-
Resposta A
------------------------------------------
Entre os nativos congregado em torno do Império Asteca havia um mito sobre a origem do universo resultante da guerra entre os Deuses Texcatlipoca e Quetzalcóatl. Derrotado e desterrado, Quetzalcóatl prometera voltar. O Imperador Montezuma, dos Astecas, teria suspeitado de que a presença dos conquistadores espanhóis, no início do século XVI, fosse o retorno da divindade contra a qual não poderia nada fazer.
http://www.escritaglobal.com.br
-
O texto relata a importância da religião na interpre ta - ção dada pelo imperador asteca Montezuma à che ga - da de Hernán Cortes. De acordo com essa análise, os espanhóis seriam o deus Quetzalcóatl (a “Serpente Emplumada”) e seus acompanhantes, todos dotados de poderes sobrenaturais. Essa visão coincidia com um mito asteca acerca do regresso daquela divindade, o que contribuiu para intimidar os nativos e facilitar a conquista do México pelos espanhóis. Resposta: A
http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/2016-2/enem2016-2_1dia.pdf
-
O fim do Império asteca deveu-se, em grande parte, à superioridade militar de seus inimigos. Os espanhóis possuíam arcabuzes, espadas e um animal desconhecido na América: o cavalo.
Quando Cortés desembarcou no México, seus soldados formavam parte de uma maquinaria bélica temível em toda Europa que havia sido forjada nas guerras de Granada, Itália e o norte da África.
Uma epidemia de varíola foi uma arma inesperada para ajudar aos espanhóis e a derrota foi aceita com fatalismo pelo imperador Montezuma, já que imaginaram que com a chegada dos espanhóis se cumpria o mito de Quetzalcóatl, que tinha prometido voltar do Oriente.
https://www.infoescola.com/historia/a-conquista-do-imperio-asteca/
-
Ficou meio com duplo sentido, origem do que? Das navegações ou da dúvida?
-
-
Essa questão ficou mal elaborada.
-
Questão tosca e pergunta mal formulada
-
Concordo plenamente com a Leticia, Caio e Lo. A pergunta ficou claramente dúbia. É por isso que precisamos ter cuidado no uso dos pronomes possessivos.
-
Só soube responder essa questão porque sabia que Quetzalcóatl era considerado uma divindade.
-
Acerteeeeeiiiiii uhhuuuuu
-
os povos da América eram compostos por ameríndios,baseados no mito e na religiao politeista oara explicar os fenômenos."Por um lado talvez Quetzalcóatl houvesse regressado"representa pelo contexto a duvida dos líderes das tribos quanto a chegada dos Portugueses estar relacionada ao deus deles.
-
A pergunta não foi mal formulada não. Vamos dar uma revisada na aula de conjunções: a conjunção "e" indica ADIÇÃO. Assim, quando o examinador escreve:
"A dúvida apresentada inseria-se no contexto da chegada dos primeiros europeus à América, e sua origem estava relacionada ao...", você deve separar essa pergunta assim:
A dúvida apresentada ("talvez Quetzalcóatl houvesse regressado"):
1° inseria-se no contexto da chegada dos primeiros europeus à América.
2° sua origem estava relacionada ao (resposta: domínio da religião e do mito).
A conjunção "e" UNE essas duas afirmações, somando-as. Não tem como a pergunta da origem estar relacionada ao contexto da chegada dos primeiros europeus à América justamente por causa dessa conjunção, que está ali SOMANDO duas ideias.
Por outro lado, se o examinador tivesse usado a palavra "cuja", aí sim ele estaria se referindo ao contexto da chegada dos primeiros europeus à América, veja a diferença:
"A dúvida apresentada inseria-se no contexto da chegada dos primeiros europeus à América, cuja origem estava relacionada ao..."
Espero ter me feito compreensível.
-
Letra A
Quetzalcóatl era um Deus dos Astecas.
Em uma sociedade que todo o domínio do campo ideológico era exercido pelos sacerdotes, a resposta para a chegada dos espanhóis somente poderia ser dado por uma veia mitológica, ainda assim, o líder Montezuma duvidou do retorno de seu Deus que mais tarde foi identificado sobre a figura do conquistador Hernan Cortéz.