SóProvas


ID
2233918
Banca
OBJETIVA
Órgão
EPTC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    No mundo inteiro, busca-se melhorar a segurança no trânsito com ações de engenharia, de fiscalização e de educação. Todas as experiências em educação de crianças e de adolescentes objetivam _________ como pedestres e ciclistas, bem como contribuir para a formação de cidadãos que respeitem a legislação e que não se envolvam em acidentes de trânsito. Espera-se que as lições aprendidas na escola perdurem até que esses jovens cresçam e tornem-se motoristas.

    Exceto por pouquíssimos programas educativos que adotam a cidadania como referência para desenvolver a consciência crítica sobre direitos e deveres no trânsito, quase todas as práticas educativas existentes no Brasil e no Exterior abordam o tema sob o ponto de vista informativo. Partem da premissa de que os alunos precisam conhecer comportamentos seguros para atravessar as vias (treinamento de habilidades psicomotoras).

    Essa prática reflete a visão de que o homem precisa adaptar-se ao automóvel, e os acidentes não são entendidos como consequência de um modo de vida que cultua o individualismo e a competição. A grande maioria das ações educativas atuais, portanto, colabora para a dominação da máquina sobre o homem. Se aos alunos não for permitido refletir criticamente sobre o trânsito, sobre as consequências da liberdade do automóvel no sistema viário, e se eles não puderem vivenciar os valores éticos, as ações educativas não estarão contribuindo para a formação de cidadãos nem de motoristas que respeitem as regras por ____________ como condição fundamental para a vida em sociedade.

    (…)

http://www.sinaldetransito.com.br - adaptado

Analisar os itens abaixo:
I - “Se aos alunos não for permitido refletir criticamente sobre o trânsito...”
II - Nas escolas, ensina-se a educação no trânsito atualmente.
A palavra “se” em I e II, respectivamente, classifica-se de:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: a) Conjunção subordinativa - pronome apassivador.        

    Tática de resolução: https://www.youtube.com/watch?v=EJ0eDic3HOQ - Rapidinha 1 do professor Deivid Xavier.

    Bons Estudos!

  • I - “Se aos alunos não for permitido refletir criticamente sobre o trânsito...” Quando o "se" puder ser substitído por "caso", o mesmo estará assumindo a função de oração subordinada adverbial condicional.

    “Caso aos alunos não for permitido refletir criticamente sobre o trânsito...”

    II - "Nas escolas, ensina-se a educação no trânsito atualmente." Caso consigamos transformar a voz passiva sintética em analítica, perceberemos  que o "se" exercerá a função de pronome apassivador. 

    "Nas escolas, isso é ensinado. O que é ensinado? A educação no trânsito (suj. da oração)

  • “Se (CASO) aos alunos não for permitido refletir criticamente sobre o trânsito...”

    SUBSTÍTUI O SE POR CASO: Conjunção subordinativa

    ENSINA-SE: É ensinada

  • ensina é um verbo transito direto por isso leva-se a partícula se que apassivador

    logo se fosse um verbo transitivo indireto regido de preposição como precisa-se de serventes; seria índice de indeterminação do sujeito. E só mais uma coisa, por ser índice de indeterminação do sujeito o verbo não vai para o plural, no caso não seria: Precisam-se de serventes. OK