Alternativa C.
Existem diferentes tipologias para a tomada de decisão. A tipologia mais famosa é a que opõe decisões programáveis e não-programáveis.
- Decisões programáveis ou programadas - são aquelas previamente imaginadas, para a qual a organização dispõe de soluções padronizadas e pré-estabelecidas. São tomadas com base em regras e procedimentos pré-estabelecidos. Aplicam-se a problemas rotineiros, cujas soluções podem ser previstas. Nesse tipo de decisão, não precisamos seguir as etapas normais de decisão, pois já sabemos qual é o problema, qual é o diagnóstico, quais são as alternativas possíveis, quais são os critérios. Deve-se buscar, no contexto organizacional, tomar o maior número possível de decisões programáveis.
- Decisões não-programáveis ou não-programadas - são aquelas referentes a problemas inéditos, novos, ou problemas que as soluções programadas não são capazes de resolver. Exigem que sejam seguidas todas as etapas de tomada de decisão.
Decisão programada - uma decisão tomada em resposta a uma situação que ocorre com frequência para permitir que as regras da decisão sejam desenvolvidas e aplicadas no futuro. Elas também são conhecidas como decisões estruturadas. Por exemplo, a decisão de recompor o papel e o cartucho de tinta quando os estoques estão baixos são decisões.
As decisões programadas são aquelas rotineiras e repetitivas: As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido. Exemplos de decisão programadas são políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão. (MAXIMIANO, 2009, p.59).
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos
Decisões programadas são as decisões rotineiramente utilizadas em uma organização, geralmente em geral tomadas no s níveis mais baixo da organização, por representar baixo risco e trazer economia de tempo e esforço.
Por outro lado, as Decisões não programadas, geralmente, representam decisões estratégicas que são tomadas na cúpula da organização e apresentam riscos consideráveis ou ao menos o enfrentamento de um problema não usual.
a) Simulações, análise de cenários e intuição.
Fazem parte dos exemplo de decisões não programadas.
b) Matriz de prioridades, árvore de decisão e matriz de resultados.
São apenas ferramentas auxiliares na tomada de decisão.
c) Regras, procedimentos e políticas.
São exemplo de respostas-padrão em relação à tomada de decisão. Essas já estão disponíveis no acervo da organização para a interpretação e aplicação imediata.
d) Regras qualitativas, cálculos quantitativos e sistemas especialistas.
Fazem parte dos "Sistemas Especialistas" que são ferramentas de apoio a decisão computadorizado, geralmente utilizadas nas simulações.
e) Ancoragem, heurística de disponibilidade e heurística de representatividade.
São problemas ou armadilhas psicológicas que podem interferir na tomada de decisão.
Resumindo:
Tipos de decisão:
Programadas. (Exemplos: regras, procedimentos e políticas)
Não Programadas. (Exemplo: Simulações, Análise de cenários e Intuição)
Ferramentas de apoio à tomada de decisão:
Brainstorming, Brainwriting, Árvore de decisão, Matriz de prioridades, Método delphi e etc.
Armadilhas psicológicas na tomada de decisão:
Ancoragem, Perpetuação do status quo, Custo irrecuperável, excesso de confiança e etc.
Gabarito: Letra "C"