SóProvas


ID
2241727
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Doença transmitida por alimento (DTA) é um termo genérico, aplicado a uma síndrome geralmente constituída de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhada ou não de febre, atribuída a ingestão de alimentos ou água contaminados. As DTA podem ser causadas por vírus, bactérias, toxinas, parasitas e substâncias tóxicas. Classifique as afirmativas abaixo referentes a DTA como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A sobrevivência e a multiplicação de um agente etiológico nos alimentos dependem de seus mecanismos de defesa e das condições do meio, expressas principalmente pelos níveis de oxigenação, pH e temperatura, variável de acordo com cada alimento. Em alimentos muito ácidos, com pH < 4, como produtos derivados do leite, frutas, sucos de frutas e refrigerantes, predominam bactérias lácticas, bactérias acéticas, bolores e leveduras.

( ) Algumas bactérias, como o Clostridium perfringens, desenvolvem formas esporuladas que são resistentes ao frio, mas inativadas a altas temperaturas.

( ) Há também registros de síndromes pós-infecção reconhecidas como importantes sequelas de DTA, como a síndrome hemolítico-urêmica após infecção por Escherichia coli O157:H7 ou meningite em pacientes com listeriose e malformações congênitas por toxoplasmose.

( ) Com relação às toxinas, sabe-se que algumas são termolábeis (inativadas pelo calor), como a toxina do botulismo e outras são termoestáveis (não são inativadas pelo calor), como as toxinas produzidas pelo Staphylococcus aureus e o Bacillus cereus.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente definir o que é alta temperatura.

  • d)

    V, F, V, V. 

  • (V) A sobrevivência e a multiplicação de um agente etiológico nos alimentos dependem de seus mecanismos de defesa e das condições do meio, expressas principalmente pelos níveis de oxigenação, pH e temperatura, variável de acordo com cada alimento. Em alimentos muito ácidos, com pH < 4, como produtos derivados do leite, frutas, sucos de frutas e refrigerantes, predominam bactérias lácticas, bactérias acéticas, bolores e leveduras.

     

    (F) Algumas bactérias, como o Clostridium perfringens, desenvolvem formas esporuladas que são resistentes ao frio, mas inativadas a altas temperaturas. Falso - Algumas bactérias, como o Clostridium perfringens, desenvolvem formas esporuladas que são resistentes a altas temperaturas, mas inativadas pelo frio.

     

    (V) Há também registros de síndromes pós-infecção reconhecidas como importantes sequelas de DTA, como a síndrome hemolítico-urêmica após infecção por Escherichia coli O157:H7 ou meningite em pacientes com listeriose e malformações congênitas por toxoplasmose.

     

    (V) Com relação às toxinas, sabe-se que algumas são termolábeis (inativadas pelo calor), como a toxina do botulismo e outras são termoestáveis (não são inativadas pelo calor), como as toxinas produzidas pelo Staphylococcus aureus e o Bacillus cereus.

     

    Alternativa: B

     

    Questão baseada no 

    Manual Integrado de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas por Alimentos

    MINISTÉRIO DA SAÚDE - Brasília – DF 2010 

    Páginas 37 e 38.

  • ATENÇÂO : a questão correta é a letra D

  • Para aqueles que tiveram dúvida quanto ao PH na parte "Em alimentos muito ácidos, com pH < 4(MENOR QUE 4), Segue a explicaçao:

    "A escala de pH geralmente varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio."

    Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/indicadores-acido-base.htm