I. Foi uma resposta local à crise internacional do Serviço Social, bem como ao Serviço Social tradicional.
No caso da América Latina, o movimento de reconceituação do Serviço Social tradicional é “[...] parte integrante do processo internacional de erosão do Serviço Social tradicional [...]” (NETTO, 2006, p. 146). Isso quer dizer que o movimento de reconceituação foi uma resposta local à crise internacional do Serviço Social.
II. Ocorreu no período de 1965 a 1980, dos quais se originaram os Documentos de Araxá, Teresópolis e Taubaté.
Durante a ditadura militar foram realizados dois seminários de teorização do Serviço Social, o Seminário de Araxá (MG) e o Seminário de Teresópolis (RJ). O documento de Araxá, o de Teresópolis e o documento de Sumaré constam das publicações do CBCISS (1986) e constituem uma importante fonte de pesquisa. A seguir, será feito um breve comentário sobre os referidos seminários.
Segundo Netto (2006, p. 164), o I Seminário de Teorização do Serviço Social foi realizado em Araxá (MG), no período de 19 a 26 de março de 1967.
Promovido pelo CBCISS, o II Seminário de Teorização do Serviço Social, cujo tema era a metodologia do Serviço Social, foi realizado de 10 a 17 de janeiro de 1970, em Teresópolis.
[...]
Segundo Netto (2006, p. 201), foi no marco do Seminário de Sumaré (1978) e no Seminário do Alto da Boa Vista (1984) “que se explicitou” a perspectiva da reatualização do conservadorismo. Ela foi “[...] expressa primeiramente na tese de livre-docência de Anna Augusta de Almeida (1978), texto base nesta perspectiva [...]”, intitulada a “nova proposta”.
III. Nos seminários realizados, os profissionais participantes discutiram sobre a metodologia, a teorização e a cientificidade do Serviço Social.
1º Seminários Araxá e Teresópolis = Teorização e Metodologia.
2º Seminários Sumaré e Alto do Boa Vista = Cientificidade e Tecnificação.
IV. Rompeu com o serviço social de caso, serviço social de grupo e serviço social de comunidade.
Na verdade, o Serviço Social ainda trabalha com as técnicas acima, conforme a demanda do usuário. O que a profissão rompeu foi com a concepção conservadora que impregnava a estas técnicas quando da sua adoção. A partir de Marx, a atuação profissional buscar apreender os sujeitos dentro da sua realidade no vivido humano, foge da demanda aparente e se apróxima da demanda real.