SóProvas


ID
2241238
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A autorização legislativa para a realização da despesa constitui crédito orçamentário, que poderá ser inicial ou adicional. Assinale a opção CORRETA, no que diz respeito aos créditos adicionais.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

     

    a) Os créditos Suplementares incorporam-se ao orçamento, adicionando-se à dotação orçamentária que deva reforçar. 

    b) Correta. 

    c) A Lei nº 4.320/1964 determina, nos arts. 42 e 43, que os créditos suplementares e Especiais serão abertos por decreto do poder executivo, dependendo de prévia autorização legislativa, necessitando da existência de recursos disponíveis e precedida de exposição justificada. 

     d) São recursos disponíveis para fins de abertura de créditos suplementares e especiais, o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício Anterior; os provenientes de excesso de arrecadação; os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei.

     e) A Constituição Federal de 1988, no § 8º do art. 166, estabelece que os recursos objeto de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária que ficarem sem destinação podem ser utilizados como fonte hábil para abertura de créditos especiais e suplementares. 

  • GAB B

     

    a) Os créditos adicionais incorporam-se ao orçamento, adicionando-se à dotação orçamentária que deva reforçar

    Suplementares = Reforço de total já existente na LOA, porém insuficiente.

     

    b) Os créditos especiais e extraordinários podem ser considerados créditos novos, conservam sua especificidade, demonstrando-se as despesas realizadas à conta dos mesmos, separadamente. [Gabarito]

     

    c) A Lei nº 4.320/1964 determina, nos arts. 42 e 43, que os créditos suplementares e extraordinários serão abertos por decreto do poder executivo, dependendo de prévia autorização legislativa, necessitando da existência de recursos disponíveis e precedida de exposição justificada. 

    Lei nº 4.320/1964:

    Art. 42. Os créditos suplementares e especiais serão autorizados por lei e abertos por decreto executivo.

    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.      

     d) São recursos disponíveis para fins de abertura de créditos suplementares e especiais, o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício corrente; os provenientes de excesso de arrecadação; os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei.

    FONTES DE RECURSOS PARA ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS [ R O S E R A ]

    Recursos de anulação de despesas ou sem despesas correspondentes ou decorrente de veto, emenda ou rejeição do PLOA

    [CF/88 (Art.166 §8)];

    Operações de crédito (receita de capital) Autorizadas e viáveis juridicamente [Lei 4.320/64]

    Superávit financeiro de BP de exercício anterior  [Lei 4.320/64]

    [Não esquecer: apurado do balanço patrimonial ANTERIOR. Cuidado! É também receita de capital, pois não representa um aumento positivo a mais, já que é um resultado e se for considerado (novamente) receita orçamentária ocorrerá dupla contagem. Mas não é receita orçamentária.

    Excesso de arrecadação - Atenção: Mas é do exercício VIGENTE!  [Lei 4.320/64] 

    Questão: O excesso de arrecadação apurado em exercício anterior poderá ser utilizado integralmente como fonte de abertura de créditos adicionais.

    R: Errado, pois excesso de arrecação é no exercício vigente e não no anteiror.

    Reserva de contingência  [LRF (Art. 5° III)]

     III - conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao:

            a)  (VETADO)

            b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

    Anulação total ou parcial de dotação orçamentária [Lei 4.320/64]

     e) A Constituição Federal de 1988, no § 8º do art. 166, estabelece que os recursos objeto de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária que ficarem sem destinação não podem ser utilizados como fonte hábil para abertura de créditos especiais e suplementares. 

     

    Espero ter contribuído! Erros? Inbox e não nos comentários! Abç

  • ALTERNATIVA B)

     

    O crédito suplementar incorpora-se ao orçamento, adcionando-se à dotação orçamentária que deva reforçar, enquanto os créditos especiais e extraordinários conservam sua especificidade, demonstrando-se as despesas realizadas à conta dos mesmos, separadamente.

     

    Fonte: Autoridade da lei orçamentária - Harrison Ferreira Leite

  • speciais serão autorizados por lei e abertos por decreto executivo. Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.                   (Veto rejeitado no DOU, de  5.5.1964) § 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos:                 (Veto rejeitado no DOU, de  5.5.1964) I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;            (Veto rejeitado no DOU, de  5.5.1964) II - os provenientes de excesso de arrecadação;                (Veto rejeitado no DOU, de  5.5.1964) III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei;                  (Veto rejeitado no DOU, de  5.5.1964) IV - o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las.               (Veto rejeitado no DOU, de  5.5.1964)