-
Gabarito letra "d"
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS
É uma estratégia utilizada em empresas de grande porte que fabricam produtos envolvendo grande concentração de recursos e prolongado tempo para sua produção. A departamentalização por projetos requer uma estrutura organizacional flexível e mutável.
Ex. Estaleiros, construção civil (pontes, edifícios), usinas hidroelétricas ou termelétricas, projetos computacionais, etc.
Vantagens
• é, no fundo, uma departamentalização temporária por produto, isto é, enquanto está se desenvolvendo algum projeto em específico. Terminou o projeto, terminou a estrutura montada para ele;
• “Sua principal vantagens é a enorme concentração de diferentes recursos em uma atividade complexa que exige pontos definidos de início e término, com datas e prazos determinados.
Cada projeto tem seu ciclo de vida específico. É o tipo de departamentalização orientado para resultados”.
Desvantagens
• Quando um projeto termina, a empresa pode ser obrigada a dispensar todo o pessoal empregado, ou paralisar as máquinas e equipamentos, caso não tenha outros projetos (iguais ou diferentes) em seguida
Fonte: Prof. Ricardo Conzatti
-
A departamentalização por base territorial certamente não é arquitetada para ser temporária.
Em uma empresa que venda produtos ou serviços a clientes, se tivesse a intenção de ser temporária, logo ao cessar as vendas também cessaria o próprio negócio, então não há como considerar isto como uma desvantagem nem vantagem. Assim, a B e E são eliminadas.
Realmente, fiquei em dúvida entre C e D, mas optei pela D porque a departamentalização projetizada corre mais risco de não permanência das pessoas.
-
Departamentalização por Projetos
Vantagens: Esforços convergentes; Recursos alocados temporariamente; Possibilidade de desenvolvimento de produtos e soluções complexas.
Desvantagens: Foco muito operacional; A temporalidade da estrutura também gera desvantagens; Os participantes podem ficar angustiados ao final do projeto, por não saber se serão alocados em um novo projeto;Cada projeto utiliza recursos e competências específicas, muitas vezes não aproveitáveis por outros projetos; Foco exclusivo no projeto; Outros tipos de departamentalização mais permanentes se fazem necessários. (Chiavenato, 2007.)
Gabarito: Letra D
-
Desvantagens da departamentalização por projeto
Os funcionários não têm garantia de estabilidade – do tipo: “acabou o projeto, acabou o emprego”;
Feliz 2017!!!
-
Departamentalização por projetos
Nesta divisão o foco é voltado para a separação dos projetos (seja serviço ou produto), de acordo com a complexidade e com a concentração de recursos e tempo de trabalho que serão impregnados.
As principais empresas que utilizam desta divisão são as de grande porte, que necessitam planejar detalhadamente cada projeto que vão fazer, despendendo recursos humanos, tecnológicos e por médio ou longo tempo. Como principais desvantagens temos o fato de que, por cada projeto ser único e complexo, não necessariamente haverá outros similares, podendo ocorrer paralisações de máquinas e dispensa de mão de obra, caso no próximo projeto determinada habilidade não seja mais uma necessidade. Toda esta situação pode gerar uma contínua sensação de angústia e ansiedade por parte dos funcionários, já que não dispõem de uma garantia de emprego no futuro.
Fonte: Administração Sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
-
Departamentalização por projetos - É a organização que faz uma abordagem divisional, envolvendo a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com os resultados de um ou mais projetos executados pela organização. Neste tipo de departamentalização a estrutura organizacional deve ser flexível e mutável, com capacidade de adaptar-se às necessidades de cada projeto a ser realizado, tendo alta coordenação entre os departamentos. É uma estrutura muito utilizada por organizações de grande porte que produzem produtos que envolvam grande concentração de diferentes recursos (produtos e pessoas) por um longo período.
-
PROJETO É TEMPORÁRIO, CAUSA ANGÚSTIA
-
Puts, projeto e imprevisibilidade... achei justamente por ser projeto que fosse previsível o pessoal ser mandado embora tão logo ele acabe.