SóProvas


ID
2237785
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os procedimentos são subplanos de planos maiores e geralmente são transformados em rotinas e expressos na forma de Fluxogramas.

Associe a coluna da direita com a da esquerda, de acordo com as definições e características de cada tipo de Fluxograma:

I) Fluxograma de blocos

II) Fluxograma vertical

III) Fluxograma horizontal

( ) Retrata a sequência de uma rotina por meio de linhas – que traduzem as diversas tarefas ou atividades necessárias para a execução da rotina – e de colunas – representando, respectivamente, os símbolos das tarefas ou das operações, os funcionários envolvidos na rotina, as tarefas e as operações executadas, o espaço percorrido para a execução ou operação e o tempo despendido.

( ) Em procedimentos ou rotinas que envolvam muitos órgãos ou pessoas, este fluxograma permite visualizar a parte que cabe a cada um e comparar a distribuição das tarefas entre todos os envolvidos para uma possível racionalização ou redistribuição, ou para dar uma ideia da participação existente, a fim de facilitar os trabalhos de coordenação e integração.

( ) Coloca ênfase na sequência da rotina ou do processo e é muito útil na área de planejamento de métodos e procedimentos de trabalho, para se montar um procedimento ou rotina, para ajudar no treinamento de pessoal, entre outros.

( ) É um fluxograma utilizado pelos analistas de sistemas para representar graficamente entradas, operações, processos, saídas, conexões, decisões, arquivamento, entre outros, que constituem o fluxo ou a sequência das atividades de um sistema qualquer.

( ) Também é denominado “gráfico de análise de processo” e é utilizado para descrever simbolicamente um procedimento executado por vários funcionários, cada qual desempenhando uma tarefa diferente, ou para descrever uma rotina executada por uma única pessoa.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Sugiro entrarem neste link que tem explicações de todos os tipos de fluxogramas.

     

    http://gti.projetointegrador.com.br/~131N154200008/administacao.html

     

    gabarito C

  • Ótima dica, Dimas!

  • LETRA C

     

    Copiando o link do Dimas

     

    FLUXOGRAMA VERTICAL

      O fluxograma vertical retrata a sequencia de uma rotina por meio de linhas – que traduzem as diversas tarefas ou atividades necessárias para a execução da rotina – e de colunas – que representam, respectivamente, os símbolos das tarefas ou operações, os funcionários envolvidos na rotina, as tarefas ou operações executadas, o espaço percorrido para a execução ou a operação e o tempo despendido.  (CHIAVENATO, 2007)

    Trata-se do fluxograma mais utilizado no estudo de processos produtivos, do tipo linha de produção, no qual se pode dividir um grande processo em vários outros, mais simples, com poucas áreas envolvidas e com número restrito de operações, que se encaixam nos símbolos, previamente, estabelecidos pelo fluxograma.
    Podemos, também, utiliza-lo em processos administrativos, desde que feitas às devidas adequações. Esse tipo de fluxograma pode ser impresso como formulário padronizado e é constituído de símbolos e convenções pré-impressos em colunas verticais.
    O fluxograma vertical tem como vantagens a rapidez de preenchimento (uma vez que se trata de um formulário impresso padronizado), a clareza na apresentação e a facilidade de leitura.

     O fluxograma vertical, também é denominado folha de análise, folha de simplificação do trabalho ou diagrama de processo, destinado a representação de rotina simples em seu processamento analítico em uma unidade organizacional.


     


     

    FLUXOGRAMA HORIZONTAL

       Este utiliza na maioria das ocasiões, os mesmos símbolos do fluxograma vertical e enfatiza os órgãos ou as pessoas envolvidas em um determinado procedimento ou rotina. Em procedimentos ou rotinas que envolvam muitos órgãos ou pessoas, o fluxograma horizontal permite visualizar a parte cabível a cada um e comparar a distribuição das tarefas entre todos os envolvidos para uma possível racionalização ou distribuição, ou para dar uma ideia da participação existente, a fim de facilitar os trabalhos de coordenação e de integração. (CHIAVENATO, 2007)


     

    FLUXOGRAMA DE BLOCOS

       O fluxograma de blocos baseia-se em uma sequencia de blocos ou ícones encadeados entre si, tendo cada qual um significado específico. Apresenta duas vantagens: utiliza uma simbologia mais rica e variada e não se restringe apenas a linhas e colunas preestabelecidas no gráfico. É um fluxograma utilizado pelos analistas de sistemas para representar graficamente as entradas, operações e processos, saída, conexões, decisões, arquivamento etc., que constituem o fluxo ou sequencia das atividades de um sistema qualquer. (CHIAVENATO, 2007)


     

    http://gti.projetointegrador.com.br/~131N154200008/administacao.html

  • FLUXOGRAMAS

    BLOCOS: sequencia de blocos que representa entrada, saida, cpnexoes, decisoes...

    HORIZONTAL: procedimento de rotina que permite visualizar a parte cabivel a cada um e a distribuição de tarefas

    VERTICAL: sequencia de rotina por meio de linhas e colunas

  • falou rotina, falou fluxograma vertical...

  • Rotina = Fluxograma vertical.

    FLUXOGRAMAS

    BLOCOS: sequencia de blocos que representa entrada, saida, conexões, decisoes...

    HORIZONTAL: procedimento de rotina que permite visualizar a parte cabível a cada um e a distribuição de tarefas

    VERTICAL: sequencia de rotina por meio de linhas e colunas.

    GAB: C.