SóProvas



Questões de Saneamento Geral


ID
541087
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os resíduos considerados perigosos são aqueles que

Alternativas
Comentários
  •  a)

    são nocivos à saúde das pessoas.

  • ta muito fácil as questões da transpreto. 


ID
541093
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quanto às características e à sua disposição, os resíduos poluentes perigosos

Alternativas

ID
541102
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O tratamento adequado para o problema do destino final dos resíduos sólidos é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Acho que é mais ou menos isso:?

    12305

    Art. 3o  Para os efeitos desta Lei, entende-se por: 

     

    VII - destinação final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos; 

     

    VIII - disposição final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos; 

     

  • ATERRO SANITÁRIO

    É uma técnica de disposição de resíduos sólidos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde humana e a sua segurança, minimizando os impactos ambientais do lixão.

    Utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos à menor área possível, reduzindo o seu volume a níveis nem sempre favoráveis á biodegradação, cobrindo-os com uma camada de terra ou material inerte, na conclusão de cada jornada de trabalho, ou a intervalos menores.

    O aterro sanitário sem qualquer processo prévio de tratamento é para a grande maioria dos casos a forma mais utilizada em grandes centros urbanos. Sua viabilidade econômica é altamente questionada, em termos de custos ambientais e financeiros para as prefeituras. Como o processo decomposição ocorre em ambiente anaeróbico, sem a presença de oxigênio, ocasiona a formação do danoso gás metano.


ID
541114
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Na usina de compostagem, ocorre a(o)

Alternativas
Comentários
  • entendi foi nadaaa


  • "reciclagem de materiais ?"

    Ficou vabo pela abrangência da palavra "materiais".

    Esses "materiais" podem possuir uma gama de características.

  • ??????? questão sem nexo

  • muito menos eu


ID
541117
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A presença na água de seres que causam doenças, como protozoários, é um exemplo da ocorrência de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


ID
541123
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A água, para ingestão humana, quando tem características sanitárias e toxicológicas inadequadas, apresenta, como problema decorrente, o(a)

Alternativas
Comentários
  • cólera é uma infecção intestinal aguda causada pelo Vibrio cholerae, que é uma bactéria capaz de produzir uma enterotoxina que causa diarréia.  Apenas dois sorogrupos (existem cerca de 190) dessa bactéria são produtores da enterotoxina, o V. cholerae O1 (biotipos "clássico" e "El Tor") e o V. cholerae O139. O Vibrio cholerae é transmitido principalmente através da ingestão de água ou de alimentoscontaminados. Na maioria das vezes, a infecção é assintomática (mais de 90% das pessoas) ou produz diarréia de pequena intensidade. Em algumas pessoas (menos de 10% dos infectados) pode ocorrerdiarréia aquosa profusa  de instalação súbita, potencialmente fatal, com evolução rápida (horas) para desidratação grave e diminuição acentuada da pressão sangüínea.

    Transmissão

    V. cholerae penetra no organismo humano por ingestão de água ou de alimentos contaminados (transmissão fecal-oral). Se conseguir vencer a acidez  do estômago, alcança o intestino delgado onde o meio é alcalino, multiplica-se intensamente, principalmente em duodeno e jejuno, e produz a enterotoxina que pode causar diarréia.

  • Cólera é transmitida por água e alimentos contaminados.


    Malária é transmitida por picada de inseto, agulhas contaminadas, transfusões de sangue não testado.


ID
541141
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um sistema de tratamento de esgotos pode conter diferentes fases de acordo com seus processos. Relacione as fases de tratamento às suas características.
I - Tratamento preliminar   
  II - Tratamento primário   
  III - Tratamento secundário

P - Presença de compostagem e remoção com caminhões
Q - Tanque de sedimentação primária e digestão do lodo
R - Presença de gradeamentos e remoção de sólidos grosseiros
S - Filtro biológico e decantação final

Alternativas
Comentários
  • Tratamento preliminar - Remoção de areia e sólidos grosseiros

    Tratamento primário - Remoção de sólidos em suspensão

    Tratamento secundário - Remoção de matéria orgânica

    Tratamento terciário - Remoção de organismos patogênicos / Remoção de nutrientes

  • disgestao do lodo = tratamento primario

     


ID
541147
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quais são os dispositivos eficientes, nos esgotos, para remoção de substâncias orgânicas dissolvidas ou subdissolvidas?

Alternativas
Comentários
  • O tratamento biológico é a forma mais eficiente de remoção da matéria orgânica dos esgotos. O próprio esgoto contem grande variedade de bactérias e protozoários para compor as culturas microbiais mistas que processam os poluentes orgânicos. O uso desse processo requer o controle da vazão, a recirculação dos microorganismos decantados, o fornecimento de oxigênio e outros fatores. Os fatores que mais afetam o crescimento das culturas são a temperatura, a disponibilidade de nutrientes, o fornecimento de oxigênio, o pH, a presença de elementos tóxicos e a insolação. Havendo oxigênio livre (dissolvido), são as bactérias aeróbias que promovem a decomposição. Na ausência do oxigênio, a decomposição se dá pela ação das bactérias anaeróbias. A decomposição aeróbia diferencia-se da anaeróbia pelo seu tempo de processamento e pelos produtos resultantes. Em condições naturais, a decomposição aeróbia necessita três vezes menos tempo que a anaeróbia e dela resultam gás carbônico, água, nitratos e sulfatos, substâncias inofensivas e úteis à vida vegetal. O resultado da decomposição anaeróbia é a geração de gases como o sulfídrico, metano, nitrogênio, amoníaco e outros, geralmente, gases malcheirosos. A decomposição do esgoto é um processo que demanda vários dias, iniciando-se com uma contagem elevada de DBO, que vai decrescendo e atinge seu valor mínimo ao completar-se a estabilização. A determinação da DBO é importante para indicar o teor de matéria orgânica biodegradável e definir o grau de poluição que o esgoto pode causar ou a quantidade de oxigênio necessária para submeter o esgoto a um tratamento aeróbio. 

    FILTRO BIOLÓGICO - Sistema de tratamento no qual o esgoto passa por um leito de material de enchimento recoberto com microorganismos e ar, acelerando o processo de digestão da matéria orgânica.  O filtro biológico é  constituído de um leito que pode ser de pedras, ripas ou material sintético. O efluente é lançado sobre este por meio de braços rotativos e percola através das pedras (ou outro material)  formando sobre estas uma película de bactérias. O esgoto passa rapidamente pelo leito em direção ao dreno de fundo, porém a película de bactérias absorve uma quantidade de matéria orgânica e faz sua digestão mais lentamente. É considerado um processo aeróbio uma vez que o ar pode circular entre os vazios do material que constitui o leito fornecendo oxigênio para as bactérias. Quando a película de bactérias fica muito espessa, os vazios diminuem de dimensões e a velocidade com que o efluente passa aumenta, devido a isso surgem forças cisalhantes que fazem com que a película se desgarre do material. 


ID
541165
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Tendo em vista os problemas gerados pelos resíduos industriais, considere as afirmativas abaixo.
I - O Programa de Gerenciamento de Resíduos Industriais tem por objetivo geral possibilitar o controle mais eficiente da destinação dos resíduos industriais.
II - O Sistema de Manifesto de Resíduos é um instrumento de controle que possibilita conhecer e controlar a forma de destinação dada pelo gerador, transportador e receptor de resíduos.
III - O Sistema de Manifesto de Resíduos está sujeito apenas à vinculação das pessoas jurídicas de direito privado.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Estão sujeitas a se vincular ao Sistema de Gerenciamento de Resíduos, todas as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, geradoras, transportadoras e receptoras de resíduos.

  • O Sistema de Manifesto de Resíduos é um instrumento de controle que permite ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) conhecer e monitorar a destinação dada pelo gerador, transportador e receptor aos resíduos.

    Estão sujeitas à vinculação ao Sistema todas as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, geradoras, transportadoras ou receptoras de resíduos (DZ-1310.R-7, Sistema de Manifesto de Resíduos).

    A legislação determina que a saída de todos os resíduos, exceto os domésticos, das instalações da garagem, deve ser realizada mediante emissão de um manifesto de resíduo, devidamente preenchido e assinado. Deverão ser preenchidos manifestos para cada resíduo gerado e para cada retirada realizada


ID
541171
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um manancial faz parte de um sistema de abastecimento de água, sendo caracterizado como um(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


ID
541174
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de tratamento de água que se caracteriza pelo uso de areia e de outros materiais de granulometria fina, como a diatomita, é denominado

Alternativas
Comentários
  • A filtração é um processo físico em que a água atravessa um leito filtrante, em geral areia ou areia e carvão, de modo que partículas em suspensão sejam retidas produzindo um efluente mais limpo. Tradicionalmente existem dois processos distintos de filtração: filtração lenta e filtração rápida. A opção por um dos métodos depende principalmente da qualidade da água bruta e do volume a ser tratado e implica em profundas diferenças no projeto da ETA. 

     


ID
545488
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considere a NBR 10004/2004 para responder às questões de nos 21 e 22.

Essa Norma classifica os resíduos sólidos em perigosos e não perigosos. No que se refere aos resíduos perigosos, observe as propriedades a seguir.

I – Patogenicidade

II – Combustibilidade

III – Biodegradabilidade

IV – Reatividade

São propriedades características dos resíduos perigosos APENAS as citadas em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b.

    Segundo a NBR 10004/2004, os resíduos perigosos são classificados pelas suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e patogenicidade.
  • Inflamável =/= Combustível

    "Líquido Inflamável: Todo produto que possua ponto de fulgor inferior a 70ºC e pressão de vapor absoluta que não exceda a 2,8 kgf/cm2, a 37,7ºC.

    De modo geral, os líquidos inflamáveis são aqueles que entram em combustão com muita facilidade, exemplos deles são o acetileno, solvente, gasolina, benzeno, detergentes sintéticos etc… 

    Líquido Combustível: Todo produto que possua um ponto de fulgor igual ou superior a 70ºC e inferior a 93,3ºC."


ID
545491
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considere a NBR 10004/2004 para responder às questões de nos 21 e 22.

Essa Norma classifica os resíduos sólidos, quanto aos riscos potenciais à saúde humana ou de contaminação do meio ambiente, em perigosos (classe I); em não perigosos não inertes (classe IIA) e em não perigosos inertes (classe IIB).

Um exemplo de resíduo classe IIB são as(os)

Alternativas
Comentários
  •  RESÍDUOS CLASSE II B – INERTES

    Aqueles que não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor.

    Exemplos: Entulho, concreto, tijolo, vidro, etc.

  • Eu fiquei entre pedra britada e papel.

    Marquei papel justamente porque eu pensei que pedra britada podia não ser considerado inerte porque solubiliza.



ID
545497
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“A compostagem de lixo é um aperfeiçoamento das técnicas utilizadas pelos agricultores, desde a antiguidade, para a produção de composto. Geralmente, ela é processada em instalações denominadas Usinas de Triagem e Compostagem de Lixo, onde, inicialmente, há a separação de materiais que podem prejudicar o processo, como trapos, madeiras e pneus, e de recicláveis, como latas, vidros e plásticos, que têm valor comercial.” 

BRAGA, Benedito et al. Introdução à Engenharia Ambiental. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

Na perspectiva da citação acima, sobre o processo de compostagem e suas fases, sabe-se que

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra e. A relação cai porque a medida que ocorre a decomposição o carbono vai sendo consumido e o nitrogênio se mantém conservado. 

  • carbono/ nitrogenio deve estar 20/1

    como os compostos sao decompostos ao longo do processo... o carbono tende a diminuir 


ID
545521
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O tratamento de água convencional apresenta diversas fases, sendo uma das mais importantes a mistura rápida. Sobre a fase de mistura rápida no tratamento convencional da água, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A NBR 12216/1992 cita que a mistura rápida de coagulantes metálicos hidrolisáveis deve ser feita a gradientes de velocidade compreendidos entre 700 s-1 e 1100 s-1, em um tempo de mistura não superior a 5 s.

  • gradientes de velocidade entre 70s-1 é para o processo de floculação.


ID
545548
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com a Lei no 9.966, de 28 de abril de 2000, os esgotos sanitários e as águas servidas de navios, plataformas e suas instalações de apoio equiparam-se, em termos de critérios e condições para lançamento nas águas, às substâncias classificadas na categoria de risco

Alternativas
Comentários
  • Art. 4o Para os efeitos desta Lei, as substâncias nocivas ou perigosas classificam-se nas seguintes categorias, de acordo com o risco produzido quando descarregadas na água:

    I – categoria A: alto risco tanto para a saúde humana como para o ecossistema aquático;

    II – categoria B: médio risco tanto para a saúde humana como para o ecossistema aquático;

    III – categoria C: risco moderado tanto para a saúde humana como para o ecossistema aquático;

    IV – categoria D: baixo risco tanto para a saúde humana como para o ecossistema aquático.

    >>Art. 16 - § 1o Os esgotos sanitários e as águas servidas de navios, plataformas e suas instalações de apoio equiparam-se, em termos de critérios e condições para lançamento, às substâncias classificadas na categoria "C", definida no art. 4o desta Lei.


ID
545563
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os processos de refino e as operações de manuseio do petróleo, bem como o tratamento dos efluentes, geram diversos resíduos sólidos que podem causar risco ao meio ambiente. A lama de cloreto de cálcio da neutralização do ácido clorídrico  (HCl) é é um resíduo gerado pelo processo de

Alternativas
Comentários
  • Isomerização é o fenômeno caracterizado pela existência de duas ou mais substâncias que apresentam fórmulas moleculares idênticas, mas que diferem em suas fórmulas estruturais.Reações de isomerização normalmente ocorrem em um equilíbrio em que um isômero é convertido no outro, normalmente catalisado por uma base. Essa reação não gerará subprodutos uma vez que o isômero é constituído dos mesmos átomos do produto de partida. 
    O estudo da isomeria é dividido em:

    * Isomeria plana - o fenômeno pode ser percebido pela simples análise da fórmula estrutural plana; 

    * Isomeria espacial (Esteroisomeria) - neste caso, a isomeria só é perceptível por meio da análise da fórmula estrutural espacial. A isomeria espacial é dividida em duas partes: a isomeria geométrica (cis-trans ou ExZ) e a isomeria óptica.

    Por exemplo: Etanol e Éter dimetílico possuem a mesma fórmula (C2H6O).

    A isomerização transforma hidrocarbonetos de cadeia normal em hidrocarbonetos isômeros de cadeia ramificada (de maior octanagem) diante do uso de catalisadores e aquecimento.


ID
545569
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A indústria do petróleo produz efluentes, tais como águas oleosas, que podem contaminar o meio ambiente caso não sejam tratados de maneira adequada. A flotação é um processo de tratamento utilizado para promover a separação de óleos emulsionados no efluente, sendo um processo classificado como

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    Processos primários:

    - Decantação primária ou simples

    - Reatores USAB: anaeróbios com baixa eficiência

    - Flotação

    - Neutralização

    - Precipitação química com baixa eficiência


ID
560905
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em países que cuidam adequadamente da gestão de resíduos, as grandes e médias cidades dispõem de serviço municipal de coleta seletiva, favorecendo o estímulo à cidadania.
Observando os aspectos favoráveis da coleta seletiva, considere os seguintes itens:

I - possibilidade de execução inicial em pequena escala, com posterior ampliação do sistema;

II - boa qualidade dos materiais recuperados e redução do lixo a ser descartado em aterros;

III - necessidade de caminhões especiais passando em dias diferentes dos da coleta convencional;

IV - possibilidade da formação de parcerias com catadores, empresas e associações ecológicas.

São corretos APENAS os itens

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • A Coleta Seletiva é um mecanismo de recolha dos resíduos, os quais são classificados de acordo com sua origem e depositados em contentores indicados por cores. Eles podem ser resíduos orgânicos ou materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, dentre outros. Além deles, materiais hospitalares e radioativos têm um destino diferente.

    Segundo a Resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) N.º 275/2001, foi estabelecido um código de cores para diferentes tipos de resíduos na coleta seletiva. Assim, no padrão das cores dos contentores os materiais que cada um deles recebe são:

    Azul: papéis e papelões;

    Verde: vidros;

    Vermelho: plásticos

    Amarelo: metais

    Marrom: resíduos orgânicos

    Preto: madeiras

    Cinza: materiais não reciclados

    Branco: lixos hospitalares

    Laranja: resíduos perigosos

    Roxo: resíduos radioativos.


ID
560917
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Qual das sequências abaixo apresenta a ordem de prioridade das etapas constituintes do gerenciamento de um resíduo?

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO DE LOGICA

  • Gabarito A


ID
560920
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O gerenciamento de transporte de resíduos perigosos estabelece uma série de atitudes para evitar acidentes e impedir danos ao meio ambiente e à saúde do homem. Nessa perspectiva, observe as atitudes a seguir

I - Verificar a compatibilidade química entre os resíduos e o invólucro.

II - Diminuir o número de viagens e o custo do transporte.

III - Monitorar a trajetória do veículo via satélite.

IV - Verificar a compatibilidade entre os resíduos e o compartimento de carga.

Para um bom desempenho do gerenciamento, é correto desenvolver atitudes como as descritas APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Legislação relacionada a resíduos perigosos

     

    Resolução CONAMA 005 de 05 de agosto de 1993

    Estabelece definições, classificação e procedimentos mínimos para o gerenciamento de resíduos sólidos oriundos de serviços de saúde, portos e aeroportos, terminais ferroviários e rodoviários

     

    Resolução CONAMA 283 de 12 de julho de 2001

    Dispõe sobre o tratamento e a destinação final dos resíduos dos serviços de saúde

     

    Resolução - RDC nº 33, de 25 de fevereiro de 2003

    Aprova o Regulamento Técnico para o Gerenciamento de Resíduos de serviços de saúde

     

    Resolução CONAMA 334 de 3 de abril de 2003

    Dispõe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos

    Resolução CONAMA 314 de 29 de outubro de 2002
    Dispõe sobre o registro de produtos destinados à remediação e dá outras providências.

    Resolução CONAMA 316 de 29 de outubro de 2002
    Dispõe sobre procedimentos e critérios para o funcionamento de sistemas de tratamento térmico de resíduos.

    Resolução CONAMA 313 de 29 de outubro de 2002
    Dispõe sobre o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos Industriais.

    Resolução CONAMA 06 de 15 de junho de 1988
    Disciplina que no processo de licenciamento ambiental de atividades industriais, os resíduos gerados ou existentes deverão ser objeto de controle específico.

    Resolução CONAMA 264 de  26 de agosto de 1999
    Aplica-se ao licenciamento de fornos rotativos de produção de clínquer para atividades de co-processamento de resíduos.

    Resolução CONAMA 263 de 12 de novembro de 1999
    "Pilhas e Baterias" - Inclui o inciso lV no Art. 6º da resolução Conama n.º 257 de 30 de junho de 1999.

    Norma da ABNT - NBR 8.418/NB 842 - Apresentação de projetos de aterros de resíduos industriais perigosos - procedimento.

    Norma da ABNT - NBR 10.157 - Aterros de resíduos perigosos - Critérios para projeto, construção e operação - procedimento.

  • Norma da ABNT - NBR 13.896 - Aterros de resíduos não perigosos - Critérios para projeto, implantação e operação - procedimento.

    Norma da ABNT - NBR 13.895 - Construção de poços de monitoramento e amostragem - procedimento.

    Norma da ABNT - NBR 11.174/NB 1.264 - Armazenamento de resíduos classes II - não inertes e III - inertes.

    Norma da ABNT - NB 1.183 - Armazenamento de resíduos sólidos perigosos.

    Norma da ABNT - NBR 13.221 - Transporte de resíduos.

    Norma da ABNT - NBR 11.175/NB 1.265 - Incineração de resíduos sólidos perigosos padrões de desempenho - procedimento.

    Norma da ABNT - NBR 13.894 - Tratamento no solo (landfarming) - procedimento.

    Norma da ABNT - NBR 10.004 - Resíduos Sólidos - Classificação.

    Norma da ABNT - NBR 10.005 - Lixiviação de Resíduos - Procedimento.

    Norma da ABNT - NBR 10.006 - Solubilização de Resíduos - Procedimento.

    Norma da ABNT - NBR 10.007 - Amostragem de Resíduos - Procedimento.

    Norma da ABNT - NBR 10.703 - Degradação do Solo - Terminologia.

    Norma da ABNT - NBR 11.174/NB 1.264 - Armazenamento de resíduos classes II - não inertes e III - inertes.

    Norma da ABNT - NB 1.183 - Armazenamento de resíduos sólidos perigosos.

    Norma da ABNT - NBR 13.221 - Transporte de resíduos.

    Norma da ABNT - NBR 11.175/NB 1.265 - Incineração de resíduos sólidos perigosos - padrões de desempenho - procedimento.

    Norma da ABNT - NBR 13.894 - Tratamento no solo (landfarming) - procedimento.

    Norma da ABNT - NBR 14.283 - Resíduos em solos - Determinação da biodegradação pelo método respirométrico - Procedimento.

  • Normas NBR 10271 e NBR 13221 da ABNT são atualizadas

     

    No início de novembro de 2017, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou o texto atualizado de duas de suas normas: a NBR 10271, que dispõe sobre o conjunto mínimo de equipamentos para emergências no transporte terrestre de ácido fluorídrico, e a NBR 13221, que estabelece os requisitos para o transporte terrestre de resíduos perigosos. 

     

    A atualização da NBR 10271 elimina, agora, a obrigatoriedade de ferramentas para o reparo de válvulas do tanque de carga no conjunto de equipamentos para situação de emergência, lanterna hermética, enxada e pá. Também na nova versão da NBR 10271 o “Anexo C” foi suprimido, mas suas informações foram transcritas para o item “Requisitos” da norma. 

     

    O projeto de revisão desta norma circulou em consulta nacional por 60 dias e todas as manifestações que recebeu foram de aprovação. Vale ressaltar que a NBR 10271 não especifica quais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) devem ser utilizados durante o transporte terrestre de ácido fluorídrico. 

    Na alteração realizada na NBR 13221, destaca-se a inclusão de um novo item na "Tabela 1 – Classificação dos resíduos pelas instruções complementares ao RTPP" e a inserção da "Tabela 2 – Precedência de risco".

     

    Os resíduos perigosos abarcados pela NBR 13221 estão classificados no Decreto Federal n° 96.044/88, que foi atualizado pelas Resoluções n° 3665/11 e n° 5232/16 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). As diretrizes da NBR 13221 não se aplicam ao transporte de resíduos na área interna do gerador e nem ao transporte de resíduos de materiais radioativos e explosivos.

     

    O que mudou? 

    NBR 10271 – A norma agora elimina a obrigatoriedade de ferramentas para o reparo de válvulas do tanque de carga no conjunto de equipamentos para situação de emergência, lanterna hermética, enxada e pá. Também na nova versão da NBR 10271 o “Anexo C” foi suprimido, mas suas informações foram transcritas para o item “Requisitos” da norma.

    NBR 13221 – Na alteração realizada, destaca-se a inclusão de um novo item na “Tabela 1 – Classificação dos resíduos pelas instruções complementares ao RTPP” e a inserção da “Tabela 2 – Precedência de risco”.

    Fonte: ABTLP – Associação Brasileira de Transporte de Logística de Produtos Perigosos

     

     

    Para melhor entendimento das alterações, é recomendada a leitura na íntegra das normas NBR 10271 e NBR 13221.  

     

    Fonte: ABTLP – Associação Brasileira de Transporte de Logística de Produtos Perigosos


ID
560950
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A qualidade da água está diretamente associada a diversos parâmetros, os quais representam as suas características físicas, químicas e biológicas. São exemplos de indicadores físicos, químicos e biológicos, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • letra d

     

  • GABARITO: D

    Físico: turbidez;

    Químico: alcalinidade;

    Biológico: microorganismos patogênicos.


ID
564847
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os documentos que informam ao órgão público de fiscalização ambiental os resultados do gerenciamento de resíduos e o monitoramento do transporte de resíduos perigosos são denominados, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • b

     

  • inventário de resíduos é uma ferramenta importante para a gestão dos resíduos gerados na empresa. Através desse inventário a empresa irá quantificar e diagnosticar as informações sobre a geração, características, armazenamento, transporte, tratamento, reutilização, reciclagem, recuperação e disposição final dos resíduos gerados.

    Manifesto de Transporte de Resíduos é um formulário obrigatório para o transporte de resíduos da fonte geradora até a sua destinação final. Ele é comporto por 4 (quatro vias) e está vinculado ao Sistema de Manifesto de Resíduos.


ID
564856
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A NBR 10004, em sua última versão de 2004, atribui a uma amostra representativa de resíduos a classificação classe I ou perigoso, aquela que apresente, entre outras, propriedades como
• ser normalmente instável e reagir de forma violenta e imediata, sem detonar;
• reagir violentamente com água;
• formar misturas potencialmente explosivas com a água.

Qual característica é determinada por essas propriedades?

Alternativas
Comentários
  • 4.2.1.3 Reatividade 
    Um resíduo é caracterizado como reativo (código de identificação D003) se uma amostra representativa 
    dele, obtida segundo a ABNT NBR 10007, apresentar uma das seguintes propriedades: 
    a) ser normalmente instável e reagir de forma violenta e imediata, sem detonar; 
    b) reagir violentamente com a água; 
    c) formar misturas potencialmente explosivas com a água; 

    d) gerar gases, vapores e fumos tóxicos em quantidades suficientes para provocar danos à saúde pública 
    ou ao meio ambiente, quando misturados com a água; 
    e) possuir em sua constituição os íons CN- ou S2- em concentrações que ultrapassem os limites de de 
    250 mg de HCN liberável por qulilograma de resíduo ou 500 mg de H2S liberável por quilograma de 
    resíduo, de acordo com ensaio estabelecido no USEPA - SW 846; 
    f) ser capaz de produzir reação explosiva ou detonante sob a ação de forte estímulo, ação catalítica ou 
    temperatura em ambientes confinados; 
    g) ser capaz de produzir, prontamente, reação ou decomposição detonante ou explosiva a 25°C e 
    0,1 MPa (1 atm); 
    h) ser explosivo, definido como uma substância fabricada para produzir um resultado prático, através de 
    explosão ou efeito pirotécnico, esteja ou não esta substância contida em dispositivo preparado para 
    este fim. 

  • Classificação dos Resíduos:

     

    Resíduos classe I - Perigosos

     

    Reatividade:

     

    a) ser normalmente instável e reagir de forma violenta e imediata, sem detonar;

     

    b) reagir violentamente com a água;

     

    c) formar misturas potencialmente explosivas com a água;

     

    d) gerar gases, vapores e fumos tóxicos em quantidades suficientes para provocar danos à saúde pública ou ao meio ambiente, quando misturados com a água;

     

    e) possuir em sua constituição os íons CNou S2- em concentrações que ultrapassem os limites de 250 mg de HCN liberável por qulilograma de resíduo ou 500 mg de H2S liberável por quilograma de resíduo, de acordo com ensaio estabelecido no USEPA - SW 846;

     

    Fonte: NBR 10004

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça!


ID
564892
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Resolução n° 357 do CONAMA dispõe sobre a classificação e enquadramento.dos corpos d’água. Considerando-se o uso das águas ao abastecimento para consumo humano, quais classes podem ser utilizadas?

Alternativas
Comentários
  • Classes: 1, 2 , especial e 3.  Classe 4 só para navegação e harmonia paisagística.

  • salobra classe II também pode pra abatecimento após tratamento convencional ou avançado

    !

  • Faltou informar se seria água doce, salobra ou salgada, não?

  • Camila Vieira, eu também acho que faltou informar se era água doce ou salobra.

    Água Doce para consumo humano:

    - Classe Especial: basta desinfecção

    - Classe I: após tratamento simplificado

    - Classe II: após tratamento convencional

    - Classe III: após tratamento conv. ou simpl.

    - Classe IV: vedado o uso

    Água Salobra para consumo humano:

    - Classe I: após tratamento conv. ou simpl.

    Água Salina para consumo humano:

    Não indicado


ID
564895
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Qual o valor mínimo do teor de cloro residual na água fornecida para consumo humano por meio de veículos do tipo carro-pipa?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


ID
564901
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O sistema de tratamento é uma sequência de operação e de processos unitários definidos em razão de três requisitos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


ID
586936
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CITEPE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma das fases do tratamento de águas industriais tem por finalidade a remoção dos sais catiônicos, de cálcio e magnésio determinantes da “dureza" da água. Nessa fase, a água “dura" passa por leito de resina catiônica, e os íons de cálcio (Ca) e magnésio (Mg) são permutados por íons sódio (Na). Como se denomina essa fase?

Alternativas
Comentários
  • Abrandamento por precipitação química 
    “A água também pode ser abrandada, embora não totalmente, por processos químicos como tratamento com cal Ca(OH)2 e barrilha (Na2CO3) também chamado “cal sodada” ou fosfatos. Estes processos são usados quando a dureza da água é excessivamente elevada e não se encontra nenhuma outra fonte de água de melhor qualidade”, garante Douglas Silveira Moraes, gerente de produtos da TechFilter. 
    Neste caso, o processo se dá por adição de cal (CaO) e carbonato de sódio (Na2CO3). A cal é utilizada para elevar o pH da água fornecendo a alcalinidade necessária, enquanto o carbonato de sódio pode fornecer a alcalinidade para a reação e também os íons carbonato necessários.

    Abrandamento por troca iônica
    “Este método consiste em fazer a água atravessar uma resina catiônica que captura os íons Ca2+ e Mg2+, substituindo-os por íons que formarão compostos solúveis e não prejudiciais ao homem, tais como o Na+. As resinas possuem limites para a troca iônica, ficando saturadas de Ca2+ e Mg2+. Esta saturação recebe o nome de ciclo. Após, completado o ciclo, deve ser feita a regeneração da resina, que acontece com a adição de solução de cloreto de sódio (NaCl)”, explica Alberto Abrikian da Ecosan. 


ID
766942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um fabricante de agrotóxicos, buscando maior conscientização do usuário, decidiu retirar as instruções de primeiros socorros para poder aumentar o símbolo de perigo na embalagem e, com isso, chamar mais a atenção do usuário. Para compensar a retirada das instruções de primeiros socorros da embalagem, o fabricante decidiu adicionar aos seus produtos um folheto explicativo fartamente ilustrado com instruções ainda mais detalhadas de primeiros socorros, bem como apresentar a forma correta de manipulação do produto e os riscos à saúde decorrentes de uma manipulação indevida.

Acerca da situação descrita e de agrotóxicos, julgue os itens a seguir.

A Lei n.º 7.802/1989 possibilita maior controle social, visto que permite às entidades de classe, às ONGs ambientalistas e aos partidos políticos requerer o cancelamento ou a impugnação de registro de agrotóxicos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Art. 5º Possuem legitimidade para requerer o cancelamento ou a impugnação, em nome próprio, do registro de agrotóxicos e afins, argüindo prejuízos ao meio ambiente, à saúde humana e dos animais:

    I - entidades de classe, representativas de profissões ligadas ao setor;

    II - partidos políticos, com representação no Congresso Nacional;

    III - entidades legalmente constituídas para defesa dos interesses difusos relacionados à proteção do consumidor, do meio ambiente e dos recursos naturais.


ID
766945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um fabricante de agrotóxicos, buscando maior conscientização do usuário, decidiu retirar as instruções de primeiros socorros para poder aumentar o símbolo de perigo na embalagem e, com isso, chamar mais a atenção do usuário. Para compensar a retirada das instruções de primeiros socorros da embalagem, o fabricante decidiu adicionar aos seus produtos um folheto explicativo fartamente ilustrado com instruções ainda mais detalhadas de primeiros socorros, bem como apresentar a forma correta de manipulação do produto e os riscos à saúde decorrentes de uma manipulação indevida.

Acerca da situação descrita e de agrotóxicos, julgue os itens a seguir.

O fabricante em questão, além ter seu produto licenciado para comércio, nos termos da lei pertinente, serve de exemplo aos demais, pois está preocupado com a “conscientização do usuário”.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada, esse produto nem teria registro pois não tem na embalagem as instruções de primeiros socorros.


ID
766948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um fabricante de agrotóxicos, buscando maior conscientização do usuário, decidiu retirar as instruções de primeiros socorros para poder aumentar o símbolo de perigo na embalagem e, com isso, chamar mais a atenção do usuário. Para compensar a retirada das instruções de primeiros socorros da embalagem, o fabricante decidiu adicionar aos seus produtos um folheto explicativo fartamente ilustrado com instruções ainda mais detalhadas de primeiros socorros, bem como apresentar a forma correta de manipulação do produto e os riscos à saúde decorrentes de uma manipulação indevida.

Acerca da situação descrita e de agrotóxicos, julgue os itens a seguir.

De acordo com o conceito de sustentabilidade e minimização de resíduos, a lei que rege a matéria recomenda que os vasilhames sejam reutilizados, devendo os produtores agrícolas levá-los para os estabelecimentos comerciais para reembalagem, desde que seja utilizado o mesmo produto.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010.

    Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. 

    Art. 33. São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:

    I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso, observadas as regras de gerenciamento de resíduos perigosos previstas em lei ou regulamento, em normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa, ou em normas técnicas; 

    LEI Nº 7.802, DE 11 DE JULHO DE 1989.

    Dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências.

    Art. 6º As embalagens dos agrotóxicos e afins deverão atender, entre outros, aos seguintes requisitos:

    § 5 As empresas produtoras e comercializadoras de agrotóxicos, seus componentes e afins, são responsáveis pela destinação das embalagens vazias dos produtos por elas fabricados e comercializados, após a devolução pelos usuários, e pela dos produtos apreendidos pela ação fiscalizatória e dos impróprios para utilização ou em desuso, com vistas à sua reutilização, reciclagem ou inutilização, obedecidas as normas e instruções dos órgãos registrantes e sanitário-ambientais competentes.

    É permito: Reutilização, Reciclagem ou Inutilização. 

    Afirmativa: ERRADA

  • Para mim o erro está em "levá-los para os estabelecimentos comerciais para reembalagem"

  • Vasilhames ou qlq emabalagem contendo produtos agricolas ou combustiveis não devem ser reutilizados!


ID
766951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um fabricante de agrotóxicos, buscando maior conscientização do usuário, decidiu retirar as instruções de primeiros socorros para poder aumentar o símbolo de perigo na embalagem e, com isso, chamar mais a atenção do usuário. Para compensar a retirada das instruções de primeiros socorros da embalagem, o fabricante decidiu adicionar aos seus produtos um folheto explicativo fartamente ilustrado com instruções ainda mais detalhadas de primeiros socorros, bem como apresentar a forma correta de manipulação do produto e os riscos à saúde decorrentes de uma manipulação indevida.

Acerca da situação descrita e de agrotóxicos, julgue os itens a seguir.

A sensibilização dos agricultores está expressamente prevista na Política Nacional de Educação Ambiental, no âmbito das ações a serem incentivadas pelo poder público em educação ambiental não-formal.

Alternativas
Comentários
  • LEI 9795/99

    Art. 13. Entendem-se por educação ambiental não-formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

    Parágrafo único. O Poder Público, em níveis federal, estadual e municipal, incentivará:

    I - a difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, em espaços nobres, de programas e campanhas educativas, e de informações acerca de temas relacionados ao meio ambiente;

    II - a ampla participação da escola, da universidade e de organizações não-governamentais na formulação e execução de programas e atividades vinculadas à educação ambiental não-formal;

    III - a participação de empresas públicas e privadas no desenvolvimento de programas de educação ambiental em parceria com a escola, a universidade e as organizações não-governamentais;

    IV - a sensibilização da sociedade para a importância das unidades de conservação;

    V - a sensibilização ambiental das populações tradicionais ligadas às unidades de conservação;

    VI - a sensibilização ambiental dos agricultores;

    VII - o ecoturismo.


ID
766954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um fabricante de agrotóxicos, buscando maior conscientização do usuário, decidiu retirar as instruções de primeiros socorros para poder aumentar o símbolo de perigo na embalagem e, com isso, chamar mais a atenção do usuário. Para compensar a retirada das instruções de primeiros socorros da embalagem, o fabricante decidiu adicionar aos seus produtos um folheto explicativo fartamente ilustrado com instruções ainda mais detalhadas de primeiros socorros, bem como apresentar a forma correta de manipulação do produto e os riscos à saúde decorrentes de uma manipulação indevida.

Acerca da situação descrita e de agrotóxicos, julgue os itens a seguir.

O desenvolvimento de variedades cultiváveis resistentes a herbicidas deve resultar em menor poluição ambiental.

Alternativas
Comentários
  • As variedades cultiváveis resistentes a determinado herbicida normalmente são empregadas à cultura justamente para a utilização de herbicidas sem danificar a cultura de interesse. Levando a uma maior poluição ambiental, além de que os herbicidas são os grupos de agrotóxicos que mais poluem o meio ambiente e são os mais utilizados.

  • Faz todo sentido a afirmação da colega.

  • se as variedades cultiváveis são resistentes aos herbicidas, o desmatamento tende a ser maior. Teu plantio e colheita terá menor eficácia, devido às ervas daminhas, e vai precisar de uma área ainda maior destinada à agricultura, que resulta no desmatamento. Faz sentido?

ID
851647
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Algumas Estações de Tratamento de Água (ETA) no Brasil têm-se modernizado através da adequação de suas estruturas físicas. Quando se comparam estações que possuem apenas uma câmara de floculação com aquelas que possuem quatro câmaras de floculação em série, com gradientes de velocidade decrescente, pode se observar:

Alternativas

ID
851650
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de desinfecção da água para o consumo humano através da utilização do cloro tem a finalidade de destruição de micro-organismos patogênicos. A eficiência desse processo químico depende de diversas variáveis, sendo correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O ácido clorídrico formado combina-se com a alcalinidade natural da água ou com a alcalinidade introduzida para fins de tratamento, reduzindo-as e alterando, desta forma, o pH, o qual, por sua vez, influi no grau de dissociação do ácido hipocloroso. Quanto maior o PH, maiores concentrações de cloro serão necessárias para a estabilização do fluído, isto é, destruição de micro-organismos.

     

  • Sobre o item A

    Em valores de pH superiores a 8,5 prevalece praticamente só monocloramina. Abaixo deste valor, ocorrem dicloramina e tricloroamina, sendo que a dicloramina (melhor) prevalece quase exclusivamente na faixa de pH entre 4,5 e 5,5. Em pH abaixo de 4,5 prevalece somente tricloramina.


ID
851653
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de desinfecção da água pode ser realizado pela adição de cloro, parte desse agente químico vai destruir microorganismos sensíveis e parte dele é consumida pela matéria orgânica. Uma fração de cloro que sobra é denominada residual de cloro combinado que possui, como característica principal, a combinação com substâncias:

Alternativas
Comentários
  • Isso ocorre na fase BB de adição de Cloro, o cloro combina-se com os derivados de nitrogênio (amônia, nitratos, nitritos).

  • Gab A

     

    O agente desinfetante, isto é, aquele que tem a capacidade de destruir a enzima triosefosfato di-hidrogenase, essencial na oxidação da glicose e portanto ao metabolismo de microrganismos, é o ácido hipocloroso. O ácido clorídrico não tem efeito sobre a desinfecção.

     

    Define-se cloro residual combinado como sendo o cloro presente na água nas formas de mono, di e tricloramina. Na cloração com cloro combinado, deve-se procurar otimizar a formação de dicloraminas que são melhores desinfetantes. Em uma escala mais ampla de poder de desinfecção, tem-se, em ordem decrescente: dióxido de cloro (ClO2), ácido hipocloroso, íon hipoclorito, dicloramina, monocloramina e tricloreto de nitrogênio cujo poder desinfetante é praticamente nulo. Em valores de pH superiores a 8,5 prevalece praticamente só monocloramina. Abaixo deste valor, ocorrem dicloramina e tricloroamina, sendo que a dicloramina prevalece quase exclusivamente na faixa de pH entre 4,5 e 5,5. Em pH abaixo de 4,5 prevalece somente tricloramina.

     

    fonte: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&ved=0ahUKEwirl9Dd59vSAhXEDZAKHTPHCa0QFggwMAQ&url=http%3A%2F%2Fwww.pha.poli.usp.br%2FLeArq.aspx%3Fid_arq%3D1805&usg=AFQjCNHaRiPGxEOWKklI43tPuDXrxXAKPw&cad=rja


ID
851656
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O cloro é um potente oxidante e participa de diferentes reações químicas com inúmeras substâncias orgânicas e inorgânicas presentes na água. Uns dos efeitos desejáveis podem ser representados pela:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    O consumo do cloro em águas e efluentes envolve processos químicos complexos que podem ser agrupados em três mecanismos gerais:

     

    1) oxidação - o cloro pode oxidar íons reduzidos de ferro (Fe+2), manganês (Mn+2) e sulfeto (S-2) e ser reduzido a cloreto (Cl-),

     

    2) adição - pode se adicionar a olefinas e outros compostos orgânicos com duplas ligações e produzir compostos ogânicos clorados,

     

    3) substituição - pode sofrer reações de substituição com fenóis produzindo clorofenóis ou com amônia produzindo as cloraminas (substâncias cloradas ativas).

     

    fonte: http://www.c2o.pro.br/hackaguas/ar01s10.html

  • Clorofórmio e clorofenol são compostos TOTALMENTE INDESEJÁVEIS que precisam ser evitados

    CLOROFÓRMIO

    Estudos, na década de 70, no entanto, mostraram que o cloro reage com substâncias orgânicas naturais presentes na água, como os ácidos húmicos, ácidos fúlvicos, clorofila etc., formando triclorometano (CHCl3), também conhecido como clorofórmio, substância pertencente à classe dos trihalometanos (THM’s). Nessa época, já havia pesquisas mostrando que esses compostos causam diversos males à saúde humana incluindo problemas no sistema reprodutivo, abortos espontâneos e maior propensão ao câncer. Em 1974, pesquisadores americanos, realizando estudos pela U.S. Environmental Protection Agency em 113 estações de tratamento de água, correlacionaram a presença do clorofórmio na água e a incidência de câncer. Na década de 90, essa substância, que das substâncias THM’s é a mais estudada, mostrou-se carcinogênica para ratos causando tumores de fígado, estômago, rins, tireoide, intestino e reto nas cobaias. Como o metabolismo desses roedores é semelhante ao humano, existe considerável suspeita de que essa substância também possa causar câncer nos seres humanos.

    DE LIMA SILVAA, Benjamim H.; DE MELOB, Marcos A. Bezerra. Trihalometanos em água potável e riscos de câncer: simulação usando potencial de interação e transformações de Bäcklund. Quim. Nova, v. 38, n. 3, p. 309-315, 2015.

    CLOROFENOL

    Pode ser classificado como um POP. Os Poluentes Orgânicos Persistentes – POPs são substâncias químicas que têm sido utilizadas como agrotóxicos, para fins industriais ou liberados de modo não intencional em atividades antropogênicas, e que possuem características de alta persistência (não são facilmente degradadas), são capazes de serem transportadas por longas distâncias pelo ar, água e solo, e de se acumularem em tecidos gordurosos dos organismos vivos, sendo toxicologicamente preocupantes para a saúde humana e o meio ambiente.

    https://www.tratamentodeagua.com.br/artigo/convencao-estocolmo-pops/


ID
851659
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As diferentes coleções de águas próprias para o consumo humano podem apresentar diferentes variações em suas características. Em relação à alcalinidade da água, no potencial hidrogeniônico (pH) entre 4,4 e 8,3, é comum a presença de compostos do seguinte tipo:

Alternativas
Comentários
  • Gab C

     

    Correção de pH


    É a última ação no processo de tratamento da água e tem por objetivo prevenir a corrosão dos encanamentos pelos quais a água tratada passa até chegar aos usuários. Para proteger as estruturas de armazenamento e distribuição, são aplicados produtos químicos que corrigem a acidez ou a alcalinidade excessivas presentes na água. Para formar uma película protetora de carbonato de sódio na superfície interna da tubulação, é preciso remover o gás carbônico livre e saturar a água com carbonato de sódio (barrilha leve). O pH da água de 6,0 a 9,5, na rede de distribuição, é uma recomendação da Portaria 2.914/11, do Ministério da Saúde. Os principais produtos químicos utilizados na correção de pH são: Cal Hidratada, o Carbonato de Sódio (geralmente os dois mais utilizados no processo), Carbonato de Cálcio, Hidróxido de Sódio, Gás Carbônico, Ácido Clorídrico e Ácido Sulfúrico.

     

    fonte: http://www.revistatae.com.br/noticiaInt.asp?id=4249

  • Em minha opinão, o gabarito dessa questão está ERRADO!

     

    A distribuição entre as três formas de alcalinidade na água (bicarbonatos, carbonatos e hidróxidos) se dá em função do seu pH da seguinte forma:

    pH > 9,4 (hidróxidos e carbonatos);

    pH entre 8,3 e 9,4 (carbonatos e bicarbonatos);

    pH entre 4,4 e 8,3 (apenas bicarbonatos).

    Fonte1: Manual de Controle da Qualidade da Água para  Técnicos que Trabalham em ETAS, Funasa, 2014.

    Fonte2: https://www.tratamentodeagua.com.br/artigo/determinacao-da-alcalinidade/

     

    Então, não teria como haver Carbonato de cálcio, em uma faixa de pH onde somente possui Bicarbonatos

     

    Porém, gabarito dado pela banca C


ID
851662
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No processo de desinfecção da água para o consumo humano, um dos métodos utilizados é a cloração simples. No final desse processo, após um determinado tempo, o cloro residual livre deve ser mantido obrigatoriamente em toda a extensão do sistema de distribuição, no valor mínimo de:

Alternativas
Comentários
  • Portaria n. 2914/2011 - Art. 15 - Compete ao responsável pelo fornecimento de água para consumo humano por meio de veículo transportador:

    I - garantir que tanques, válvulas e equipamentos dos veículos transportadores sejam apropriados e de uso exclusivo para o armazenamento e transporte de água potável;

    II - manter registro com dados atualizados sobre o fornecedor e a fonte de água;

    III - manter registro atualizado das análises de controle da qualidade da água, previstos nesta Portaria;

    IV - assegurar que a água fornecida contenha um teor mínimo de cloro residual livre de 0,5 mg/L; e

    V - garantir que o veículo utilizado para fornecimento de água contenha, de forma visível, a inscrição "ÁGUA POTÁVEL" e os dados de endereço e telefone para contato.

     

     

    Art. 34 - É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).

     


ID
851665
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo químico realizado na água para o consumo humano, por meio do qual se utilizam silicatos complexos de sódio conhecidos como zeólitos que possuem a capacidade de trocar o sódio de sua composição por íons como magnésio e cálcio, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    Os zeólitos são silicatos complexos de sódio e alumínio, que tem a propriedade de trocar o sódio de sua composição por outros íons, como os de cálcio e magnésio, retendo estes elementos que causam a dureza. São, pois, trocadores iônicos. Uma instalação de abrandamento deste tipo compreende leitos de zeólitos, semelhantes aos filtros rápidos, através dos quais passa a água dura a ser tratada. Em resumo, a redução da dureza pelos zeólitos consiste em trocar os íons de cálcio e de magnésio, responsáveis pela dureza de uma água, por íons de sódio fornecidos pelos permutadores.

     

    fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/2346933/alcalinidade_e_dureza

  • Mesmo sem conhecer os zeólitos, sabemos que a presença de íons de cálcio e magnésio conferem dureza à água, logo o processo inverso conferem o amolecimento da água.


ID
851668
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um dos problemas enfrentados no abastecimento de água própria para o consumo humano é a corrosão das canalizações, válvulas e equipamentos metálicos. Uma das formas de evitar este problema é através do monitoramento dos níveis de cal adicionada à água, o que pode ser realizado pelo controle do índice de:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    A determinação de tendência corrosiva ou incrustante é avaliado pelos índices de Langelier (LSI), Ryznar (IR), entre outros.

     

    Para o método Langelier (LSI), tem-se:

     

    1- Em equilíbrio químico: LSI=0

    2- Com tendência a ser corrosiva: LSI<0

    3- Com tendência a ser incrustante: LSI>0 ( ideal. Fina camada protetora de carbonato de calcio)

     

    fonte: http://mariorebola.com/home/wp-content/uploads/2011/09/AquaAmbiente-Tratamento-de-%C3%81gua-Pot%C3%A1vel.pdf


ID
851671
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma amostra de água é enviada a um laboratório físico- químico para o doseamento de carbonato de cálcio para determinar a dureza. Em relação a esse doseamento, cujo valor encontrado foi de 350mg/l, é possível classificar essa amostra como água:

Alternativas
Comentários
  • Água mole Até 50 mg / L

    Água moderadamente dura De 50 a 150 mg / L

    Água dura De 150 a 300 mg / L

    Água muito dura Acima de 300 mg / L

    Fonte: Adaptado de RICHTER e NETO, 1991


ID
851674
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os sistemas de abastecimento e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água que utilizam mananciais superficiais devem realizar monitoramento mensal de Escherichia coli no ponto de captação de água. Quando a média geométrica anual for maior ou igual a 1.000 E. coli/100ml deve-se realizar monitoramento de:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    Art. 31. Os sistemas de abastecimento e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água que utilizam mananciais superficiais devem realizar monitoramento mensal de Escherichia coli no(s) ponto(s) de captação de água.

     

    § 1º Quando for identificada média geométrica anual maior ou igual a 1.000 Escherichia coli/100mL deve-se realizar monitoramento de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. no(s) ponto(s) de captação de água.

     

    fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2914_12_12_2011.html


ID
851677
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma amostra padrão conhecida de água é enviada ao laboratório químico para avaliação do teste de potencial hidrogeniônico (pH). Sabendo-se que seu pH está acima de 8,3, adiciona-se a substância fenolftaleína, e, logo em seguida, adiciona-se ácido até sua neutralização em pH próximo a 6,5. Nesta mesma amostra é adicionada a substância metilorange, sendo observada a alteração da coloração com a continuidade da adição de ácido até pH ao redor de 4,2. O padrão de cores frente à utilização sequencial desses indicadores de pH nesta amostra é respectivamente :

Alternativas
Comentários
  • GAB : A

    A escala de pH geralmente varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio. (Qualquer duvida acesse a fonte )

    Fonte : http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/indicadores-acido-base.htm

  • fenolftaleína - um exemplo de indicador ácido-base sintético que fica rosa em meio básico e incolor em meio ácido.
    metilorange - Em uma solução começando a se tornar menos ácida, o alaranjado de metila tornar-se-á de vermelho para laranja, e caso o processo continue, para amarelo


ID
851683
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A etapa de coagulação no tratamento da água consiste na desestabilização e agregação inicial da matéria coloidal através da adição na água de produtos químicos. Após esta etapa inicia-se o processo de floculação, que consiste na aglomeração das partículas desestabilizadas, que quando causada pelo movimento browniano é denominado floculação:

Alternativas
Comentários
  • Gab B

     

    No processo de floculação faz-se distinção entre floculação pericinética e ortocinética. Em geral todas as partículas estão submetidas a esses dois tipos de floculação, porém, para partículas pequenas (< 1 μm) predomina o movimento browniano, e portanto, a floculação pericinética. Nesse caso, as moléculas de água, devido a energia térmica, proporcionam movimentos erráticos das partículas, favorecendo a colisão entre as mesmas.

     

    fonte: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/101606/222214.pdf?sequence=1

  • Pericinética = movimento natural (partículas pequenas)

    Ortocinetica=movimento mecânico por aeradores (partículas grandes)

  • Resposta: alternativa b

    Floculação pericinética: movimento Browniano (aleatório) e ação da gravidade

    Floculação ortocinética: Introdução de energia externa


ID
851686
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um dos parâmetros utilizados para avaliar a qualidade da água própria para o consumo humano é a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), que indica a presença de matéria orgânica na água. O resultado desse parâmetro para uma amostra de água é de 10mg/l, o que indica que são necessários:

Alternativas
Comentários
  • VI) Tempo: para oxidação completa da matéria orgânica são necessários cerca de 20 dias, mas convencionou-se que, o período de incubação é de 5 dias, neste período aproximadamente é 70% da matéria orgânica é oxidada.

  • 10 miligramas de oxigênio para estabilizar, em período de cinco dias e a 20°C, a quantidade de matéria orgânica biodegradável contida em 1 litro da amostra


ID
851689
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O exame de análise de coliformes é empregado para o controle de sistemas de abastecimentos de água cuja finalidade é avaliar a eficiência do tratamento. A quantidade de coliformes é expressa pelo número mais provável (NMP) que representa o número mais provável de coliformes existentes em uma amostra correspondente a:

Alternativas
Comentários
  • Os resultados são expressos em NMP (Número Mais Provável) /100 mL de amostra.


ID
851692
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em uma Estação de Tratamento de Água é solicitado que sejam segregados 10.000 litros de uma substância classificada como resíduo químico a ser coletado por uma empresa de coleta de lixo. A quantidade em metros cúbicos desse material a ser descartado corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • Conversão de unidades: 1,00 m3 = 1.000,00 Litros.


ID
851722
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A análise microbiológica é fundamental para a qualidade da água para o consumo humano, e grupo de bactérias denominadas coliformes é considerado um dos indicadores utilizados para avaliar a presença de patógenos na água. Em relação a esse grupo de bactérias, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Os coliformes fecais são um grupo de bactérias indicadoras de organismos originários predominantemente do trato intestinal humano e outros animais. este grupo compreende o gênero Escherichia e, em menor grau, espécies de Klebsiella, Enterobacter e Citrobacter (Von Sperling, 2014, apud Who, 1993)

  • Eu fiquei em dúvida com a primeira.

  • a maioria das bactérias desse grupo pertence aos gêneros Escherichia, Citrobacter, Klebsiella e Enterobacter, além de outros gêneros - Letra B


ID
851725
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A análise de uma amostra enviada para um laboratório de microbiologia de uma empresa que controla a qualidade da água de uma população identifica a presença de bactérias do grupo coliforme. Os resultados dos testes laboratoriais que presumem tais presenças são:

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes alternativa C

  • O que são coliformes totais?

    É um grupo de bactérias Gram-negativas que utilizam a lactose como nutriente e produzem gás, incubados a temperatura de 35-37 ºC por 48 horas. Fazem parte desse grupo Escherichia coli, Enterobacter, Citrobacter e Klebsiella, que estão presentes em vegetais e solo, com exceção de Escherichia coli que habita o trato intestinal do homem e animais.

    Gabarito: Letra C


ID
851728
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um dos grandes problemas de saúde pública, vinculado ao abastecimento de água para o consumo humano, é a transmissão de doenças epidêmicas, como a infecção pelo Vibrio Cholerae. A morfologia e a identificação dessa bactéria em laboratórios de microbiologia são realizadas através das seguintes características:

Alternativas

ID
851731
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Diversas doenças de veiculação hídrica podem ser contraídas pelo homem através da ingestão de água e/ou de alimentos contaminados, por meio da penetração através de mucosas e por soluções de descontinuidade da pele. A doença causada por bactérias na forma de espiroquetas, que apresenta excelente crescimento no meio de cultura de Fletcher, é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Leptospirose - isolamento  - meio Fletcher


ID
851734
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Muitas doenças de veiculação hídrica estão diretamente relacionadas com as péssimas, ou inexistentes, redes de saneamento básico. Os protozoários intestinais que se destacam no cenário brasileiro pelas altas taxas de prevalência em nossa população são:

Alternativas

ID
851737
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Algumas características organolépticas devem ser monitoradas frequentemente no sistema de distribuição da água potável. É recomendado que o potencial hidrogeniônico (pH) da água seja mantido na faixa de:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    PH o mais próximo possível de 7.

     

    Fonte: http://www.laboratoriocavalieri.com.br/o-valor-ideal-ph-da-agua-potavel/

  • PORTARIA Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011

    Art. 39. A água potável deve estar em conformidade com o padrão organoléptico de potabilidade expresso no Anexo X a esta Portaria.

    § 1º Recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5.

    § 2º Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.


ID
851740
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um dos grandes riscos à saúde pública está vinculado ao sistema hídrico através da presença de cianotoxinas na água. Como indicador de potencial aumento da densidade de cianobactérias no manancial superficial deve ser realizada com frequência semanal a análise de:

Alternativas
Comentários
  • presenca de clorofila-a é indicador de cianotoxinas (portaria 2914- MS)


ID
851743
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em um laboratório de controle de qualidade da água para o consumo humano, realiza-se uma análise que determina a atividade da enzima acetilcolinesterase. Esta determinação laboratorial é recomendada para avaliar a concentração na água de:

Alternativas
Comentários
  • Os organofosforados são compostos agrotóxicos, de ampla comercialização no Brasil, que inibem a enzima acetilcolinesterase, levando a sintomas muscarínicos e nicotínicos, além de possíveis manifestações do sistema nervoso central (SNC).


ID
851746
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O descarte inadequado de material radiológico pode colocar em risco a qualidade da potabilidade da água utilizada para o consumo humano. As concentrações de atividade de material radiológico não devem exceder:

Alternativas
Comentários
  • Art. 38. Os níveis de triagem que conferem potabilidade da água do ponto de vista radiológico são valores de concentração de atividade que não excedem 0,5 Bq/L para atividade alfa total e 1Bq/L para beta total.


ID
1001854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito do tratamento de águas potáveis e industriais.

A coagulação seguida de floculação é empregada para a remoção de cor nas águas naturais, causada pela presença de substâncias orgânicas e de substâncias húmicas, como ácidos húmicos e fúlvicos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Geralmente, a cor pode ser removida da água pelos processos de coagulação e filtração, além de em alguns casos, serem removidas por adsorção e por oxidação química. O uso de carvão ativado com alta superfície específica também pode auxiliar na remoção de cor.

    Fonte: Luiz Fernando Lervolino - H2O Engenharia - https://tratamentodeagua.com.br/artigo/cor-aguas-naturais/


ID
1057543
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre as classificações de resíduos químicos e as normas de descarte associadas, assinale a afirmtiva incorreta.
água

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    Diluir com água e descartar na pia em água corrente. - Há uma fase antes do descarte na pia, é neutralizar com bases diluídas e então descartar na pia em água corrente.

     

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABrx4AL/instrucoes-seguranca-no-laboratorio-aula?part=4

  • A alternativa E também está incorreta.

    De acordo com a resolução CONAMA nº 357/2005 (legislação vigente no ano do concurso): no controle das condições de lançamento, é vedada, para fins de diluição antes do seu lançamento, a mistura de efluentes com águas de melhor qualidade.


ID
1135819
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando a importância dos bioindicadores como ferramenta para avaliar a qualidade da água, e que os macro-invertebrados bentônicos estão adaptados a um conjunto de características físicas e químicas da água (temperatura, oxigênio, transparência da água, etc.), relacionadas à sua qualidade e nível de preservação de condições ecológicas, é CORRETO afirmar que os macro-invertebrados bentônicos classificados como:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa. Se são organismos resistentes, como serão indicadores de má qualidade?

     

    Vejam o que diz esse artigo:

     

    MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS SÃO BONS BIOINDICADORES

               Os macroinvertebrados bentônicos têm sido amplamente utilizados como bioindicadores de qualidade de água e saúde de ecossistemas por apresentarem as seguintes características:

     

    · Ciclos de vida longo, comparando-se com os organismos do plâncton que em geral tem ciclos de vida em torno de horas, dias, 1 ou 2 semanas; os macroinvertebrados bentônicos podem viver entre semanas, meses e mesmo mais de 1 ano, caracterizando-se como "organismos sentinelas";

     

    · Em geral, são organismos grandes (maiores que 125 ou 250 µm), sésseis ou de pouca mobilidade, ou seja, são relativamente sedentários e mais fáceis de serem amostrados do que os organismos nectônicos, como os peixes;

     

    · Fácil amostragem, com custos relativamente baixos;

     

    · Elevada diversidade taxonômica e de identificação relativamente fácil (ao nível de família e alguns gêneros);

     

    · Organismos sensíveis a diferentes concentrações de poluentes no meio, fornecendo ampla faixa de respostas frente a diferentes níveis de contaminação ambiental.

     

    Se alguem tiver outra explicação, me corrijam. 

     

    Fonte: http://labs.icb.ufmg.br/benthos/index_arquivos/Page1631.htm

     

  • Os macroinvertebrados bentônicos diferem entre si em relação à poluição orgânica, podendo ser sensíveis e intolerantes, tolerantes ou resistentes. Via de regra, se há organismos mais intolerantes ou sensíveis em dado ambiente, este pode ser considerado menos impactado. Ambientes em só são observados organismos tolerantes à poluição, ou apenas as formas mais resistentes costumam ser mais impactados.

  • Também não entendi essa questão, para mim a alternativa correta é a "D".

  • Não entendi essa resposta. Alguém pode auxiliar?


ID
1135846
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação ao tratamento das águas residuais, realizado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais em quatro etapas (tratamento preliminar, primário, secundário e terciário), é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    TRATAMENTO PRELIMINAR: Gradeamento, Caixa de Areia, Caixa de Gordura - remove sólidos grosseiros e areia;

     

    TRATAMENTO PRIMÁRIO: Decantador Primário, Flotador, Digestor, Secagem - remove sólidos em suspensão sedimentáveis, materiais flutuantes (óleos e graxas) e parte da matéria orgânica em suspensão;

     

    TRATAMENTO SECUNDÁRIO: Decantador Secundário, Lagoa de estabilização, Lodo Ativado (tanque de aeração), Filtro Biológico;- remove matéria orgânica dissolvida e matéria orgânica em suspensão não removida no tratamento primário;

     

    TRATAMENTO TERCIÁRIO: Desinfecção, Lagoa de Maturação, Remoção de Inorgânicos - remove poluentes específicos e/ou poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário. Ex: nutrientes ou organismos patogênicos.

     

    Fonte: Comentários dos colegas aqui do QC. 


ID
1182073
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os exames para caracterizar crimes ambientais são muito solicitados aos Institutos de Criminalísticas. O Rio de Janeiro, cidade que vai recepcionar os próximos Jogos Olímpicos, a poluição por esgoto doméstico da Lagoa Rodrigues de Freitas é uma preocupação para a organização do evento. Indique a alternativa que apresenta os parâmetros que devem ser analisados para instruir um laudo pericial cujo objetivo é a verificação de contaminação por esgotamento doméstico:

Alternativas
Comentários
  • DQO (Demanda Química de Oxigênio) => mede o consumo de oxigênio ocorrido em função da oxidação química da matéria orgânica. O teste gasta de 2 a 3 h para ser realizado e envolve a utilização de um agente oxidante forte;

    DBO (Demanda Bioquímica ou Biológica de Oxigênio) => corresponde a quantidade de oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica no meio aquático por processos biológicos sendo expresso em miligramas por litro (mg/L);

    OD (Oxigênio Dissolvido) => indica o grau de aeração da água. É um excelente indicativo da qualidade da água. A presença de oxigênio dissolvido é de importância vital para os seres aquáticos aeróbios.

    Juntos, esses parâmetros são os mais empregados para medir poluição em meio aquático.

     

  • OD e DBO sao os parametros mais importantes que tem na caracterizacao de agua e esgoto 


ID
1251943
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A análise do impacto ambiental causado pelo lançamento dos esgotos tratados deverá ser efetuada mensalmente, sendo analisados alguns parâmetros, como a DBO, a qual indica a quantidade de

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    DBO = demanda biológica de oxigênio

     

    Oxigênio consumido

    Degradação da matéria orgânica no meio aquático

    Processos Biológicos.


ID
1263931
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A sedimentometria é a medida da quantidade do sedimento transportado pelos cursos d’água, sendo realizada por diversos métodos. O método direto de medição de carga sólidas é aquele realizado

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    ensaio de sedimentação é utilizado para determinar a granulometria de solos compostos de materiais finos, como as argilas. É um ensaio de caracterização, que juntamente com o ensaio de peneiramento compõem a Análise Granulométrica dos solos.

    A determinação da granulometria do solo, no ensaio de sedimentação, é baseada na Lei de Stokes. Essa lei relaciona o tamanho da partícula com a velocidade com que ela sedimenta em um meio líquido. Dessa forma, quanto maior a partícula, mais rapidamente ela irá se depositar no fundo da proveta de ensaio.


ID
1263934
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre coleta de amostras em campo para monitoramento de qualidade de água, considere:

I. Verificar se o ponto de coleta recebe água diretamente do sistema de distribuição e não de caixas, reservatórios ou cisternas.

II. Realizar desinfecção da saída da bomba com hipoclorito.

III. Inicialmente, abrir a torneira e deixar escoar a água por 2 a 3 minutos, ou o tempo suficiente para eliminar impurezas e água acumulada na canalização.

IV. Evitar a coleta de amostras em áreas estagnadas ou em locais próximos às margens.

Para amostras coletadas em águas superficiais está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • As opções I, II e III não faziam sentido em se tratando de coleta de águas superficiais.


ID
1263940
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O tratamento de água é formado por um conjunto de processos físicos e químicos destinados a transformar água bruta, in natura, em água potável, adequando-a ao consumo humano e atendendo aos padrões legais de potabilidade. O tratamento do tipo convencional aplicado ao tratamento de águas de captações superficiais é subdividido nas seguintes etapas, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Aeração - Processo de tratamento pelo qual a área de contato entre a água e o ar é aumentada, de modo a facilitar o intercâmbio ou troca de gases e substâncias voláteis entre a água e o ar.

     

    Até aí tudo bem. O que não esta bem é que, na portaria nº 2914 de 2011 do Ministério da Saúde, é dito:

    Art. 24. Toda água para consumo humano, fornecida coletivamente, deverá passar por processo de desinfecção ou cloração.

    Parágrafo único. As águas provenientes de manancial superficial devem ser submetidas a processo de filtração.

     

    Assim sendo, penso que a opção C deveria ser: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.

  • Questão totalmente anulável.

    Pelo visto, queriam saber as etapas, não necessariamente em ordem. Porém, a aeração não é característica do tratamento convencional, sendo utilizada usualmente apenas em certas águas subterrâneas carbonatadas e/ou ricas em ferro, como também em águas superficiais que sejam ricas em matéria orgânica, em um tratamento mais completo.

    Em um copia e cola rápido, já prova-se o erro da questão:

    Manual de saneamento. 3. ed. rev. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2004. pg. 60

    "mananciais que exigem tratamento convencional: compreendem basicamente as águas de superfície, com turbidez elevada, que requerem tratamento com coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfeção."


ID
1274161
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s), o tratamento utilizado é o convencional, que é comumente aplicado ao tratamento de águas de captações superficiais, geralmente turvas e/ou coloridas.

Um técnico deseja melhorar a qualidade da cor maior da água que, ao fim do seu tratamento, estava abaixo dos limites aceitáveis.

Nessas condições, é CORRETO afirmar que a etapa que ocorreu irregularidade no tratamento da água foi a

Alternativas
Comentários
  • Alternativa c. 

     

    Os sólidos dissolvidos são os constituintes responsáveis por conferir cor à água. Como estamos tratando de sólidos dissolvidos, a decantação, filtração e desinfecção não se enquandram diretamente como operação para sua remoção. Será por meio da floculação, em que os compostos adicionados na coagulação irão promover o contato entre as impurezas que irão tomando forma e aumentando seu tamanho. 

  • A filtração rápida, utilizada em grandes ETA's, possuem boa eficiência na remoção de Cor. Logo a filtração também não estaria errado. 

  • Na Q424714 desta mesma prova correlaciona água decantada com cor, ph e alcalinidade. Estranho agora ser no processo de floulação o tratamento da cor. 

  • Essa questão é boa


ID
1274173
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As águas subterrâneas são imprescindíveis para a vida e integridade do ecossistema, mas o mau aproveitamento desse bem pode levar a sua contaminação.

São fontes causadoras de poluição nas águas subterrâneas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • cerâmica é a arte ou a técnica de produção de artefatos de objetos tendo a argila como matéria-prima.

  • os aterros sanitários utilizam material impermeável a fim de não contaminar o solo. Questão bem duvidosa


ID
1274176
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O esgoto industrial é proveniente de processos industriais. A composição e a função de tecnologia e do produto podem variar de orgânico a mineral, geralmente sendo composto de sólidos dissolvidos.

São tipos de análises físicas que permitem caracterizar a qualidade da água, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Desculpa, mas não compreendi como a variação de vazão caracteriza a qualidade da água.

  • O enunciado pede análise física e pH é uma análise química

  • @Joanna eu acho que a vazão influencia na concentração do que tá dissolvido ou em suspensão.


ID
1274179
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O tratamento de água denominado convencional é normalmente aplicado às águas que possuem partículas finamente divididas em suspensão e partículas coloidais e que necessitam de tratamento químico capaz de propiciar sua deposição, com um baixo período de detenção. Nos tratamentos químicos aplicados na água destaca-se uma fase importante de tratamento que é chamada de floculação.

Considerando essas informações, é CORRETO afirmar que um composto inorgânico, solúvel em água, com alta eficiência floculante e capacidade de oxidar cobre é o

Alternativas
Comentários
  • Tanto no tratamento de água para consumo como no tratamento de efluentes, a floculação é uma etapa do processo na estação de tratamento de águas em que adiciona-se os coagulantes Al2(SO4)3 (sulfato de alumínio) ou FeCl3 (cloreto férrico). Como a questão pediu o composto inorgâncico capaz de oxidar o cobre então a resposta seria o cloreto férrico. 

  • Na verdade o cloreto férrico é mais eficiente que o sulfato de alumínio. Eu fui pela alta eficiência. O cloreto férrico só não é utilizado por ser muito caro. 


ID
1286047
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo a NBR 10004:2004, a periculosidade de um resíduo sólido é dada, principalmente, por suas características ou propriedades físicas, químicas ou infectocontagiosas.
Um resíduo perigoso que apresente a característica de gerar gases, vapores e fumos tóxicos, e que, quando misturado à água, em quantidades suficientes, possa provocar danos à saúde pública ou ao meio ambiente, é classificado como

Alternativas
Comentários
  • 4.2.1.3 Reatividade 
    Um resíduo é caracterizado como reativo (código de identificação D003) se uma amostra representativa 
    dele, obtida segundo a ABNT NBR 10007, apresentar uma das seguintes propriedades: 
    a) ser normalmente instável e reagir de forma violenta e imediata, sem detonar; 
    b) reagir violentamente com a água; 
    c) formar misturas potencialmente explosivas com a água; 
    d) gerar gases, vapores e fumos tóxicos em quantidades suficientes para provocar danos à saúde pública 
    ou ao meio ambiente, quando misturados com a água; 

    e) possuir em sua constituição os íons CN- ou S2- em concentrações que ultrapassem os limites de de 
    250 mg de HCN liberável por qulilograma de resíduo ou 500 mg de H2S liberável por quilograma de 
    resíduo, de acordo com ensaio estabelecido no USEPA - SW 846; 
    f) ser capaz de produzir reação explosiva ou detonante sob a ação de forte estímulo, ação catalítica ou 
    temperatura em ambientes confinados; 
    g) ser capaz de produzir, prontamente, reação ou decomposição detonante ou explosiva a 25°C e 
    0,1 MPa (1 atm); 
    h) ser explosivo, definido como uma substância fabricada para produzir um resultado prático, através de 
    explosão ou efeito pirotécnico, esteja ou não esta substância contida em dispositivo preparado para 
    este fim. 

  • 4.2.1.3 Reatividade 


    Um resíduo é caracterizado como reativo (código de identificação D003) se uma amostra representativa 
    dele, obtida segundo a ABNT NBR 10007, apresentar uma das seguintes propriedades: 


    a) ser normalmente instável e reagir de forma violenta e imediata, sem detonar; 
    b) reagir violentamente com a água; 
    c) formar misturas potencialmente explosivas com a água; 
    d) gerar gases, vapores e fumos tóxicos em quantidades suficientes para provocar danos à saúde pública 
    ou ao meio ambiente, quando misturados com a água; 

    e) possuir em sua constituição os íons CN- ou S2- em concentrações que ultrapassem os limites de de  250 mg de HCN liberável por qulilograma de resíduo ou 500 mg de H2S liberável por quilograma de  resíduo, de acordo com ensaio estabelecido no USEPA - SW 846; 
    f) ser capaz de produzir reação explosiva ou detonante sob a ação de forte estímulo, ação catalítica ou  temperatura em ambientes confinados; 
    g) ser capaz de produzir, prontamente, reação ou decomposição detonante ou explosiva a 25°C e  0,1 MPa (1 atm); 
    h) ser explosivo, definido como uma substância fabricada para produzir um resultado prático, através de  explosão ou efeito pirotécnico, esteja ou não esta substância contida em dispositivo preparado para  este fim. 

     

    Fonte: NBR 10004:2004

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • A


ID
1286089
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os processos de tratamento de esgoto são classificados em preliminar, primário, secundário e terciário. Essa classificação se dá em função da eficiência requerida para a proteção do corpo d’água receptor.
É um reator de tratamento preliminar a(o)

Alternativas
Comentários
  • ORDEM FÍSICA = PRELIMINAR + PRIMÁRIO

    Tratamento preliminar: remoção de sólidos grosseiros + areia, por meio de mecanismos de ordem física.

    Tratamento primário: remoção de sólidos flutuantes (graxas e óleos) + sólidos em suspensão sedimentáveis e, em decorrência, parte da matéria orgânica, por meio de mecanismos de ordem física.


    ORDEM BIOLÓGICA/QUÍMICA = SECUNDÁRIO + TERCIÁRIO

    Tratamento secundário: principalmente a remoção de matéria orgânica e eventualmente nutrientes (nitrogênio e fósforo), por meio de mecanismo de ordem biológica.

    Tratamento terciário: remoção de poluentes específicos, ou ainda remoção complementar de poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário.

  • GAB. A

     a) caixa de areia (tratamento preliminar)

     b) lagoa de maturação (tratamento terciário)

     c) reator USAB (tratamento primário)

     d) decantador primário (tratamento primario)

     e) tanque de lodos ativados (tratamento secundário)


ID
1344073
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Materiais jogados no meio ambiente, como latas e garrafas plásticas, levam muito tempo para ser absorvidos pela natureza. Custa muito caro para a sociedade manter limpos os espaços públicos e recuperar a natureza afetada. São dicas corretas da conservação do meio ambiente, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra "c".

    Evite fazer a manutenção, conservação e limpeza do veículo em local próprio

    Pelo contrário, deve-se - para realização de manutenção, conservação e limpeza de veículo - procurar um local apropriado e devidamente licenciado para tal.  


ID
1358392
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O chorume, conhecido também como lixiviado ou percolado, é um líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado da percolação da água das chuvas em depósitos de resíduos orgânicos em decomposição a partir de processos biológicos, químicos e físicos.

Estudos apontam que o chorume

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B


    Estudos de Qasim e Burchinal (1970), demonstraram que concentrações de substâncias orgânicas (COT, DQO e DBO) e relações DBO/DQO, são geralmente elevadas durante os estágios mais ativos (iniciais) de decomposição e gradualmente tendem a reduzir conforme o aterro se estabiliza organicamente. Logo, a DBO do chorume é maior em aterros novos do que em aterros antigos.

  • Por eliminação dá para fazer, mas a forma com que a B foi apresentada confunde a leitura e compreensão.

  • Capciosa.

  • letra b. esgotos domésticos em geral tem um nível baixo de DBO se comparar com o chorume de aterros, já que o chorume se originou de resíduos com uma quantidade muito maior de matéria orgânica quando comparado ao efluente doméstico. Pelo menos usei esse raciocínio.

  • a duvida fica entre A e B.

    so que voce tem que lembrar que aterros antigos já recirculam o lixiviado por mto tempo, o que faz com que a DBO dos aterros antigos seja menor.

    portanto letra B


ID
1358395
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A qualidade da água depende das diversas substâncias que se encontram em seu meio, e os parâmetros que mostram as suas características são de ordem física, química e bacteriológica. A água é potável quando é inofensiva à saúde do homem, agradável aos sentidos e adequada aos usos domésticos de abastecimento humano.

No Brasil, os padrões de potabilidade são definidos pela

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra "D"

    Portaria do Ministério da Saúde no 2.914/2011 - Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.



  • Resp.: alternativa D

    Resolução Conama no 357/2005:  Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências.(Alterada pela Resolução 410/2009 e pela 430/2011)

  • Salientando que a portaria MS 518 foi revogada pela MS 2914.

  • A Portaria 2914 trata dos padrões de potabilidade da agua para o consumo humano, enquanto a Conama 357 trata da classificação e enquadramento dos corpos hidricos. 

  • Pessoal, a CONAMA 357/2005 dispõe sobre o Enquadramento dos cursos d'água.

    Padrões de potabilidade é a Portaria MS 2.914/2011

     

    Gab: D

  • Lembrando que a Portaria do MS 2914/2011 foi TOTALMENTE REVOGADA pela Portaria de Consolidação Nº 5/2017


ID
1358398
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma estação de tratamento de água possui em seu fluxograma uma grade, uma calha Parshall, um floculador vertical hidráulico, um decantador e um filtro rápido de areia e antracito.

O reator no qual se adiciona um coagulante (sais de ferro, de alumínio, taninos vegetais e polímeros),buscando desestabilizar as impurezas presentes na água e facilitar o aumento das mesmas em uma etapa de tratamento posterior é o (a)

Alternativas
Comentários
  • A Calha Parshall é um dispositivo de medição de vazão em canais

    abertos de estações de tratamento de água e esgoto, mas também é

    utilizado para mistura rápida de reagentes, como o coagulante das

    ETAs. 


  • Calha Parshall é um Reator?

  • o que é que um Contador faz aqui? kkkkk


ID
1358404
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de tratamento da água que busca remover compostos orgânicos e inorgânicos indesejáveis, incluindo os que causam odor e sabor, fazendo a água percolar por um leito contendo carvão ativado é denominado

Alternativas
Comentários
  • A adsorção é frequentemente usada na remoção de contaminantes que

    estão em baixa concentração na solução de líquidos ou gases, sendo muito

    empregada em remoção de poluentes, recuperação de solventes ou de produtos

    de alto valor agregado. 

    PUPIM, B. A. B.; SCHEER, A. P.; Estudo de adsorção na separação de misturas envolvendo substâncias derivadas do petróleo, Curitiba, Junho 2005. Monografia (iniciação científica) – Programa Interdisciplicnar em Engenharia de Petróleo e Gás Natural, UFPR. 


  • Resposta: LETRA A -adsorção!


    Os processos de adsorção utilizados na remoção de contaminantes orgânicos e inorgânicos podem ser representados, de modo simplificado, pela reação A + B ⇔ AB, em que A representa a substância adsorvida (adsorvato) e B, o adsorvente. No caso da filtração direta, a adsorção em carvão ativado é utilizada principalmente para�������� ���� ��remover compostos indesejados resultantes da pré-oxidação da água, quando esta for necessária. 


    A estabilização é realizada através de fosfatos.


    A Troca iônica é recomendada somente quando a concentração de ferro e manganês é muito baixa, ou seja, este método não serve para remover a cor avermelhada da presença de ferro e a cor preta ocasionada pelo manganês. 


    A oxidação para formação de precipitado: é realizada através de aeração seguida de sedimentação (ou flotação) e/ou filtração; oxidação química (em geral com cloro, dióxido de cloro, ozônio ou permanganato de potássio) seguida da sedimentação (ou flotação) e/ou filtração; elevação do pH da água. 


    O abrandamento consiste na remoção total ou parcial de Ca e Mg presentes na água, quase sempre na forma de bicarbonatos, sulfatos e cloretos. Quando o destino da água é a produção de vapor os teores de Ca e Mg devem ser reduzidos a quase zero já que as suas presenças causam incrustações nas paredes dos tubos gerando diminuição do diâmetro, perda da eficiência da troca térmica ou até rupturas da tubulação. A maneira mais eficiente, para a remoção da dureza é o abrandamento por troca iônica. 




ID
1358422
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O padrão de qualidade de águas é definido como

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E


    Conforme a PORTARIA Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011, em seu art. 5° define:

    III - padrão de potabilidade: conjunto de valores permitidos como parâmetro da qualidade da água para consumo humano, conforme definido nesta Portaria;


ID
1358428
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os resíduos de construção civil, quando dispostos in natura em aterros, constituem materiais de textura e composição variáveis, predominantemente granulares, inorgânicos e inertes, com componentes muito diversos do ponto de vista de comportamento mecânico.
Estudos sobre reciclagem apontam que esses resíduos

Alternativas
Comentários
  • Acertei por eliminação. Mas essa letra B está bem confusa.

  • Resposta: letra B


    Também acertei por eliminação! 


ID
1360561
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Substâncias perigosas da classe de risco 6, subclasse 6.2, são classificadas como

Alternativas
Comentários
  • Classe 1 - EXPLOSIVOS

     

    Classe 2 - GASES, com as seguintes subclasses:

    Subclasse 2.1 - Gases inflamáveis;

    Subclasse 2.2 - Gases não-inflamáveis, não-tóxicos;

    Subclasse 2.3 - Gases tóxicos.

     

    Classe 3 - LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS

     

    Classe 4 - Esta classe se subdivide em:

    Subclasse 4.1 - Sólidos inflamáveis;

    Subclasse 4.2 - Substâncias sujeitas a combustão espontânea;

    Subclasse 4.3 - Substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis.

     

    Classe 5 - Esta classe se subdivide em:

    Subclasse 5.1 - Substâncias oxidantes;

    Subclasse 5.2 - Peróxidos orgânicos.

     

    Classe 6 - Esta classe se subdivide em:

    Subclasse 6.1 - Substâncias tóxicas (venenosas);

    Subclasse 6.2 - Substâncias infectantes.

     

    Classe 7 - MATERIAIS RADIOATIVOS

     

    Classe 8 - CORROSIVOS

     

    Classe 9 - SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS DIVERSAS.

  • Questão para não fechar prova.


ID
1360564
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com a classificação dos riscos dos produtos perigosos, os sólidos inflamáveis pertencem à classe de risco 4, subclasse

Alternativas
Comentários
  • Classe 1 - EXPLOSIVOS

     

    Classe 2 - GASES, com as seguintes subclasses:

    Subclasse 2.1 - Gases inflamáveis;

    Subclasse 2.2 - Gases não-inflamáveis, não-tóxicos;

    Subclasse 2.3 - Gases tóxicos.

     

    Classe 3 - LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS

     

    Classe 4 - Esta classe se subdivide em:

    Subclasse 4.1 - Sólidos inflamáveis;

    Subclasse 4.2 - Substâncias sujeitas a combustão espontânea;

    Subclasse 4.3 - Substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis.

     

    Classe 5 - Esta classe se subdivide em:

    Subclasse 5.1 - Substâncias oxidantes;

    Subclasse 5.2 - Peróxidos orgânicos.

     

    Classe 6 - Esta classe se subdivide em:

    Subclasse 6.1 - Substâncias tóxicas (venenosas);

    Subclasse 6.2 - Substâncias infectantes.

     

    Classe 7 - MATERIAIS RADIOATIVOS

     

    Classe 8 - CORROSIVOS

     

    Classe 9 - SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS DIVERSAS.


ID
1360567
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

É considerado perigoso todo aquele produto que representa risco à saúde das pessoas, ao meio ambiente ou à segurança pública. No transporte desse tipo de material, é possível haver um acidente com espalhamento de carga de um produto perigoso.

Nesse sentido, a unidade de transporte terrestre deve possuir

Alternativas
Comentários
  • b)rótulo de risco e painéis de segurança

  • O transporte de produtos perigosos somente pode ser realizado por veículos e equipamentos de transporte cujas características técnicas e operacionais – bem como o estado de conservação, limpeza e descontaminação –, garantam condições de segurança compatíveis com os riscos dos produtos transportados.

    No caso de um veículo de carga embalada (insumos agrícolas e veterinários), além de manutenção preventiva do veículo e da carroceria, o veículo não pode ter sido modificado e estar sem a documentação emitida pelo órgão de trânsito competente. A carroceria deve estar livre de pregos, partes pontiagudas, deve possuir materiais de estiva (desde o veículo até os acessórios) e estar em perfeito funcionamento.

    O transporte de produtos perigosos deve ser feito em veículos “de carga ou misto”, conforme definido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

    Nota: Os veículos de carga ou misto têm o compartimento do motorista separado fisicamente do compartimento de cargas, mesmo que utilitário.

    Orientação: Para assegurar que as condições do veículo são adequadas para a viagem, sugerimos adotar uma lista de verificação (check List) antes do carregamento, cujo formulário padrão é o Anexo 4 – deste manual.

    O veículo deve manter a sinalização de risco (painel de segurança e rótulo de risco quando o caso), e também a ficha de emergência e envelope de transporte, enquanto carregado com produtos.

    Nota: no caso de produtos embalados, que não entram em contato direto com o equipamento de transporte, não se considera a regra de veículo contaminado. (Exceto se durante o transporte houve vazamento de produto na carroceria).

    Quando o veículo estiver limpo ou descontaminado, devem ser retirados os painéis e rótulos (quando houver) bem como a ficha de emergência e o envelope.

    O veículo utilizado no transporte de produtos perigosos deve possuir um conjunto de equipamentos para situações de emergência (ABNT-NBR 9735).

    FONTE: MANUAL DE TRANSPORTE Customizado para o setor de distribuição de insumos agrícolas e veterinários. Elaborado por: Armando Cesar Sugawara Revisado por: Eva Cancissu


ID
1364722
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Resíduos são o resultado de processos de diversas atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e ainda da varrição pública. Os resíduos apresentam-se nos estados sólido, gasoso e líquido. Em relação a esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(  ) A incineração é um processo de queima controlada na ausência de oxigênio, no qual os materiais à base de hidrogênio são reduzidos a gases e materiais inertes (cinzas e escórias de metal) com geração de calor.

(  ) Os aterros sanitários são uma alternativa de destinação de resíduos industriais, que se utilizam de técnicas que permitem a disposição controlada destes resíduos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e minimizando os impactos ambientais.

(  ) Para incentivar a reciclagem e a recuperação dos resíduos, alguns estados possuem bolsas de resíduos, que são publicações periódicas, gratuitas, onde a indústria coloca os seus resíduos à venda ou para doação.

(  ) Os processos físicos no tratamento de efluentes são exclusivamente: remoções de sólidos em suspensão sedimentadas e flutuantes por meio de separações físicas, tais como gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, sedimentação e flotação.

Alternativas
Comentários
  • Processos físicos

    São os processos que removem os sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes através de separações físicas, tais como gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, sedimentação e flotação.

    Os processos físicos também removem a matéria orgânica e inorgânica em suspensão coloidal e reduzem ou eliminam a presença de microrganismos por meio de processos de filtração em areia ou em membranas (microfiltração e ultrafiltração). Os processos físicos também são utilizados com a finalidade de desinfecção, tais como a radiação ultravioleta.

    http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/bid/338190/Como-funciona-o-tratamento-de-efluentes-industriais


ID
1379350
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um sistema de remoção de Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) se apresenta em uma sequência de etapas, em que a primeira etapa é a de separação, e a segunda é a de

Alternativas
Comentários
  • Sai, Tata! Cd.

    Segregação

    Acondicionamento

    Identificação

    Transporte interno

    Armazenamento temporário

    Tratamento

    Armazenamento externo

    Coleta (transporte externo)

    Disposição final

  • E


ID
1379353
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Dentre os indicadores físicos que são usados como parâmetros para a qualidade da água, tem-se a turbidez, que é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    propriedade de desviar raios luminosos

  • LETRA D

    “A turbidez, propriedade de desviar raios luminosos, é decorrente da presença de materiais em suspensão na água, finalmente divididos ou em estado coloidal, e de organismos microscópicos. A turbidez acentuada em águas naturais impede a penetração dos raios solares e, consequentemente, prejudica a fotossíntese, causando problemas ecológicos para o meio aquático”,


ID
1379383
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de tratamento da água, que tem como objetivo a destruição de organismos patogênicos, geralmente feito com a aplicação de cloro ou compostos de cloro, é o processo de

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    Falou em colocar cloro ou flúor é Desinfecção / Fluoretação.


ID
1379395
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em seu abastecimento de água, as indústrias não possuem um requisito de qualidade genérico. No entanto, as indústrias que usam a água especificamente para resfriamento, em seu processo produtivo, devem utilizar água

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E


ID
1386277
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O mercado Açúcar no Pão realizou um planejamento de coleta seletiva de acordo com a Resolução Conama no 275, a qual estabelece cores e coletores de diferentes cores para cada tipo de resíduo.

Segundo a Resolução mencionada, Azul, Vermelho, Verde e Amarelo são cores que se referem, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Azul - Papel/Papelão

    Amarelo - Metal

    Verde - Vidro

    Vermelho - Plástico

    Marrom - Orgânico

    Cinza - Lixo que não será encaminhado à reciclagem

    Preto - Madeira

    Branco - Lixo hospitalar/ saúde

    Laranja - Resíduos perigosos

    Roxo - Resíduos radioativos

  • E


ID
1464574
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os reatores anaeróbios de manta de lodo, também chamados de Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente e de manta de lodo (RAFA), podem ser usados no tratamento de esgotos. Nesse sentido, qual é o gás produzido nesses reatores, o qual é coletado na parte superior, no compartimento de gases, de onde pode ser retirado visando ao reaproveitamento para geração de energia elétrica ou queima?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa b

     

    De forma geral, metano, gás carbônico e mercaptanas (tiol = R-S-H) são produzidos durante o tratamento de esgoto pelo reator UASB (CESPE 2016 Q667902).

    O metano pode ser usado para a geração de energia elétrica ou queima (gás de cozinha, p. ex.).


ID
1464577
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As lagoas de estabilização podem ser usadas para tratamento de esgoto. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:

1. Nas lagoas de estabilização facultativas, a matéria orgânica dissolvida (DBO solúvel), conjuntamente com a matéria orgânica em suspensão de pequenas dimensões (DBO finamente particulada), não sedimenta, permanecendo dispersa na massa líquida. A sua decomposição se dá através de bactérias facultativas que possuem a capacidade de sobreviver, apenas, na presença de oxigênio livre.
2. As lagoas de alta taxa são concebidas para maximizar a produção de algas em um ambiente totalmente aeróbio. Para tanto, as lagoas possuem alta profundidade (superiores a 5 metros).
3. As lagoas de maturação possibilitam um polimento no efluente; seu principal objetivo é a remoção de organismos patogênicos e não, a remoção adicional de DBO.

Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Bactérias facultativas?
    Ambiente aeróbio com profundidade de 5 metros?

    Não não, Gab: E

  • No item 1 o erro está em falar que as bactérias facultativas só estão presentes em ambientes com oxigênio livre. O termo bactérias facultativas indicam justamente que elas podem viver com oxigênio livre ou não.

    no item 2 o erro está na profundidade que devem ser reduzidas para garantir a penetracao da energia luminosa

    o item 3 está confuso, só pra ficar claro: lagoas de maturação remove organismos patogênicos e também remove DBO.

     

    espero ter esclarecido

  • 1. Nas lagoas de estabilização facultativas, a matéria orgânica dissolvida (DBO solúvel), conjuntamente com a matéria orgânica em suspensão de pequenas dimensões (DBO finamente particulada), não sedimenta, permanecendo dispersa na massa líquida. A sua decomposição se dá através de bactérias (AEROBIAS) facultativas que possuem a capacidade de sobreviver, apenas, na presença de oxigênio livre. (ERRADA)


    2. As lagoas de alta taxa são concebidas para maximizar a produção de algas em um ambiente totalmente aeróbio. Para tanto, as lagoas possuem alta profundidade (superiores a 5 metros). (ERRADA)


    3. As lagoas de maturação possibilitam um polimento no efluente; seu principal objetivo é a remoção de organismos patogênicos e não, a remoção adicional de DBO. (CORRETA)


ID
1464580
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre saneamento ambiental, analise as afirmativas abaixo:

1. Segundo definição do Ministério das Cidades, o saneamento ambiental, que também é conhecido como saneamento básico, envolve o conjunto de ações técnicas e socioeconômicas, entendidas fundamentalmente como de saúde pública, tendo por objetivo alcançar níveis crescentes de salubridade ambiental e por finalidade promover e melhorar as condições de vida urbana e rural.
2. As ações de saneamento ambiental são essencialmente de saúde pública, na medida em que exercem papel preventivo por meio do controle de vetores transmissores de doenças prejudiciais ao homem.
3. Cabe ao Estado prestar e organizar os serviços de saneamento ambiental, sendo, então, o seu titular. 

Está INCORRETO o que se afirma em


Alternativas
Comentários
  • A titularidade é dos municípios, porém, pela Constituição Federal, não é inconstitucional transferir a titularidade para o Estado já que o art. 23 diz que é de competência comum dos três níveis de poderes. Porém esta alternativa encontra resistência por parte dos Poderes Municipais porque alguns que pertencem a Regiões Metropolitanas têm suas próprias administrações em alguns segmentos do saneamento básico e é contrária a perda de sua autoridade

     

    http://www.crea-pr.org.br/ws/wp-content/uploads/2016/12/saneamento-ambiental.pdf


ID
1464586
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um dos grandes problemas da gestão de resíduos sólidos é a sua sustentabilidade econômica, um fator que diz respeito aos catadores de resíduos.
Sobre esses catadores, analise as afirmativas abaixo:


1. Estudos apontam que os catadores são responsáveis por cerca de 90% do material que alimentam as indústrias de reciclagem no Brasil; além disso, eles contribuem para a redução de resíduos a serem tratados pela municipalidade, evitando que os resíduos virem rejeitos.
2. Esses “trabalhadores invisíveis” garimpam, nos resíduos sólidos, os desperdícios de recursos naturais que retornam ao processo produtivo como matérias-primas secundárias.
3. A atividade de catação, em geral, é desenvolvida em condições de trabalho bastante inadequadas, acrescida de exploração dos intermediários da reciclagem, do preconceito da população e da falta de incentivo e apoio do poder público.
4. No Brasil, nos últimos anos, várias cooperativas de catadores foram organizadas e têm atuado em parceria com administrações locais na coleta seletiva para projetos de reciclagem, por exemplo, a Asmare em Belo Horizonte. 

Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • trabalhadores invisíveis ?

  • THIAGO...

    O trabalho na catação traz, para aqueles que o exercem, a associação a uma série de estigmas e preconceitos por parte da sociedade (COSTA, 2004). Para o psicólogo Samuel Gachet (2007), ser invisível é sofrer a indiferença, é não ter importância. De acordo com Sobral et al. (2009, p. 1), ainda há “outra perspectiva para se pensar esse processo de invisibilidade que diz respeito à falta de reconhecimento social, aquilo que nos torna visíveis perante a sociedade”. Este estudo parte do princípio de que a invisibilidade social, abordada como a incapacidade de ser visto socialmente, aflige trabalhadores CMR, levando-os ao possível processo de baixa autoestima e autocuidado.

    Estudos sobre os componentes saúde/bem-estar, meio ambiente e trabalho, ainda são pouco realizados no Brasil e na América Latina (POSSUELO et al., 2016). Neste sentido, justifica contribuição para visibilização e reflexão crítica sobre a temática invisibilidade social, no sentido do reconhecimento e da valorização social desses trabalhadores. Objetivou-se identificar a ocorrência da invisibilidade social na ocupação de CMR de uma cooperativa do RJ e verificar como essa se manifesta no cotidiano, a partir da percepção desses catadores. A atividade apresenta riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, além do psicossocial, abordado neste estudo.


    Fonte: http://www.meioambientepocos.com.br/Anais2018/Promo%C3%A7%C3%A3o%20da%20sa%C3%BAde/134.%20%20INVISIBILIDADE%20SOCIAL%20NO%20COTIDIANO%20DE%20CATADORES%20DE%20MATERIAIS%20RECICL%C3%81VEIS,%20COM%20FOCO%20NOS%20COOPERADOS%20EM%20CAMPO%20GRANDE%20-%20RJ%20ENTRE%202002%20E%202016..pdf


ID
1520464
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, "Pesquisa Nacional de Saneamento Básico", de 2000, em todo o país, qual é o destino do menor volume de lixo?

Alternativas

ID
1520467
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A reciclagem é um dos melhores destinos para os materiais descartados, porém nem tudo o que é descartado pode passar pelo processo de reciclagem. Dentre as opções seguintes, é um material reciclável somente o(a):

Alternativas
Comentários
  • PAPÉIS

    Recicláveis: Jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, envelopes, fotocópias, folhetos e impressos em geral.

    Não recicláveis: Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.

    PLÁSTICO

    Recicláveis: Tampas, potes de alimentos, frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas e baldes.

    Não recicláveis: Cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador e acrílicos.

    VIDROS

    Recicláveis: Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos e embalagens.

    Não recicláveis: Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas, louças, lâmpadas e vidros temperados planos.

    METAIS

    Recicláveis: Latas de alumínio, latas de aço, tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros.

    Não recicláveis: Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.

    FONTE: https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/quais-sao-os-materiais-reciclaveis-e-nao-reciclaveis/

  • grampo é metal pode sim ser reciclavel


ID
1572025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação aos padrões de classificação e às características químicas e isotópicas das águas subterrâneas, julgue o item que se segue.


Para se classificar as águas subterrâneas em seus principais tipos, os cátions Mg2+, Na+ , K+ e Ca2+ e os ânions Cl- SO42-CO3- e HCO3-HCO3-  são os elementos mais indicados para serem analisados.


Alternativas

ID
1572034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação aos padrões de classificação e às características químicas e isotópicas das águas subterrâneas, julgue o item que se segue.


A composição isotópica das águas de chuva em um continente sofre influência da altitude orográfica, da longitude e da temperatura, mas não da distância ao litoral e do quantitativo precipitado.


Alternativas
Comentários
  • Ta errado nao sei o que ta errado mas ta kkk!
  • abundância isotópica numa amostra é a fracção do número de átomos de um dado isótopo de um elemento em relação ao número total de átomos desse elemento presentes na amostra.[1

  • A composição isotópica das águas de chuva em um continente sofre influência da altitude orográfica, da longitude e da temperatura, mas não da distância ao litoral e do quantitativo precipitado. (ERRADO)



    A distância ao litoral e do quantitativo precipitado também influi na composição isotópica das águas da chuva


ID
1572262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito das redes urbanas de abastecimento de água, das doenças relacionadas com água e do consumo de água.


A transmissão de doenças relacionadas com a água pode ocorrer pela água contaminada (hepatite infecciosa), pela falta de água (salmonelose) e por vetores que se relacionem com a água (filariose) ou que estejam associados a ela (esquistossomose).


Alternativas
Comentários
  • (salmonelose) poderia ser pela falta de higiene com a água, porque pela falta de agua é mais provavel que a pessoa morra de sede....... 

  • A salmonella é encontrada principalmente nas fezes humanas e animais. A Salmonelose é transmitida, portanto, através da ingestão de alimentos contaminados por material fecal. Alimentos como aves, leite, carne, ovos, verduras e frutas geralmente contêm a bactéria.

    Ou seja, a falta de água que a assertiva refere é por não lavar os alimentos e ingerir diretamente.


ID
1575184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca das tecnologias da comunicação e informação, julgue o item a seguir.


Conforme o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o lixo eletrônico, formado por sucatas de equipamentos descartados, é considerado um risco ecológico por causar intoxicação química.


Alternativas
Comentários
  • Basta olhar para as baterias, pilhas e demais componentes químicos utilizados em circuito eletrônicos dos computadores e etc!!!

  • PNUMA alerta sobre risco do lixo eletrônico e uso indiscriminado de produtos químicos

    • Publicado em 06/05/2015
    •  
    • Atualizado em 08/05/2015

    Agência da ONU para o Meio Ambiente destacou a necessidade de limitar a utilização de produtos químicos perigosos e de encontrar uma solução para as massas de lixo eletrônico se acumulando em todo o mundo.

    O chefe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, salientou na última segunda-feira (04) a necessidade de limitar a utilização de produtos químicos perigosose de encontrar uma solução para a massa de lixo eletrônico que se acumula por todo o mundo.

    O diretor participa da Conferência das Partes sobre as três principais convenções sobre o tema, que acontece em Genebra. Aos jornalistas, Steiner mostrou sua preocupação com o “tsunami de lixo eletrônico” que invade o mundo.

    Esta “montanha de resíduos” não só representa uma grande parcela de produtos não-recicláveis, mas também apresenta perigos para a população e para o meio ambiente. Por isso, ressalta o diretor, é preciso lidar com os elementos encontrados em equipamentos eletrônicos.

    Grande parte dos elementos do lixo eletrônico poderiam ser reutilizados, mas a falta de conhecimento sobre o descarte apropriado exacerba este problema. Chamando de “mineração urbana”, Steiner explicou que a quantidade de minerais que se encontram em celulares, computadores e outros aparelhos eletrônicos ultrapassam muitas vezes a quantidade existente em jazidas subterrâneas.

    Sobre o uso de substâncias químicas, Steiner reforçou que as três convenções não têm a intenção de impedir o seu emprego, mas proteger aos cidadãos de intoxicação e enviar um sinal claro aos mercados que alternativas são necessárias.

    “Anualmente um milhão de pessoas morrem por intoxicação química”, disse Steiner. “É algo que nos dias de hoje, não é apenas desnecessário, mas é realmente intolerável. E por isso que a gestão segura de químicos é algo que aproximou os governos, a sociedade civil e o setor privado e a indústria química.”

    FONTE: http://nacoesunidas.org/pnuma-alerta-sobre-risco-do-lixo-eletronico-e-uso-indiscriminado-de-produtos-quimicos/


ID
1583467
Banca
Instituto Ânima Sociesc
Órgão
Companhia Águas de Joinville
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No tratamento de água para abastecimento público é necessário completo atendimento à legislação específica, a Portaria 518 do Ministério da Saúde de 25 de março de 2004. Esta legislação estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências. Em sua Seção IV fala do “Responsável pela Operação de Sistema e/ou Solução Alternativa”. No Art. 8º diz: “Cabe ao(s) responsável(is) pela operação de sistema ou solução alternativa de abastecimento de água, exercer o controle da qualidade da água. Parágrafo único. Em caso de administração, em regime de concessão ou permissão do sistema de abastecimento de água, é a concessionária ou a permissionária a responsável pelo controle da qualidade da água.


Segundo a referida Portaria a presença de coliformes termotolerantes deve ser:

Alternativas
Comentários
  • - E Coli ou Colif Term: AUSENTES (em qq ponto)

    - Colif Totais: AUSENTES (na saída do tratamento) / 95% AUSENTES (no sistema de distribuição)

  • DO PADRÃO DE POTABILIDADE

    Art.11. A água potável deve estar em conformidade com o padrão microbiológico:

    Água para consumo humano

     Escherichia coli ou coliformes termotolerantes: Ausência em 100ml Água na saída do tratamento

    Água na saída do tratamento:

    Coliformes totais Ausência em 100ml

     

    Água tratada no sistema de distribuição (reservatórios e rede)

    Escherichia coli ou coliformes: Ausência em 100ml

     

     

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/portaria_518_2004.pdf

  • Importante lembrar que essa portaria foi atualizada pela MS 2.914

     


ID
1583470
Banca
Instituto Ânima Sociesc
Órgão
Companhia Águas de Joinville
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando o problema das incrustações na rede de distribuição de água, o pH da água tratada e distribuída é fator de extrema importância. A formação de hidróxidos insolúveis e carbonatos é a causa das incrustações nas tubulações de aço carbono, logo, para evitar este problema a concessionária distribui água com pH:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C

  • Gabarito correto: alternativa B

  • pH: 7 a 9

  • Art. 39

    § 1º Recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5.