Dica: quando uma questão trouxer o termo EXCETO, procure substituí-lo por NÃO que fica mais fácil. Por exemplo:
''Os atos morais apresentam-se de várias formas, momentos e contextos diferentes e estão envoltos por situações de bem ou mal. Contudo, nas relações de trabalho e convivência, os aspectos que NÃO podem ser valorizados e qualificados dentro da moralidade são:"
Ou então, faça o seguinte: pra simplificar, retire do enunciado a informação desnecessária e atenha-se somente ao necessário. Exemplo:
''Nas relações de trabalho e convivência, os aspectos que NÃO podem ser valorizados e qualificados dentro da moralidade são":
Depois de feito isso, vá para as opções:
a) a intenção do ato. - A intenção do ato é um aspecto fundamental para o conceito de moral, sobretudo no que diz respeito à conduta do servidor público que, à luz do código de ética, deve pautar sua conduta por princípios como a ''boa vontade'' (Decreto 1.171/93, Art. 1º, inciso IX )
b) a falta de importância dada ao ato e a quem se relaciona com ele. - Esta é a opção a ser marcada. Falta de importância ao ato praticado pelo servidor público caracteriza falta de esforço pela disciplina, e falta de importância para com quem se relaciona com o ato implica mal tratamento da parte do servidor para com o administrado. XIV - São deveres fundamentais do servidor público: e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;
c) a decisão que une o contexto interno com o mundo exterior. - A união do contexto interno com o mundo exterior evidencia o princípio da finalidade, que é um dos elementos básicos formadores da ética pública.
d) as consequências secundárias da ação realizada. - Qualquer reflexo da ação realizada pelo servidor público deve ser valorizado e quantificado pela moralidade pública.
e) os resultados diretos produzidos pela ação. - Aqui temos novamente disfarçado o princípio da finalidade.
- Jairo Carneiro, Q561495.