SóProvas


ID
2233093
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.

  Com a literatura de cordel como aliada, o clichê de “mudar o mundo” não soa tão inalcançável. Os folhetos de cordel são baratos, acessíveis e extremamente fáceis de transportar e de compartilhar com outras pessoas. Melhor ainda: são ideais para a sala de aula. Entre rimas, estrofes e melodias, muitos assuntos pertinentes podem ser tratados e debatidos.

  Nos últimos quatro anos, desde que comecei a publicar os meus cordéis, recebi centenas de mensagens com depoimentos de educadores que compram meus folhetos e utilizam minhas rimas para falar sobre questões raciais, de gênero, de diversidade sexual e história. Com a série Heroínas Negras na História do Brasil, séculos de esquecimento começam a ser rompidos e muita gente escuta falar, pela primeira vez, sobre as mulheres negras que foram líderes quilombolas e guerreiras na luta contra a escravidão.

  Pelo cordel, nomes como Tereza de Benguela, Dandara dos Palmares, Zacimba Gaba e Mariana Crioula protagonizam discussões acaloradas sobre racismo e machismo; até mesmo uma aula de português pode ser a oportunidade perfeita para colocar essas questões em pauta.

  Esse tipo de cordel com proposta social é chamado de Cordel Engajado e pode trazer política, defesa de causas e críticas sociais para a literatura de uma maneira profundamente envolvente. Afinal, a literatura de cordel é excelente para a transformação da sociedade em uma realidade onde exista mais equidade e respeito pela diversidade.

  Esse respeito, aliás, pode começar pela própria valorização do cordel, algo que só deve acontecer quando todos os empecilhos preconceituosos forem tirados do caminho. Ainda há muito a se caminhar, sobretudo com o alarme do tempo piscando e gritando que um dia, infelizmente, o cordel pode virar artigo de museu.

(Adaptado de: ARRAES, Jarid. “A literatura de cordel...”, Blooks. Rio de Janeiro: Ginga Edições, 2016, p. 12-13).

Mantendo-se o sentido, nos segmentos abaixo, o termo sublinhado que pode ser substituído por “a fim de” encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E 

     

     

    Na letra (e) o termo "para" estabelece uma relação de finalidade, portanto e cabível a troca por "a fim de" 

  • O termo "A fim de" é uma conjunção, usada para separar orações e indica ideia de finalidade, destinação. 

    Uma Oração possui necessariamente um verbo.

     

    Elimina-se, com essas informações, as letras A, B, C.

     

    Nas alternativas D e E deve ser usada a interpretação mesmo. 

    D) ERRADA!

    (...) pode ser a oportunidade perfeita com a finalidade de colocar essas questões em pauta.

    Um pouco sem sentido, não indica muito claramente a noção de finalidade.

     

    E) CORRETA!

    (..) e utilizam minhas rimas com a finalidade de falar sobre questões raciais...

    As rimas utilizadas como instrumentos para algo. Noção de finalidade coube perfeitamente.

     

    GAB. Letra E

  • 1 - "Afim" é um adjetivo e significa igualsemelhanteparecido.
    Suas ideias são afins.
    Possuem temperamentos afins; por isso se relacionam tão bem.

    2 - "A fim" faz parte da locução "a fim de", que significa paracom o propósitocom o intuito e indica finalidade:
    Fez tudo aquilo a fim de nos convencer de sua inocência.
    Apresentou-nos todas as propostas de pagamento a fim de vender os produtos.

     

  • Correção da prova aqui: https://www.youtube.com/watch?v=tbo4YYoB_Ks

     

    Bons estudos

  • NA VERDADE  O termo "A fim de" É Locução adverbial q é um conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, atuam como um advérbio, alterando o sentido de um verbo, E TAMBEM UMA uma conjunção, usada para LIGAR DUAS ORAÇOES.

    LOGO A UNICA ALTERNATIVA Q Mantem o sentido  É A LETRA  E e sem a alteração da oração para o perfeito colocamento do adverbio "A fim de"

  • GABARITO LETRA E

  • ... e utilizam minhas rimas para falar sobre questões raciais... (2°parágrafo)
     

    É uma oração subordinada adverbial final pois indica a intenção, a finalidade daquilo que se declara na oração principal.

    ... utilizam minhas rimas a fim de falar sobre questões raciais... (finalidade daquilo que se declara).

     

    Corrija-me se estiver errado. Tb estou aqui para aprender! 

     

  • Por favor, alguém pode comentar mais a letra D, eu tinha ficado entre a D e a E e acabei errando, pra mim a letra D traz um sentido de finalidade, tentei reescrever com outras palavras, invertendo os trechos, mas não consegui diferenciar,

     

    ... pode ser a oportunidade perfeita para colocar essas questões em pauta. (3o parágrafo) 

    ... pode ser a oportunidade perfeita a fim de/ com a finalidade de colocar essas questões em pauta. (3o parágrafo) 

     

    obg

  • É por que não a D?
  • Letra E

     

    DICA: Inverta a frase e vc encontrará a resposta. Ex: " A fim de falar sobre questões raciais, utilizam minhas rimas" CORRETO

     

  • Lia Bernardo, eu também fiquei na dúvida entre a letra D e a E, mas na hora de responder pensei qual alternativa o "para" estava servindo como complemento do verbo pois nas demais alternativas erradas o "para" está complementando um nome. Perceba que na alternativa D para está complementando o adjetivo: perfeita!! Pensei dessa forma, espero ter ajudado!!

  • Letra E

    O termo  para estabelece uma relacao de finalidade, portanto e possivel ser trocado pelo termo a fim de.

     

  • Acertei a questão, mas fiquei na dúvida. 

     

    Eu usava a regra do "para + verbo = finalidade (= a fim de)", mas essa regra se aplica a ambas as alternativas D e E. Ao ler as duas ficou claro que a Letra E era a correta. Entretanto, alguém pode me explicar via mensagem qual o erro da D, e se essa regra está correta?

  • pa·ra 
    preposição

    1. Exprime fim, termo.

    2. Exprime lugar para onde (com intuito de demora).

    3. Exprime causa, motivo.

    4. Exprime relação, comparação, aptidão.

    5. Usa-se para exprimir intenção ou finalidade


    "PARA", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/PARA [consultado em 03-01-2017].

  • qual o erro da D?

  • Gabarito Letra E.

    e) ... e utilizam minhas rimas para falar sobre questões raciais... (2°parágrafo)

    Lembre-se: Oração Principal / Oração Subordinada Adverbial Final (Expressam o objetivo, a finalidade da oração principal -> conjunções: "para, a fim de, para que, a fim de que...")

    Para facilitar a compreensão da alternativa "e": "Com o OBJETIVO (A fim de) de falar sobre questões raciais, utilizam minhas rimas...".

    * Atenção: observe que não há sentido de finalidade na alternativa "d": 

     d) pode ser a oportunidade perfeita para colocar essas questões em pauta. (3°parágrafo) -> "Com o OBJETIVO (A fim de) de colocar essas questões em pauta, pode ser a oportunidade perfeita." Não faz sentido, ou seja, não há expressão de finalidade da oração principal!!!!! 

    Bons Estudos!!!

  • Acertei a questão, mas, como alguns colegas acentuaram, é difícil saber o motivo da incorreção na letra D.

    Indiquemos para comentário!

  • Para+ verbo no infinitivo= finalidade

    Tambem não entendi o erro da  letra D

  • Indiquem aos comentários! 

     

  • Gabarito E)

    Muita gente com dúvida na alternativa D.  "...pode ser a oportunidade perfeita para colocar essas questões em pauta. (3°parágrafo)"

    O [para] da alternativa é uma PREPOSIÇÃO, exigida pelo substantivo composto OPORTUNIDADE PERFEITA, ou seja, oportunidade perfeita para quê? Exige a preposiçaõ PARA. 

    Abraços. 

  • Comentários: 

    Quando a preposição “para” tiver sentido de finalidade, normalmente poderemos substituí-la pela locução prepositiva equivalente: ” a fim de”. A banca explorou alguns casos em que isso não é possível.

    Nas letras B, C e D, a preposição “para” está diretamente ligada a um adjetivo, com função de complemento nominal. Esse termo é preposicionado, tem que trazer uma preposição. Não seria possível substituir pela locução prepositiva “a fim de”. Bem, essa é a explicação sintática; contudo, basta tentar substituir e você perceberá que não funciona.

    Na letra “a”, a preposição “para” tem sentido de “direção ou destino”. Não poderia ser trocada por termo com sentido de finalidade.

    Na letra e, a expressão ” a fim de” introduz uma oração reduzida com sentido de finalidade. Então, está perfeito o uso. Gabarito letra E.

     

    Fonte: Professor Felipe Luccas do Estratégia Concursos.

  • Também não consegui ver erro na "D"

  • Errei a questão, mas olhando o comentário do colega Bruno Soares, parece que o erro da letra está no sentido do "para" e também por ser CN.

    Na d) percebam que temos a palavra "oportunidade", que é um nome, e como sabemos, certos nomes, assim como certos verbos, exigem complementos. Neste caso temos o Complemento Nominal, e como característica básica dele temos a preposição, que Na D é o "para".
    E o que o bendito do Complemento Nominal faz além de dificultar a vida do concurseiro? Ele complementa o sentido de um substantivo, advérbio ou adjetivo.

    E qual é o sentido do "para" na letra D??? Conforme o Dicionário Aulete: Ocasião ou situação oportuna, apropriada ou favorável.
    A que? Para que? "para colocar essas questões em pauta", portanto não tem valor de finalidade, de objetivo.

    Pensando no sentido ^ Pensando na Sintaxe > Comentário do Colega Bruno Soares "Nas letras B, C e D, a preposição “para” está diretamente ligada a um adjetivo, com função de complemento nominal.

    Porém, além dessas razões apresentadas, temos mais uma. A treta do " substituir 'para' por 'A fim de + verbo no infinitvo'".
    Caros, mais uma vez com base no comentário do colegada Bruno, perceberam que ele disse Complemento Nominal na D?
    Então colegas, na d) temos um para + verbo né? na e) també. E agora?
    "Já substitui afim de + verbo na d) e na e)!!! Qual o erro? Por que não deu certo??" O que há de errado com a d??

    A alternativa d) o "para" é exigido pelo nome e introduz uma Oração Sub. Subs. Completiva Nominal.
    A alternativa c) ele introduz uma Oraç.Sub. Subs. Final e é uma conjunção subordinativa final.

    Percebam que a banca explorou essa bagunça, então tome cuidado.
    Espero ter ajudado. Caso tenha errado, corrijam-me.

  • Note que essa conjunção expressa finalidade. Quando a utilizamos é comum encontrar um verbo posterior no infinito. Veja:

    Estudei muito a fim de passar no concurso.

    O fato de ter estudado muito foi para passar no concurso. Essa foi a finalidade. Agora vamos analisar:

     a) E.  Tente substituir por a 'fim de' e notará que a oração ficará esquisita. O artigo denuncia a estranheza. Melhor ainda: são ideais a fim de a sala de aula

    b) E. Tente substituir novamente e notará que a oração ficará esquisita. 

    .. a literatura de cordel é excelente a fim de transformação da sociedade... (4°parágrafo)

     c) E. Novamente fica estranho a substituição.

    ...e pode trazer política, defesa de causas e críticas sociais a fim de a literatura de uma maneira profundamente envolvente...(4°parágrafo)

     d) E. A substituição é não adequada.

    ... pode ser a oportunidade perfeita a fim de colocar essas questões em pauta. (3°parágrafo)

     e) C. 

    ... e utilizam minhas rimas a fim de falar sobre questões raciais... (2°parágrafo)

  • Lembrando:

    A FIM de ... = ideia de finalidade/intenção/propósito 

    AFIM de ... = ideia de afinidade/ligação/similaridade 

  • FINAIS:   A FIM DE =  PARA QUE, NO SENTIDO DE 

  • Creio que para a "D" estar correta, o termo a ser substituido deveria ser "COM o fim de". Foi assim que eliminei a alternativa D.

  • ... e utilizam minhas rimas para falar sobre questões raciais...

    ... e utilizam minhas rimas A FIM falar sobre questões raciais...  

     

    Orações subordinadas adverbiais finais

    Gab: E

  • a fim de é uma conjunçao final,desse modo: utilizam as minhas rimas a fim de (com a finalidade de) falar sobre questoes raciais.

  • Pessoal, como concurseiro pensa tudo do mesmo jeito, também fui de D, depois acertei na E, porém, não vi menor sentido na D, sendo que a E é mais plausível, ou seja, qual seria a finalidade de pegar minhas rimas???? PARA, AFIM DE FALAR SOBRE QUESTÕES RACIAIS.

    Notem que foi perfeitamente possível. 
    Bom, pelo menos comigo, nessas questões de finalidade resolvo assim, tento trocar pelo outro conectivo e vejo o seu sentido, aliás, isso funciona para as demais conjunções.

    GAB LETRA E

  • TALVES SEJA A OPORTUNIDADE PARA COLOCAR ESSAS QUESTÕES EM PAUTA >>> DÚVIDA

     

    UTILIZAM SUAS RIMAS COM A FINALIDADES DE FALAR SOBRE QUESTÕES RACIAIS

  • Letra (e)

     

    E fui mais um que foi na Letra (d)

     

    d) ... pode ser a oportunidade perfeita para colocar essas questões em pauta.

     

    e) ... e utilizam minhas rimas para falar sobre questões raciais...

     

    A fim de é uma locução prepositiva que indica uma finalidade e equivale a “para”, “com o propósito de” e “com a intenção de”.

  • tb fiquei entre a ''d'' e a ''e'' e consegui acertar substiuindo o ''para'' por ''com a finalidade de'' que na frase ''d'' ficou estranho:

    d) ... pode ser a oportunidade perfeita com a finalidade de colocar essas questões em pauta.

    e) ... e utilizam minhas rimas com a finalidade de falar sobre questões raciais...

  • Esse professor Arenildo Santos é uma joia rara.

  • Explicacao perfeita do professor Arenildo.

  • "Gabarito E"

     

    Sabendo que a fim de = finalidade.

     

    BIZU= PARA+ VERBO NO INFINITIVO -> finalidade

    Com isso elimina-se a, b e c, ficando somente d e a e, que para encontrarmos a correta é só ver qual tem mais lógica encaixando o "Com a Finalidade de".

     

    ** ATENÇÂO, esse tipo de questão vem se repetindo em 2018.

     

    Que Deus nos dê forças para continuar na ativa.

  • Quem fala, fala de

  • FINALIDADE