- ID
- 259849
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Órgão
- UFAL
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Biologia
- Assuntos
Sobre a forma de transmissão de agentes causais de doenças, é incorreto afirmar:
Sobre a forma de transmissão de agentes causais de doenças, é incorreto afirmar:
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Em 2010, até a semana epidemiológica 52, foram notificados 55.272 casos da doença em Alagoas, correspondendo a um aumento de 807,29% em relação ao mesmo período de 2009 (SESAU). Sobre a dengue, é incorreto afirmar:
Dadas as afirmativas seguintes, acerca da leptospirose,
I. É uma zoonose causada por espiroquetas do gênero Leptospira, móveis e com alto teor lipídico, atribuída à presença de LPS.
II. As leptospiras são mais facilmente visualizadas por microscopia de campo escuro em preparações a fresco, por contraste de fase, por impregnação pela prata e por imunofluorescência.
III. O agente causal é um bastonete Gram-negativo, anaeróbio estrito, que apresenta o rato como um dos principais reservatórios.
IV. A fase tardia ou terciária da doença é caracterizada pela formação de lesões granulomatosas inespecíficas, as gomas.
verifica-se que
Nordeste já sofre com epidemias causadas pela chuva.
“Um surto de diarreia em Maraial, na Zona da Mata Sul, a 133 quilômetros do Recife, acendeu o alerta entre autoridades de saúde que monitoram municípios afetados pelas enchentes que já mataram 52 pessoas e deixaram 157,5 mil sem casa em Pernambuco e Alagoas. Elas temem uma onda de epidemias, como leptospirose e cólera, cujos sintomas levam ao menos uma semana para aparecer (...).”
“(...) O temor e a supervisão redobrada das autoridades em relação à manifestação de sintomas de doenças epidêmicas ainda é motivado pelo fato de a cólera ser endêmica na região da Zona da Mata Sul.O bacilo foi controlado somente nos anos 1980 em Cortês, município vizinho a Palmares. Mas, como é resistente, pode voltar a se proliferar em condições ambientais e sanitárias propícias para o contágio, que ocorre principalmente quando há carência de rede de esgoto e de água potável.”(O Estado de S.Paulo. 26/06/2010)
A reportagem acima, extraída do Jornal O Estado de São Paulo, relata uma situação que normalmente acontece em locais onde houve um grande volume de chuvas. A respeito do que foi citado na reportagem, assinale a alternativa que está correta.
“O programa Saúde, Mitos e Verdades trata da tuberculose que, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, é considerada uma doença de emergência mundial, ligada a questões sociais e de grande incidência nas regiões mais pobres, embora desde o aparecimento da AIDS, venha aumentando também nos países desenvolvidos. Cerca de 3 milhões de pessoas morrem anualmente, vítimas da tuberculose e 9 milhões de casos são registrados todos os anos. Trata-se de uma doença altamente contagiosa. Atinge todas as faixas etárias e é de extrema importância na área da saúde pública...”
(Disponível em www.rtv.unicamp.br/saude)
Segundo o texto, as questões sociais estão relacionadas ao índice de tuberculose em regiões pobres.Tal fato é observado:
Hoje em dia, a África é quase toda atingida pela malária, com exceção apenas da África do Sul, onde aconteceu a copa mundial de futebol, e dos países localizados no norte do continente africano junto ao Mediterrâneo. No Brasil, além dos casos de malária notificados anualmente na Amazônia, doenças sazonais como a dengue ainda afetam grande parte da população.
Quanto aos agentes transmissores e aos agentes etiológicos da malária e da dengue, pode-se afirmar que
O jornal Folha de S.Paulo noticiou em 29.07.2006 que moradores de Santarém, no Pará, foram contaminados por mal de Chagas após terem ingerido um suco de frutas que continha fezes de barbeiro ou o próprio animal triturado. Uma das pessoas faleceu. Fato semelhante ocorreu em Santa Catarina em março do ano passado. A partir dessa notícia, um dos leitores elaborou as afirmações seguintes.
I. Essa doença, endêmica de algumas regiões do Brasil, pode vir a se tornar uma epidemia, principalmente por meio do mecanismo de transmissão relatado pelo jornal.
II. Na transmissão por ingestão do protozoário, a infestação é direta, tirando do ciclo um dos vetores da doença.
III. A pessoa que morreu já era portadora do protozoário, pois a doença leva à morte nos casos em que existe reinfestação do hospedeiro definitivo.
IV. Certamente existem outras pessoas infectadas com o mal de Chagas em Santarém, caso contrário, a doença não teria aparecido.
Estão corretas somente as afirmações:
Assinale a alternativa incorreta relativa ao mosquito do gênero Aedes e à doença transmitida por sua picada.
Existem diversas doenças que afetam o homem e que são causadas por agentes patogênicos, tais como vírus, bactérias e protozoários. Com relação a esses agentes, existem medidas profiláticas como, por exemplo, lavar bem alimentos que são ingeridos crus, o combate a insetos transmissores e o uso de agulhas e seringas esterilizadas. Essas medidas profiláticas seriam úteis, respectivamente, no combate da
Doenças emergentes ocorrem no contexto de múltiplas condições, a exemplo da gripe H1N1. Sobre doenças emergentes virais, é correto afirmar que:
No Brasil, a febre amarela pode ser adquirida em áreas silvestres e rurais de regiões como Norte e Centro-Oeste, além de parte do Sudeste, Nordeste e Sul. Marque a alternativa correta:
A malária é uma doença de conhecimento médico. É popular desde épocas remotas, ocorrendo em áreas da Europa, Ásia, África, Oceania, e Américas. No final do século XX, a OMS estimou a ocorrência de cerca de 300 milhões de pessoas infectadas no mundo todo, com mais de um milhão de óbitos anuais, principalmente em crianças. (NEVES, 2006, p. 414).
Com base nos conhecimentos sobre a malária, que é considerada uma grave parasitose humana, marque com V as alternativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os parasitos responsáveis por essa doença, que também é chamada vulgarmente de febre amarela, são bactérias pertencentes à família Plasmodiidae.
( ) A transmissão ocorre pela picada de fêmeas de mosquitos que pertencem ao gênero Aedes, os quais se infectam em uma única fonte de infecção conhecida, os pacientes infectados.
( ) A profilaxia da malária, teoricamente, seria eficaz se atingisse os três elos fundamentais da cadeia de transmissão a saber, seriam: tratar os doentes, proteger as pessoas sadias e combater o transmissor.
( ) Na malária, não ocorrem casos mais graves. No geral, caracteriza-se por sintomas, como dores de cabeça, fadiga, febre e náuseas que podem durar vários dias.
( ) A vacina contra a malária é um ideal que tem sido buscado e pesquisado há mais de 20 anos, sem, contudo, ter sido possível alcançar uma imunização eficiente e duradoura.
A alternativa que corresponde à sequência correta, de cima para baixo, é a
No Brasil, há muitas cidades onde não há saneamento básico. Nesses locais, a população é obrigada a se servir de fossas sépticas ou de alternativas mais rudimentares, como fossas a céu aberto ou lançamento de dejetos em cursos d' água, o que aumenta a incidência de inúmeras doenças parasitárias.
Para evitar essas doenças, a população deve pôr em prática medidas profiláticas simples, que envolvem desde hábitos básicos de higiene pessoal até medidas preventivas, que variam de acordo com a doença a se prevenir.
Assinale a alternativa que associa corretamente a doença parasitária com sua específica medida profilática.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes, e possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. Sobre a febre amarela, é correto afirmar:
Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.
Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?
INSTRUÇÃO: Responda à questão 14 com base nas informações apresentadas abaixo.
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e representa um dos principais problemas de saúde pública do mundo, especialmente em países tropicais como o Brasil. Por meio de manipulação genética, a empresa britânica Oxitec desenvolveu uma população de mosquitos machos de Aedes aegypti com um gene modificado que produz uma proteína que mata a prole do cruzamento com fêmeas selvagens. Os machos deste mosquito transgênico, quando liberados no meio ambiente, copulam livremente com fêmeas selvagens. Os descendentes desses acasalamentos herdam a proteína letal, morrendo ainda na fase de larva ou pupa. A liberação contínua e em número suficiente desses insetos transgênicos no meio ambiente deve afetar a população de mosquitos selvagens. A primeira liberação experimental na natureza desses animais no Brasil foi aprovada em dezembro de 2010 e deverá ocorrer no município de Juazeiro, Bahia. Somente os mosquitos fêmeas picam o ser humano, transmitindo a doença. Os mosquitos transgênicos machos não vivem muito tempo fora do laboratório, pois eles somente sobrevivem enquanto recebem o antibiótico tetraciclina. Sem esse antídoto, que reprime síntese da proteína letal, eles morrem em pouco tempo.
(Pesquisa Online FAPESP, Nº. 180, 2011)
Qual das afirmativas abaixo descreve o efeito esperado do mosquito transgênico na população de mosquitos selvagens e no controle da dengue?
Sobre as doenças humanas, assinale a alternativa INCORRETA
Um condomínio de casas há muito enfrenta o problema da proliferação do “mosquito comum” ( Culexquinquefasciatus) e do “mosquito da Dengue” (Aedes aegypti) , já que está inserido em um bairro que apresenta menos de 20% de área saneada, de uma cidade brasileira. O referido problema foi intensificado quando se formou um enorme canteiro de obras ao lado do condomínio para a construção de unidades prediais. O número de moradores do condomínio infectados com o verme causador da Filariose e com o vírus da Dengue cresce a cada dia determinando um aspecto focal na transmissão destas doenças.
Com base na situação proposta, indique os principais reservatórios para a proliferação do “mosquito comum” (vetor da Filariose) e do vetor da Dengue, respectivamente, após a intensificação do problema, visando a prevenção das doenças:
Doenças de caráter epidemiológico, as quais podem ser minimizadas e controladas por meio de implantação de infraestrutura adequada de saneamento básico e abastecimento de água tratada, são
O saneamento público precário e o acúmulo de lixo são, em muitas de nossas cidades, as principais causas dos problemas de saúde pública nas comunidades, principalmente em crianças e idosos que são os que mais sofrem com doenças provocadas por parasitas habitantes destes ambientes. Pela importância que este assunto demanda para o ensino das Ciências Naturais, analise as alternativas a seguir, marcando a única que traz uma relação incorreta entre a forma de transmissão e o agente causador da doença.
Na região da floresta amazônica, é grande a incidência de malária. Problemas locais dificultam o combate à endemia. Assinale a opção que indica uma medida paliativa capaz de reduzir o grau de incidência dessa doença.
Doenças emergentes são aquelas novas que promovem significativo impacto sobre o ser humano, devido à sua gravidade e à potencialidade de deixar sequelas limitadoras e morte ou pelas repercussões sociais relacionadas com a sua prevalência. As doenças reemergentes são as que reaparecem após período de declínio significativo ou com risco de aumento no futuro próximo.
(http://www.medicina.ufmg.br/rmmg/index.php/rmmg/article/viewFile/114/96. Acesso em 20/09/2011.)
A respeito da emergência ou a reemergência de certas doenças, está correto afirmar que, no caso da
O suco do açaí produzido artesanalmente pode ser hoje um dos principais responsáveis por surtos da doença de Chagas no Brasil. Entre junho de 2006 e junho de 2007, 116 pessoas foram contaminadas após ingerirem a bebida nos estados do Amapá, Amazonas e Pará. A contaminação do suco acontece quando o inseto portador do protozoário que causa a doença é triturado junto com a fruta. De acordo com o parasitologista Aldo Valente, do Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, surtos da doença de Chagas transmitida por via oral acontecem desde 1968.
(Alto risco no açaí. Revista Ciência Hoje, edição 243, 2007)
Com relação ao agente causador e às formas de transmissão da doença de Chagas, está correto afirmar que
A epidemia de dengue em Campinas (SP) chegou a 5016 casos e outras seis mortes são investigadas, segundo balanço divulgado pela Prefeitura nesta segunda-feira (14.04.2014). Desses, 173 são considerados graves e os pacientes inspiram mais cuidados.
(http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia. Adaptado)
A doença citada no texto é causada por um tipo de
Campinas viveu no verão deste ano a maior epidemia de dengue da sua história e situação semelhante foi observada em outras cidades brasileiras. Indique o vetor dessa virose, onde ele se reproduz e a situação de temperatura que influencia sua reprodução.
A toxoplasmose é uma doença endêmica em várias regiões do mundo, atingindo hospedeiros vertebrados, silvestres e domésticos, incluindo o ser humano. O agente etiológico é o Toxoplasma gondii e a infecção pode ocorrer através da ingestão de
Aquecimento global leva malária a regiões antes sem a doença.
Um estudo realizado por pesquisadores americanos sugere que o aquecimento global está levando a malária para regiões onde a doença não ocorria antes. Cientistas da Universidade de Michigan descobriram que populações vivendo nas regiões mais altas da África e da América do Sul correm um risco cada vez maior de contrair malária. O parasita da malária e o mosquito que o transmite não conseguem se adaptar ao ar mais frio tradicionalmente encontrado nessas regiões. Por isso, a doença é contraída em regiões mais baixas e quentes.Os pesquisadores acreditam que o aumento das temperaturas no futuro pode resultar em milhões de novos casos em algumas áreas.
notícias.terra.com.br, 07/03/2014
Apesar dos enormes avanços da ciência, ainda hoje a doença que mais mata em todo o planeta é a Malária. Analise as afirmações abaixo sobre essa doença:
I - A malária é causada pelo protozoário Plamodium sp que infecta as células do fígado e os glóbulos vermelhos do sangue.
II - O vetor responsável pela transmissão do protozoário é o Aedes sp, endêmico nas regiões do centro-oeste brasileiro.
III - O inseto transmite uma forma infecciosa móvel, o esporozoíto, que se reproduz assexuadamente nas células hepáticas.
IV - Os glóbulos vermelhos são infectados com merozoítos, que se reproduzem até romper as células.
Estão corretas as afirmações:
A proliferação de meios adequados à reprodução de mosquitos vetores aumenta as chances de nossa população contrair doenças como:
As outras chagas de Chagas
Em abril será lançada a primeira cartilha médica sobre a infecção causada pelo barbeiro. A doença sempre esteve associada à zona rural... e graças a um intenso programa de erradicação do barbeiro na zona rural, em 2006 a Organização Pan-Americana da Saúde havia decretado o fim no país da infecção pelo contato direto com o inseto. Porém, nos últimos anos as contaminações ressurgiram. Agora elas ocorrem por via oral e estão disseminadas também nas zonas urbanas. Os casos mais recentes aconteceram pelo consumo de restos do barbeiro misturados a alimentos como açaí e caldo de cana. Os novos doentes já somam 600. O número de casos registrados cresce, em média, 20% ao ano.
(Veja, 24.02.2010. Adaptado.)
Sobre a notícia, pode-se afirmar corretamente:
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia as informações e complete os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
A taxa de morte precoce causada por doenças contagiosas diminui nas populações humanas que contam com saneamento básico. Populações pobres, porém, ainda sofrem com endemias contagiosas. Conhecidas como doenças negligenciadas, elas podem ser tratadas, mas o tratamento não está disponível nas áreas mais pobres do mundo. Sobre algumas dessas doenças, apresentam-se as informações a seguir.
( ) A esquistosomose, causada por parasitos platelmintos, pode ser diagnosticada no exame de fezes.
( ) A erradicação de caramujos, hospedeiros intermediários, reduziria as taxas de esquistossomose.
( ) Tanto o mal de Chagas como a malária poderiam ser controlados com inseticidas tóxicos ao barbeiro.
( ) O uso de fármacos pode melhorar problemas crônicos do coração causados pelo mal de Chagas.
O preenchimento correto dos parênteses, de cima para baixo, é
Endemia é uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local. Para entender melhor: endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.
Sabe-se que a maioria das endemias brasileiras poderia ser controlada com algumas intervenções nas áreas de ocorrência.
No caso da esquistossomose o procedimento mais eficaz para a queda de sua incidência seria
Analise as afirmativas abaixo sobre o tipo de ciclo de vida
apresentado pelos parasitos causadores de algumas
doenças humanas.
I. Os parasitos causadores de malária, das leishmaníases e
das filaríases no ser humano possuem ciclo de vida
heteróxeno.
II. Ascaris lumbricoides apresenta ciclo de vida monoxeno e
estenoxeno.
III. Os parasitas que possuem ciclo de vida heteroxeno não
apresentam fases de vida livre.
Assinale:
O Sistema de informação geográfica (SIG) é um instrumento
cada vez mais utilizado na descrição e análise da situação de
saúde, subsidiando ações de gestão. Por meio do SIG,
grandes quantidades de informação são analisadas em um
contexto georeferenciado. Analise as afirmativas a seguir.
I. Uma vez que a esquistossomose é uma doença que
apresenta grandes variações sazonais, o SIG é uma
ferramenta muito útil que pode ser empregada para
melhor conhecer a distribuição espacial da prevalência da
doença e de seus hospedeiros intermediários.
II. A utilização de SIG e Sensoriamento Remoto (SR) no
mapeamento de características ambientais permite
determinar e identificar os fatores e as áreas de risco.
III. Com os resultados obtidos com a análise de SIG, é
possível observar a evolução temporal das áreas de risco
em determinada localidade e com isso contribuir para o
planejamento das ações de controle da esquistossomose.
Assinale:
A esquistossomose está entre as poucas doenças parasitárias cuja distribuição e prevalência, em escala mundial, continuam a crescer. A razão está na promoção do desenvolvimento de novos e maiores focos de transmissão, pelo próprio ser humano, alavancados pelo progresso da técnico, econômico e o crescimento da agricultura. Em linhas gerais, a estratégia básica a utilizar para o controle ou a eliminação da esquistossomose consiste em: reduzir consideravelmente ou impedir a transmissão do parasitismo, mediante o uso de moluscidas, obras de engenharia, educação sanitária, etc; e tratar a população parasitada para reduzir as fontes de infecção. Vários obstáculos impedem uma rápida extinção das fontes de infecção, dentre os quais podemos citar:
Tanto a febre amarela quanto a dengue são doenças
causadas por vírus do grupo dos arbovírus, pertencentes
ao gênero Flavivirus, existindo quatro sorotipos para
o vírus causador da dengue. A transmissão de ambas
acontece por meio da picada de mosquitos, como o
Aedes aegypti. Entretanto, embora compartilhem essas
características, hoje somente existe vacina, no Brasil, para
a febre amarela e nenhuma vacina efetiva para a dengue.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fundação Nacional de Saúde. Dengue: Instruções para pessoal de
combate ao vetor. Manual de Normas Técnicas. Disponível em: http://portal.saude.gov.br.
Acesso em: 7 ago. 2012 (adaptado).
Euphorbia milii é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo.
O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.
MOREIRA, C. P S.; ZANI, C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata
e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia, n. 3, 2010 (adaptado).
O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da
A doença de Chagas é uma enfermidade causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e a maioria das notificações da doença provém da região Norte do Brasil. As espécies vetoras da doença de Chagas são hemípteros heterópteros. Das alternativas a seguir, identifique aquela que corretamente caracteriza a taxonomia das espécies de importância médica.
A febre amarela é uma zoonose causada por um Flavivirus, que apresenta um ciclo epidemiológico silvestre e outro urbano. No Brasil, de 1989 a 2008 ocorreram mais de 500 casos da doença, principalmente na região Norte. O vetores de ambos os ciclos são insetos Culicidae e a seguinte alternativa descreve corretamente o mecanismo de transmissão da doença no Brasil.
A dengue é a arbovirose mais importante em termos epidemiológicos no Brasil. O vírus, que apresenta quatro tipos geneticamente bem definidos, é transmitido por dípteros culicídeos. Sobre o mecanismo de transmissão dos vírus, assinale a afirmativa correta.
Associe as doenças listadas abaixo aos seus respectivos agentes etiológicos:
1-Dengue, 2- Leptospirose, 3- Malária, 4- Sarampo, 5- Toxoplasmose, 6- Tuberculose
Considere as seguintes manchetes, noticiadas por diferentes
meios de comunicação no primeiro semestre de
2015:
Brasil pode ser o primeiro país a ter vacina
contra a dengue.
Mosquito da dengue é o mesmo que
transmite a febre chikungunya.
Sobre a relação existente entre esses dois temas, vacina
contra dengue e febre chikungunya, é correto afirmar que
a vacina
Imagine ser vacinado contra gripe e ficar imunizado também contra a Doença de Chagas. Essa pode ser a realidade no futuro. Pesquisadores da UFMG e da Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais, inseriram o gene da proteína ASP-2 de Trypanosoma cruzi no vírus influenza (H1N1 adaptado a camundongos) e testaram a vacina em camundongos. Obtiveram uma taxa de sobrevivência de 75% em animais infectados com um volume de parasitas cinco vezes maior do que o letal. [...} A ASP-2 está presente na membrana da forma amastigota de T.cruzi, em seu ciclo de replicação e a sequência genética que a codifica está preservada nas seis linhagens desse agente patogênico.
Ciência Hoje, no. 302, vol. 51, p.48, abril
A partir das informações do texto, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A mesma natureza biológica dos dois agentes infecciosos justifica o projeto de criação de uma vacina conjunta.
( ) O tipo de material genético do H1N1 favorece a fabricação de vacinas altamente eficientes e que se manterão válidas por gerações.
( ) A preservação da proteína ASP-2 nas seis linhagens do agente T. cruzi
atesta sua importância biológica e aponta para um bom espectro de ação
da vacina.
Imagine ser vacinado contra gripe e ficar imunizado também contra a Doença de Chagas. Essa pode ser a realidade no futuro. Pesquisadores da UFMG e da Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais, inseriram o gene da proteína ASP-2 de Trypanosoma cruzi no vírus influenza (H1N1 adaptado a camundongos) e testaram a vacina em camundongos. Obtiveram uma taxa de sobrevivência de 75% em animais infectados com um volume de parasitas cinco vezes maior do que o letal. [...} A ASP-2 está presente na membrana da forma amastigota de T.cruzi, em seu ciclo de replicação e a sequência genética que a codifica está preservada nas seis linhagens desse agente patogênico.
Ciência Hoje, no. 302, vol. 51, p.48, abril
Sobre as relações entre os organismos envolvidos na ocorrência da Doença de Chagas, analise as proposições abaixo colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Entre Triatoma infestans e o ser humano se estabelece uma relação de comensalismo de longa história evolutiva.
( ) O agente etiológico da Doença de Chagas está incluído no Reino Protista, se caracterizando como um protozoário flagelado.
( ) A transmissão do T. cruzi é característica de endemias associadas a
contaminação de reservatório de água.
Para responder o item, considere o texto a seguir:
“Mortes por dengue no Rio de Janeiro sobem para 16.”...“Minas Gerais tem mais de 64 mil casos de dengue em 2013”... “Registro de suspeitas de dengue aumenta 279% de janeiro a março”... “Porto Alegre tem 82 casos de dengue confirmados”... “Bahia tem mais de 17 mil casos de dengue confirmados desde janeiro”
(Fonte: Folha de São Paulo Noticias maio/2013)
Em relação a aspectos biológicos associados à dengue, analise as proposições colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Entre as estratégias para combater o agente etiológico da doença inclui-se o tratamento com antibióticos.
( ) A grande instabilidade genética do agente causador da dengue é um fator de risco de grande significância no controle da doença.
( ) A transmissão da dengue depende de uma espécie cujo ciclo de vida é
longo e se completa em um mesmo ambiente.
Apesar de não podermos viver sem os artrópodos, alguns insetos estão associados a endemias e grandes epidemias em âmbito global, constituindo-se desse modo, em graves problemas de saúde pública. Neste sentido e considerando uma abordagem taxonômica, analise as proposições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. Ciclos de vida de diversos patógenos que exigem mais de um hospedeiro frequentemente tem espécies de insetos como vetores.
II. Trypanosoma cruzi e Plasmodium falciparum são agentes patogênicos que estão incluídos em um mesmo Reino.
III. Mosquitos do gênero Culex incluem organismos causadores de patologias como a Doença de Chagas e a malária.
IV. Leishmania donovani, Leishmania infantum infantum, e Leishmania infantum chagasi devem ser classificados como espécies pertencentes a diferentes gêneros.
Atendendo à demanda da ONU, que propõe o combate ao vetor da zika, dengue e chikungunya, mosquitos machos serão criados em laboratório e expostos a raios X e raios gama. Os procedimentos de irradiação serão realizados em equipamentos de raios X e em irradiadores que têm como fonte de raios gama o isótopo cobalto-60, também sob diferentes condições quanto à taxa e dose de radiação absorvida. Depois de irradiados, esses mosquitos serão soltos no ambiente.
(www.ipen.br.Adaptado.)
A técnica proposta pela ONU é mais uma forma de combater as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti porque
Leia o texto abaixo.
O genial Carlos Chagas
Em 2009 é comemorado os 100 anos da descrição por Carlos Chagas da doença que hoje leva o seu nome. A descoberta do mal de Chagas pelo médico nascido em Oliveira, Minas Gerais, foi um exemplo primoroso de como fazer ciência. Nunca antes na história da medicina um mesmo pesquisador, em um curto período de tempo, descrevera uma nova doença infecciosa, descobrindo também seu agente etiológico e caracterizando toda sua história natural, inclusive com a identificação do vetor e dos reservatórios silvestres. Texto adaptado de: http: / / cienciahoje.uol.com.br/135496, acesso em 21/04/ 09.
Sobre a doença mencionada no texto, assinale a opção correta.
Entre janeiro e abril de 2011, o Departamento de Vigilância em Saúde do Amapá confirmou o registro de 1.300 casos de dengue no Estado.
Internet:<http://www.portalamazonia.com.br>
Segundo levantamento da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Amapá, desde 1974 a doença de Chagas tem sido detectada com frequência no estado, e, desde 2007, o número de casos da doença aumentou. Somente em 2011 foram 14 casos confirmados. O açaí é apontado como o principal meio de contaminação.
Internet:<www.portalamazonia.com.br>
"Descrita em 1909 por Carlos Chagas, que foi pesquisador e diretor do Instituto Oswaldo Cruz (que deu origem à atual Fiocruz), a doença de Chagas também é conhecida como tripanossomíase por Trypanosoma cruzi ou tripanossomíase americana (terminologia adotada pela Nomenclatura Internacional de Doenças, a NID). Diz-se tripanossomíase qualquer enfermidade causada por protozoários do gênero Trypanosoma".
(Extraído de <http://www.agencia.fiocruz.br/doen%C3%A7a-de-chagas>
As espécies listadas abaixo são importantes agentes etiológicos e/ou vetores de doenças humanas:
I – Trichomonas vaginalis;
II – Wuchereria bancrofti;
III – Biomphalaria glabrata;
IV – Treponema pallidum;
V – Schistosoma mansoni.
Assinale a alternativa que associa corretamente as espécies aos seus respectivos grupos.
Além da transmissão por mosquitos, o que existe em comum entre as seguintes doenças: zika, chikungunya, febre amarela e dengue?
Estão corretas as afirmativas:
A doença de Chagas apresenta um curso clínico bifásico: fase aguda e fase crônica. Na fase aguda, as manifestações clínicas mais comuns são: febre prolongadas e recorrentes, cefaleia, mialgias, astenia, edema de face ou membros inferiores, rash cutâneo, hipertrofia dos linfonodos, hepatomegalia, esplenomegalia, ascite, vômito, edema bipalpebral unilateral. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) O agente etiológico da doença de Chagas é o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi.
( ) Os vetores da doença de Chagas são Triatomídeos hematófagos que, dependendo da espécie podem viver em meio silvestre, no peridomicílio ou no intradomicílio.
( ) A transmissão da doença de Chagas é vetorial, através da picada do triatomídeo hematófago, sendo o seu controle por inseticidas e investigação entomológica.
( ) Cuidados de higiene são importantes na produção de origem animal consumidos crus, como carnes de origem bovina e suína, para prevenção da doença de Chagas.
A sombra do cedro vem se encostar no cocho. Primo Ribeiro levantou os ombros; começa a tremer. Com muito atraso. Mas ele tem no baço duas colmeias de bichinhos maldosos, que não se misturam, soltando enxames no sangue em dias alternados. E assim nunca precisa de passar um dia sem tremer.
ROSA, J. G. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
O texto de João Guimarães Rosa descreve as manifestações das crises paroxísticas da malária em seu personagem. Essas se caracterizam por febre alta, calafrios, sudorese intensa e tremores, com intervalos de 48 h ou 72 h, dependendo da espécie de Plasmodium.
Essas crises periódicas ocorrem em razão da
Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
Edu Lobo e Chico Buarque, Ciranda da bailarina.
A bailarina dos versos não contrai as doenças causadas por
dois parasitas de importância para a saúde pública: a
lombriga (Ascaris lumbricoides) e a ameba (Entamoeba
histolytica). Todo mundo, porém, pode-se prevenir contra
essas parasitoses, quando
TEXTO 1
Democracia
Punhos de redes embalaram o meu canto
para adoçar o meu país, ó Whitman.
Jenipapo coloriu o meu corpo contra os maus-
[olhados,
catecismo me ensinou a abraçar os hóspedes,
carumã me alimentou quando eu era criança,
Mãe-negra me contou histórias de bicho,
moleque me ensinou safadezas,
massoca, tapioca, pipoca, tudo comi,
bebi cachaça com caju para limpar-me,
tive maleita, catapora e ínguas,
bicho-de-pé, saudade, poesia;
fiquei aluado, mal-assombrado, tocando maracá,
dizendo coisas, brincando com as crioulas,
vendo espíritos, abusões, mães-d’água,
conversando com os malucos, conversando sozinho,
emprenhando tudo que encontrava,
abraçando as cobras pelos matos,
me misturando, me sumindo, me acabando,
para salvar a minha alma benzida
e meu corpo pintado de urucu,
tatuado de cruzes de corações, de mãos-ligadas,
de nomes de amor em todas as línguas de branco, de
[mouro ou de pagão.
(LIMA, Jorge de. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2006. p. 74.)
Sobre o mecanismo de transmissão do Trypanosoma cruzi, analise as afirmativas a seguir.
I. A transmissão pelo vetor ocorre pela penetração de tripomastigotas metacíclicos, eliminados nas fezes ou na urina do triatomíneo, durante o hematofagismo.
II. A transfusão sanguínea constitui o segundo mecanismo de importância epidemiológica na transmissão da doença de Chagas.
III. A transmissão congênita ocorre quando existem ninhos de tripomastigotas na placenta, que liberam amastigotas que chegam até a circulação fetal.
IV. A transmissão oral ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes ou urina de tripomastigotas infectados.
Estão corretas apenas as afirmativas
Com relação à dengue, julgue o item a seguir.
A transmissão da dengue ocorre por meio da picada do
mosquito Aedes aegypti e do contato direto com o
doente ou com suas secreções.
Com relação à dengue, julgue o item a seguir.
Uma das estratégias para reduzir a população do Aedes
aegypti é promover o cruzamento entre mosquitos
geneticamente modificados e fêmeas selvagens, no
intuito de produzir gerações que não cheguem à fase
adulta.
Com relação à dengue, julgue o item a seguir.
Durante a hematofagia, os machos e as fêmeas inoculam
a saliva infectada com as partículas do vírus do gênero
Flavivírus.
Com relação à dengue, julgue o item a seguir.
A abordagem ecobiossocial é uma estratégia de controle
dessa doença que tem como vantagem a exclusão do uso
de inseticidas, mas apresenta limitações, como a
necessidade de mobilização de vários setores da
sociedade, a demanda por recursos financeiros e
resultados, a médio e longo prazo, que dependem de
programas educativos.
Segundo o Instituto Adolfo Lutz, em 2015, a febre maculosa vitimou duas criança em Ourinhos(SP) e uma mulher de 35 anos em Santa Cruz do Rio Pardo(SP). Essa doença é transmitida ao homem e a outros animais domésticos pela picada do carrapato estrela contaminado, que costuma infestar as capivaras e outros animais silvestres. O aumento de casos pode estar ocorrendo devido à migração crescente de animais silvestres para os parques e praças das cidades em fuga dos herbicidas, pesticidas e desmatamento das zonas rurais.
Os primeiros sintomas da febre maculosa são confundidos com os da dengue, o que pode ocasionar o tratamento de forma incorreta.
A mãe de uma das crianças, morta aos 12 anos, não se conforma com o possível erro médico, uma vez que, se diagnosticado rapidamente, um simples antibiótico resolveria o problema e teria salvado a vida de sua filha.
Com base no texto, analise as afirmativas :
I. A dengue e a febre maculosa são causadas por um patógeno do mesmo Reino.
II. A transmissão da dengue e da febre maculosa é feita por vetores da mesma classe.
III. A transmissão da dengue e da febre maculosa é feita por dois animais hematófagos.
IV. O uso de antibiótico resolve as duas doenças.
A(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é (são):
Leia o texto e responda a questão.
“O prêmio Nobel da Medicina de 2015 foi atribuído esta segunda-feira aos investigadores William Campbell e Satoshi Omura “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra as infecções causadas por parasitas nemátodos”; e à cientista Tu Youyou, “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra a malária”, anunciou o comitê do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo (Suécia)”.
(GERSCHENFELD, Ana. Nobel da Medicina recompensa
três investigadores por trabalhos sobre parasitas. 2015.
Disponível em:
Assinale a alternativa que NÃO está correta.
Febre chikungunya
A febre chikungunya é uma doença viral transmitida aos seres humanos por mosquitos, como o Aedes aegypti e A. albopictus, os mesmos que transmitem a dengue. Em razão da alta incidência desses mosquitos no país, os pesquisadores estimaram o risco de transmissão do vírus chikungunya por outras regiões do Brasil. Para isso, submeteram dados sobre a presença das duas espécies de mosquitos transmissores da doença a modelos matemáticos capazes de predizer possíveis padrões geográficos de disseminação do vírus. O vírus chikungunya (CHIKV) possui genoma de RNA positivo de fita simples, pertencente ao gênero Alphavirus da família Togaviridae
Fonte: Adaptado de:<http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/05/20/pesquisadores-identificam-linhagem-do-virus-chikungunya-no-brasil/>.
Própolis é uma resina produzida pelas abelhas a partir de material extraído das plantas. Desde 1996, um grupo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) dedica-se a estudar o uso de própolis em tratamentos bucais, pois se sabe que tem ações anti-inflamatória, antifúngica, antibacteriana, cicatrizante e anestésica.
LIMA, A. Revista Minas Faz Ciência, FAPEMIG, dez. 2008 a fev. 2009 (adaptado).
Os estudos conduzidos pelo grupo de pesquisadores têm um cunho social interessante, porque podem resultar
Um grupo internacional de cientistas achou um modo de “tapar o nariz” do mosquito do gênero Anopheles. As aspas são necessárias porque o inseto fareja suas vítimas usando as antenas. Os cientistas descobriram como ocorre a captação de cheiros pelas antenas e listaram algumas substâncias capazes de bloquear a detecção de odores que os mosquitos reconhecem. Essa descoberta possibilita, por exemplo, a criação de um repelente muito mais preciso contra o inseto.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 12 abr. 2010 (adaptado).
Se a descoberta descrita no texto for extensiva a outros insetos, pode ajudar a combater algumas doenças no Brasil, como, por exemplo,
Em dezembro de 2016, devido ao aumento do número de casos no Brasil, autoridades sanitárias entraram em alerta para uma possível epidemia de febre chikungunya. Os sintomas da doença são febre, mal-estar, manchas vermelhas e dores fortes nas articulações, que podem se manter por meses. No Distrito Federal, os primeiros casos foram notificados em 2014 e, em 2016, foram registrados 156 casos, o que reflete um aumento de 80% em relação ao ano de 2015.
Internet: <www.correiobraziliense.com.br> (com adaptações).
A respeito dos casos de chikungunya no DF, é correto afirmar que o(a)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Algumas doenças humanas causadas por micro-organismos são transmitidas por mosquitos. Entre elas, pode-se citar a ........ e a ......... .
Doenças já erradicadas no Brasil voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. Baixas coberturas vacinais, de acordo com o próprio Ministério da Saúde, acendem “uma luz vermelha” no país. No Amazonas e em Roraima, com o surto de sarampo. Dados do governo federal mostram que 312 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal contra poliomielite abaixo de 50%.
Adaptado de: http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/ 2018-07/doencas-erradicadas-voltam-assustar-veja-os-desafios-da-vacinacao. Acessado em 02/09/2018.
Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Leia o texto a seguir:
“Vista como uma doença rural e restrita à Região Nordeste até a década de 1980, a leishmaniose visceral avança rumo a centros urbanos cada vez maiores. Causada pelo protozoário Leishmania infantum chagasi, [...] a doença se instalou em todas as grandes regiões, com quase metade dos casos (47%) concentrados no Nordeste, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).”
FIORAVANTI, Carlos. Um parasita chega às metrópoles. Revista Pesquisa Fapesp, n. 268, jun. 2018.
Medidas de prevenção contra essa doença incluem
“O pulso ainda pulsa
O pulso ainda pulsa
Peste bubônica, câncer, pneumonia
Raiva, rubéola, tuberculose, anemia
Rancor, cisticercose, caxumba, difteria
Encefalite, faringite, gripe, leucemia
(...)
Hepatite, escarlatina, estupidez, paralisia
Toxoplasmose, sarampo, esquizofrenia
Úlcera, trombose, coqueluche, hipocondria
Sífilis, ciúmes, asma, cleptomania
(...)
Reumatismo, raquitismo, cistite, disritmia
Hérnia, pediculose, tétano, hipocrisia
Brucelose, febre tifoide, arteriosclerose, miopia
Catapora, culpa, cárie, câimbra, lepra, afasia
(...)”
(Trecho da música “O Pulso” de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Tony Bellotto).
Um surto de toxoplasmose foi registrado, em 2018, na cidade de Santa Maria (RS).
Sobre a toxoplasmose, é correto afirmar que