SóProvas


ID
2236270
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação externa deve atentar ao público-alvo da organização, focando nos interesses da empresa bem como nas oportunidades que podem surgir do contato com veículos de comunicação. Desse modo, um plano de comunicação estabelece princípios para a escolha e conduta do representante público de uma organização. Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim essa questão tem dois gabaritos. Tanto a letra C quanto a D estão incorretas. Divulgações de funcionários da empresa podem sim ser interpretados como oficiais pelo público e isso não depende da autorização da presidência.

  • Tive esse mesmo raciocínio. Uma fonte oficial não precisa necessariamente de autorização da Presidência. Tanto que isso é tão comum na imprensa, neste exemplo abaixo, sobre o saque do FGTS,isso fica claro:

    A partir de 2020, o saque deve variar de acordo com o valor do saldo da conta de cada trabalhador. O percentual pode variar de 10% a 35%, sendo que, quem tem mais dinheiro terá um percentual menor a sacar. Na semana passada, fontes do governo disseram que a retirada de recursos do FGTS seria limitada a R$ 3 mil.

    Fonte: O Globo

    Passível de recurso uma questão dessas.

  • Mas não está em jogo como o público vai interpretar a informação. Se a divulgação do dado não foi autorizada pela organização, não é oficial e ponto. Se restringe a isso.

  • Imagina se o presidente de uma grande empresa terá tempo de aprovar a fala de cada fonte que a Assessoria de Imprensa conseguiu para falar em nome da organização? As AIs são justamente para fazer essa filtragem, escolher os técnicos que podem falar sobre um determinado assunto que interesse à agenda da organização. Está implícito que o escolhido pela Assessoria foi já alguém que tem capacidade e responsabilidade para falar sem esse filtro do presidente.