SóProvas


ID
2237548
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em uma estação de tratamento de água, a etapa na qual a água, após a coagulação, passa por uma mistura lenta com o objetivo de promover o contato entre as impurezas, a fim de aumentar o tamanho delas, para permitir sua remoção em etapas de tratamento posteriores, é conhecida por

Alternativas
Comentários
  • Resposta D - Floculação

  • FLOCULAÇÃO: Fase posterior à coagulação, em que se dá a formação de flocos ( resultantes da formação de partículas nos coágulos no floculador)

    Avante colegas!!!

  • O tratamento da água envolve diversas etapas. São elas:

    Captação: Inicialmente a água é captada de um rio, lago ou represa, por exemplo, por meio de uma adutora (conjunto de tubos), que traz a água para um tanque na estação de tratamento. Ao chegar à estação de tratamento, a água passa por grandes grades, que impedem que materiais grandes continuem na água, como animais mortos.

    Coagulação: A água que está armazenada no tanque recebe a adição de um sal chamado de sulfato de alumínio ou sulfato férrico. Esses compostos formam uma substância gelatinosa que favorece a formação de flocos (junção das impurezas na substância gelatinosa).

    Floculação: Nessa etapa, a água é direcionada para outro tanque, onde será adicionado um polímero que favorecerá que os flocos formados na etapa de coagulação juntem-se e formem flocos ainda maiores e mais pesados.

    Decantação: Após a floculação, a água é direcionada para um novo tanque, onde ela permanecerá em repouso para que os flocos formados sejam decantados para o fundo do tanque, haja vista que eles são mais densos que a água.

    Filtração: após a decantação, a água atravessa um grande filtro formado por areia, carvão ativado e cascalho. Nessa etapa, as impurezas que não aderiram aos flocos ficam retidas no filtro, além de a água sofrer uma desodorização pela presença do carvão ativado.

    Fluoretação: Nessa etapa, é adicionada à água uma quantidade de ácido com flúor, o Ácido Fluossilícico (H2SiF6), para auxiliar na redução de cáries na população.

    Cloração: Além da adição de Flúor, o Cloro também é adicionado à água, na forma de sal, com o objetivo de eliminar os microrganismos presentes.

    Correção do pH ou acidez da água: Nessa etapa, é adicionada à água hidróxido de cálcio para diminuir a acidez do meio.

    Armazenamento: Por fim, a água é armazenada em um reservatório e distribuída para as residências.