SóProvas


ID
2238286
Banca
VUNESP
Órgão
CREMESP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Uma farmácia comprou 105 inaladores para revenda, sendo que seis deles apresentaram defeitos, não podendo ser utilizados para o fim a que se destinavam. Em razão desse fato, aponte a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 503. Nas coisas vendidas conjuntamente, o defeito oculto de uma não autoriza a rejeição de todas.

  • Questão similar da FGV afirma ser possível devolver todo o lote, e não apenas os produtos defeituosos, veja abaixo:

    Q778221 - Direito Civil - Contratos em Geral,  Vícios Redibitórios e Evicção

    Ano: 2017, Banca: FGV, Órgão: ALERJ, Prova: Procurador

    Joana, comerciante, celebra verbalmente com Sapatos e Acessórios Ltda. contrato de compra e venda de lote contendo 105 (cento e cinco) pares de sapatos, no valor total de R$ 4.000,00. Recebidos os sapatos, Joana começa a revendê-los em sua loja, mas percebe que os 6 (seis) primeiros pares vendidos apresentaram defeito (quebra do salto), sendo devolvidos pelos consumidores.

    Diante desse cenário, é correto afirmar que:

    RESPOSTA: "se trata de vício redibitório, regulado pelo Código Civil, podendo Joana redibir todo o lote, não se sujeitando ao mero abatimento no preço dos sapatos que, comprovadamente, apresentaram vício oculto;"

  • Questão desatualizada de acordo com o novo entendimento do STJ, consoante o caso decidido no REsp nº 991317 / MG (https://ww2.stj.jus.br/processo/revista/documento/mediado/?componente=ATC&sequencial=7449538&num_registro=200702231895&data=20091218&tipo=51&formato=PDF).

    (...) No vício redibitório o contrato é firmado tendo em vista um objeto com atributos que, de uma forma geral, todos confiam que ele contenha. Mas, contrariando a expectativa normal, a coisa apresenta um vício oculto a ela peculiar, uma característica defeituosa incomum às demais de sua espécie.(...)

    Por conseguinte, rejeita-se a idéia de sujeitar novos consumidores aos riscos advindos do vício oculto apresentado por todos os calçados até então vendidos, sobretudo considerando que a manifestação do defeito – quebra do salto – poderia implicar sérios prejuízos físicos (quedas, entorses, fraturas, sujeitando as recorridas ao pagamento de indenizações e à exposição negativa de seu estabelecimento e nome comerciais.

  • Rafaela Valente, o entendimento do STJ está se referindo aos consumidores. Deste ponto de vista, não me parece que é aplicável ao exercício narrado, dado que a farmácia, dentro da atividade exercida, não parece se enquadrar no art. 2º do CDC.

  • RESOLUÇÃO:

    a) Desde que as coisas não formem um todo inseparável, só as que forem defeituosas serão restituídas e o seu valor deduzido do preço. à CORRETA!

    b) A farmácia pode rejeitar todo o lote comprado de inaladores, uma vez que parte deles apresentou vício redibitório. àINCORRETA: Nas coisas vendidas conjuntamente (como o lote de inaladores), o defeito oculto de algumas não autoriza a rejeição de todas.

    c) Vício redibitório é o mesmo que vício de consentimento, assim, a situação ocorrida autoriza ao desfazimento do negócio. àINCORRETA: O vício redibitório não é um vício de consentimento, mas um defeito oculto da coisa. Constatado o defeito, será possível rejeitar a coisa ou reclamar o abatimento do preço.

    d) Nas coisas vendidas conjuntamente, o defeito oculto de uma das coisas autoriza a rejeição de todas. à INCORRETA: Nas coisas vendidas conjuntamente, o defeito oculto de uma não autoriza a rejeição de todas.

    e) Considerando que os produtos se destinam à venda pela farmácia, descabe a alegação de vício oculto. à INCORRETA: cabe a alegação de vício redibitório, ainda que a farmácia não seja a destinatária final do produto.

    Resposta: A

  • bens diferenciados apenas os que apresentarem defeito deverão ser devolvidos.

    bens de fabricação em massa, produção em lotes, todo o lote de bens deve ser restituído.