I-CORRETA.Segundo CHIAVENATO"Quando a empresa é muito pequena e composta por poucos órgãos ou pessoas,o arranjo formal para definir e agrupar suas atividades torna-se pouco necessário ou irrelevante.As pequenas empresas não requerem diferenciação para distinguir o trabalho de uma pessoa ou unidade dos demais.À medida que as empresas crescem e envolvem atividades mais variadas e diversificadas,porém,elas são forçadas a dividir as principais tarefas empresariais e transformá-las em responsabilidades departamentais ou divisionais."
II-CORRETA: À medida que ocorre a especialização do trabalho efetuado por meio de diferentes funções especializadas, a organização passa a necessitar de coordenação dessas diferentes atividades, agrupando-as em unidades maiores. Daí o princípio da homogeneidade: as funções devem ser designadas a unidades organizacionais na base da homogeneidade de conteúdo, com o objetivo de alcançar operações mais eficientes e econômicas. As funções são homogêneas, à medida que seu conteúdo apresente certas semelhanças entre si. Assim, o princípio que deve reger a departamentalização ou agrupamento de atividades é o princípio da homogeneidade.
III.ERRADO.A departamentalização por produtos ou serviços é que envolve a diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o resultado da organização,isto é,de acordo com o produto ou serviço realizado.
IV.CORRETO.O desenho departamental decorre da diferenciação de atividades dentro da empresa. Conforme ocorre a especialização com o trabalho e o aparecimento das funções especializadas, a empresa passa a necessitar de coordenação dessas diferentes atividades e, para tanto, as agrupa em unidades maiores.O desenho departamental ou departamentalização apresenta uma variedade de tipos. Os principais tipos de departamentalização são: 1. Funcional 2. Por produtos e serviços 3. Por base territorial 4. Por clientela 5. Por processo 6. Por projeto 7. Matricial 8. Mista
V.ERRADO.A departamentalização é característica de médias e grandes empresas que querem diferenciação ou especialização para distinguir o trabalho de uma pessoa do trabalho das demais.
Complementando o já ótimo comentário;
Departamentalização
Se por um lado, a especialização vertical está relacionada a uma melhora de supervisão e chefia, por outro a especialização horizontal está relacionada a uma melhora de atividades e conhecimentos, esta especialização horizontal é chamada também de processo funcional, e departamentalização. Segundo Chiavenato, a departamentalização é regida pelo princípio da homogeneidade, isto significa dizer que as funções similares devem ser designadas a unidades específicas com base no seu conteúdo, tendo como objetivo alcançar operações mais eficientes. Na prática, é a ideia de correlacionar as funções com as respectivas especialidades. Exemplo: No departamento de cadeia de suprimentos, podemos encontrar um setor responsável por elaborar contratados e outro por fazer as compras.
Conforme Chiavenato, “na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a necessitar de coordenação dessas diferentes atividades, agrupando-as em unidades maiores"[i] e é assim que são gerados os departamentos, decorrentes dessa especialização horizontal. Sobral e Peci explicam o departamento como "uma unidade de trabalho que agrega um conjunto de tarefas semelhantes ou coerentes entre si sob a direção de um administrador”[ii].
[i] CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 209.
[ii] SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa. Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008, p. 172.
Fonte: Administração sob a Òtica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.