SóProvas


ID
223588
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os transformadores em um sistema elétrico de potência estão sujeitos a relativamente poucos tipos de defeitos, uma vez que se trata de máquinas elétricas não girantes com aperfeiçoados métodos de fabricação. Considere as proposições abaixo acerca da proteção dos transformadores de potência.

I - O relé diferencial utilizado em transformadores de potência elevada é capaz de eliminar curtos-circuitos internos.

II - Caso a proteção seja realizada com relés diferenciais, admitindo que o transformador não esteja sob defeito, podem surgir correntes diferenciais circulantes no ramo diferencial do relé, provocada, por exemplo, pela corrente de magnetização do transformador.

III - Os fusíveis podem ser aplicados na proteção de transformadores de baixa tensão, devendo possuir capacidade de ruptura inferior à corrente de curto-circuito subtransitória assimétrica no ponto de instalação.

A(s) proposição(ões) correta(s) é (são)

Alternativas
Comentários
  • A corrente nominal do fusível para proteção de transformadores não deverá ser inferior de 1,8 a 2 vezes a corrente nominal do transformadores deverá levar em consideração o seguinte: 
    = Por razões de conseguirmos uma boa proteção com tempo de interrupção o menor possível e seletividade com o relê de sobrecorrente, a corrente nominal do fusível deverá ser a mínima possível. 
    = A corrente nominal não deve ser inferior ao valor mínimo (1.8 a 2 vezes In. transformador), para que o surto da corrente na energização do transformador não afete seus elementos fusíveis. 
    = Também por questões de seletividade a curva Tempo x Corrente do fusível limitador deve ficar acima da curva característica dos fusíveis de baixa tensão. (ou do disjuntor). 
    = Em resumo o fusível deverá ter sua curva compreendida entre a curva do relé de sobrecorrentes e fusível ou disjuntor da baixa tensão. 
    = Em casos especiais recomenda-se sempre consultar o fabricante do fusível.

    Fonte:http://www.engenheirosassociados.com.br/artigos/curto_circuito.php

  • ".. utilizado em transformadores de potência elevada é capaz de eliminar curtos-circuitos internos". Não concordo que ele seja capaz de eliminar, mas sim de detectar os curtos-circuitos internos.