SóProvas


ID
2239762
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
LAFEPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

Casal

 Um dia, um casal discutia sobre os problemas domésticos. Em determinado momento, estavam disputando quem representava a cabeça do casal. Isso era quando ainda existia, na legislação brasileira, esse papel. Após alguns argumentos, a mulher falou com muita sabedoria: de fato, você é a cabeça perante a lei, mas eu sou o pescoço, e, se eu amanhecer com torcicolo, você estará com dificuldades, pois perderá totalmente os movimentos. Todos riram, e o assunto ficou encerrado.

Disponível em: http://libertas.com.br/site/index.php?central=conteudo&id=3939

Ainda sobre o texto, analise os itens abaixo:

I. A expressão “um dia” marca o tempo em que ocorreram os fatos.

II. Há um relato de fatos ocorridos em sequência, numa relação de causa e efeito.

III. O texto pertence ao gênero narrativo e apresenta um narrador que observa os fatos.

IV. O texto apresenta verbos, como “discutia”, “estavam”, “falou” na 3ª pessoa, o que comprova a participação do narrador nos fatos.

Estão CORRETOS, apenas,

Alternativas
Comentários
  • I- A expressão “um dia” marca o tempo em que ocorreram os fatos, VERDADEIRO, pois ´´um dia´´ é um advérbio de tempo!!

    II- Há um relato de fatos ocorridos em sequência, numa relação de causa e efeito. VERDADEIRO O relato de fatos em sequência é característica de um texto narrativo.

    III. O texto pertence ao gênero narrativo e apresenta um narrador que observa os fatos. VERDADEIRO, visto que os verbos estão conjugados na 3ª pessoa.Além de outras características como expressões:  ´´um casal´´ ´´a mulher´´

  • Apenas complementando o comentário acima, o item IV está errado, porque o narrador só estaria fazendo parte da história se os verbos estivessem na 1º pessoa.

    Foco narrativo: 

    "De 1ª pessoa": o narrador faz parte da história.

    "De 3ª pessoa": o narrador não é o personagem da história.

  • Letra A.

  • Quanto ao erro da alternativa IV.

     

    IV. O texto apresenta verbos, como “discutia”, “estavam”, “falou” na 3ª pessoa, o que comprova a participação do narrador nos fatos. 

     

    O texto apresenta verbos, como “discutia”, “estavam”, “falou” na 3ª pessoa, o que comprova se tratar de um texto cujo narrador é OBSERVADOR, portanto, NÃO PARTICIPA DOS FATOS. 

  • GABA: A

  • GABA: A

    I, II e III.

  • Em relação ao item IV, a participação do narrador nos eventos poderia ser sugerida pelo emprego dos verbos na primeira pessoa.