PORÉM LEMBRE-SE É UMA QUESTÃO DE 2015 HOJE JÁ EXISTEM ALGUMAS VACINAS

    o interessante é que foi liberada uma das primeiras em Dezembro de 2015

  • !!!2020 já existe vacina contra dengue!!!

  • https://www.resumov.com.br/provas/enem-2015/q61/#:~:text=b)%20alta%20variabilidade%20antig%C3%AAnica%20do,ao%20v%C3%ADrus%20da%20febre%20amarela.

  • Letra B

    As diferentes linhagens do vírus da dengue, bem como sua variabilidade de antígenos, dificulta o desenvolvimento de vacinas com imunização de largo espectro.

  • "existindo quatro sorotipos para o vírus causador da dengue"


ID
1715956
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Euphorbia milii é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.

MOREIRA, C. P S.; ZANI, C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia, n. 3, 2010 (adaptado).

O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da

Alternativas
Comentários
  • A maior dica está no próprio cabeçalho quando cita a Biomphalaria glabrata, hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni causador da esquistossomose. ;)

  • Soube que era esquistossomose por causa do "produto natural moluscicida" (moluscos), que fala no texto.

  • pensei que fosse ascaridíase pois ela tbm é uma verminose (no entanto é tramistida através de caracois)

  • Dengue - mosquito

    Malária - mosquito

    Elefantíase - mosquito

    Ascaridíase - lombriga

    Esquistossomose - caramujo (molusco) "moluscicida"

  • Letra E

    A esquistossomose pega se entrar em contato com agua que tenha a doença, logo um tratamento feito na agua ira combater a esquistossomose...

    Alem do fato que o enunciado citou moluscicida...

  • moluscicida é uma palavra que eu erraria no soletrando (ainda existe? meu deus, tô véio)

  • A palavra chave é "moluscicida".


ID
1720534
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre o tipo de ciclo de vida apresentado pelos parasitos causadores de algumas doenças humanas.

I. Os parasitos causadores de malária, das leishmaníases e das filaríases no ser humano possuem ciclo de vida heteróxeno.

II. Ascaris lumbricoides apresenta ciclo de vida monoxeno e estenoxeno.

III. Os parasitas que possuem ciclo de vida heteroxeno não apresentam fases de vida livre.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • * Parasita estenoxeno: Organismo que apresenta alta especificidade parasitária ocorrendo, em um mesmo estágio evolutivo, apenas em uma espécie de hospedeiro.

  • A III é falsa e um exemplo muito bom para justificar isso é o Schistosoma mansoni. É um parasita com ciclo de vida heteroxeno, por precisar infectar o caramujo e um hospedeiro mamífero para completar seu ciclo, mas o miracídio que é a forma infectante para o caramujo e a cercária que é a forma infectante para o hospedeiro mamífero são de vida livre.


ID
1721317
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A doença de Chagas é uma enfermidade causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e a maioria das notificações da doença provém da região Norte do Brasil. As espécies vetoras da doença de Chagas são hemípteros heterópteros. Das alternativas a seguir, identifique aquela que corretamente caracteriza a taxonomia das espécies de importância médica.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E


ID
1721392
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A febre amarela é uma zoonose causada por um Flavivirus, que apresenta um ciclo epidemiológico silvestre e outro urbano. No Brasil, de 1989 a 2008 ocorreram mais de 500 casos da doença, principalmente na região Norte. O vetores de ambos os ciclos são insetos Culicidae e a seguinte alternativa descreve corretamente o mecanismo de transmissão da doença no Brasil.

Alternativas

ID
1721410
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A dengue é a arbovirose mais importante em termos epidemiológicos no Brasil. O vírus, que apresenta quatro tipos geneticamente bem definidos, é transmitido por dípteros culicídeos. Sobre o mecanismo de transmissão dos vírus, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A dengue pode se apresentar – clinicamente – de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

     

  • LETRA A O ENUNCIADO JÁ DA A RESPOSTA.

    . O vírus, que apresenta quatro tipos geneticamente bem definido


ID
1721731
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o ciclo de vida do parasita da malária Plasmodium falciparum, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O ciclo de vida envolve um único hospedeiro. -> Envolve dois hospedeiros, humano e mosquito. 

     b) A fase de multiplicação sexual ocorre no interior dos eritrócitos. -> A fase sexual do Plasmodium ocorre somente no TGI do mosquito. 

     c) Os esquizontes se desenvolvem e amadurecem originando os trofozoítos. -> Esquizontes desenvolvem MEROZOÍTOS.

     d) Os gametócitos machos são chamados de macrogamentas -> microgametas. O gametócito fêmea é o macro.

     e) Os merozoítos são a forma de invasão dos eritrócitos. CORRETO

  • LETRA E

    Complementando a questão:Merozoíto é o nome de um estágio do Plasmodium, causador da malária.

    Ele é o produto da reprodução dos esporozoítos no fígado humano. Esses merozoítos que vão atacar as hemácias e se reproduzirão, provocando a lise do glóbulo vermelho caracterizando os intervalos de febre e calafrio típicos da malária.

    O processo de transformação de Esporozoítos para Merozoítos é chamado de Esquizogonia.

    Hemácias são unidades morfológicas da série vermelha do sangue, também designadas por eritrócitos ou glóbulos vermelhos, que estão presentes no sangue 

    wikipedia.org


ID
1733548
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

                                     Municípios do Nordeste atingidos pelas chuvas sofrem com doenças

O fim das enchentes não significa que o perigo acabou.
Cresce o risco de proliferação de doenças nos 95 municípios alagoanos e pernambucanos afetados pelos temporais. Em alguns municípios a rede de abastecimento de água foi destruída. O contato direto da população com a água e a lama deixa os sanitaristas preocupados.

                                                                                                                            (www.globo.com/jornalnacional. Adaptado.)

Na situação colocada, dentre as doenças que mais imediatamente preocupam os sanitaristas, pode-se citar:

Alternativas

ID
1758469
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

"Água imprópria para banho causa problemas no estômago e doenças de pele

Cidades banhadas pelo mar são o destino de férias favorito da maioria dos brasileiros. Em um levantamento feito pela empresa de turismo Expedia, divulgado em setembro deste ano, 77% dos entrevistados disseram que a viagem preferida tem que incluir praia, principalmente se for no verão. E 73% deles tinham viajado ao litoral no ano passado. Mas para curtir o mar nessa época é preciso cautela. "Com o calor, a temperatura da água sobe e isso favorece a multiplicação e sobrevida de micro-organismos", alerta o infectologista Vicente Amato, professor da Faculdade de Medicina
da USP (Universidade de São Paulo). "Eles estão adaptados a nosso corpo. Quanto mais próximo da nossa temperatura, por volta de 36 ºC, 37 ºC, melhor o ambiente para eles", diz Gustavo Johanson, infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)".

Retirado de: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/...

Associe as doenças listadas abaixo aos seus respectivos agentes etiológicos:
1-Dengue, 2- Leptospirose, 3- Malária, 4- Sarampo, 5- Toxoplasmose, 6- Tuberculose

Alternativas
Comentários
  • LETRA A:

    DOENÇA                      AGENTE ETIOLÓGICO

    Dengue                        arbovírus do gênero Flavivírus

    Leptospirose                Bactéria helicoidal (espiroqueta) aeróbica obrigatória do gênero Leptospira

    Malária                         protozoários do gênero Plasmodium

    Sarampo                      vírus do gênero Morbillivirus 

    Toxoplasmose              protozoário do gênero Toxoplasma 

    Tuberculose                 bactéria  do gênero Mycobacterium  


ID
1763176
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as seguintes manchetes, noticiadas por diferentes meios de comunicação no primeiro semestre de 2015:

              Brasil pode ser o primeiro país a ter vacina contra a dengue.

              Mosquito da dengue é o mesmo que transmite a febre chikungunya.

Sobre a relação existente entre esses dois temas, vacina contra dengue e febre chikungunya, é correto afirmar que a vacina


Alternativas
Comentários
  • A vacina contra a dengue causará a diminuição da incidência dos casos de dengue na população, porém com isso, a vigília e o combate ao mosquito transmissor diminuirá, podendo aumentar a incidência dos casos de chikungunya.

    Alternativa A.

  • De acordo com a primeira manchete, o Brasil está criando uma vacina contra a dengue, ou seja, contra a doença, mas não contra o seu vetor, o mosquito Aedes aegypti.

    Então, como o mosquito Aedes aegyti também transmite a febre chikungunya, o número de casos dessa doença tende a aumentar, já que o mosquito continuará atuando.

    Portanto, a vacina diminuirá o número de casos de dengue, mas poderá contribuir para o aumento do número de pessoas com febre chikungunya.


ID
1782520
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    Um paciente infectado com o vírus da dengue pode vir a falecer por hemorragia e choque hipovolêmico. Por isso, é necessário acompanhar a evolução dessa doença realizando avaliações periódicas no sangue, através da quantificação de hemácias e de

Alternativas
Comentários
  • As plaquetas são muito importantes no processo de coagulação sanguínea, estando em baixas quantidades no organismo, o quadro de hemorragia pode causar a morte do indivíduo


ID
1912099
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Imagine ser vacinado contra gripe e ficar imunizado também contra a Doença de Chagas. Essa pode ser a realidade no futuro. Pesquisadores da UFMG e da Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais, inseriram o gene da proteína ASP-2 de Trypanosoma cruzi no vírus influenza (H1N1 adaptado a camundongos) e testaram a vacina em camundongos. Obtiveram uma taxa de sobrevivência de 75% em animais infectados com um volume de parasitas cinco vezes maior do que o letal. [...} A ASP-2 está presente na membrana da forma amastigota de T.cruzi, em seu ciclo de replicação e a sequência genética que a codifica está preservada nas seis linhagens desse agente patogênico.

Ciência Hoje, no. 302, vol. 51, p.48, abril 

A partir das informações do texto, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A mesma natureza biológica dos dois agentes infecciosos justifica o projeto de criação de uma vacina conjunta.

( ) O tipo de material genético do H1N1 favorece a fabricação de vacinas altamente eficientes e que se manterão válidas por gerações.

( ) A preservação da proteína ASP-2 nas seis linhagens do agente T. cruzi atesta sua importância biológica e aponta para um bom espectro de ação da vacina. 

Alternativas
Comentários
  • Você errou! Resposta: C


ID
1912102
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Imagine ser vacinado contra gripe e ficar imunizado também contra a Doença de Chagas. Essa pode ser a realidade no futuro. Pesquisadores da UFMG e da Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais, inseriram o gene da proteína ASP-2 de Trypanosoma cruzi no vírus influenza (H1N1 adaptado a camundongos) e testaram a vacina em camundongos. Obtiveram uma taxa de sobrevivência de 75% em animais infectados com um volume de parasitas cinco vezes maior do que o letal. [...} A ASP-2 está presente na membrana da forma amastigota de T.cruzi, em seu ciclo de replicação e a sequência genética que a codifica está preservada nas seis linhagens desse agente patogênico.

Ciência Hoje, no. 302, vol. 51, p.48, abril 

Sobre as relações entre os organismos envolvidos na ocorrência da Doença de Chagas, analise as proposições abaixo colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Entre Triatoma infestans e o ser humano se estabelece uma relação de comensalismo de longa história evolutiva.

( ) O agente etiológico da Doença de Chagas está incluído no Reino Protista, se caracterizando como um protozoário flagelado.

( ) A transmissão do T. cruzi é característica de endemias associadas a contaminação de reservatório de água. 

Alternativas
Comentários
  • Você errou! Resposta: D

  •  Entre Triatoma infestans e o ser humano se estabelece uma relação de comensalismo de longa história evolutiva.

    Esta errada pois não é uma relação de comensalismo e sim de parasitismo

    O agente etiológico da Doença de Chagas está incluído no Reino Protista, se caracterizando como um protozoário flagelado.

    Esta é verdadeira pois o T.Cruzi é um protozoário e não uma bactéria .

    A transmissão do T. cruzi é característica de endemias associadas a contaminação de reservatório de água.

    Esta é falsa pois a contaminação é pelas fezes do Mosquito barbeiro infectado com o T.Cruzi, que defeca sobre a pele humana logo apos picá-lo, e trazendo conceira no local fazendo que a pessoa coce e empurre as fezes para corrente sanguina

    Resposta D


ID
1912144
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para responder o item, considere o texto a seguir:


“Mortes por dengue no Rio de Janeiro sobem para 16.”...“Minas Gerais tem mais de 64 mil casos de dengue em 2013”... “Registro de suspeitas de dengue aumenta 279% de janeiro a março”... “Porto Alegre tem 82 casos de dengue confirmados”... “Bahia tem mais de 17 mil casos de dengue confirmados desde janeiro”

(Fonte: Folha de São Paulo Noticias maio/2013)


 Em relação a aspectos biológicos associados à dengue, analise as proposições colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Entre as estratégias para combater o agente etiológico da doença inclui-se o tratamento com antibióticos.

( ) A grande instabilidade genética do agente causador da dengue é um fator de risco de grande significância no controle da doença.

( ) A transmissão da dengue depende de uma espécie cujo ciclo de vida é longo e se completa em um mesmo ambiente. 

Alternativas
Comentários
  • F – V – F.


ID
1912168
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Apesar de não podermos viver sem os artrópodos, alguns insetos estão associados a endemias e grandes epidemias em âmbito global, constituindo-se desse modo, em graves problemas de saúde pública. Neste sentido e considerando uma abordagem taxonômica, analise as proposições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

I. Ciclos de vida de diversos patógenos que exigem mais de um hospedeiro frequentemente tem espécies de insetos como vetores.

II. Trypanosoma cruzi e Plasmodium falciparum são agentes patogênicos que estão incluídos em um mesmo Reino.

III. Mosquitos do gênero Culex incluem organismos causadores de patologias como a Doença de Chagas e a malária.

IV. Leishmania donovani, Leishmania infantum infantum, e Leishmania infantum chagasi devem ser classificados como espécies pertencentes a diferentes gêneros.

Alternativas
Comentários
  • Mosquitos do gênero Culex incluem organismos causadores de patologias como FILARIOSE ( uma verminose ).

    Leishmania donovani, Leishmania infantum infantum, e Leishmania infantum chagasi devem ser classificados como DIFERENTES espécies pertencentes ao mesmo GÊNERO (Leishmania). 

     

     

  • I. Ciclos de vida de diversos patógenos que exigem mais de um hospedeiro frequentemente tem espécies de insetos como vetores.

    II. Trypanosoma cruzi e Plasmodium falciparum são agentes patogênicos que estão incluídos em um mesmo Reino.

    III. Mosquitos do gênero Culex incluem organismos causadores de patologias como a Doença de Chagas e a malária. (Culex → Wulchereria bancrofti; Triatomíneos → Doença de Chagas; Anopheles → Malária);

    IV. Leishmania donovani, Leishmania infantum infantum, e Leishmania infantum chagasi devem ser classificados como espécies pertencentes ao mesmo gênero.

    Diagnosticos Clínicos e Tratamento por Métodos Laboratoriais - Henry - 21ª Edição


ID
1928587
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      Atendendo à demanda da ONU, que propõe o combate ao vetor da zika, dengue e chikungunya, mosquitos machos serão criados em laboratório e expostos a raios X e raios gama. Os procedimentos de irradiação serão realizados em equipamentos de raios X e em irradiadores que têm como fonte de raios gama o isótopo cobalto-60, também sob diferentes condições quanto à taxa e dose de radiação absorvida. Depois de irradiados, esses mosquitos serão soltos no ambiente.

                                                                                                                                   (www.ipen.br.Adaptado.)


A técnica proposta pela ONU é mais uma forma de combater as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti porque

Alternativas
Comentários
  • Mas se eles são estéreis como que o ovo vai surgir na fêmea?

  • Ruam, os ovos não se desenvolvem. Está escrito na alternativa.

  • A dengue, a zika e a chikungunya são doenças causadas por vírus, transmitidas pelo mosquito vetor Aedes aegypti. A transmissão aos humanos ocorre através da picada da fêmea do mosquito, por ela necessitar do sangue para a produção de ovos. As fêmeas intensificam a hematofagia logo apos a fecundação, quando precisam do sangue para realizar o desenvolvimento completo dos ovos e a maturação dos ovários. A técnica de irradiação proposta, de acordo com a questão, ocorre na fase de desenvolvimento do mosquito chamada pupa, onde são irradiadas em larga escala por um equipamento de radiação, modificando o esperma dos insetos, deixando-os estéreis. (Curiosidades sobre o A.aegypti. IOC - Fiocruz, 2020)
    O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti está apresentado abaixo: 


    Analisando as alternativas:
    a) a radiação nuclear pode causar mutações no genoma dos insetos machos, porém não os torna incapazes de transmitir os vírus aos humanos. Incorreta.
    b) os mosquitos irradiados não contaminam as fêmeas com a radiação. Incorreta.
    c) a radiação não inativa os vírus presentes na fêmea. Incorreta.
    d) os mosquitos irradiados podem sofrer alguma mutação genética, mas não impede a transmissão dos vírus aos humanos. Incorreta.
    e) os mosquitos irradiados tornam-se estéreis e, após a cópula com fêmeas no ambiente, os ovos não se desenvolvem, reduzindo assim a população destes insetos e a transmissão das doenças. Correta.

    Gabarito do professor: Letra E.



ID
1940443
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto abaixo.

O genial Carlos Chagas

Em 2009 é comemorado os 100 anos da descrição por Carlos Chagas da doença que hoje leva o seu nome. A descoberta do mal de Chagas pelo médico nascido em Oliveira, Minas Gerais, foi um exemplo primoroso de como fazer ciência. Nunca antes na história da medicina um mesmo pesquisador, em um curto período de tempo, descrevera uma nova doença infecciosa, descobrindo também seu agente etiológico e caracterizando toda sua história natural, inclusive com a identificação do vetor e dos reservatórios silvestres. Texto adaptado de: http: / / cienciahoje.uol.com.br/135496, acesso em 21/04/ 09.

Sobre a doença mencionada no texto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • agente etiológico é o agente causador da doença, aquele que desencadeia os sinais e sintomas de determinada enfermidade.


ID
1952491
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças parasitárias podem ser transmitidas por diversos vetores, e o meio de contaminação varia de acordo com a doença.
Considere hipoteticamente que, no intestino de um indivíduo morador de zona quente e sem condições básicas de saneamento, foi encontrado um verme de 20 cm, de corpo cilíndrico e afilado nas extremidades. Nesse caso, é mais provável que o indivíduo possua

Alternativas
Comentários
  • a) Toxoplasmose é causada pelo Toxoplasma gondii , um protozoário. A contaminação se dá basicamente de três formas: ingestão de carne crua ou mal cozida de hospedeiros intermediários (aves e mamiferos) contendo cistos teciduais do parasito; ingestão de água ou alimentos crus contaminados por oocistos liberado nas fezes de felinos (hosp definitivo); transmissão vertical da mãe não imune infectada durante a gestação.

    b) Verminose causada pelo Ascaris lumbricoides, conhecido popularmente como lombriga. A contaminação se dá via alimentos contaminados pelos ovos do verme. Os únicos vermes cilíndricos entre as alternativas (descritos no comando da questão) são ele e as filárias (alternativa E). No entanto, apenas eles habitam o itnestino do hospedeiro infectado. GABARITO

    c) Giardia também são protozoários que são transmitidos pelo homem pela água ou alimentos contaminados com cistos maduros.

    d) As tênias são vermes chatos (platelmintos) e que passam fácil de 20cm chegando a metros de tamanho. O homem se contamina ingerindo carne crua ou mal cozida contendo cisticercos.

    e) Filaríase ou filariose é uma verminosa causada pelo nematoda Wuchereria bancroftii que habitam os vasos linfáticos do hospedeiro e que são transmitidos por mosquitos culicídeos.


ID
1982059
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Entre os gêneros de protozoários, um dos mais conhecidos é o Plasmodium, responsável por causar a malária. Calcula‐se que, anualmente, 900 mil pessoas morram dessa doença, e sua transmissão é provocada pela picada de fêmeas hematófagas de mosquito do gênero de Anopheles. São quatro tipos de gênero de Plasmodium responsáveis por transmitirem malária. Qual das espécies a seguir causa a forma mais grave?

Alternativas
Comentários
  • https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Plasmodium

  • CORRETA; 

     

     

  • Plasmodium = protozoário Causador da malária 900 mil pessoas morrem essa doença Picada da fêmea Anpheles hematofaga 4 tipos e o mais perigoso é o plasmodium falciparum
  • Há cinco espécies que infectam humanos: P.falciparumP.vivaxP.ovaleP.malariae e P.knowlesi.

    Plasmodium falciparum. Existe em todas as regiões tropicais. É a espécie que causa a malária mais grave.

    Plasmodium vivax. P. vivax geralmente não causa doença mortal, já que ele só invade os eritrócitos jovens imaturos, tendo receptores específicos para eles.

    Plasmodium ovale. Existe na África. Na América do Sul e Ásia é raro. Semelhante ao P.vivax. Geralmente não causa doença mortal porque só destroi as hemácias imaturas. Causa malária terciária benigna, ciclos de 48h. Causa doença crônica com ataques durante muitos anos, sem qualquer tratamento. 

    Plasmodium malariae. Mais raro, ocorre em todos os continentes. Não causa doença aguda fatal, geralmente, porque só infecta eritrócitos envelhecidos, tendo receptores específicos para ele. Se não tratada, causa doença crónica com ataques durante muitos anos. 


ID
2050747
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo reportagem da Folha de São Paulo de 28/12/2015, foram registrados, pelo menos, 554 casos de ação do zika vírus na Região Nordeste, com 127 registros em Pernambuco, dos quais 47 foram confirmados e 81 continuavam em apuração.
Segundo um infectologista de AFPE, “isso mostra que a maior epidemia que ocorreu em Pernambuco foi efetivamente devida ao zika vírus”.
Para reduzir a incidência do zika vírus deve-se

Alternativas
Comentários
  • c) eliminar águas paradas que possam servir de criadouros do agente transmissor. 

  • A - Não existe vacina para o vírus Zika.

    B - A transmissão se dá neste ciclo principalmente Homem > Mosquito > Homem, e não por via sexual.

    C - Correto, pois se desenvolve em recipientes com água.

    D - Faria sentido se fosse esquistossomose.

    E - Seria em doenças com transmissão fecal-oral.


ID
2103205
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Os seres humanos contraem a infecção ingerindo taquizoítas e ou cistos de bradizoítas em carne mal cozida de um animal infectado [...]. O principal risco é a infecção congênita do feto, resultando em natimorto ou em uma criança com dano grave ao cérebro.”
(TORTORA; FUNKE & CASE, 2012).
Assinale a alternativa que apresenta a infecção parasitária a que o texto se refere.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

    A Toxoplasmose, também conhecia como Doença do Gato, tem como agente etiológico o protozoário Toxoplasma gondii. São formas contaminantes os oocistos esporulados (ingestão acidental de água e alimentos contaminados ou até mesmo por falta de higiene ao manuseio das fezes do gato), os cistos teciduais contendo bradizoítos (predação pelo gato ou ingestão de carne crua contaminada pelo homem, ou próprio gato) e taquizoítos (vertical, transmissão da mãe para o feto via placenta. Outra forma pode ser através de transfusão sanguínea.

  • Quem vai comer Gatos?

  • a questão confundiu a gente entre cisticercose e toxoplasmose


ID
2121979
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CBM-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Entre janeiro e abril de 2011, o Departamento de Vigilância em Saúde do Amapá confirmou o registro de 1.300 casos de dengue no Estado.

Internet:<http://www.portalamazonia.com.br> (com adaptações).

A dengue é causada por um(a)

Alternativas
Comentários
  • Vírus transmitido pela saliva do mosquito Aedes Aegypti (fêmea).


ID
2122126
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CBM-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo levantamento da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Amapá, desde 1974 a doença de Chagas tem sido detectada com frequência no estado, e, desde 2007, o número de casos da doença aumentou. Somente em 2011 foram 14 casos confirmados. O açaí é apontado como o principal meio de contaminação.

Internet:<www.portalamazonia.com.br> (com adaptações).

Assinale a alternativa que apresenta a forma de contágio por meio do açaí.

Alternativas
Comentários
  • Durante a trituração do açaí, são esmagados barbeiros contaminados com o protozoário que causa a doença.

  • Doença de chagas = protozoário

    Não tem relação com vírus


ID
2124130
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O mosquito Aedes aegypti, originário da África, é um importante agente transmissor de doenças em diversos países. No Brasil, o mosquito foi considerado erradicado em 1955, no entanto a espécie foi reintroduzida e atualmente possui populações em grande parte dos estados brasileiros.
Assinale a alternativa que apresenta somente doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra C

  • Resposta letra: C
    Malária: fêmea do mosquito Anopheles
    Filariose: fêmea do mosquito Culex quinquefasciatus
    zika,Febre amarela, dengue e febre chikungunia: mosquito Aedes aegypti.

  • VALE LEMBRAR QUE A MALÁRIA É TRANSMITIDA PELO CONHECIDO MOSQUITO PREGO.

  • c) Febre amarela, dengue e febre chikungunia.

     

     

    O Aedes aegypti é originário do Egito (aegypti = Egito), de onde se espalhou para as Américas, Ásia e Oceania. Apenas a fêmea pica, pois necessita do sangue para produzir os ovos. O mosquito é transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e da Febre Amarela.


ID
2150707
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

"Descrita em 1909 por Carlos Chagas, que foi pesquisador e diretor do Instituto Oswaldo Cruz (que deu origem à atual Fiocruz), a doença de Chagas também é conhecida como tripanossomíase por Trypanosoma cruzi ou tripanossomíase americana (terminologia adotada pela Nomenclatura Internacional de Doenças, a NID). Diz-se tripanossomíase qualquer enfermidade causada por protozoários do gênero Trypanosoma".

(Extraído de <http://www.agencia.fiocruz.br/doen%C3%A7a-de-chagas> ).

Sobre a Doença de Chagas são feitas as considerações abaixo:

I – agente etiológico é um protozoário portador de cílios;

II – ciclo de vida do agente etiológico é heteroxênico;

III – hospedeiro intermediário é um inseto hemíptero, Triatoma infestans;

IV – provoca ulcerações graves na pele em humanos (hospedeiro definitivo);

V – impedir a proliferação dos insetos é uma medida profilática.

Assinale a alternativa que contém somente afirmações corretas.

Alternativas
Comentários
  • Os erros das alternativas são:

    I - agente etiológico é um protozoário portador de cílios - O Trypanossoma cruzy apresenta flagelo, e não cílios; IV - provoca ulcerações graves na pele em humanos (hospedeiro definitivo) - Esse sinal sintoma é característico da doença Leishmaniose tegumentar ou cutânea, popularmente conhecida como ferida brava.

  • c) II, III e V.

  • I- O agente etiológico - Trypanosoma Cruzi - possui flagelos e não cílios.

    II- ciclo de vida do agente etiológico é heteroxênico, ou seja, o parasita possui mais de 1 hospedeiro (mamíferos e barbeiros).

    III- Triatoma Infestans=Barbeiro.

    IV- A Doença de Chagas provoca inchaços, febres ou até em caso extremos insuficiência cardíaca. Esses sintomas são da Leishmaniose Tegumentar Americana ou Cutânea.

    V- Para controle da Doença de Chagas é preciso combater os barbeiros(insetos).

    GAB. "C"


ID
2150710
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As espécies listadas abaixo são importantes agentes etiológicos e/ou vetores de doenças humanas:

I – Trichomonas vaginalis;

II – Wuchereria bancrofti;

III – Biomphalaria glabrata;

IV – Treponema pallidum;

V – Schistosoma mansoni.

Assinale a alternativa que associa corretamente as espécies aos seus respectivos grupos.

Alternativas
Comentários
  • a) protozoário, nematódeo, molusco, bactéria, platelminto. 

  • essa aí foi pelo cheiro


ID
2182705
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O aumento populacional e da expectativa de vida se deve mais à ampliação do acesso a saneamento básico e água potável do que aos avanços da Medicina. Um problema comum nos grandes centros urbanos é o acúmulo de água e formação de poças, o que serve de ambiente ideal para a reprodução de diversos tipos de insetos, principalmente mosquitos. Assinale a alternativa que apresenta três doenças que possuem alguma espécie de mosquito como agente transmissor.

Alternativas
Comentários
  • a) Dengue, malária e febre amarela. CORRETA 

    b) Dengue - mosquito, malária - mosquito e tuberculose - bactéria.

     c) Leptospirose, tuberculose e cólera. Todas causadas por bactéria.

    d) Malária - mosquito, cólera - bactéria e febre tifoide - bactéria.

     

     

    Bons Estudos! ! !


ID
2208337
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Além da transmissão por mosquitos, o que existe em comum entre as seguintes doenças: zika, chikungunya, febre amarela e dengue?

Alternativas
Comentários
  • gabarito:

    c) Todas elas são causadas por vírus.


ID
2232532
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cuja sintomatologia clínica depende de seu estágio de evolução no homem. A fase aguda pode ser assintomática ou apresentar-se como dermatite cercariana, caracterizada por micropápulas eritematosas e pruriginosas, até cinco dias após a infecção. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A Identificação e tratamentos dos portadores de S. mansoni, por meio de inquéritos coproscópios a cada dois anos deve fazer parte da programação de trabalho das secretarias municipais de saúde das áreas endêmicas.
II. Os hospedeiros intermediários devem ser identificados através de pesquisa de coleções hídricas para determinação do seu potencial de transmissão e medidas de saneamento ambiental.
III. O saneamento ambiental cria condições que reduzem a proliferação e a contaminação dos hospedeiros intermediários, os nematódeos infectados. 

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Na Esquitossomose o hospedeiro intermediário é o caramujo do gênero Biomphalaria

  • O S. mansoni é um platelminto!
  • o saneamento não impedi a proliferação do caramujo!

     

  • Gabarito A.

    .

    esquistossomo ou chistossoma (Schistosoma mansoni ou Shistosoma americanum) é um platelminto da classe trematóide causador da esquistossomose, uma verminose bastante perigosa e comum em áreas com saneamento precário.

    .

    Quanto ao caramujo, Biomphalaria:

    Reino:Animalia

    Filo:Mollusca

    Classe:Gastropoda

    Ordem:Basommatophora

    Família:Planorbidae

    Género:Biomphalaria


ID
2232583
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A doença de Chagas apresenta um curso clínico bifásico: fase aguda e fase crônica. Na fase aguda, as manifestações clínicas mais comuns são: febre prolongadas e recorrentes, cefaleia, mialgias, astenia, edema de face ou membros inferiores, rash cutâneo, hipertrofia dos linfonodos, hepatomegalia, esplenomegalia, ascite, vômito, edema bipalpebral unilateral. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) O agente etiológico da doença de Chagas é o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi.

( ) Os vetores da doença de Chagas são Triatomídeos hematófagos que, dependendo da espécie podem viver em meio silvestre, no peridomicílio ou no intradomicílio.

( ) A transmissão da doença de Chagas é vetorial, através da picada do triatomídeo hematófago, sendo o seu controle por inseticidas e investigação entomológica.

( ) Cuidados de higiene são importantes na produção de origem animal consumidos crus, como carnes de origem bovina e suína, para prevenção da doença de Chagas. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • A terceira alternativa peca por falta de informações, ela esquece de afirmar que o caldo de cana e o açaí contaminados por fezes ou insetos esmagados também podem ser fontes de contaminação, é não apenas o vetor Barbeiro.

  • c) V-V-F-F.

  • A doença de Chagas não se transmite pela picada do barbeiro, e sim quando fezes contaminadas pelo Trypanosoma cruzi penetram no orifício da picada do inseto.

     


ID
2235232
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma paciente do sexo feminino, queixandose de dor de cabeça, náuseas e vômitos, foi submetida a uma tomografia computadorizada do cérebro que mostrou lesões. A sorologia confirmou infecção por cisticercose. Como a paciente pode ter adquirido a doença?

Alternativas
Comentários
  • Macetinho da forma de infecção:
     

    TENÍASE: FORMA ADULTO

    CISTICERCOSE: FORMA OVO

  • Complementando:  A cisticercose humana só poderá ser adquirida pela ingestão de ovos da Taenia Solium (porco), ingestão destes em água, verduras ou frutas contaminadas. Neste caso o homem passa a ser o hospedeiro intermediário em vez de definitvo como de comum.

    Letra E.

  • cisticercose é uma doença causada pela ingestão de ovos de Taenia solium e, mais raramente, de Taenia saginata, vermes platelmintos da família Taenidae e classe Cestoda.

    Ciclo da Taenia e contaminação

    As Taenia solium e T. saginata apresentam como hospedeiros intermediários, respectivamente, suínos e bovinos, nos quais ocorre apenas a fase larvar de seu ciclo de vida. No estômago desses animais, seus ovos têm suas cascas destruídas, e a larva, denominada oncosfera, é liberada. A oncosfera perfura a parede do estômago e instala-se nos músculos e, ao fixar-se, toma a forma de uma vesícula cheia de líquidos, denominada cisticerco.

    O hospedeiro definitivo da Taenia, em que ocorre a fase adulta, é o homem. No entanto, na cisticercose, o homem é hospedeiro intermediário, pois ele é contaminado ao ingerir o ovo pela água e alimentos contaminados ou ao levar a mão suja à boca (autocontaminação). No intestino, as oncosferas são liberadas, passam para a circulação e podem, em seguida, alojar-se em diversas partes do corpo, como pele, músculos, olhos (cisticercose ocular) e, na forma mais grave, no sistema nervoso central (neurocisticercose).

    https://www.biologianet.com/doencas/cisticercose.htm


ID
2235235
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um paciente foi encaminhado para avaliação com uma hepatoesplenomegalia dramática e grande acúmulo de líquido ascético na cavidade peritoneal. O quadro indica infecção crônica por

Alternativas
Comentários
  • Biomphalaria é o hospedeiro intermediário do Schistosoma Mansoni que ao penetrar no organismo do seu hospedeiro definitivo - homem - causa a Esquitossomose... que, posteriormente, evoluindo para um quadro crônico causa o aumento do baço e fígado ou melhor dizendo, a HEPATOESPLENOMEGALIA. 

  • POR ESSE SINTOMA QUE A DOENÇA É  CHAMADA POPULARMENTE DE "BARRIGA D" ÁGUA"

  • b) Schistosoma mansoni.


ID
2235238
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma criança foi hospitalizada apresentando uma área que evoluiu de eritematosa e endurecida na face para erupção cutânea e edema em torno dos olhos. O médico identificou precocemente que o paciente pode ter sido picado pelo vetor da doença de Chagas, conhecido popularmente como

Alternativas
Comentários
  • Vetor do Mal de Chagas é o barbeiro.

  • Essa é pra não zerar! Barbeiro, inseto transmissor do Trypanossoma cruzi, plasmódio causador. Alternativa D

  • uma área que evoluiu de eritematosa e endurecida na face para erupção cutânea e edema em torno dos olhos - Popularmente conhecida como: chagoma de Romanã.


ID
2235241
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A malária é uma doença cuja infecção humana começa pela picada de um mosquito Anopheles que introduz esporozoítos de Plasmodium por meio de sua saliva. Os esporozoítos são

Alternativas
Comentários
  • Ciclo de vida do Plasmodium no mosquito

    1. Hospedeiro humano infectado é picado por um Anopheles, ingerindo o plasmodium em suas diversas formas, porém a única forma que se desenvolve no mosquito são as formas sexuadas, conhecidas como GAMETÓCITOS.

    2. Ao atravessar o TGI do mosquito, os gametas se desenvolvem em microgametas (masculino) e macrogametas (feminino), que se unem formando um OOCINETO.

    3. O oocineto se aloja nas paredes do TGI, desenvolvendo-se na forma de OOCISTOS, que promovem uma multiplicação intracelular e posteriormente libera centenas de ESPOROZOÍTOS.

    4. Os esporozoítos migram para as glândulas salivares dos mosquitos e lá se alojam, sendo liberados na corrente do hospedeiro humano no seu próximo repasto, infectando-o.

     

    Ciclo de vida do Plasmodium no homem

    1. Ao entrar na corrente sanguínea, os esporozoítos migram para o fígado, adentram os hepatócitos e se transformam em CRIPTOZOÍTOS.

    2. Os criptozoítos iniciam a divisão celular, e agora passam a ser definidos como ESQUIZONTES. Após amadurecimento, passam a ser chamados de MEROZOÍTOS.

    3. Os hepatócitos são rompidos e os merozoítos liberados na corrente sanguínea, atingindo as hemácias e infectando-as, reiniciando o ciclo de reprodução assexuada do Plasmodium.

    4. Alguns merozoítos podem diferenciar-se em gametócitos, que infectarão o mosquito quando do seu repasto, reiniciando o ciclo total.

  • Gabarito E

    o estágio infectante do Plasmodium.


ID
2236531
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A sombra do cedro vem se encostar no cocho. Primo Ribeiro levantou os ombros; começa a tremer. Com muito atraso. Mas ele tem no baço duas colmeias de bichinhos maldosos, que não se misturam, soltando enxames no sangue em dias alternados. E assim nunca precisa de passar um dia sem tremer.

ROSA, J. G. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

O texto de João Guimarães Rosa descreve as manifestações das crises paroxísticas da malária em seu personagem. Essas se caracterizam por febre alta, calafrios, sudorese intensa e tremores, com intervalos de 48 h ou 72 h, dependendo da espécie de Plasmodium.

Essas crises periódicas ocorrem em razão da

Alternativas
Comentários
  • Os merozoítos são uma das formas apresentadas pelo plasmódio no interior do corpo humano quando o homem apresenta malaria. Essa forma infecta as hemácias e se reproduz no interior delas. A cada ciclo de reprodução, eles rompem as hemácias e são liberados na corrente sanguínea juntamente com substâncias tóxicas que vão causar as febres típicas da malária.
    Alternativa correta: A
  • Resolução: Os merozoítos são uma das formas apresentadas pelo plasmódio no interior do corpo humano. Essa forma infecta as hemácias e se reproduz no interior delas assexuadamente. A cada ciclo de reprodução, eles rompem as hemácias e são liberados na corrente sanguínea juntamente com substâncias tóxicas que vão causar os episódios de febre característicos da malária.

    Gabarito oficial: A (lise das hemácias, liberando merozoítos e substâncias denominadas hemozoínas.)

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/enem-2016-2a-aplicacao-questoes-de-biologia-resolvidas/

  • menino q questao foi essa

  • eu pularia sem dó

  • Prestem atenção, a resposta está no enunciado.

    O texto refere a duas substâncias distintas que não se misturam, a única alternativa que cita dois organismo (bichinhos maldosos) é a alternativa A, de "alalaô"

    ...Mas ele tem no baço duas colmeias de bichinhos maldosos, que não se misturam, soltando enxames no sangue em dias alternados

    A) lise das hemácias, liberando merozoítos e substâncias denominadas hemozoínas.

  • A "letra D", em si não está errada, porem a questão pede o motivo das convulsões .  

    "Primo Ribeiro levantou os ombros; começa a tremer"

    Letra A mais correta !

  • Letra A

    O protozoário Plasmodium é um parasita causador da malária. Esta doença possui como sintoma uma febre que pode acontecer em uma frequência de tempos diferentes. A febre ocorre quando há uma quebra das hemácias, liberando os plasmódios na forma de merozoitos (resultado da reprodução dos esporozoitos) e hemozoinas (um tipo de pigmento presente nas hemácias).

  • As hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio. Logo, com a destruição delas, o individuo, além de ter febre, terá cansaço. Sabendo disso que cheguei na alternativa correta.


ID
2283850
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A febre amarela, a esquistossomose e a malária são doenças tropicais que causam a morte de milhares de pessoas ao redor do mundo, inclusive no Brasil. A febre amarela é transmitida por mosquitos dos gêneros Aedes, Haemagogus e Sabethes; a esquistossomose tem como vetor moluscos do gênero Biomphalaria; e a malária, mosquitos do gênero Anopheles.
Os organismos patogênicos responsáveis pela febre amarela, pela esquistossomose e pela malária são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • RESUMO BÁSICO DE DOENÇAS - fonte: minha cabeça (confia no pai)

    ------> virais: AIDS (HIV) - herpes - dengue - zika - chikungunya - febre amarela...

    ------> protozooses: doença de chagas (barbeiro) e malária (mosquito prego)...

    ------> bacterioses: tuberculose, lepstopirose (rato), tétano...

    ------> verminoses: teníase - solitária - (solium ou sagnata), esquitossomose (caramujo), ascarídiase (lombriga)...

    CFO - PMPR

    13/02/22


ID
2297191
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Procurando bem

Todo mundo tem pereba

Marca de bexiga ou vacina

E tem piriri, tem lombriga, tem ameba

Só a bailarina que não tem

Edu Lobo e Chico Buarque, Ciranda da bailarina.

A bailarina dos versos não contrai as doenças causadas por dois parasitas de importância para a saúde pública: a lombriga (Ascaris lumbricoides) e a ameba (Entamoeba histolytica). Todo mundo, porém, pode-se prevenir contra essas parasitoses, quando

Alternativas
Comentários
  • As doenças citadas nos versos são causadas por parasitas de grande importância para a saúde publica, porem a alternativa que apresenta modos de profilaxia, ou seja, formas de prevenção é a alternativa B, pois tanto a lombriga quanto a ameba são contraídas quando se ingere alimentos ou água contaminadas com os cistos (ameba) ou ovos (lombriga). A alternativa A apresenta métodos profiláticos para doenças como a Esquistossomose, Já a alternativa C, apresenta a prevenção de contrair amarelão (Ancylostoma duodenale) por exemplo. Para se evitar doenças causadas por picada de mosquitos, aracnídeos, entre outros, utiliza a prevenção apresentada na alternativa D. E por ultimo, na alternativa E, se apresenta a prevenção de contrair doenças como Cisticercose, causadas pela ingestão de carne contaminada com Taenia saginata (boi) e Taenia solium (porco).

    Alternativa correta: B


ID
2304913
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

TEXTO 1

Democracia

Punhos de redes embalaram o meu canto

para adoçar o meu país, ó Whitman.

Jenipapo coloriu o meu corpo contra os maus-                                                                                

                                                     [olhados,

catecismo me ensinou a abraçar os hóspedes,

carumã me alimentou quando eu era criança,

Mãe-negra me contou histórias de bicho,

moleque me ensinou safadezas,

massoca, tapioca, pipoca, tudo comi,

bebi cachaça com caju para limpar-me,

tive maleita, catapora e ínguas,

bicho-de-pé, saudade, poesia;

fiquei aluado, mal-assombrado, tocando maracá,

dizendo coisas, brincando com as crioulas,

vendo espíritos, abusões, mães-d’água,

conversando com os malucos, conversando sozinho,

emprenhando tudo que encontrava,

abraçando as cobras pelos matos,

me misturando, me sumindo, me acabando,

para salvar a minha alma benzida

e meu corpo pintado de urucu,

tatuado de cruzes de corações, de mãos-ligadas,

de nomes de amor em todas as línguas de branco, de                                                          

                                                 [mouro ou de pagão.

(LIMA, Jorge de. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2006. p. 74.)

O Texto 1 faz referência à “maleita”, doença infecciosa aguda ou crônica causada por protozoários e transmitida por picada de mosquito. Dentre as alternativas a seguir, marque a que apresenta uma afirmação correta em relação ao protozoário responsável e ao modo de transmissão dessa doença:

Alternativas
Comentários
  • Doença: Malária

    Agente Etiológico: Plasmodium spp.

    Vetor: Mosquito do gênero Anopheles (fêmea)


ID
2344933
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o mecanismo de transmissão do Trypanosoma cruzi, analise as afirmativas a seguir.

I. A transmissão pelo vetor ocorre pela penetração de tripomastigotas metacíclicos, eliminados nas fezes ou na urina do triatomíneo, durante o hematofagismo.

II. A transfusão sanguínea constitui o segundo mecanismo de importância epidemiológica na transmissão da doença de Chagas.

III. A transmissão congênita ocorre quando existem ninhos de tripomastigotas na placenta, que liberam amastigotas que chegam até a circulação fetal.

IV. A transmissão oral ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes ou urina de tripomastigotas infectados.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • fiquei com duvida a respeito da excreção ( urina), nos insetos e aracnídeos possuem os tubos de malpighi, que retiram as excretas do sangue e jogam no intestino, então fezes e urinas são  uma mistura; Fonte Minimanual de biologia RIDEEL 2001, pagina238

     

    III. ERRADA: A transmissão congênita ocorre quando existem ninhos de tripomastigotas na placenta, que liberam amastigotas (fase intracelular não infectante) que chegam até a circulação fetal. (aqui tem transmissão vertical, mas é pelo tripomastigota)

     

     

    mastigota – fase intracelular, sem organelas de locomoção, com pouco citoplasma e núcleo grande. O cinetoplasto fica ao lado do núcleo e é um pouco menor que ele. Está presente na fase crônica da doença.

    ·       Epimastigota – é a forma encontrada no tubo digestivo do vetor, não é infectante para os vertebrados. Tem forma fusiforme e apresenta o cinetoplasto junto ao núcleo. Possui flagelo e membrana ondulante

    ·       Tripomastigota – fase extracelular, que circula no sangue. Apresenta flagelo e membrana ondulante em toda a extensão lateral do parasito. O cinetoplasto se localiza na extremidade posterior do parasito. Esse estágio evolutivo está presente na fase aguda da doença, constituindo a forma infectante para os vertebrados.

    Fonte:http://www.ufrgs.br/para-site/siteantigo/Imagensatlas/Protozoa/Trypanosomacruzi.htm

    IV- Errada , pois tripomastigotas são os agentes causadores da doença, ou seja, o protozoários e eles não defecam, pois são seres unicelulares.

  • Urina???


ID
2358253
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à dengue, julgue o item a seguir.

A transmissão da dengue ocorre por meio da picada do mosquito Aedes aegypti e do contato direto com o doente ou com suas secreções.

Alternativas
Comentários
  • A dengue não é uma doença contagiosa, a transmissão ocorre através da picada da fêmes do mosquido Aedes Aegypti infectada e infectiva.

    Veja mais nesse excelente texto da fiocruz:

    http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/aedesvetoredoenca.html

     

     

    Bons estudos

  • Errado

    Importante!

    O mosquito Aedes aegypti é o vetor de diversas doenças causadas por vírus, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Ao picar uma pessoa doente, o mosquito é infectado e pode transmitir a doença a uma pessoa sadia. No entanto, alguns estudos mostram que há casos de mosquitos que já nascem infectados pelo vírus da dengue, o que pode desencadear um grande problema de saúde pública.

    Fonte: https://biologianet.uol.com.br/doencas/doencas-causadas-pelo-aedes-aegypti.htm

  • Transmissão da dengue acontece de forma INDIRETA


ID
2358256
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à dengue, julgue o item a seguir.

Uma das estratégias para reduzir a população do Aedes aegypti é promover o cruzamento entre mosquitos geneticamente modificados e fêmeas selvagens, no intuito de produzir gerações que não cheguem à fase adulta.

Alternativas
Comentários
  • .Os Aedes aegypti transgênicos, conhecidos como “Aedes do Bem” vêm se mostrando poderosos no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, febre amarelazika e chikungunya. Segundo a Oxitec, empresa que produz estes mosquitos geneticamente modificados, os “Aedes do Bem” que foram soltos num bairro de Piracicaba reduziram em 81% as larvas de Aedes aegypti selvagens em comparação com uma área não tratada.

    Ao portarem um gene alterado, os machos do Aedes do Bem, produzem filhotes que não sobrevivem por muito tempo. Dessa forma essa nova prole não é capaz de se reproduzir, causando a redução da população desses insetos!


ID
2358259
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à dengue, julgue o item a seguir.

Durante a hematofagia, os machos e as fêmeas inoculam a saliva infectada com as partículas do vírus do gênero Flavivírus.

Alternativas
Comentários
  • Apenas as fêmeas são hematófagas.

  • Questão ERRADA

    1- O vírus Flavivírus Febricis é o vírus causador da febre amarela.

    2- Apenas as fêmeas do mosquitos são os vetores hematófagos (se alimentam de sangue).  

  • A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus pertence à família Flaviviridae, do gênero Flavivírus. O vírus da dengue apresenta quatro sorotipos, em geral, denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

  • JB Araújo, obg pela informações sobre a Febre Amarela, no entanto atente-se que a questão informa apenas o gênero do vírus, que é o mesmo para ambas as doenças.

    O vírus da dengue é um arbovírus do gênero Flavivírus e pertencente à família Flaviviridae. Não encontrei o nome científico do vírus da dengue, vejo os materiais indicando apenas como vírus da dengue ou DENV.

  • não injeta partículas e sim o vírus, partículas de vírus estão em algumas vacinas


ID
2358262
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à dengue, julgue o item a seguir.

A abordagem ecobiossocial é uma estratégia de controle dessa doença que tem como vantagem a exclusão do uso de inseticidas, mas apresenta limitações, como a necessidade de mobilização de vários setores da sociedade, a demanda por recursos financeiros e resultados, a médio e longo prazo, que dependem de programas educativos.

Alternativas

ID
2366737
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A dengue é uma doença virológica transmitida pelo mosquito fêmea contaminado da espécie

Alternativas
Comentários
  • BÊ-Á-BÁ: Aedes aegypti.

  • essa é o tipo de questão que eu perco minutos procurando a pegadinha kkkkk

  • Esse tipo de questão não separa quem realmente estudou daqueles que ficaram somente assistindo à televisão hahaha.

    A nota de corte bate os 99% hahaha


ID
2427799
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo o Instituto Adolfo Lutz, em 2015, a febre maculosa vitimou duas criança em Ourinhos(SP) e uma mulher de 35 anos em Santa Cruz do Rio Pardo(SP). Essa doença é transmitida ao homem e a outros animais domésticos pela picada do carrapato estrela contaminado, que costuma infestar as capivaras e outros animais silvestres. O aumento de casos pode estar ocorrendo devido à migração crescente de animais silvestres para os parques e praças das cidades em fuga dos herbicidas, pesticidas e desmatamento das zonas rurais.

Os primeiros sintomas da febre maculosa são confundidos com os da dengue, o que pode ocasionar o tratamento de forma incorreta.

A mãe de uma das crianças, morta aos 12 anos, não se conforma com o possível erro médico, uma vez que, se diagnosticado rapidamente, um simples antibiótico resolveria o problema e teria salvado a vida de sua filha.

Com base no texto, analise as afirmativas :

I.  A dengue e a febre maculosa são causadas por um patógeno do mesmo Reino.

II. A transmissão da dengue e da febre maculosa é feita por vetores da mesma classe.

III. A transmissão da dengue e da febre maculosa é feita por dois animais hematófagos.

IV. O uso de antibiótico resolve as duas doenças.

A(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é (são):  

Alternativas
Comentários
  • I.  A dengue e a febre maculosa são causadas por um patógeno do mesmo Reino.

    Incorreta. O agente etiológico da dengue é um vírus e o da febre maculosa é uma bactéria.

     

    II. A transmissão da dengue e da febre maculosa é feita por vetores da mesma classe.

    Incorreta. A classe do vetor da dengue (mosquito) é Insecta, enquando da febre maculosa (carrapato) é Arachnida.

     

    III. A transmissão da dengue e da febre maculosa é feita por dois animais hematófagos.

    Correta. O mosquito (a fêmea) e o carrapato alimentam-se de sangue.

     

    IV. O uso de antibiótico resolve as duas doenças.

    Incorreta. Resolve apenas a febre maculosa, por se tratar de bactéria.

     

    Alternativa D


ID
2429287
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto e responda a questão.

“O prêmio Nobel da Medicina de 2015 foi atribuído esta segunda-feira aos investigadores William Campbell e Satoshi Omura “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra as infecções causadas por parasitas nemátodos”; e à cientista Tu Youyou, “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra a malária”, anunciou o comitê do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo (Suécia)”.

(GERSCHENFELD, Ana. Nobel da Medicina recompensa três investigadores por trabalhos sobre parasitas. 2015. Disponível em: . Acesso em: 06 out.2015)

Assinale a alternativa que NÃO está correta.

Alternativas
Comentários
  • A malária tem como agente etiológico o parasita plasmodium que é transmitido pelo mosquito prego (anopheles). Portanto, não é a estrutura sanitária que causa a alta incidência dessa doença, e sim o desmatamento, aumentando a proliferação desses mosquitos nas cidades. Letra B está incorreta.

  • Todas as pessoas do planeta é muita gente. 

  • Plasmodium não é um nematelminto.

  • tbm achei essa letra E bem complicada. n tem como generalizar assim. marquei E por causa dos resíduos solidos podem servir como reservatório para proliferação dos mosquitos.. poxa!
  • A letra B fala que a sistema de saneamento básico deficitário é a principal causa de malária. Pode até ser, mas não a principal. A principal é o mosquito.

    A letra E fala da infecção por nematódeos que ocorre virtualmente em todos os humanos. Ora, as verminoses ocorrem por ingestão de alimentos mal lavados. Por isso, uma vez ou outra alguém vai ter uma verminose, inevitavelmente. Por isso, quando levamos uma criança ao médico, o pediatra por profilaxia já prescreve vermífugo. Todo mundo tem, ou já teve, mas não chega a matar por desidratação como a giardiase ou amebiase, protozooses.


ID
2429479
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Febre chikungunya

A febre chikungunya é uma doença viral transmitida aos seres humanos por mosquitos, como o Aedes aegypti e A. albopictus, os mesmos que transmitem a dengue. Em razão da alta incidência desses mosquitos no país, os pesquisadores estimaram o risco de transmissão do vírus chikungunya por outras regiões do Brasil. Para isso, submeteram dados sobre a presença das duas espécies de mosquitos transmissores da doença a modelos matemáticos capazes de predizer possíveis padrões geográficos de disseminação do vírus. O vírus chikungunya (CHIKV) possui genoma de RNA positivo de fita simples, pertencente ao gênero Alphavirus da família Togaviridae

Fonte: Adaptado de:<http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/05/20/pesquisadores-identificam-linhagem-do-virus-chikungunya-no-brasil/>.

As características do agente etiológico e da doença permitem inferir que:

Alternativas
Comentários
  • A) o risco de transmissão é maior, uma vez que o agente etiológico é específico a um único vetor. --> Para o risco de transmissão ser maior, é necessário que a doença seja transmitida por mais de um vetor. O próprio texto cita dois vetores da febre chikungunya:  Aedes aegypti A. albopictus

    B)o genoma viral apresenta pareamento de bases nitrogenadas.---> Se o RNA é de fita simples, não há pareamento de bases nitrogenadas. O pareamento de bases se dá entre uma fita e outra.

    C) Correta. RNA senso + já possui RNAm e, por isso, inicia logo o processo de tradução. RNA senso -, ao contrário, não possui RNAm; este só será produzido depois que o vírus adentrar a célula.

    D) a utilização de modelos matemáticos capazes de predizer possíveis padrões geográficos de disseminação do vírus será útil na imunização passiva de pessoas não afetadas pela febre chikungunya. ---> Imunização ativa (vacinas)

    E)Aedes aegypti e Aedes albopictus são espécies pertencentes ao mesmo gênero, mas de famílias diferentes-- mesmo gênero, espécies diferentes


ID
2666446
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Própolis é uma resina produzida pelas abelhas a partir de material extraído das plantas. Desde 1996, um grupo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) dedica-se a estudar o uso de própolis em tratamentos bucais, pois se sabe que tem ações anti-inflamatória, antifúngica, antibacteriana, cicatrizante e anestésica.

LIMA, A. Revista Minas Faz Ciência, FAPEMIG, dez. 2008 a fev. 2009 (adaptado).


Os estudos conduzidos pelo grupo de pesquisadores têm um cunho social interessante, porque podem resultar

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá seus ciscadores de questões...

    Prontos para entender essa questão cabulosa?

    Então booooora lá!!! olhou a questão e bateu o desespero?

    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não...

    A gente mata no peito e chuta pro gol...

     

    O própolis é uma resina de fácil e barato acesso... Seu uso traz benefícios para os tratamentos bucais, como cáries (Bactérias) e sapinhos (Fungo), frequentes em crianças, uma vez que possui ação antifúngica, antibacteriana, cicatrizante e anestésica.

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: 

     

    No acesso ao tratamento de baixo custo de “sapinho”, cáries e outras doenças comuns em crianças. 

     
    Errou? Acertou?

    Tem algum macete para resolver mais rápido?

    Curti aqui e me fala... 
     

  • É bom atentar pro fato de que a questão diz cunho social interessante​, o que já aponta que a resposta vai ter a ver com inclusão ou facilitamento no acesso a algo. A alternativa D é a única que envolve isso.

  • estudar o uso de própolis em tratamentos bucais (PALAVRAS CHAVE NO TEXTO COMPLEMENTAR)

  • O estudo de própolis como uso medicamentoso tem uma grande importância para a sociedade, pois com suas grandes variações terapêuticas, pode auxiliar na prevenção e no tratamento de diversas doenças. Por ser uma resina de fácil acesso e custo baixo, o uso se torna atrativo, pois pode abranger uma grande parte da população. Sua ação anti-inflamatória é favorecida por conter grande número de flavonoides. Com o uso correto, os benefícios são muitos em prevenção e tratamento.

    Analisando as alternativas, esses estudos podem resultar:
    a) a própolis não atua na prevenção de doenças crônicas, pois não são doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos. Incorreta.
    b) ela apenas previne, não há possibilidade de diminuir o contágio de doenças infectocontagiosas. Incorreta.
    c) a prevenção ocorre apenas em possibilidade de doenças por vírus, bactérias ou fungos. Incorreta.
    d) pelo baixo custo, o tratamento e a prevenção são mais acessíveis. Correta.
    e) a própolis na alimentação ou higienização não evita as doenças inflamatórias, apenas auxilia na prevenção. Incorreta.
    (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Gabarito do professor: D

  • a palavra chave é cunho social
  • O estudo de própolis como uso medicamentoso tem uma grande importância para a sociedade, pois com suas grandes variações terapêuticas, pode auxiliar na prevenção e no tratamento de diversas doenças. Por ser uma resina de fácil acesso e custo baixo, o uso se torna atrativo, pois pode abranger uma grande parte da população. Sua ação anti-inflamatória é favorecida por conter grande número de flavonoides. Com o uso correto, os benefícios são muitos em prevenção e tratamento.

    Analisando as alternativas, esses estudos podem resultar:

    a) a própolis não atua na prevenção de doenças crônicas, pois não são doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos. Incorreta.

    b) ela apenas previne, não há possibilidade de diminuir o contágio de doenças infectocontagiosas. Incorreta.

    c) a prevenção ocorre apenas em possibilidade de doenças por vírus, bactérias ou fungos. Incorreta.

    d) pelo baixo custo, o tratamento e a prevenção são mais acessíveis. Correta.

    e) a própolis na alimentação ou higienização não evita as doenças inflamatórias, apenas auxilia na prevenção. Incorreta.

    (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Gabarito do professor: D

  • Prevenção = evitar/prevenir

    X

    Tratamento = corrigir/tratar

    O enunciado diz: "estudar o uso de própolis em tratamentos bucais". Portanto, todas as alternativas que falam de prevenção ou "evitar", estão erradas.

  • Só um adendo (que eu não sabia, fui pesquisar): "sapinho" é causada pelo fungo Candida albicans. Como o texto cita propriedades antifúngicas, tá valendo.


ID
2666485
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um grupo internacional de cientistas achou um modo de “tapar o nariz” do mosquito do gênero Anopheles. As aspas são necessárias porque o inseto fareja suas vítimas usando as antenas. Os cientistas descobriram como ocorre a captação de cheiros pelas antenas e listaram algumas substâncias capazes de bloquear a detecção de odores que os mosquitos reconhecem. Essa descoberta possibilita, por exemplo, a criação de um repelente muito mais preciso contra o inseto.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 12 abr. 2010 (adaptado).


Se a descoberta descrita no texto for extensiva a outros insetos, pode ajudar a combater algumas doenças no Brasil, como, por exemplo,

Alternativas
Comentários
  • Leptospirose - Rato

    Cólera - água e  alimentos contaminados 

    Miningite - Goticulas de saliva

     

  • Leptospirose é água, o rato é apenas reservatório.

  • Sabemos que os insetos são transmissores de muitas doenças no Brasil e no mundo. O corpo humano tem possibilidade de oferecer uma hospedagem confortável para vários parasitas causadores de doenças. Alguns habitam o organismo do homem, outros apenas passam por ele em uma de suas fases da vida. Os hospedeiros que causam parasitoses podem ser verminoses, viroses, protozooses e bacterioses. Dentre as doenças causadas por transmissão por mosquitos podemos citar: dengue (causada pelo mosquito Aedes aegypti), malária (causada pelo mosquito do gênero Anopheles), leishmaniose (causada pelo mosquito-palha do gênero Phlebotomus), febre amarela (causada pelo mosquito Aedes aegypti em áreas urbanas) e doença de Chagas (causada pelo barbeiro do gênero Triatoma). A questão cita o mosquito transmissor de leishmaniose. 

    Analisando as alternativas, a descoberta sendo extensiva a outros insetos combaterá:
    a) dengue e febre amarela e doença de Chagas são transmitidas por insetos, leptospirose por água contaminada com urina de roedores. Incorreta. 
    b) malária é transmitida por insetos, meningite por bactérias ou vírus, peste bubônica por bactérias e doença de Chagas por insetos. Incorreta.
    c) doença de Chagas, dengue, febre amarela e leishmaniose são transmitidas por insetos. Correta.
    d) dengue é transmitida por insetos, cólera, lepra e peste bubônica por bactérias. Incorreta.
    e) malária e dengue são transmitidas por insetos, cólera por bactérias e leptospirose por água contaminada com urina de roedores. Incorreta.
    Dica da questão: Atentar-se ao enunciado informando sobre insetos, e não apenas mosquitos. 


    Gabarito do professor: C

  • Eu fiz por eliminação, a leptospirose tem como vetor os ratos e a peste bubônica se propaga,principalmente,pelas pulgas. Como as quatros alternativas,sem ser a correta, tinham tais doenças, masquei a C.

  • Sabemos que os insetos são transmissores de muitas doenças no Brasil e no mundo. O corpo humano tem possibilidade de oferecer uma hospedagem confortável para vários parasitas causadores de doenças. Alguns habitam o organismo do homem, outros apenas passam por ele em uma de suas fases da vida. Os hospedeiros que causam parasitoses podem ser verminoses, viroses, protozooses e bacterioses. Dentre as doenças causadas por transmissão por mosquitos podemos citar: dengue (causada pelo mosquito Aedes aegypti), malária (causada pelo mosquito do gênero Anopheles), leishmaniose (causada pelo mosquito-palha do gênero Phlebotomus), febre amarela (causada pelo mosquito Aedes aegypti em áreas urbanas) e doença de Chagas (causada pelo barbeiro do gênero Triatoma). A questão cita o mosquito transmissor de leishmaniose. 

    Analisando as alternativas, a descoberta sendo extensiva a outros insetos combaterá:

    a) dengue e febre amarela e doença de Chagas são transmitidas por insetos, leptospirose por água contaminada com urina de roedores. Incorreta. 

    b) malária é transmitida por insetos, meningite por bactérias ou vírus, peste bubônica por bactérias e doença de Chagas por insetos. Incorreta.

    c) doença de Chagas, dengue, febre amarela e leishmaniose são transmitidas por insetos. Correta.

    d) dengue é transmitida por insetos, cólera, lepra e peste bubônica por bactérias. Incorreta.

    e) malária e dengue são transmitidas por insetos, cólera por bactérias e leptospirose por água contaminada com urina de roedores. Incorreta.

    Dica da questão: Atentar-se ao enunciado informando sobre insetos, e não apenas mosquitos. 

    Gabarito do professor: C

  • Gabarito C (O enunciado pediu INSETOS e não apenas MOSQUITOS)

    Dengue, febre amarela, doença de Chagas (barbeiros) e malária: insetos.

    Leptospirose: por água contaminada com urina de roedores.

    Meningite: bactéria ou vírus.

    Peste bubônica, lepra e cólera: bactéria.

  • Tem uma galera fazendo confusão entre agente etiológico e vetor.

    É irrelevante para esta questão se o agente etiológico é um vírus, bactéria, protista etc. Em suma, ela quer saber qual das doenças é transmitida por insetos. Simples.

    Por exemplo: cólera é causada por bactéria, mas seu mecanismo de transmissão não envolve insetos. Peste bubônica também é causada por bactérias; no entanto, a pulga que a transmite é um inseto. O critério "ser bactéria" não é válido para a discriminação das alternativas.


ID
2751013
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto abaixo.

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 907 casos confirmados de microcefalia, até 19 de março deste ano, e investiga outros 4.293 casos suspeitos. O aumento dos casos da doença foi tão intenso, desde maio de 2015 — mês em que foi descoberto o primeiro caso de zika no Brasil —, que a anomalia passou a ser considerada um surto. Segundo as especialistas Marilisia Mantovani e Mardjane Lemos, antes da epidemia de zika, a microcefalia era uma doença relativamente rara. Hoje, a cada semana o número de casos confirmados aumenta.
Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/especialistas-explicam-aumento-de-casos-severos-de-microcefalia-zika-esedento-pelo-sistema-nervoso-28032016. Acesso em: 31 de Mar. 2016.

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o vetor e o agente causador da doença que atualmente está sendo relacionada aos casos de microcefalia no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O vetor, aquele que "transporta" o agente causador é um mosquito, o mesmo que transmite a dengue, o Aedes aegypti. Como todos os mosquitos, ele é um artrópode.

    Já o agente transmissor é o Zika vírus. Ele é um arbovírus por ser transmitido ao homem através de um atrópode. Os arbovírus compreendem 3 famílias, dentre elas a família Flaviviridae, onde o vírus da Zica pertente, mas especificamente ao gênero Flavivirus.

     

    Portanto, a alternativa onde tudo se encaixa é B. O vetor é um artrópode (mosquito) e o agente causador é um Flavivírus.

  • Vetor - artrópode

    Agente - flavivírus

    A família Flaviviridae tem o gênero Flavivirus, o qual engloba: febre amarela; dengue 1, 2, 3 e 4, vírus West Niles, vírus da encefalite de St. Louis, vírus da encefalite Murray Valley, encefalites do carrapato e outros. Todos os flavivírus têm em comum um envoltório protetor protéico com epítopos em toda sua extensão. 

    Importante!

    Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

    AR = artrópode
    BO = borne
    VÍRUS = vírus
     

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/arbovirus/38334

    https://www.minhavida.com.br/saude/temas/arboviroses


ID
2759905
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em dezembro de 2016, devido ao aumento do número de casos no Brasil, autoridades sanitárias entraram em alerta para uma possível epidemia de febre chikungunya. Os sintomas da doença são febre, mal-estar, manchas vermelhas e dores fortes nas articulações, que podem se manter por meses. No Distrito Federal, os primeiros casos foram notificados em 2014 e, em 2016, foram registrados 156 casos, o que reflete um aumento de 80% em relação ao ano de 2015.


Internet: <www.correiobraziliense.com.br> (com adaptações).


A respeito dos casos de chikungunya no DF, é correto afirmar que o(a)

Alternativas
Comentários
  • .Explicando a E

    mosquito-palha, cujo nome científico é Lutzomyia longipalpis, é um inseto díptero hematófago da subfamília denominada Phlebotominae. Causa a Leishmaniose​

  • Gab. D

    Transmissão

    A transmissão do vírus chikungunya (CHIKV) é feita através da picada de insetos-vetores do gênero Aedes, que em cidades é principalmente pelo Aedes aegypti e em ambientes rurais ou selvagens pode ser por Aedes albopictus. Embora a transmissão direta entre humanos não esteja demonstrada, há de se considerar a possibilidade da transmissão in utero da mãe para o feto. O período de incubação do vírus é de 4 a 7 dias, e a doença, na maioria dos casos, é auto-limitante. A mortalidade em menores de um ano é de 0,4%, podendo ser mais elevada em indivíduos com patologias associadas.

    https://www.bio.fiocruz.br/index.php/chikungunya-sintomas-transmissao-e-prevencao


ID
2808076
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários. A cura é possível se a doença for tratada em tempo oportuno e de forma adequada. Contudo, a malária pode evoluir para forma grave e para óbito. No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nas demais regiões, apesar das poucas notificações, a doença não pode ser negligenciada, pois se observa uma letalidade mais elevada que na região Amazônica. Entre as medidas de prevenção individual estão

Alternativas
Comentários
  • Malária é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e causada por protozoários parasitários do género Plasmodium. 

  • b) uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes. 

  • A malária não é uma doença contagiosa, quer dizer, não é transmitida entre pessoas e tampouco pode ser transmitida pela água e, sim por meio da picada do mosquito Anopheles, infectada pelo Plasmodium. Até o momento ainda não existe vacina contra a doença. Por isso, é tão importante as medidas de prevenção para evitar o surgimento de grandes casos da doença e, a questão pede para identificar quais são algumas medidas.

    Como medidas de prevenção, podemos citar:

    • Usar mosquiteiros ou cortinados impregnados de inseticida;
    • Usar roupas longas e de cores claras;
    • Utilizar ventiladores em ambientes fechados;
    • Usar repelente, a orientação médica é necessária para o uso de repelente em crianças menores de dois anos;
    • Saneamento;
    • Não ingerir medicamentos por conta própria
    • Limpeza de locais que favoreçam o surgimento de mosquitos;
    • Usar telas em portas e janelas.

    GABARITO: LETRA B


ID
2808079
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É correta a relação entre os mecanismos de controle (MC) e os respectivos agentes etiológicos.

Alternativas
Comentários
  • MC1: A ancilostomose é uma helmintíase que pode ser causada tanto pelo Ancylostoma duodenale como pelo Necatur americanus.

    Ambos são vermes nematelmintes (asquelmintes), de pequenas dimensões, medindo entre 1 e 1,5 cm. A doença pode também ser conhecida popularmente como "amarelão", "doença do jeca-tatu", "mal-da-terra", "anemia-dos-mineiros, "opilação", etc.

    MC2 : A teníase é uma doença causada pela forma adulta das tênias, Taenia solium (do porco) e Taenia saginata (do boi) > carnes cruas ou mal passadas

    "solitárias"

    MC3 : protozoário parasita

    .... entrada do Trypanosoma no sangue dos humanos a partir do ferimento da “picada” por triatomas, os populares barbeiros ou chupões, como são conhecidos no interior do Brasil.

    MC4 : S. mansoni Helminto trematódeo 

    “xistose”, “barriga d’água” ou “doença dos caramujos”.

    contágio na água


ID
2814349
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, a cobertura de saneamento básico ainda não é completa, o que leva um grande número de pessoas a adquirirem doenças transmitidas pela água contaminada. Além disso, uma parte da população, principalmente as crianças e jovens, não tem total conhecimento dos problemas que podem ser causados pelo consumo de águas não apropriadas. As doenças causadas pela contaminação da água são:

Alternativas
Comentários
  • E) Hepatite A, rotavírus, febre tifoide

  • Gabarito E.

    .

    Diarreia - normalmente intoxicação alimentar;


    Febre tifoide - doença bacteriana aguda, causada pela Salmonella enterica sorotipo Typhi , associada a baixos níveis socioeconômicos, principalmente em áreas com precárias condições de saneamento, higiene pessoal e ambiental.


    Hanseniase - A transmissão do Mycobacterium leprae se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora, chamada multibacilar;


    Hepatite A - A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (HAV) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus;


    Rotavirus - Os rotavírus são transmitidos pela via fecal-oral, por contato pessoa a pessoa, por meio de água e alimentos contaminados, objetos contaminados e provavelmente por propagação aérea, via aerossóis. Há presença de alta concentração do vírus causador da doença nas fezes de crianças infectadas.


ID
2817139
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Algumas doenças humanas causadas por micro-organismos são transmitidas por mosquitos. Entre elas, pode-se citar a ........ e a ......... . 

Alternativas
Comentários
  • > Leishmaniose – Dengue (Certo: Mosquito, o cão é no entanto o reservatório/ Mosquito- pelo Aedes egypt)

    Candidíase – Chicungunha (Errado: sexualmente transmissível/ mosquito)

    Rotavírus – Hepatite C (Errado: Rotavírus é por transmissão fecal-oral/ sexualmente transmissível)

    Zika – Esquistossomose (Errado: Mosquito- Aedes egypt / Caramujo participa do ciclo, e ocorre por água e alimentos contaminados)

    Sarampo – Caxumba (Errado: ocorre diretamente de pessoa para pessoa/ via aérea)


ID
2834059
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, doenças como a febre amarela, o sarampo e a tuberculose são problemas de saúde pública. Com relação a essas doenças, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (A) - ERRADA - Febre Amarela é uma doença viral - causada pelo vírus do gênero Flavivirus febricis.

    (B) - ERRADA - Sarampo é uma enfermidade causada por vírus do gênero Morbillivirus. A tuberculose É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch

    (C) - CORRETA

    (D) ERRADA - A tuberculose É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. A vacina usada na prevenção da tuberculose é a BCG.

    (E) - ERRADA - Sarampo é uma enfermidade viral, Tuberculose é bacteriana. Ambas podem ser prevenidas por vacina.


ID
2846605
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A malária representa um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Embora a dimensão geográfica da transmissão esteja encolhendo no Brasil, o país ainda registra 42% dos casos da doença nas Américas. A Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, recentemente desenvolveu um preparado com alta eficácia antimalárica, agora em fase de ensaios clínicos.

(Fontes: “Desafios para eliminação da malária”, Agência Fapesp, 2017; MAÍRA Menezes, “Malária: ensaio clínico aponta alta eficácia e ausência de resistência a medicamento”, Portal Fiocruz, 2016.)

Levando em conta seus conhecimentos sobre o ciclo de vida do Plasmodium, assinale a alternativa que indica um possível mecanismo de ação do preparado antimalárico.

Alternativas
Comentários
  • O parasitismo é a relação entre seres vivos de diferentes espécies em que um deles se beneficia do outro, prejudicando-o. As protozooses são doenças causadas por organismos unicelulares pertencentes ao grupo dos protistas. A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium, e são transmitidos pela fêmea de mosquitos do gênero Anopheles. Esse protozoário ataca as células do fígado, se reproduzindo assexuadamente. A nova geração invade o sangue e volta a se reproduzir e destrói as hemácias. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    O preparado antimalárico seria possível:
    a) alterar a morfologia das hemácias não diminui a taxa de infecção. Incorreta.
    b) não impediria a entrada de parasitas. Incorreta.
    c) promover a multiplicação não seria uma ação antimalárica. Incorreta.
    d) inibir a multiplicação de merozoítos nos eritrócitos (hemácias), diminuindo a carga de parasitas circulantes. Correta.

    Gabarito do professor: D.
  • Merozoíto é o nome de um estágio do Plasmodium, causador da malária. Ele é o produto da reprodução dos esporozoítos no fígado humano. Esses merozoítos que vão atacar as hemácias e se reproduzirão, provocando a lise do glóbulo vermelho caracterizando os intervalos de febre e calafrio típicos da malária.


ID
2847919
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, doenças como a febre amarela, o sarampo e a tuberculose são problemas de saúde pública. Com relação a essas doenças, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • tuberculose: bactéria

    sarampo e febre amarela: vírus

  • A vacina tríplice viral protege contra SARAMPO, CAXUMBA e RUBÉOLA.


ID
2863927
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A transmissão da febre amarela pode ocorrer através de mosquitos diferentes, encontrados nas zonas urbana e silvestre. Os mosquitos transmissores da febre amarela, na zona urbana e na silvestre, são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A febre amarela é uma doença causada por um vírus, que é transmitido por picada de mosquitos infectados. Há dois ciclos de epidemia diferentes na transmissão da doença: na área urbana (pelo mosquito Aedes aegypti) e na área silvestre (pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes). A doença tem as mesmas características nas duas áreas, sendo importante a vacinação para prevenção e controle. (Portal FIOCRUZ, Semelhanças e diferenças entre mosquitos transmissores da febre amarela, 2017)


    Analisando as alternativas para os transmissores de febre amarela em zona urbana e silvestre, RESPECTIVAMENTE
    a) Aedes aegypti (zona urbana) e Culex quinquefasciatus (pernilongo, não transmissor). Incorreta.
    b) Haemagogus (zona silvestre) e Culex quinquefasciatus (pernilongo, não transmissor). Incorreta.
    c) Aedes aegypti (zona urbana) e Haemagogus (zona silvestre). Correta. 
    d) Sabethes (zona silvestre) e Aedes aegypti (zona urbana). Incorreta.

    Gabarito do professor: C.
  • LETRA C ) Aedes aegypti e Haemagogus.

  • Causada por um verme que é transmitido principalmente por espécies de Culex, Conhecido como "pernilongo comum", esse mosquito é o principal vetor da filariose humana, conhecida também como elefantíase . As filárias têm o corpo fino e alongado.


ID
2883316
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças já erradicadas no Brasil voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. Baixas coberturas vacinais, de acordo com o próprio Ministério da Saúde, acendem “uma luz vermelha” no país. No Amazonas e em Roraima, com o surto de sarampo. Dados do governo federal mostram que 312 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal contra poliomielite abaixo de 50%.

Adaptado de: http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/ 2018-07/doencas-erradicadas-voltam-assustar-veja-os-desafios-da-vacinacao. Acessado em 02/09/2018.


Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Não seria aplicação de antígeno?

  • a letra E se refere ao soro


ID
2918185
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

“Vista como uma doença rural e restrita à Região Nordeste até a década de 1980, a leishmaniose visceral avança rumo a centros urbanos cada vez maiores. Causada pelo protozoário Leishmania infantum chagasi, [...] a doença se instalou em todas as grandes regiões, com quase metade dos casos (47%) concentrados no Nordeste, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).”

FIORAVANTI, Carlos. Um parasita chega às metrópoles. Revista Pesquisa Fapesp, n. 268, jun. 2018.


Medidas de prevenção contra essa doença incluem

Alternativas
Comentários
  • A Leishmaniose Visceral é transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.

  • Letra A - Doença de chagas

    letra B - Entamoeba histolytica, Giadia duodenalis

    letra C - ambiente com umidade e matéria orgânica, local ideal para desenvolvimento das larvas do Lutzomy longipalpis que o vetor da leishmaniose visceral


ID
3021532
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O pulso ainda pulsa

O pulso ainda pulsa

Peste bubônica, câncer, pneumonia

Raiva, rubéola, tuberculose, anemia

Rancor, cisticercose, caxumba, difteria

Encefalite, faringite, gripe, leucemia

(...)

Hepatite, escarlatina, estupidez, paralisia

Toxoplasmose, sarampo, esquizofrenia

Úlcera, trombose, coqueluche, hipocondria

Sífilis, ciúmes, asma, cleptomania

(...)

Reumatismo, raquitismo, cistite, disritmia

Hérnia, pediculose, tétano, hipocrisia

Brucelose, febre tifoide, arteriosclerose, miopia

Catapora, culpa, cárie, câimbra, lepra, afasia

(...)”

(Trecho da música “O Pulso” de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Tony Bellotto).


O trecho da música lançada pela banda Titãs em 1989 traz algumas doenças causadas por microorganismos. Considerando o trecho da música, assinale a alternativa que inclui doenças causadas por patógenos de ciclo heteroxênico ou que podem ser transmitidas aos seres humanos por intermédio de um vetor biológico não-humano.

Alternativas

ID
3041884
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um surto de toxoplasmose foi registrado, em 2018, na cidade de Santa Maria (RS).


Sobre a toxoplasmose, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab C

  • Aquele chute calculado : Santa Maria (RS) >>> SUL >>> GAÚCHO >>> CARNE

  • TAXOPLASMOSE TEM HAVE COM AS FEZES DOS GATOS

  • Toxoplasmose é transmitida, principalmente, por fezes de gatos. Muito perigosa em mulheres grávidas, podendo levar a abortos espontâneos e bebês natimortos.

  • A- Esquistossomose

    B- Doença de Chagas

    C- Toxoplasmose

    D- Leishmaniose

    E- Ancilostomose (Amarelão)


ID
3044845
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As medidas de saneamento básico, educação ambiental, construção de fossas, drenagem de água parada e não utilização de ambiente aquático contaminado auxiliam na prevenção das doenças abaixo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Doença de Chagas.

  • A doença de chagas ou tripanossomíase americana é transmitida por barbeiros.
  • Olá!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.