SóProvas


ID
2237056
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“Conseguimos compreender, portanto, porque o trabalhador foge do trabalho como de uma peste e o poeta nos canta: ‘trabalhar é minha sina, eu gosto mesmo é d’ocê’. Por isso, diante da bombástica afirmação sobre o ‘fim do trabalho’, nós reagiríamos marcando uma festa para celebrar a emancipação. Mas as coisas não são bem assim.”

(Iasi, 2013, p. 56.)

Tendo como referência o debate apresentado pelo autor, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Sob a forma capitalista, o limite da emancipação é a igualdade formal perante a lei e a liberdade constrangida pelo Estado, isto é, podemos no máximo normatizar as relações entre o capital e trabalho, mas estamos impedidos de tocar nas determinações profundas que dividem o gênero humano entre aqueles que se apropriam dos meios de produção e aqueles que são condenados a vender sua força de trabalho, produzindo a riqueza que por poucos será fruída.

  • A - A emancipação humana é o reino da liberdade, o que supõe uma nova sociedade livre da exploração e da alienação.

    B - Substantivar direitos supõe ultrapassar a igualdade jurídica onde todos são formalmente iguais perante a lei e desiguais na realidade concreta, isso implica em ultrapassar as bases do trabalho alienado fundado pela divisão social do trabalho e da propriedade privada dos meios de produção e dos frutos do trabalho coletivo.

    C - Sob a forma capitalista, o limite da emancipação é a igualdade formal perante a lei e a liberdade constrangida pelo Estado, isto é, podemos no máximo normatizar as relações entre o capital e trabalho, mas estamos impedidos de tocar nas determinações profundas que dividem o gênero humano entre aqueles que se apropriam dos meios de produção e aqueles que são condenados a vender sua força de trabalho, produzindo a riqueza que por poucos será fruída.

    D - A emancipação política tem como fundamento o trabalho assalariado, diante disso não há o que se falar em "escolher o ponto em que irão se inserir em uma divisão do trabalho" tendo em vista que só resta ao trabalhador se submeter a tal lógica. Por isso, Marx diferencia Emancipação Política da Emancipação humana: que tem como fundamento outra forma de trabalho, o trabalho associado.

    Referências:

    Ivo Tonet - QUAL POLÍTICA SOCIAL PARA QUAL EMANCIPAÇÃO?

    Ângela Maria Moura Costa Prates - Uma reflexão sobre a emancipação humana pelo mundo do trabalho numa nova sociabilidade