Segundo Sarmento (2017), por instrumento, entende-se:
A) A maneira através da qual o profissional conduz suas ações ou objetiva suas intencionalidades. (Incorreta, visto que corresponde a uma TÉCNICA- p.118)
B) Um conhecimento empírico elaborado, desenvolvido pela capacidade humana como prolongamento de sua racionalidade para realizar coisas. (Incorreta, uma vez que refere-se a TÉCNICA- p.118).
C) Um saber efetivo, mais aplicável que se tornou inseparável da ciência e, agora, do mercado. ( Incorreta, pois trata-se da TECNOLOGIA - p.118).
D) Como aquele que potencializa as intencionalidades teórico-políticas do profissional para a efetivação da ação. (Correta - p. 118).
E) Como criação, enquanto fato em si mesmo e como um conjunto próprio de determinada cultura, posto que seu sentido é inseparável do complexo de relações sociopolíticas e econômicas de uma dada conformação temporal e histórica. (Incorreta, pois trata-se de uma TÉCNICA, contudo, não é uma criação enquanto fato em si mesmo, em virtude de corresponder a um conjunto próprio de determinada cultura- p.118).
EXPLICAÇÃO: O autor elenca as diferenças de técnica e tecnologia, trazendo a explicação do instrumento dentro desse conjunto complexo de relações.
FONTE: O instrumental técnico e o Serviço Social (SARMENTO, 2017).
---> Texto localizado no livro: A dimensão técnico-operativa do Serviço Social: desafios contemporâneos. 3ª.ed. 2007.