SóProvas


ID
2235595
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Mesmo nas organizações sem fins lucrativos, o resultado é entendido a partir do ponto de vista econômico, já que está vinculado a uma lógica de comparação entre o recurso despendido e os resultados alcançados. Para essa perspectiva e para a obtenção da melhor relação entre recursos e resultados, alguns princípios são fundamentais.
Assinale a alternativa que apresenta um destes princípios que são traduzidos para o processo administrativo na forma de ferramentas de gestão capazes de apoiar a decisão do administrador.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Em TERMOS ECONÔMICOS a eficácia de uma empresa se refere a sua capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade por meio do suprimento de seus produtos (bens ou serviços), enquanto a eficiência é uma relação técnica entre entradas e saídas. Nesses termos, a eficiência é uma relação entre custos e benefícios.

  • Alternativa E.

     

    EFICIÊNCIA - Como as coisas são feitas (MEIOS).

    EFICÁCIA - Para que as coisas são feitas (FINS).

     

    Não basta ser eficiente. Não basta ser eficaz. Cada empresa deve ser considerada sob o ponto de vista de eficácia e eficiência simultaneamente. Eficácia é uma medida normativa de alcance de resultados, ao passo que eficiência é uma medida normativa da utilização dos recursos nesse processo.

     

    Em termos econômicos, a eficácia de uma empresa se refere a sua capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade por meio do suprimento de seus produtos (bens ou serviços), enquanto a eficiência é uma relação técnica entre entradas e saídas. Nesses termos, a eficiência é uma relação entre custos e benefícios.

     

    Eficiência representa a relação entre os recursos aplicados e o produto final obtido: é a razão entre esforço e resultado, entre a despesa e a receita, entre o custo e o benefício resultante.

     

    À medida que o administrador se preocupa em fazer corretamente as coisas, ele está se voltando para a eficiência (melhor utilização dos recursos disponíveis). Todavia, quando ele utiliza estes instrumentos fornecidos por quem o executa para avaliar o alcance dos resultados, isto é, para verificar se as coisas bem feitas são as que realmente deveriam ser feitas, então ele está se voltando para a eficácia (alcance dos objetivos por meios dos recursos disponíveis).

     

    Entretanto, nem sempre a eficácia e a eficiência andam de maõs dadas. Um empresa pode ser eficiente em suas operações e pode não ser eficaz, ou vice-versa. Pode ser ineficiente em suas operações e, apesar disso, ser eficaz, muito embora a eficácia fosse bem melhor acompanhada da eficiência. Pode não ser nem eficiente nem eficaz. O ideal seria uma empresa igualmente eficiente e eficaz.

     

    A eficiência se preocupa em fazer corretamente as coisas e da melhor forma possível. Daí a ênfase nos métodos e procedimentos internos. A eficácia se preocupa em fazer as coisas corretas para atender às necessidades da empresa e do ambiente que circunda. A eficiência se concentra nas operações e tem a atenção voltada para aspectos internos da organização; por sua vez, a eficácia se concentra no sucesso do alcance dos objetivos e tem sua atenção voltada para aspectos externos da organização.

     

    OPERAÇÕES/ ASPECTOS INTERNOS - EFICIÊNCIA

    ALCANCE DOS OBJETIVOS/ ASPECTOS EXTERNOS - EFICÁCIA

     

  • RECURSOS: os meios= EFICIÊNCIA

    RESULTADOS: os fins= EFICÁCIA

  • Falou em princípios logo traduzi eficiência e eficácia

  • GAB: E

    Uma das poucas vezes que o enunciado da questão ajudou na resposta.

     

  • Letra: E

    Falou em recursos disperdiçados e resultados alcançados não tem erro.

    Eficiência: ultilizar os recursos da melhor forma possível.

    Eficácia: Atingir objetivos e alcançar resultados.

  • Eficácia: Fazer o certo.

    Eficiência: Fazer o certo de modo certo.

  • Acho engraçado o fato de que ninguém reclama quando a questão é fácil. Todos ignoraram o enunciado da banca que diz:

    "[...] princípios que são traduzidos para o processo administrativo na forma de ferramentas de gestão capazes de apoiar a decisão do administrador".

    Os princípios são traduzidos na forma de ferramentas? Que droga é essa? Princípo não é ferramenta. Princípios são valores que não extrapolam o campo da moral. Não têm outro valor. 

  • Affs que banca bosta. Pra quê um enunciado deste tamanho?
  • Sinceramente, é muito inútil ficar comentando aqui definição de eficiência e eficácia. Isso daí qualquer um sabe.

    O que tem que ser comentado é o que de fato ajuda a RESOLVER a questão! Botar o X no canto certo:

    Para essa perspectiva e para a obtenção da melhor relação entre recursos e resultados, alguns princípios são fundamentais.

    Reparem que o trecho em destaque é o que realmente associa ao sentido de eficiência e eficácia.

  • "melhor relação entre recursos e resultados" mata a questão, ou seja, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA (LETRA E). Essa banca adora enunciados longos para cansar os candidatos. Muitas vezes não são questões difíceis, mas uma mente cansada tende a levar ao erro, então a dica é ser objetivo para se poupar para as questões seguintes.

    Vamos em frente!!!

  • Não basta o conhecimento, precisa da habilidade - ou melhor, tem que saber acertar a questão.

  • LETRA E CORRETA

    Eficiência: Boa utilização dos recursos / Fazer da maneira correta;

    Eficácia: Alcançar os resultados (objetivos pretendidos);

    Efetividade: Impacto social causado pelo ato praticado.

  • Não adianta morrer estudando se a pessoa não resolver questões da banca ela dificilmente passara. Concurso não é sobre quem sabe mais da matéria, mas sim quem sabe resolver mais questões da banca. Meio contraditório, mas quem já está a mais tempo nessa estrada... Sabe do que estou falando.