-
Alternativa C.
Existem três tipos de líderes:
- O AUTOCRÁTICO;
- O DEMOCRÁTICO; e
- O LIBERAL.
O líder AUTOCRÁTICO seria aquele que controla mais rigidamente seus empregados. Ele toma as decisões e não delega autoridade nenhuma para seus funcionários.
O líder DEMOCRÁTICO seria aquele que contaria com a participação de sua equipe na tomada de decisões. Seria um controle compartilhado, feito em conjunto. Existiria um nível de delegação de autoridades e responsabilidades pelo líder.
O estilo de liderança democrático pode ser dividido em dois:
- O participativo (a decisão é feita pelo grupo, em conjunto com o líder);
- O consultivo (a decisão cabe ao líder, depois que ele consulta sua equipe).
A liderança LIBERAL (também chamada de "Laissez-faire", algo como "deixar fazer") é o estilo que existe pouco ou nenhum controle do líder sobre seus empregados. O estilo liberal é o que traz o pior resultado prático.
-
A liderança contingencial também existe, aplicando cada estilo de liderança de acordo com a situação.
-
se fosse eficácia a curto prazo seria o modelo AUTOCRÁTICO.
-
Letra C
Teoria Comportamental – Os Estilos de Liderança. Kurt Lewin
Líder DEMOCRÁTICO:
· Controla sua equipe na tomada de decisões.
· Seria um controle compartilhado, feito em conjuntos.
· Existiria um nível de delegação de autoridades e responsabilidade pelo líder.
Alguns autores dividem o DEMOCRÁTICO em 2 modos:
1- Democrático. Consultivo: decisão cabe ao líder DEPOIS que ele consulta sua equipe (toma a decisão depois de ouvir).
2- Democrático. Participativo: a equipe participa da decisão, feita pelo grupo, EM CONJUNTO com o líder (Decisão é feita em conjunto).
Obs.: Os empregados se mostraram mais satisfeitos em trabalhar para os líderes DEMOCRÁTICOS.
-
O moral da equipe...
-
Embora tenha acertado a questão, eu discordo dela....Não existe uma liderança que seja mais eficaz, depende muito do ambiente e das pessoas envolvidas.
-
Gab. C
Mas vamos deixar claro que de acordo com a visão contingencial, a melhor teoria de motivação depende do momento organizacional e das pessoas a serem motivadas.
O livro do Prof. Rodrigo Rennó traz algo interessante:
[...] o objetivo de Lewin era determinar qual dos estilos seria o mais eficaz. Sua primeira constatação foi a de que o estilo liberal era o menos eficaz, ou seja, não gerava um desempenho maior, uma satisfação nos subordinados e uma maior qualidade do trabalho!
Entretanto, Lewin não conseguiu definir se o estilo democrático era superior ao autocrático. Aparentemente, o estilo democrático indicava ser superior em relação à satisfação no trabalho e à maior qualidade, mas era similar na quantidade de trabalho.
Pesquisas posteriores mostraram resultados diferentes, mudando de acordo com as características de cada caso. Dessa forma, os resultados invalidaram a tese de que o estilo democrático seria sempre superior!
Rennó, Rodrigo - Administração geral para concursos / São Paulo: Método, 2015. pág. 176 e 177.
-
Questão criminosa. Não há uma liderança que possa ser considerada como "melhor", mesmo que exista a limitante temporal (longo prazo). Acertei pq conheço a nível da banca.
-
Alternativa C
Liderança democrática - Melhor a longo prazo.
-
Ytalo, onde você viu no enunciado que era o melhor? Falou -se em mais eficaz a longo prazo.
-
Mais eficaz a curto prazo: Autocrática.
Mais eficaz a longo prazo: Democrática.
-
Estilos só existem 3 segundo a teoria:
Autocrático
Democrático
Liberal (Tem até adbicrático)
Marquei contingencial, mas é uma teoria SITUACIONAL.
-
LETRA C CORRETA
1 – Liderança Autocrática (ou centralizador): Este tipo de liderança é focado nos resultados. Seu estilo concentra a maior parte dos trabalhos em si, seja por paixão pelo que faz, ou por falta de confiança. Às vezes leva em consideração as opiniões do grupo, mas a sua opinião tem peso maior. Firme em suas decisões e comentários, e não tolera membros descomprometidos. Uma das figuras mais marcantes deste tipo é o co-fundador da Apple, Steve Jobs.
2 – Liderança Democrática: Tipo de liderança voltada para o grupo e suas decisões. Para o líder democrático os membros da equipe têm voz e podem e devem dar sua opinião nos assuntos abordados. O líder democrático possui um ótimo jogo de cintura e possui a capacidade de mediar conflitos. Respeitador e ligado a questões morais, sabe fazer política.
3 – Liderança Liberal: Esse tipo de liderança é indicado quando o líder está à frente de uma equipe madura e autossuficiente, onde os membros da equipe possuem liberdade para tomar decisões. Porém, se a equipe não possuir tal maturidade, este tipo de liderança pode ser prejudicial para o andamento dos objetivos, uma vez que este tipo de líder não possui pulso para punir erros.
-
Valberto Alves, e aonde ou quem diz que na teoria de Kurt Lewin, a longo prazo a mais eficaz é a democrática?
Como o colega Elvis O. F. ✔ postou, o Professor Rodrigo Rennó que é o mesmo do meu material no Estratégia concursos, fala que não tem um modelo superior, e que o melhor modelo dependeria da situação em que o líder estivesse envolvido.
Se houver uma fonte me avise, grato
-
Liberal = Abdicratico = Laissez-faire