-
1. Estratégico - decisões gerais (global) de longo prazo, compreensivo e sistêmico. Orientado para o futuro;
2. Tático - decisões a nível departamental de médio prazo (produção, financeiro, marketing...);
3. Operacional - voltado para a eficiência, decisões específicas e a curto prazo.
GABARITO: D
-
O planejamento pode ser definido em três níveis.
1. Estratégico - decisões gerais (global) de longo prazo, compreensivo e sistêmico. Orientado para o futuro;
2. Tático - decisões a nível departamental de médio prazo (produção, financeiro, marketing...);
3. Operacional - voltado para a eficiência, decisões específicas e a curto prazo.
GABARITO: D
-
LETRA D CORRETA
OS TRÊS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
Níveis Organizacionais
O administrador é essencial para uma organização, qualquer que seja o seu tamanho ou tipo. E dentro da organização o administrador pode ser um presidente ou diretor, um gerente ou supervisor, dependendo do nível que ocupa. Em cada um dos níveis organizacionais (Institucional, Intermediário, Operacional), seu papel é diferente.
a) Nível Institucional
É o nível mais elevado da organização. É constituído pelo Presidente e Diretores e onde são tomadas as principais decisões. É o nível mais periférico, pois está em contato direto com o ambiente externo, e sofre as pressões e os impactos ambientais. Recebe também o nome de nível estratégico, pois é o responsável pela definição do futuro do negócio como um todo. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio.
b) Nível Intermediário
É o nível administrativo que articula internamente o nível estratégico e o nível operacional.
Recebe o nome de nível gerencial ou tático. É constituído pelos Gerentes. Recebe as decisões globais e as transforma em programas de ação para o nível operacional. Interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação para que o nível operacional possa transformá-lo em execução. Nesse nível, o administrador deve possuir visão tática.
c) Nível Operacional
É o nível administrativo mais baixo de todos. É o nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.
-
estratégico, tático e operacional.
-
A questão versa sobre os três diferentes níveis da organização. Ressalta-se que todas as funções administrativas se relacionam de maneira diferente em cada um dos níveis e não apenas o planejamento.
A) Errada! Os níveis certos são: estratégico, tático e operacional.
B) Errada! O nível estratégico também pode ser chamado de nível institucional, porém não existe nível incremental, o que torna a assertiva incorreta.
C) Errada! Não existe nível unidimensional.
D) Correta!
Nível Institucional ou Estratégico: é composto pela cúpula administrativa, alta direção, dirigentes, diretores.
Nível Tático: é chamado também de nível Intermediário /Departamental ou Gerencial.
Nível Operacional: Nível de supervisão. Chão de fábrica. Nível de 1ª linha
E) Errada! Desses apenas o nível tático é um nível da organização.
Gabarito: letra "D"
-
VEJA UM BREVE RESUMO SOBRE OS 3 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO:
. Planejamento estratégico [=estratégia corporativa ou organizacional]: abrange a organização como um todo. abrange a direção. relaciona a organização com o ambiente externo. longo prazo. genérico e abrangente.
. Planejamento tático [=estratégias funcionais]: abrange cada um dos departamentos ou áreas que compõem a organização. abrange a gerência. departamentos. médio prazo. menos genérico, mais detalhado que o anterior.
. Planejamento operacional: abrange as tarefas e atividades, ou seja, as formas de execução do trabalho. operações, abrange a supervisão. curto prazo, o que será executado no nível operacional. detalhado, específico e analítico.
Sobre a direção no planejamento estratégico, Chiavenato (2000, p. 7) diz que:
"Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção (liderança): acionar e dinamizar a empresa. A direção (liderança) está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Ela está relacionada diretamente com a atuação sobre os recursos humanos da empresa."